Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Sou habilidoso / desenrascado , modestia à parte.

    Desde puto que os vizinhos, familia e amigos recorriam a mim para ajudar nisto e naquilo.

    Os anos foram passando, e de alguns anos a esta parte trabalho por conta propria no ramo da reparação e serviços.

    Mas continua a ser impressionante a quantidade de pessoas que recorrem a mim como consultor pessoal ...

    No fundo , como sou habilidoso, sou sempre engatado !!!

    Ainda ha bocado à tarde, apareceu-me la um rapaz que arranja computadores para os amigos , com 2 boards .... no fundo foi para ajuda... não me custa nada, e até gosto ... mas 10 min aqui, 20 ali ...
    Entretanto ligou-me o meu trolha aflito, com um problema electrico num pavilhao onde tem bicharada.... ainda lá vou agora a seguir ao jantar ver se lhee dou uma ajudinha...

    No fundo , quando estava a caminho de casa , vinha a pensar nisso mesmo, no quanto as pessoas habilidosas passam a vida a ser engatadas para ajudar toda a gente ... já aqueles que nada sabem, acabam por ter uma vida mais descansada, não ?

    Não trocava o saber muitas coisas por saber menos ... mas gostava da opiniãao dos habilidosos aqui do forum ... como lidam com a situação ?
    Também são muito cravados ?

    E conseguem rentabilizar esses cravanços ? Normalmente entro com essas pessoas numa de troca de serviços / favores ...
    Concordam com este comentário: dutilleul, Tavares Miguel
  2.  # 2

    Também são muito cravados ?
    muito será muito leve no que toca a mim
    E conseguem rentabilizar esses cravanços ?
    pois ai estamos mal muitos cobres ajudar os outros muitas das vezes nem o mereciam
    Normalmente entro com essas pessoas numa de troca de serviços / favores ...
    nunca se deve fazer isso já dizia o velhote que se fosse vivo tinha 97 anos, você faz eu pago eu faço você paga era o lema dele, pena tenho que não saí a ele, ainda no outro dia na discussão das portas eu lhe disse que se fosse daqui da zona que oferecia-me para rebaixar as guarnições, tá a ver o filme quase todos os dias á porta do armazém
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
    •  
      alv
    • 18 janeiro 2012 editado

     # 3

    Vivam!
    Bom tópico, civismo. Enfermo do mesmo mal.
    Garantidamente, que muito mais de metade do meu tempo acordado é passado a "desenrascar" os outros, a troco de nada. Costumo dizer que esta coisa da responsabilidade social das empresas é uma treta, pois parte muito grande do meu tempo é passada a resolver, ou dizer como se resolve.
    Desde a escola que é assim. Lembro-me que desde tenra idade os meus colegas tinham os brinquedos, aqueles que os tinham, e eu consertava-os porque já para a escola eu levava duas sacolas, uma com os livros e cadernos e outra com a ferramenta. Mais, posso garantir e os meus colegas confirmam, que no antigo segundo ano do ciclo preparatório, já na altura havia uma escola novinha em folha a estrear, toda equipada e tinha o pavilhão dos trabalhos oficinais equipada com bancas de trabalho e armários para guardar ferramentas, mas sem uma única ferramenta e no primeiro dia de aulas, na primeira aula de trabalhos manuais, quando vi aquelas bancas e aqueles armários quase me babei todo, mas quando abri e vi que não havia uma única ferramenta, fiquei tão desesperado que disse para o professor se me podia dispensar por um bocado com a ajuda de mais uns colegas que me conheciam e porque a escola era ao lado de casa, lá fomos, e trouxemos uma das minhas malas de ferramentas, pedaços de madeira e passado minutos trinta artistas a desenrascar a fazer pequenas peças em madeira. Foi aí que fiz uma miniatura de um perdigueiro que ainda guardo em casa dos meus pais.
    Depois do ciclo vim para a cidade grande e no liceu era a mesma coisa, sempre que havia uma coisa para resolver uma experiência mais difícil com mais algum trabalho de mãos, lá estava eu.
    Na faculdade, já trabalhava no duro, e parecia que os meus colegas tinham as mãos nos pés, mas mesmo profissionalmente, quando se tratam de coisas práticas de obra de como fazer, lá estou eu, sempre disponível.
    Actualmente parece ser pior. Como tenho uma "oficina" tenho amigos todos os dias a telefonar a saber onde estou depois do jantar e imaginem, todos trazem os mais disparatados objectos para consertar e é raro o que sai por funcionar. Depois tenho a esposa sempre a arangar: Pois se for eu a pedir, as coisas andam para aí aos dias por arranjar, se vier aí um dos teus amigos, é até às tantas e vens para a cama com esse cheiro a solda ou lá o que é.

