Iniciar sessão ou registar-se
    • strobs
    • 16 novembro 2008 editado

     # 1

    Antes de iniciar as minhas questões gostaria de felicitar este fórum, pela diversidade dos temas acerca da casa e partes burocráticas, assim como da experiência das pessoas que participam nele. Muito bom.

    Vou dentro de algum tempo iniciar a construção de uma moradia arqitectura moderna, 180m2 R/C + Cave ampla com 100m2.
    3 quartos, 2 W.C.,cozinha+ sala de jantar, sala de estar, lavandaria.

    O interior decidi fazê-lo em pladur paredes e tectos, segundo informações trata-se, de um bom isolante térmico e acústico.

    Dúvida será nevessário a casa levar parede dupla em tijolo com respectiva caixa de ar, ou com esta solução basta fazer parede simples, e então com o pladur fazer a tal parede dupla com lã de rocha.
    Qual o melhor isolamento, sei que existem entendidos na matéria por aqui, uma judinha seria bem vinda assim como opiniões.
    Em baixo deixo as imagens da casa, o norte fica virado para o lado oposto á sala de estar, o sol nasce do lado da cozinha, e põe-se do lado da garagem.
    O terreno te 17m de largura por 120 de comprimento.

    Cumprimentos
    João Santos
    • strobs
    • 16 novembro 2008 editado

     # 2

    Image Hosted by ImageShack.us
    " alt="Casa" />

    Image Hosted by ImageShack.us


    Esta foi a casa que desenhei em Autocad, é assim que vai ficar.

    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 16 novembro 2008

     # 3

    Vivam!
    Parabéns pela opção de construir a casa em Pladur.Eu continuo a pensar que é a melhor solução, mas como já tenho dito por aí sou suspeito.
    Quanto ás opiniões que vai ter, aconselhe-se com os seus projectistas porque vai por aqui ler algumas coisas menos correctas.
    Uma delas poderá ser a minha, mas em vinte anos a construir casa assim não tenho um único cliente que não tenha ficado meu amigo e que me não tenha trazido outro cliente. Aliás o minha publicidade, felizmente tem sido o amigo do amigo que foi á casa do amigo....
    Da sua dúvida:
    Normalmente o que recomendo é sempe a execução de um pano exterior em alvenaria que começou po ser feito em tijolo de 30x20x15 deitado pra obeter panos de 20 cm, passando para tijolo de 230x20x22 quando este começou a aparecer.Hoje em dia já existem outras alternativas com tijolo térmico, e muitas outra coisas. Esse pano exterior também tem por objectivo envolver com uma forra de 4 ou 5 cm a estrutura de betão pelo exterior. Também no principio só rebocaba pelo exterior, mas actualmente recomento que se reboquem as duas faces, sendo que a interior é apenas por uma questão de equilibrio e consolidação podendo ser menos cuidada.
    Pelo interior, directamete fixo á alvenaria coloco um XPS de 30, 40 ou 50mm, seguido da estrutura metálica que suporta duas placas de Pladur N BA 13. Entre estas e o XPS ainda coloco um reforço de isolamento com manta de lã de vidro de 60mm e 16 kg. Atenção á ponts térmicas junto dos pilares, talões de viga e de fazer com que a caixilharia coincida com os isolamentos nas zonas de padieiras e ombreiras de portas e janelas.
    Esta é a solução que normalmente uso, mas entanda que construir com Pladur trata-se de um sistema construtivo em que lhe poderão compôr o sistema desde um muito complexo exagerado, passando por um equilibrado que funcione podendo mesmo minimizá-lo e não funcionar, pelo que é importante que quando chegar á fase de orçamentação se acautele junto dos seus técnico e compare sistemas e preços comparáveis.
    Outro pormenor de capital importância: A ordem de execução das diferentes paredes: Nunca deixe, como é hábito entre os "instaladores" que lhe façam o tecto em primeiro e só depois as paredes; A ordem deve ser sempre, em primeiro as paredes interiores e exteriores e só por fim os tectos.
    Por fim, que já vai longa, recomendo-lhe que contacte sempre um instalador homologado pela marca que utilize o sistema completo, porque assim vai ter garntia da marca.
    Perdõem a delonga,
    "Fassam" parte.
  1.  # 4

    Muito grato pelo comentário, eu vou construir na zonade Ourém, se me quiser deixar o contacto, a sua empresa é certificada?

    Quanto poderei gastar numa casa com 180m2, em pladur, com o seu sistema??'

    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 16 novembro 2008

     # 5

    Vivam!
    Na zona de Ourém tem muitos instaladores, pelo que poderá pedir-lhes orçamentos.
    Qanto á empresa em que trabalho é instaladora homolgada de uma das marcas do mercado.
    Quanto a preços correntes se contar com cerca de 100€/m² é um valor simpático para um bom sistema.

    "Fassam" parte.
  2.  # 6

    Colocado por: alvQuanto a preços correntes se contar com cerca de 100€/m² é um valor simpático para um bom sistema.


    Boas Alv,

    Preço redondo 100EUR/m2 diz-se com obra finalizada (pilares, lages ou placas, alvenaria, isolamentos e o gesso)? Se não o que contempla?
    Ainda não decidi, mas para a minha queria perceber a diferença orçamental da construção tradicional e deste tipo de opção.

    Gracias y cumprimentos,
  3.  # 7

    Colocado por: raquel.jmaPreço redondo 100EUR/m2 diz-se com obra finalizada (pilares, lages ou placas, alvenaria, isolamentos e o gesso)?


