Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tenho um sistema de aquecimento central a gasóleo. Como neste momento (dia 17/01/2012) o gasóleo de aquecimento está a 1,30€, devo ponderar a mudança de sistema?
    Tenho muita lenha e não preciso de a pagar, pois tenho pinhais, mas tenho pouco tempo por isso tenho que pagar a quem faça este trabalho. Devo pensar noutra forma de aquecer a casa?
  2.  # 2

bom dia .veja se a caldeira da para por a lenha tirando o queimador a gasóleo
    • eu
    • 18 janeiro 2012

# 3

Se tem lenha, aproveite-a. Mesmo que tenha que pagar a alguém para a cortar e transportar, fica-lhe muito mais barato.

Além disso, está a usar um combustível renovável e o dinheiro que gastar é dinheiro que fica cá e não vai para os países produtores de petróleo e para as grandes petrolíferas que nos exploram.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira, efcm
  3.  # 4

a caldeira a gasóleo que tem é só para aquecimento central? está ligada a radiadores?para águas quentes sanitárias o que é que usa?
  4.  # 5

Já que tenho as mesmas dúvidas (embora não tenha lenha de graça, como a dinarocha, respondo também: tenho uma caldeira a gasóleo que faz as 2 coisas: aquecimento central (radiadores) e AQS. Não tenho possibilidade de gás natural.
  5.  # 6

não havendo gás natural, para ligar a radiadores o melhor é uma bomba de calor de alta temperatura... mas os preços...
    outra opção é um recuperador de calor com Caldeira, daqueles de meter na Lareira, ligados aos radiadores, e ao permutador do depósito de AQS.
    se já tiver um depósito acumulador de AQS com permutador, terá o custo do recuperador e alguns extras pra meter tudo a funcionar. os radiadores também aproveita.
    se não tiver depósito para AQS com permutador, aí a despesa aumenta consideravelmente.
    se a Caldeira estiver em bom estado, e quiser mesmo desistir definitivamente do gasóleo, alguns componentes internos da mesma são aproveitáveis (depósito, bomba circuladora...)
    quanto à adaptação da Caldeira a gasóleo para caldeira a lenha... não tenho a certeza se isso é possivel.
    • TLS
    • 19 janeiro 2012

# 7

solução: recuperador ligado ao aquecimento central, gasta 2000€ e fica com o problema resolvido
    Concordam com este comentário: konnexman, fernandoFerreira
    • eu
    • 19 janeiro 2012

# 8

Colocado por: TLSrecuperador ligado ao aquecimento central

Mas atenção ao rendimento...
    Concordam com este comentário: konnexman, TLS
  6.  # 9

Ou retira a caldeira a gasóleo e instala uma a pellets ou mista pellets/lenha.
  7.  # 10

FONIX!!
    O preço do Gasóleo de Aquecimento já está a 1,30€!!!!!!

Ponham uma BC... o investimento é alto... mas os custos de utilização são muito baixos... compensa e se compensa...
  8.  # 11

Falei há tempos com o instalador do aquecimento em minha casa e ele não aconselha bomba de calor em climas extremos como aquele em que eu vivo, com muitas semaAS DE temperaturas negativas à noite e baixas de dia.
    Quanto aos pellets, o problema é mesmo o investimento inicial...e se a "moda" passa e os pellets sobem de preço?
    Eu tenho um bom recuperador com ventilador que me aquece o piso de baixo (sala e escritório), são logo 60m2 onde passamos a maior parte do tempo. Para os quartos tem sido mesmo o aquecimento central, mas poupa-se ao máximo...havendo sol, a casa aquece...
  9.  # 12

posso saber onde mora a becas?
  10.  # 13

Colocado por: jfsmoreiraposso saber onde mora a becas?

Zona da Guarda.
  11.  # 14

Tem muitas coisas que aguentam essas temp...
    por exemplo isto:
    http://www.rossatogroup.com/index.php?option=com_virtuemart&page=shop.product_details&flypage=yagendoo_VaMazing_2.tpl&Itemid=1&category_id=49&product_id=214

pergunte aqui no forum que os "técnicos" respondem!
  12.  # 15

Mitsubishi Zubadan http://www.mitsubishielectric.eu/pt/site/produto.php?gama=6&prod=22 mantem a potencia mesmo em climas muito frios como o seu.
  13.  # 16

Colocado por: Sergio RodriguesMitsubishi Zubadanhttp://www.mitsubishielectric.eu/pt/site/produto.php?gama=6&prod=22mantem a potencia mesmo em climas muito frios como o seu.

Mas eu tenho radiadores de alta temperatura...e o que me disse o técnico é que as temperaturas indicadas no catálogo não correspondem propriamente à verdade (basta dar 5 graus de tolerância - em vez de -7ºC ser -2ºC - para ter muitas noites a tiritar e sem água quente)!
    • eu
    • 19 janeiro 2012 editado

# 17

Colocado por: becase se a "moda" passa e os pellets sobem de preço?

Eu penso no contrário: com o aumento inevitável dos combustíveis fósseis, os combustíveis de biomassa vão ser cada vez mais populares e os preços vão manter ou baixar, devido à economia de escala.

Quanto às bombas de calor: o investimento é BRUTAL, a energia eléctrica também vai (está a) subir e se ocorre uma avaria, é uma despesa gigantesca...
    Concordam com este comentário: becas
    •  
      GF
    • 19 janeiro 2012

# 18

Eu que o diga, ainda esta semana desembolsei 1000 litros de gasoleo a 1.33 EUR/L !
    Como tenho os aquecimentos desligados e apenas uso o gasoleo para aguas/banhos, espero que dure algum tempo, senão não há carteira que aguente....
  14.  # 19

esta discução também me interessa: tenho caldeira a gasoleo AQS e aquecimento com radiadores...
    as bombas de calor alta temperatura que tenho ouvido falar são caríssimas. acima de 7000€. não existe mais económicas? é que neste tipos de casos apenas interessa a parte de aquecer.
    não será opção os paineis termodinâmicos?

Eu concordo com que disseram... mudar para pellets investir uma pipa de massa e daqui a algum tempo o preços estarem também elevados é complicado...
    mas mais complicado ainda é a BC.... é mesmo muito dinheiro.

Mas já agora a caleira a pellets faz AQS ?
  15.  # 20

Colocado por: gf2011Eu que o diga, ainda esta semana desembolsei 1000 litros de gasoleo a 1.33 EUR/L !
    Como tenho os aquecimentos desligados e apenas uso o gasoleo para aguas/banhos, espero que dure algum tempo, senão não há carteira que aguente....

Isso é que foi um erro crasso...eu avisei aqui no fórum que o IVA do gasóleo do aquecimento ia subir!

0.0230 seg. NEW