Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Boa tarde,

Pessoalmento penso que vão acabar com o gasóleo de aquecimento - substituindo-o por gasóleo rodoviario.... Se assim for, podemos contar que o preço vai continuar a subir.
  2.  # 42

Colocado por: cruzieBoa tarde,

Pessoalmento penso que vão acabar com o gasóleo de aquecimento - substituindo-o por gasóleo rodoviario.... Se assim for, podemos contar que o preço vai continuar a subir.

Antes disso teriam que acabar com o gasóleo agrícola que, para quem não sabe, pode ser usado para aquecimento.
  3.  # 43

Colocado por: cruzie

Os Sr.s da Alfandega adoram ver dessas coisas!~

Eu não disse que é usado no aquecimento (seria ilegal), mas que pode ser usado. Estes "derivados" do gasóleo não me parece que acabem, pelo menos enquanto houver mercado para eles.
  4.  # 44

Colocado por: becasEu não disse que é usado no aquecimento (seria ilegal), mas quepodeser usado. Estes "derivados" do gasóleo não me parece que acabem, pelo menos enquanto houver mercado para eles.

Antigamento o preço do gasóleo de aquecimento estava ao preço do gasóleo agricola, e acompanhava sempre esse preço....Agora encontra-se +- 30 centimos mais caor do gasóleo agricola e apenas +-11 centimos mais barato do que o gasóleo rodoviario.
    • becas
    • 19 janeiro 2012 editado

# 45

Colocado por: cruzie

Antigamento o preço do gasóleo de aquecimento estava ao preço do gasóleo agricola, e acompanhava sempre esse preço....Agora encontra-se +- 30 centimos mais caor do gasóleo agricola e apenas +-11 centimos mais barato do que o gasóleo rodoviario.

Não sei o preço agora, mas em finais de dezembro, quando abasteci, o senhor que veio entregar disse que o gasóleo agrícola estava mais barato 11 cêntimos que o de aquecimento. Isto foi antes da subida do IVA, mas penso que o IVA aumentou para os 2 tipos de gasóleo.
    Editei para acrescentar que no dia 20.12 ainda paguei a 1.13...
  5.  # 46

Colocado por: becasNão sei o preço agora, mas em finais de dezembro, quando abasteci, o senhor que veio entregar disse que o gasóleo agrícola estava mais barato 11 cêntimos que o de aquecimento. Isto foi antes da subida do IVA, mas penso que o IVA aumentou para os 2 tipos de gasóleo.

A taxa de IVA do gasóleo de aquecimento foi a unica a alterar passou para 23% e estava a 13%.... Nas ultimas 3 semanas o PVP do aquecimento voltou a subir 3 vezes....Daqui a nada está ao preço do rodoviario.
  6.  # 47

Não é "uma das do trolha" por isso não presta!!! LOL
  7.  # 48

Colocado por: dinarochaTenho um sistema de aquecimento central a gasóleo. Como neste momento (dia 17/01/2012) o gasóleo de aquecimento está a 1,30€, devo ponderar a mudança de sistema?
    Tenho muita lenha e não preciso de a pagar, pois tenho pinhais, mas tenho pouco tempo por isso tenho que pagar a quem faça este trabalho. Devo pensar noutra forma de aquecer a casa?

boa noite.
    coloque um bomba de calor ;)
    tem um excelente rendimento e um consumo minimo de kw.

Abraço

Qualquer duvida disponha
  8.  # 49

o que mais custa para quem radiadores é fazer um brutal investimento na BC e depois não conseguir aproveitar a funcionalidade do frio, ou é possivel?

é possivel retirar os radiadores e colocar ventiloconvectores? as tubagens são identicas?
    Imagino que esteja a dizer um grande disparate... mas agradeço desde já.
  9.  # 50

Colocado por: Nene2011é possivel retirar os radiadores e colocar ventiloconvectores? as tubagens são identicas?
    Imagino que esteja a dizer um grande disparate... mas agradeço desde já.

Não é disparate nenhum... pode ser possível... depende da instalação
  10.  # 51

Colocado por: jfsmoreiraNão é disparate nenhum... pode ser possível... depende da instalação

pode explicar melhor?
  11.  # 52

Ninguem?
    Penso que seria uma boa ajuda, aqui os gurus darem umas dicas sobre este assunto.
    Tal como eu milhares de pessoas estão a pensar ou vão pensar seriamente em mudar estas caldeiras...

Eu falo por mim, pessoalmente nem faço ideia como os ventiloconvectores funcionam...
    A ideia é a seguinte: pelo que tenho visto a diferença entre uma bomba de calor HT (para funcionar com os radiadores) e uma não HT é grande, compensaria comprar um bomba não HT e mudar os radiadores para ventiloconvectores?
    faz sentido isto? Compensa?
    Como funcionam os ventiloconvectores, usam na mesma dois tubos de água? Necessitam de energia em cada uma?
  12.  # 53

Colocado por: Nene2011
    A ideia é a seguinte: pelo que tenho visto a diferença entre uma bomba de calor HT (para funcionar com os radiadores) e uma não HT é grande, compensaria comprar um bomba não HT e mudar os radiadores para ventiloconvectores?
    faz sentido isto? Compensa?
    Como funcionam os ventiloconvectores, usam na mesma dois tubos de água? Necessitam de energia em cada uma?

