Colocado por: cruzieBoa tarde,
Pessoalmento penso que vão acabar com o gasóleo de aquecimento - substituindo-o por gasóleo rodoviario.... Se assim for, podemos contar que o preço vai continuar a subir.
Colocado por: cruzie
Os Sr.s da Alfandega adoram ver dessas coisas!~
Colocado por: becasEu não disse que é usado no aquecimento (seria ilegal), mas quepodeser usado. Estes "derivados" do gasóleo não me parece que acabem, pelo menos enquanto houver mercado para eles.
Colocado por: cruzie
Antigamento o preço do gasóleo de aquecimento estava ao preço do gasóleo agricola, e acompanhava sempre esse preço....Agora encontra-se +- 30 centimos mais caor do gasóleo agricola e apenas +-11 centimos mais barato do que o gasóleo rodoviario.
Colocado por: becasNão sei o preço agora, mas em finais de dezembro, quando abasteci, o senhor que veio entregar disse que o gasóleo agrícola estava mais barato 11 cêntimos que o de aquecimento. Isto foi antes da subida do IVA, mas penso que o IVA aumentou para os 2 tipos de gasóleo.
Colocado por: dinarochaTenho um sistema de aquecimento central a gasóleo. Como neste momento (dia 17/01/2012) o gasóleo de aquecimento está a 1,30€, devo ponderar a mudança de sistema?
Tenho muita lenha e não preciso de a pagar, pois tenho pinhais, mas tenho pouco tempo por isso tenho que pagar a quem faça este trabalho. Devo pensar noutra forma de aquecer a casa?
Colocado por: Nene2011é possivel retirar os radiadores e colocar ventiloconvectores? as tubagens são identicas?
Imagino que esteja a dizer um grande disparate... mas agradeço desde já.
Colocado por: jfsmoreiraNão é disparate nenhum... pode ser possível... depende da instalação
Colocado por: Nene2011
A ideia é a seguinte: pelo que tenho visto a diferença entre uma bomba de calor HT (para funcionar com os radiadores) e uma não HT é grande, compensaria comprar um bomba não HT e mudar os radiadores para ventiloconvectores?
faz sentido isto? Compensa?
Como funcionam os ventiloconvectores, usam na mesma dois tubos de água? Necessitam de energia em cada uma?
Colocado por: jfsmoreiraOutra opção, seria ignorar completamente esse sistema e colocar um bom AC.
Colocado por: rochinhaEste assunto é algo que nos cria muitas incertezas quando toca a decidir qual os equipamentos mais eficazes tendo em conta custo/beneficio. No ano passado (2011) decidi por instalar no meu apartamento uma estufa a pellets ligada a radiadores. Este inverno estou a testar a máquina aos limites e posso dizer que estou muito satisfeito com os resultados. Não vou dizer que o investimento inicial foi acessível porque o conforto de uma forma ou de outra tem sempre o seu preço. Quanto ao consumo em pellets, a média ronda um saco de 15kg por cada 8 a 10 horas de funcionamento para aquecer cerca de 100m2.
Colocado por: TROLHA...
não me referia a si,eu já sabia qual era a sua!!
mas as dos outros.....Estas pessoas agradeceram este comentário:becas
Colocado por: rochinhaEste assunto é algo que nos cria muitas incertezas quando toca a decidir qual os equipamentos mais eficazes tendo em conta custo/beneficio. No ano passado (2011) decidi por instalar no meu apartamento uma estufa a pellets ligada a radiadores. Este inverno estou a testar a máquina aos limites e posso dizer que estou muito satisfeito com os resultados. Não vou dizer que o investimento inicial foi acessível porque o conforto de uma forma ou de outra tem sempre o seu preço. Quanto ao consumo em pellets, a média ronda um saco de 15kg por cada 8 a 10 horas de funcionamento para aquecer cerca de 100m2.
Pode partilhar o custo da estufa? E quanto custa um saco de pellets?
A minha estufa/salamandra custou 2900€, neste momento arranjo os pellets a 2.80€ o saco