Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Quanto aos 1700€, e ainda completando as contas que aqui fiz ontem , ha de facto um caso em que 1700€ são 1700€ : no regime de isenção de iva.
    Para freelancers que não atinjam os 10.000€ anuais de facturação, ha um regime em que a factura não inclui o iva, e ai 1700€ são efectivamente 1700€ .

Por um lado é fixe, pois mesmo que fique a "arder", pelo menos não vai ter que entregar o que nao recebeu !
  2.  # 22

Hoje de manhã vinha a pensar nisto, e no seguimento do que já aqui escrevi neste topico: Como rentabilizar conhecimentos acumulados ?

Ou seja, passo a vida a estudar, ensaiar, experiências laboratoriais , etc ... mas depois dou por mim tantas vezes teso que nem um carapau, ou seja, no limiar de conseguir pagar as minhas contas.

Compartilho várias conclusões a que cheguei (as quais podem estar erradas, mas para já parecem-me plausiveis ! ) :

>Um cenário comum a quase todos os habilidosos que conheço é o facto de serem bazarocos / desleixados na parte dos papeis.
    E a realidade é que não é a trabalhar que se ganha dinheiro ... mas sim no escritório !!! Demorei tempo a perceber isto , mas acho que faz sentido.
    Concorde-se ou não, ganha-se mais a fazer um trabalho mediano, mas depois a cobra-lo impecávelmente (as vezes ate com tanga para com o cliente); do que fazer um trabalho de excelência e muito brio, mas depois ser incompetente / timido a cobra-lo, eventualmente até sendo ludibriado pelo cliente e acedendo a descontos, etc .

>Há que explicar ao cliente que muitas vezes não se cobra pelo tempo, mas sim pela tarefa efectuada.
    Exemplos:
    -quando um médico leva uma fortuna por um serviço / consulta de minutos, não lhe estamos a pagar à hora, mas é sim um reflexo dos anos que teve que estudar (e da responsabilidade que tem)
    -ha ainda a velha historia de um técnico que foi socorrer um cliente em apuros, e por ter apertado um parafuso resolveu o problema e passados uns dias mandou a factura ao cliente no valor de 1000€ ... o cliente, indignado, pediu um relatório detalhado, no qual constava "apertar um parafuso = 1€ ; saber qual o parafuso a apertar = 999€ "
    -Dou por mim muitas vezes nessa situação, por exemplo o cliente "ah, ja ando ha uns dias a brigar com isto e tal" , e como são cenas que por vezes já passei, chego lá num instante. Mas claro que o chegar lá num instante é muitas vezes o reflexo de noites mal dormidas e a encher a cabeça com informação. Fico lixado com os clientes que não percebem isso, e tento afastar-me deles aos poucos. Sempre que posso até tento evitar certos serviços à frente do cliente, para não criar confusões.

Eu próprio também sou um bocado bazaroco com os papeis ... as vezes demasiado até... desleixado, pronto, confesso ...
    Já tive empregados que me ajudavam nesta parte, mas nunca senti que as coisas ficassem tão bem feitas como sendo eu a faze-las ... por isso prefiro agora tratar eu mesmo dessa parte .... demoro mais tempo, arrasto as coisas mais dias, mas pelo menos sei a quantas ando.
    Há uns meses adoptei o lema "se detestas papeis, então trata deles o mais rápido possivel, assim estarás menos tempo de volta deles". Claro que são poucas as vezes em que consigo obedecer ao meu lema, mas faz sentido.
    Por exemplo, se nesta semana andar num cliente a prestar serviços, e for anotando e facturando aos poucos, será muito fácil e demorarei muito menos tempo do que fazendo-o só passados uns dias, pois ai já não vai estão tão fresco / presente, e ai vai-se demorar muito mais tempo a acertar contas ... e vai dar mais cabelos brancos !!!

E com isto já são 10AM e ainda não produzi um tostão hoje !!!
    Maldito forum da casa! Está a levar-me à falencia !!! É mais viciante que o faZebuCk :P

Ando a tentar ser disciplinado e vir cá só à noite ... mas durante o dia dou por mim muitas vezes a dar uma espreitadinha se há novidades / desenvolvimentos .