Ora aí é que está o seu problema...ou melhor dilema...

Os ventiloconvectores usam dois tubos de água e por sua vez precisam de alimentação eléctrica (para o ventilador).

Se pretender alterar os radiadores para ventiloconvectores tem de assegurar essa existência de um ponto de electricidade. Para além disso, deve garantir que os tubos estão devidamente isolados, para que no Verão (quando quiser arrefecer) estes não condensem.

Outra opção, seria ignorar completamente esse sistema e colocar um bom AC.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nene2011
  13.  # 54

Colocado por: jfsmoreiraOutra opção, seria ignorar completamente esse sistema e colocar um bom AC.

não tenho pré-instalação de AC o que levanta problemas...
    Além disso, nesta perspectiva quando mudasse o recuperador de calor poderia colocar recuperador água e liga-lo ao sistema tb.
    Não sei...
  14.  # 55

Este assunto é algo que nos cria muitas incertezas quando toca a decidir qual os equipamentos mais eficazes tendo em conta custo/beneficio. No ano passado (2011) decidi por instalar no meu apartamento uma estufa a pellets ligada a radiadores. Este inverno estou a testar a máquina aos limites e posso dizer que estou muito satisfeito com os resultados. Não vou dizer que o investimento inicial foi acessível porque o conforto de uma forma ou de outra tem sempre o seu preço. Quanto ao consumo em pellets, a média ronda um saco de 15kg por cada 8 a 10 horas de funcionamento para aquecer cerca de 100m2.
  15.  # 56

Colocado por: rochinhaEste assunto é algo que nos cria muitas incertezas quando toca a decidir qual os equipamentos mais eficazes tendo em conta custo/beneficio. No ano passado (2011) decidi por instalar no meu apartamento uma estufa a pellets ligada a radiadores. Este inverno estou a testar a máquina aos limites e posso dizer que estou muito satisfeito com os resultados. Não vou dizer que o investimento inicial foi acessível porque o conforto de uma forma ou de outra tem sempre o seu preço. Quanto ao consumo em pellets, a média ronda um saco de 15kg por cada 8 a 10 horas de funcionamento para aquecer cerca de 100m2.

Pode partilhar o custo da estufa? E quanto custa um saco de pellets?
    •  
      GF
    • 23 janeiro 2012

# 57

Era uma vez a história de um topico interessante que de repente ficou sem qualquer tipo de interesse....
    Concordam com este comentário: Jonh
  16.  # 58

Este assunto é algo que nos cria muitas incertezas quando toca a decidir qual os equipamentos mais eficazes tendo em conta custo/beneficio. No ano passado (2011) decidi por instalar no meu apartamento uma estufa a pellets ligada a radiadores. Este inverno estou a testar a máquina aos limites e posso dizer que estou muito satisfeito com os resultados. Não vou dizer que o investimento inicial foi acessível porque o conforto de uma forma ou de outra tem sempre o seu preço. Quanto ao consumo em pellets, a média ronda um saco de 15kg por cada 8 a 10 horas de funcionamento para aquecer cerca de 100m2.

A minha estufa/salamandra custou 2900€, neste momento arranjo os pellets a 2.80€ o saco
  17.  # 59

Colocado por: TROLHA...
    não me referia a si,eu já sabia qual era a sua!!

mas as dos outros.....
    Estas pessoas agradeceram este comentário:becas

A minha também já sabe :D :D

BAXI Crysalis Xénium
  18.  # 60

Colocado por: rochinhaEste assunto é algo que nos cria muitas incertezas quando toca a decidir qual os equipamentos mais eficazes tendo em conta custo/beneficio. No ano passado (2011) decidi por instalar no meu apartamento uma estufa a pellets ligada a radiadores. Este inverno estou a testar a máquina aos limites e posso dizer que estou muito satisfeito com os resultados. Não vou dizer que o investimento inicial foi acessível porque o conforto de uma forma ou de outra tem sempre o seu preço. Quanto ao consumo em pellets, a média ronda um saco de 15kg por cada 8 a 10 horas de funcionamento para aquecer cerca de 100m2.

A minha estufa/salamandra custou 2900€, neste momento arranjo os pellets a 2.80€ o saco

Aqui temos um bom exemplo para determinar custos:

1 saco 2.80 € / 8 horas => 3 sacos/dia = 8.4 € / dia => 250 € mês, isto para 100 m2 !!!!! :(

Estes valores estão certos, mesmo considerando que não estará 24 horas na carga máxima?

Eu estou também de volta de uma situação semelhante a este forum só que a minha casa tem 350m2 para aquecer. :(

0.0257 seg. NEW