Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas, boa gente deste fórum,

Comprei à cerca de um ano, a muito custo, a minha vivenda:

Setúbal, 3 pisos, aquecimento central e águas a gás de Caldeira - Roca Victoria 20/20 com 7 radiadores de 7a9 palhetas e 2 toalheiros, lareira com recuperador com apenas saída na sala e que evito usar evitando problemas respiratórios nas crianças e pré instalação de AC (na sala e escritório, os quartos tem acesso por varanda).

Apesar de estar já a contar com um incremento de despesas nos "consumíveis", água, luz e gás, não esperava que a "martelada" fosse tão grande, mas foi...:(

Ataquei primeiro o eu problema com a conta da luz...e após algumas alterações e um consumo mais regrado conseguí diminuir substancialmente o valor:

- Mês de teste em Janeiro e sem restrições ---> 378Euros para nos meses seguintes 60 eur em média com as seguintes alterações:

QUINTAL
    - Tungstênio--->Fluorescentes (8x 60W---8x11W) acrescentando um projector com (2x11w) por forma a não perder luminosidade.

SALA
    - 19 focos de tecto de halogenio (19x30w) ---> 2 candeeiros de mesa (2x11w) fluorescentes. Obs: A intenção é trocar mais tarde e quando o preço baixar por LED's de alto rendimento.

CORREDOR
    - 9 focos halogenio (9x30w) por 9 LED ( 2x1w + 7x3W )

COZINHA
    - 8 Focos fluorescentes com 2 lâmpadas cada (8x2x26w)---> 1 lâmpada por foco (8x1x26w).

Complementado com tarifa Bi-horária e consumo controlado.

Agora gostaria de conseguir o mesmo com o GÁS!!!! :D
    Gás verão - 25 eur/mês --- Inverno - 127 Eur/mês

Pensei em colocar um sistema solar TS ligado à Caldeira, com tubagem a descer pela chaminé do 1º andar para o R/c, por forma a minimizar o impacto da obra, e de maneira a esta arrancar apenas quando a temperatura de entrada fosse inferior à solicitada.

É exequível esta opção? Existem melhores soluções?

Os profissionais são livres de enviar opções e orçamentos, aos não profissionais agradecemos as opiniões...

Obrigado
    Pedro
  2.  # 2

Eu tenho um CF com uma caldeira igual a fazer apoio na zona de Lx, E os meus consumos de gas agora limitam-se basicamente ao fogão, pois a caldeira raramente liga, mesmo no inverno.

Se comprar um TS não vai ser assim no inverno. Se puder não hesite e compre um CF com o melhor rendimento (para a sua situação) que puder.

PS a caldeira não está ligada a aquecimento central, só como esquentador.

Colocado por: perrlasBoas, boa gente deste fórum,

Comprei à cerca de um ano, a muito custo, a minha vivenda:

Setúbal, 3 pisos, aquecimento central e águas a gás de Caldeira - Roca Victoria 20/20 com 7 radiadores de 7a9 palhetas e 2 toalheiros, lareira com recuperador com apenas saída na sala e que evito usar evitando problemas respiratórios nas crianças e pré instalação de AC (na sala e escritório, os quartos tem acesso por varanda).

Apesar de estar já a contar com um incremento de despesas nos "consumíveis", água, luz e gás, não esperava que a "martelada" fosse tão grande, mas foi...:(

Ataquei primeiro o eu problema com a conta da luz...e após algumas alterações e um consumo mais regrado conseguí diminuir substancialmente o valor:

- Mês de teste em Janeiro e sem restrições --->378Eurospara nos meses seguintes60 eur em médiacom as seguintes alterações:

QUINTAL
    - Tungstênio--->Fluorescentes (8x 60W---8x11W) acrescentando um projector com (2x11w) por forma a não perder luminosidade.

SALA
    - 19 focos de tecto de halogenio (19x30w) ---> 2 candeeiros de mesa (2x11w) fluorescentes. Obs: A intenção é trocar mais tarde e quando o preço baixar por LED's de alto rendimento.

CORREDOR
    - 9 focos halogenio (9x30w) por 9 LED ( 2x1w + 7x3W )

COZINHA
    - 8 Focos fluorescentes com 2 lâmpadas cada (8x2x26w)---> 1 lâmpada por foco (8x1x26w).

Complementado com tarifa Bi-horária e consumo controlado.

Agora gostaria de conseguir o mesmo com oGÁS!!!! :D
    Gás verão - 25 eur/mês --- Inverno - 127 Eur/mês

Pensei em colocar um sistema solar TS ligado à Caldeira, com tubagem a descer pela chaminé do 1º andar para o R/c, por forma a minimizar o impacto da obra, e de maneira a esta arrancar apenas quando a temperatura de entrada fosse inferior à solicitada.

Os profissionais são livres de enviar opções e orçamentos, aos não profissionais agradecemos as opiniões...

Obrigado
    Pedro
  3.  # 3

Colocado por: perrlasBoas, boa gente deste fórum,

Obrigado
    Pedro

Pode colocar um termossifão, mas com uma circulação forçada ficaria muito mais bem servido.
    Enviei-lhe uma mp.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: perrlas
  4.  # 4

Colocado por: perrlasPensei em colocar um sistema solar TS ligado à Caldeira, com tubagem a descer pela chaminé do 1º andar para o R/c, por forma a minimizar o impacto da obra, e de maneira a esta arrancar apenas quando a temperatura de entrada fosse inferior à solicitada.

Ao colocar o TS e a água a passar pela caldeira, tem que colocar um modulo solar esta caldeira não está preparada ou seja só arranca quando a temperatura do solar não é satisfatória e servirá só para AQS!

Caso semelhante tambem se aplica no sistema de circulação forçada tendo como apoio a caldeira.

Se mostrar interesse poderei também apresentar um orçamento.

Cumprimentos
  5.  # 5

Não poderia colocar um "switch" manual ( aquecimento central ou AQS ) assim de Verão abolia a caldeira e de inverno usava-a apenas para as AQS e fogão ;).... ou é uma má opção?

Mandem por favor mensagens privadas que darei o meu mail a quem pretender enviar orçamento.

Obrigado
    Pedro
  6.  # 6

O que se usa é um switch automático, de acordo com a temperatura que vier do deposito, mas nada o impede de fazê-lo manualmente

Colocado por: perrlasNão poderia colocar um "switch" manual ( aquecimento central ou AQS ) assim de Verão abolia a caldeira e de inverno usava-a apenas para as AQS e fogão ;).... ou é uma má opção?

Mandem por favor mensagens privadas que darei o meu mail a quem pretender enviar orçamento.

Obrigado
    Pedro
    Concordam com este comentário: perrlas
  7.  # 7

pois tem que levar um modulo com misturadora e valvula desviadora!!! pena a caldeira n ser modulante!!
  8.  # 8

A roca vitoria 2020 tem chama modulante ( eu tenho uma!!)

Colocado por: Sergio Rodriguespois tem que levar um modulo com misturadora e valvula desviadora!!! pena a caldeira n ser modulante!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Rodrigues
  9.  # 9

erro meu, mesmo assim é necessario a valvula misturadora mais a desviadora!

0.0155 seg. NEW