Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Bom Dia

Anexo a ligação original que eu tinha feito (que o electricista diz que está mal) e o esquema da placa .
    Agora tenho a ligação que anteriormente indiquei.

Obrigado Almeida
      DSC04858 (Small).JPG
  2.  # 42

Quem mandou o seu electricista mexer na placa?!?
    Supostamente, deverá apenas e só ver o esquema que está no exterior da placa, e adequá-lo á instalação em causa!!
    Ou seja, só deve mexer na outra ponta do cabo (a que vai ligar à tomada), não é nesta... ;)
  3.  # 43

Colocado por: almeida94
    Anexo a ligação original que eu tinha feito (que o electricista diz que está mal) e o esquema da placa .

Sr. Almeida, viva mais uma vez.
    Pelas fotos deduzo que a sua placa seja da marca da minha: TEKA.
    Repare nas fotos do esquema da minha placa, que são iguais à da sua.
    E se virmos o esquema, repare que os cabos ligados na placa mantém-se sempre os 5 ligados!!
    Por isso, essa ligação que apresenta não está correcta! o seu electricista terá razão!

Ainda, pelo esquema, vemos que é na origem (tomada) que se dão as alterações, consoante o tipo de instalação! (Monofásica ou bifásica)
    O caso normal, repete-se, é de facto juntar o Azul+Cinzento (NEUTRO) e Castanho+Preto (FASE), tal como indicado no esquema da placa.
      Placa.jpg
      Placa (1).jpg
      Placa (2).jpg
  4.  # 44

Boa noite Sr Treladocao

Quem pretende ter os 5 cabos sempre ligados à placa, aliás conforme o esquema da placa, sou eu.

O electricista e o representante da marca em Portugal afirmam que só se devem ligar 3 cabos, conforme imagem que indiquei atrás, por isso cortou os 2 condutores.

Obrigado Almeida
  5.  # 45

Colocado por: almeida94O electricista e o representante da marca em Portugal afirmam que só se devem ligar 3 cabos

ambos precisam urgentemente de óculos e de um bom seguro contra incêndios.
  6.  # 46

Colocado por: almeida94Quem pretende ter os 5 cabos sempre ligados à placa, aliás conforme o esquema da placa, sou eu.

e faz muitíssimo bem em querer as coisas como estão definidas pelo fabricante e de acordo com os certificados de homologação,

de outra forma como é que responsabiliza o fabricante se algo correr mal.
    •  
      GF
    • 27 janeiro 2012 editado

# 47

Aproveito o topico para colocar a seguinte questão:

Tenho a seguinte placa de indução instalada: http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/30147618/
    Foi instalada recentemente, pelo que apenas agora lhe estou a dar 100% de uso. Tem funcionado muito bem até ontem.
    Com as 4 zonas ligadas ao mesmo tempo a temperaturas médias (nivel 6-7), sem qualquer booster ligado, o disjuntor da placa disparou. Até ontem apenas tinha usado 1-2 zonas ao mesmo tempo.
    A placa está ligada directamente a uma unica tomada, que é independente do forno.

Sabem como posso resolver isto?
    Ainda por cima mandei a EDP colocar a potencia máxima (10,35 kVA) precisamente para poder ligar os 4 campos ao mesmo tempo sempre que me apetecesse!
  7.  # 48

Não ligue mais de 3 focos em simultâneo.
  8.  # 49

Veja o seguinte:
    - nas especificações da placa quanto é que cada zona puxa no nível 6-7? Some as 4 zonas divida por 220 e tem (mais ou menos) a amperagem/h que a placa está a puxar. Depois veja se o disjuntor a que está a placa ligada (deveria ser um só para a placa - pelo menos na minha modesta opinião) aguenta essa amperagem. Se não aguentar está aí a explicação do porquê o disjuntor disparar. Senão poderá ser indício de outro problema qualquer.

Outra coisa:
    - Qual a secção dos condutores que estão na tomada onde a placa está ligada? É que a secção do condutor pode ser pequena para aguentar a amperagem da placa e aí arrisca-se a que o condutor aqueça e (possa) derreter o isolamento o que (ainda) lhe poderá trazer consequências piores no pior dos casos.

Cumps
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    •  
      GF
    • 27 janeiro 2012

# 50

Recorro a electricistas baratos e depois da-me nisto....
    E sendo eu leigo nestas matérias, metade do que dizem para mim é chines...
  9.  # 51

gf: você consegue, olhando para o disjuntor, saber qual a amperagem que ele aguenta (deve la estar escrito algures...)?
    Se sim, diga-nos isso juntamente com os valores de consumo de cada zona da placa para os diferentes níveis, por favor.

Se tiver hipótese, diga-nos também qual a secção dos condutores e se a tomada da placa está num circuito dedicado.
    Para saber se está num circuito dedicado é simples mas leva tempo:
    - um busca-pólos.
    - Desliga todos os disjuntores. Liga um e vai tomada a tomada ver quais é que acendem o busca-pólos e interruptor a interruptor e ver quais são as lâmpadas que acendem. Aponta essas coisas para tomadas para o disjuntor e dá-lhe um identificador único.

Já agora...espero que tenha pedido ao electricista uma factura e tenha isso juntamente com o orçamento (não vá o diabo tecê-las mais tarde e você ficar agarrado).

Se conseguir fazer isto que lhe pedi (e era uma boa saber a secção do condutor também) então estamos em condições de lhe fazerm um pequeno debug remoto.