Eu acho que a troika devia de proibir o forum da casa , a bem do aumento da produtividade do pais !!!
  3.  # 23

Você não tem mesmo jeitinho nenhum para ganhar dinheiro...
    Eu acho que o fórum deveria ser uma espécie de ordem secreta, mercearia ou lá como se chama.
    O pessoal paga para vir aqui disponibilizar conhecimento e os DO vão para a obra fazer uns figurões.
    Eu acho que os DO deveriam pagar uma cota por cada vez que cá vêm com um duvida.
  4.  # 24

Colocado por: civismoE com isto já são 10AM e ainda não produzi um tostão hoje !!!

Prova de que é desorganizado, se fosse bem organizado a esta hora a semana já estava ganha:)) podia passar aqui o resto do dia.
  5.  # 25

Não tenho jeitinho nenhum, não percebo nada de electricidade, de carpintaria, serralharia, etc.

Mas quando os meus pais decidiram colocar (finalmente) as luzes à volta da casa, lá eu andei sozinho a fazer o trabalho, quando comprei o meu apartamento lá andei eu a montar mobilia, colocar os candieiros, colocar o estendal, etc.

Habilidoso? Nem por isso...é mais é "sem cheta" para pagar a quem o saiba.
  6.  # 26

Colocado por: branco.valterNão tenho jeitinho nenhum, não percebo nada de electricidade, de carpintaria, serralharia, etc.

Mas quando os meus pais decidiram colocar (finalmente) as luzes à volta da casa, lá eu andei sozinho a fazer o trabalho, quando comprei o meu apartamento lá andei eu a montar mobilia, colocar os candieiros, colocar o estendal, etc.

Habilidoso? Nem por isso...é mais é "sem cheta" para pagar a quem o saiba.

Não percebe mas gostava de perceber ? Ou a unica coisa que o motiva a fazer é o não poder pagar a alguem para o fazer ?

Já dizia o proverbio "a necessidade aguça o engenho "
    Concordam com este comentário: AnaT
  7.  # 27

Colocado por: Picareta
    Prova de que é desorganizado, se fosse bem organizado a esta hora a semana já estava ganha:)) podia passar aqui o resto do dia.

A minha picareta não é tão rentável quanto a sua :P
  8.  # 28

Os portugueses são habilidosos e desenrascados mas pouco organizados e produtivos.
    Concordam com este comentário: two-rok, civismo, Tavares Miguel
  9.  # 29

Colocado por: civismo

Não percebe mas gostava de perceber ? Ou a unica coisa que o motiva a fazer é o não poder pagar a alguem para o fazer ?

Já dizia o proverbio "a necessidade aguça o engenho "

No meu caso é mais não percebo mas gostava de perceber. Já jurei a mim próprio começar toda uma série de projectos nos próximos 2 anos...a ver vamos.
  10.  # 30

Colocado por: branco.valter

No meu caso é mais não percebo mas gostava de perceber. Já jurei a mim próprio começar toda uma série de projectos nos próximos 2 anos...a ver vamos.

Tem o apoio aqui dos seus colegas foristas :)
  11.  # 31

Colocado por: civismoMas claro que há lei, e é para isso que servem os tribunais, certo ? Não, errado !!! Não vale a pena, mesmo por 1700€ pode não valer a pena, pois as custas de um processo, advogado, dias em tribunal, processos que se arrastam, mais vale meter uma pedra em cima do assunto e focar no proximo negocio.

Para estes casos é que servem os Julgados de Paz (até 5000€). Com menos de 100€ (acho que o valor nem a 50€ chega para as duas partes...) tem tudo resolvido em menos de 2 meses.
    • zca
    • 22 janeiro 2012 editado

# 32

mandamos tudo, muitas vezes até aquilo em que podiamos ser nós mesmos a fazer.

Eu prefiro pagar a quem sabe, porque eu não sei de todo.
    Gostava de aprender certas coisas, mas não tenho tempo ou não tenho quem mas ensine. O que fazia falta era uns cursos práticos de curta duração, para quem quer aprender a fazer pequenos trabalhos. É claro que certas coisas não basta aprender, é preciso ter aptidão ("jeito").
    Concordam com este comentário: civismo
  12.  # 33

"Eu prefiro pagar a quem sabe, porque eu não sei de todo."