    Era bom não era? ;)
  4.  # 8

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: raquel.jmaPreço redondo 100EUR/m2 diz-se com obra finalizada (pilares, lages ou placas, alvenaria, isolamentos e o gesso)?


    Era bom não era? ;)


    Very nice....... adjudicava já... :)) 2 ou 3 não?? Cumprimentos,
  5.  # 9

    Obrigado pelo esclarecimento assim que tiver a planta om amedidas certas enviu por email.
    Nunca é demais pedir vários orçamentos.

    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 17 novembro 2008

     # 10

    Vivam!
    Para que não restem dúvidas aos mais incrédulos.
    100€ é um preço indicativo que me dá em média para construção do interior da parede exterior, divisórias interiores e tectos falsos com um sistema confort, isto é, com o sistema que é recomendável para habitação, pronto a pintar. Existe sistemas mais baratos e mais caros, por isso digo que além do preço, têm de comparar sistemas.´
    É o sistema que muitas vezes define o preço, proque depois de pintado é tudo igual, o pior é o que está por trás!!
    "Fassam" parte.
  6.  # 11

    Desculpe a minha ignorância, no meu caso então não será necessário, fazer parede dupla em tijolo??
    Acha que é conveniente colocar tijolo térmico??

    Qual o melhor sitema para ter uma cobertura que não tenha infiltrações de água?
    Valerá a pena colocar placas sanduiche.


    Cumprimentos
  7.  # 12

    100euros o m2 de essa moradia...só se for anedota.

    Antes de idealizar o que quer que seja tenha noção que uma moradia como esta custa 3-4 vezes no minimo a mais que uma mais normal.

    Já agora que corredor é aquele tao estreito ao pé da estante com os livros?
  8.  # 13

    As medidas do corredor serão normais, como fui eu que fiz este projecto não se admirem dos erros, já agora aquilo não é um corredor mas sim as escadas que darão acesso á garagem, mas neste desenho ficaram estreitas, como não sou expert na matéria.

    O que eu penso gastar na casa rondará uma média de €600 o m2, penso que quando se referiam a €100 o m2, era só paea pladur.

    Já agora acha que estas construções ficam mais caras que uma tradicional porquê???

    Estas casas não levam cantarias em volta das janelas, não levam colunas em pedra para embelezar o exterior, a cobertura leva a placa normal+ isolamento adequado, numa casa chamada tradicional leva essa mesma placa+vigas de suporte de telhado+telha, telhadinhos etc.


    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 19 novembro 2008

     # 14

    Vivam!
    Quando refiro os 100€, é mesmo só para o Pladur. Era bom que fosse tudo!
    Quanto ao ficar mais caro, aí já não concordo, mas por aí andam orçamentistas que podem opinar.
    Não me parece que em sistemas tradicionais consiga que o isolamento, pano interior das paredes exteriores, panos de paredes interiores, rebocose ou gessos projectados no interior em paredes exteriores, compartimentação e tectos, sejam mais económicos.
    Existe estudos comparativos que chegam aos 40% de economia na construção de interiores, se contabilizar tudo o que vai ser melhor, a saber:
    Pode fazer a betonilha de regularização toda de uma vez, rapidez de execução, ausencia de roços e entulhos, construção sêca, pode passar todas as instalações pela sparedes e tectos, melhor isolamento térmico, melhor isolamento acústico, regulador higroscopico, aligeiramento da estrutura, aumento de área util, maior liberdade decorativa, etc., etc..
    É tudo uma questão de contas.
    "Fassam" parte.
  9.  # 15

    Obrigado pela dica, concordo plenamente, ainda não respondeu faço parede dupla ou não é necessário, com tijolo térmico, desculpe maçá-lo.


    Cumprimentos
    •  
      alv
    • 19 novembro 2008

     # 16

    Vivam!
    Tenho de estar de pé ás 7.00h!!!!
    Não necessita de fazer duas paredes, Só uma , normalmente em tijolo de 22x20x30, embora já haja gente a fazer com bloco térmico, mas não há necessidade. Paredes exteriores reboco, tijolo 22, reboco, XPS40, MLV60 e 26mm de gesso, já dá isolamentos valores de U´s fabulosos, na ordem dos 0,285 em oposição aos 0,437 duma parede dupla de tijolo de 15 +xps(40mm) + tijolo de 11.
    "Fassam" parte
  10.  # 17

    Colocado por: alvParedes exteriores reboco, tijolo 22, reboco, XPS40, MLV60 e 26mm de gesso, já dá isolamentos valores de U´s fabulosos, na ordem dos 0,285 em oposição aos 0,437 duma parede dupla de tijolo de 15 +xps(40mm) + tijolo de 11.

    É uma comparação "injusta"... ;)
    Está a colocar 40mm de XPS contra 40mm de XPS + MLV! Se aumentar a espessura do XPS para 60mm por exemplo já melhora bastante o "U" da parede tradicional...
  11.  # 18

    strobs.. a solução preconizada para a envolvente exterior, tem que ser compatível com o projecto de RCCTE.
    Não esquecer que todos os edificios construidos após 1 de Janeiro de 2009 terão que ser certificados por Perito ( Certificação energética). O directos de Obra, o perito ou a quem for delegado.. deverá registrar presencialmente, por fotografia ou filme, as soluções construtivas efectuadas durante o decorrer da obra...
 
0.0184 seg. NEW