Obrigado
  10.  # 52

Colocado por: gf2011Aproveito o topico para colocar a seguinte questão:

Tenho a seguinte placa de indução instalada:http://www.ikea.com/pt/pt/catalog/products/30147618/
    Foi instalada recentemente, pelo que apenas agora lhe estou a dar 100% de uso. Tem funcionado muito bem até ontem.
    Com as 4 zonas ligadas ao mesmo tempo a temperaturas médias (nivel 6-7), sem qualquer booster ligado, o disjuntor da placa disparou. Até ontem apenas tinha usado 1-2 zonas ao mesmo tempo.
    A placa está ligada directamente a uma unica tomada, que é independente do forno.

Sabem como posso resolver isto?
    Ainda por cima mandei a EDP colocar a potencia máxima (10,35 kVA) precisamente para poder ligar os 4 campos ao mesmo tempo sempre que me apetecesse!

Portanto:
    1 zona a indução de 2200W com booster; 3000W.
    1 zona de indução de 1800W com booster; 2200W.
    Zona de indução 1x1800W.
    Zona de indução 1x1200W
    3000+2200+1800+1200=8200W no seu máximo!! é potente!!

Contas rápidas, se contratou 10,35kVA =+-10350W >> 8200W portanto, em termos de potência contratada está correcto.
    Terá de ver é o circuito de alimentação á placa (disjuntor e secçaõ do cabo).

8200/230=35,65Amperes => portanto... precisa dum disjuntor de pelo menos 36A para que possa trabalhar com a placa em plena força.
    Como isso raramente irá acontecer, será suficiente um disjuntor de 32A, bastante fácil de encontrar em qq lado.
    Veja se é este o disjuntor de protecção da placa, ou se é de 25A, logo aí tem a razão provável do quadro disparar.
    MAS...
    para esta potência, a secçaõ do cabo a instalar será de 6mm2. É isto que terá de ver se lá está.

Quanto ao teste sugerido do busca-pólos, há uma maneira mais fácil: ligue um rádio nas tomadas e vá desligando os disjuntores, será fácil de perceber qual circuito alimenta determinada tomada...
    Se bem que julgo que, pelo que disse, terá mesmo um circuito independente para a placa.

Agora, tome nota que isso pode disparar também porque, como é óbvio, além da placa, tem sempre outros electrodomésticos ligados, e todos eles em conjunto, podem consumir mais do que tem contratado.
  11.  # 53

O algoritmo do Treladocao é mais eficiente.
    Eu não tenho rádios...mas tenho busca-pólos...quem não tem cão, caça com gato...desde que tenha trela... :-)
  12.  # 54

Colocado por: gf2011Recorro a electricistas baratos e depois da-me nisto....
    E sendo eu leigo nestas matérias, metade do que dizem para mim é chines...

Reparei agora que logo no inicio do tópico o senhor disse isto:

Colocado por: gf2011Eu tambem instalei recentemente uma placa de indução e foi-me recomendado 6mm.
    O instalador torceu tambem o nariz e acabou por instalar um de 4mm.

Está explicado: cabo de 4mm e suponho disjuntor de 25A :)

Contudo, isto só por si não é razão para disparar.
    Procure a informação de quanto consome a placa nos vários níveis.
    A minha é assim:
      pot placa.jpg
  13.  # 55

@Treladocao:
    A sua placa no nível 0 consome??
  14.  # 56

Colocado por: Ferraz OliveiraO algoritmo do Treladocao é mais eficiente.
    Eu não tenho rádios...mas tenho busca-pólos...quem não tem cão, caça com gato...desde que tenha trela... :-)

"Lembrei-me" agora...o "algoritmo" do busca-pólos é tão eficiente (em número de iterações, não em número de passos físicos de andar a cirandar pela casa) como o "algoritmo" do rádio. E até podíamos pôr os dois com a mesma eficiência e rapidez. Só tínhamos que pôr a busca-pólos a dar música :o)
  15.  # 57

Colocado por: Ferraz Oliveira@Treladocao:
    A sua placa no nível 0 consome??

não é ZERO, é nível FONDUE ;)
  16.  # 58

Ah...é que estávamos a falar de nível de potência em #cardinal e pensei que fosse um zero!
    Obrigado pelo esclarecimento. Vai na volta a minha placa (que é vitro) também tem fondue!
  17.  # 59

com essa tabela em cima e só fazerem as contas p=uxi ou seja a potencia e igual a tensão 220 volts x os amperes......como queres saber os amperes divides a potencia 6400 w por a tensão 220 volts e tens uns amperes 6400/220 = 29 amp
    •  
      GF
    • 15 junho 2012 editado

# 60

Uma curiosidade: conforme mencionei em cima, tenho uma placa de indução whirlpool (comprada no ikea) e instalada há 6 meses. Alguem tem esta mesma placa? Imagem em anexo.

Desde que foi instalada, noto o seguinte: Sempre que o nivel está abaixo de 5 (inclusivé), a placa parece que faz uma especie de clicks de estar a reiniciar constantemente. Se colocar agua a ferver nota-se perfeitamente isso, ferve e pára, ferve e pára. Se subir para 6 ou mais, deixa de acontecer e o aquecimento é constante.

Pergunto: Será que o sistema desta placa é mesmo assim ou será defeito de instalação/placa?
    É que acabo por usar tudo sempre acima do nivel 6 para isso não acontecer o que faz aumentar o consumo sem necessidade.

Cumps
      nutid-hint-placa-de-inducao__0099200_PE243209_S4.JPG

0.0249 seg. NEW