    Ou lá o que é, respondo, fazendo parte.
    Concordam com este comentário: two-rok
  3.  # 4

    eu tb sou muito cravado, mas acho que já fui mais...

    mas tb sou cravado para tudo e mais alguma coisa, a ultima vês que me cravaram foi para plantar oliveiras.

    Supostamente era só para ajudar, pois estava lá um senhor que sabia fazer aquilo bem, o que eu tinha de fazer era só segurar a árvore... pois pois se não fosse eu aquelas nuca davam azeitona...

    fiquei arreliado... lá tive de fazer eu quase o trabalho todo. eu e quem me cravou, porque os outros eram o pai dela já com 80 anos, o tal plantador com outros tantos e um fulano num tractor fiat 500 e qualquer coisa a cair de podre....

    este ano já deram azeitona, bem boas que estão
    mas faço esses trabalhos de boa vontade a troco de uns copos de vinho bom e de uma boa almoçarada heheh
  4.  # 5

    Colocado por: alvprofissionalmente

    Caro alv, desculpe lá, mas esta não deixo passar...ponha aí o dedo mindinho ou o polegar na bancada e dê-lhe 3 marteladas!!! :))
    •  
      alv
    • 19 janeiro 2012 editado

     # 6

    Vivam!
    Estão dadas!
    Fico feliz pela atenção com que lêm o que escrevo.
    Grato.
    "Fassam" parte.
  5.  # 7

    Estou neste momento na minha hora de almoço.
    Acabei de vir de um cliente, ao qual fui porque um pc não estava a arrancar.
    Pelo meio , fui cravado para ver "mais umas coisinhas" em mais 2 computadores.
    Saio do cliente, e a caminho do almoço ligou-me um amigo "tou a instalar o windows 7 , e desta ve não sei porquê não está a dar"

    Ou seja, não ha dia em que não me liguem varias pessoas a pedir ajuda ou com duvidas nisto, naquilo.
    E depois ha ainda a opinião " ehpá,, tou aqui na fnac, e tou indeciso entre xxx e xxx .... o que é que achas ? "

    Atenção, vou voltar a repetir que este post não é uma queixa. Sou grato pela vida que tenho, estou apenas a filosofar sobre isto do estar sempre a ser cravado.
    Até porque este é um forum em que devem abundar pessoas que estão também sempre a ser cravadas ...
    E como ainda tenho 30 e poucos, gostava de perceber como acontece nas outras gerações.

    Eu próprio sou um crava do piorio, passo a vida aqui no forum a cravar os foristas para me ajudarem nisto ou naquilo, e com duvidas existenciais !!!

    Contudo, noto que ha muito crava que crava só por preguiça .
    Ou seja, nem todos são obrigados a ser talentosos e saber das mesmas coisas.
    Ninguem nasce ensinado, mas vamos assumir que algumas pessoas nascem com uma maior propensão para serem habilidosas e tal.
    Claro que o meio em que se desenvolvem é determinante, mas ... é um trabalho diário de reciclagem de conhecimentos, aquisição de novos conhecinentos, experiencias, etc etc .
    Falo por mim: não tenho curso superior, mas todas as semanas dispendo imensas horas a estudar , experiencias, pesquisar.