Ai e que esta o problema, muitas vezes não e preguiça, desleixo, na maioria das vezes e mesmo não ter jeitinho nenhum p coisa :)
  13.  # 34

Colocado por: nandogonca
    Para estes casos é que servem os Julgados de Paz (até 5000€). Com menos de 100€ (acho que o valor nem a 50€ chega para as duas partes...) tem tudo resolvido em menos de 2 meses.

Bom dia ! Podes explicar melhor como funcionam os julgados de paz ?
  14.  # 35

Resposta ao ZCa e Patricia Carvalho:

Tambem sou da opinião que seria positivo ensinar as pessoas trabalhos manuais.
    Ha muitos adultos que nem para trocar uma lampada se sentem confiantes.
    Claro que devia-se era começar pelas crianças, não só porque estão numa idade em que existe uma maior receptividade à aquisição de novos conhecimentos, bem como amplificarão os conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

Já que temos aqui dois confessos não-habilidosos, aproveito para perguntar porque é que acham que não o são , e o que poderia ter sido diferente nas suas vidas para que o fossem.

Obrigado
  15.  # 36

Colocado por: civismopasso a vida a estudar, ensaiar, experiências laboratoriais , etc ... mas depois dou por mim tantas vezes teso que nem um carapau, ou seja, no limiar de conseguir pagar as minhas contas.

Caro civismo, já alguma vez parou para pensar?
    Já verificou se não ganharia mais dinheiro se passasse mais tempo a arranjar computadores, e pagava a alguém que lhe fizesse todos esses biscates e reparações onde você anda sempre metido?
    Suponha que alguém lhe pedia 100€ para fazer um determinado trabalho, e o civismo decide fazer esse trabalho, e no final fica todo contente porque ganhou 100€. Mas e se o civismo tivesse ficado esse tempo a arranjar computadores na sua oficina e ganhasse 200€? Significaria que afinal o civismo tinha perdido 100€.

Muita gente prefere pagar a quem sabe não por preguissa, mas porque ganham mais com isso. Imagine um dentista a fazer bricolage!! ele ganhava mais se ficasse a arrancar dentes e pagasse a um trolha para lhe fazer a bricolage.

Pense no assunto.
    Concordam com este comentário: two-rok
  16.  # 37

Colocado por: civismoBom dia ! Podes explicar melhor como funcionam os julgados de paz ?

Consulta isto.
    http://www.conselhodosjulgadosdepaz.com.pt/index.asp
    A ideia que tenho dos julgados de paz, são tribunais, em que as "sentenças" são vinculativas, como de outro tribunal se tratasse.
    Podem ser encontradas entre as duas partes, uma solução e o Juiz não mete a "colher". Ou seja as partes resolvem a bem as coisas. Se não se entenderem, o Juiz em pouco tempo decide mediante os factos apresentados. Para dívidas até 5000€, é o melhor... Incluindo dívidas do estado /finanças. Aquilo é super rápido e barato (vou falar de cor, mas acho que ficava 25€ de despesas para cada parte...). Muito bom mesmo e é uma maneira de não encher as comarcas com processos "da tanga".
  17.  # 38

Colocado por: nandogoncaA ideia que tenho dos julgados de paz, são tribunais, em que as "sentenças" são vinculativas, como de outro tribunal se tratasse

a grande diferença é para recorrer aos julgados de paz, tem que ser com acordo de ambas as partes, e aí é que as coisas complicam porque quem deve não aceita.
  18.  # 39

Para o Civismo:

Respondendo a sua pergunta, desde criança que eu nunca tive jeito para trabalhos manuais, na escola era um desastre em tudo o que envolvesse ser "habilidosa" :)

Acredito que cada pessoa tem um jeito natural para determinadas coisas, eu por exemplo, sempre fui boa a aprender línguas...

Acho que e uma questão de cada um saber aquilo que sabe, ou não, fazer.
  19.  # 40

Colocado por: PatriciaCarvalhoo Civismo:

Respondendo a sua pergunta, desde criança que eu nunca tive jeito para trabalhos manuais, na escola era um desastre em tudo o que envolvesse ser "habilidosa" :)

Acredito que cada pessoa tem um jeito natural para determinadas coisas, eu por exemplo, sempre fui boa a aprender línguas...

Acho que e uma questão de cada um saber aquilo que sabe, ou não, fazer.

Ha diversas areas que não combinam... tenho alguns amigos / as da sua area, e tambem não sao muito dados aos trabalhos manuais :)

0.0247 seg. NEW