    Quanto sou abordado por cravas que me vêm como o seu "consultor pessoal", apanho as vezes cada uma ... tipicas de uma enorme preguiça, de quem nem se deu ao trabalho de tentar isolar o problema fazendo os testes mais basicos ... tipo "a lampada nao acende" .... " mas ja tentou ver se esta bem enroscada? e nao tem ai outra lampada para testar " ?


    Filosofando um pouco mais enquanto como uma salada de fruta como sobremesa, sinto que portugal tornou-se numa sociedade pseudo-burguesa, em que passou a fazer-se o outsourcing e tudo e mais alguma coisa. Exemplo disso mesmo é o uso frequente do "tenho que mandar alguem fazer isto", "vou mandar o homem vir ca a casa fazer aquilo" ... ou seja, mandamos tudo, muitas vezes até aquilo em que podiamos ser nós mesmos a fazer.

    Para acabar a filosofia, o lado $$$ da coisa:

    Discordo um bocado com o Pdavidmarques na parte de ser contra o trocar serviços.
    Troco serviços com algumas pessoas, e dou-me bem com isso. Por exemplo, eu arranjo os computadores ao meu mecanico e ele arranja-me os carros.
    Claro que convem ter um controlo para que haja um equilibrio das trocas .
    Mas confesso que simpatizo com o conceito da troca directa.

    Um ultimo pensamento: Não vos acontece frequentemente serem cravados, e depois das duas uma: ou é alguem amigo muito próximo e é um incobravel, ou então é alguem injusto, por exemplo , perdem 2 ou 3 horas a ajudar alguem , no final pedem 20 ou 30 euritos, e a pessoa ainda acha caro ?
    Isto indigna-me ainda mais quando por vezes são individuos muito bem remunerados. Alias, os individuos muito bem remonerados são tendencialnente os pior e mais injustos pagadores. Normalmente acham sempre que só o seu trabalho é que tem valor, e que o dos outros é sempre caro (se calhar todos nós temos um bocadinho essa tendencia, não ? )

    Por ultimo, uma pergunta: Será que os individuos polivalentes e habilidosos são apreciados na nossa sociedade em termos de remuneração ?
    Algumas das pessoas mais habilidosas que conheço - se não a maioria - são classe média baixa .
    Por seu turno, quando olho para a classe alta ou media - alta, raramente vejo la pessoas pessoas assim ... ou então a sua destreza e habilidade são de outra natureza :)

    Porque será ?
    Concordam com este comentário: AnaT, fernandoFerreira
  6.  # 8

    A nivel de remuneração estamos no mesmo barco...

    á noite conto uma porreira que me aconteceu a semana passada...
    • adan
    • 19 janeiro 2012

     # 9

    Colocado por: civismo Algumas das pessoas mais habilidosas que conheço - se não a maioria - são classe média baixa .
    Por seu turno, quando olho para a classe alta ou media - alta, raramente vejo la pessoas pessoas assim ... ou então a sua destreza e habilidade são de outra natureza :)

    Porque será ?


    Está fácil de ver... Como não tem dinheiro, eles tendem a esgravatar e aprender para resolver as coisas...
    •  
      FD
    • 19 janeiro 2012 editado

     # 10

    Trabalhei num sítio onde também se dava assistência técnica.
    Como o patrão era cliente assíduo duma empresa, havia ali uma espécie de entre-ajuda entre ambos.

    O que é que acontecia? Semana sim, semana não, aparecia por lá um empregado com uma máquina a dizer que estava avariada.
    O patrão, como era cliente e "amigo", mandava arranjar e lá os deixava ir sem pagar.
    A avaria era provocada única e simplesmente por incúria no uso, tendo isso sido claramente explicado para que não voltasse a acontecer.
    Aquilo aconteceu aí umas 3 ou 4 vezes.
    À quinta vez, tudo igual e no fim o patrão diz-me para cobrar 150€.

    Nunca mais lá apareceram com a máquina avariada.

    Às vezes tem que ser assim...
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 11

    Na semana passada recebemos a resposta a um orçamento que tinha enviado a uma câmara municipal que nos encontrou na Internet...
    A dita câmara fica a uns 500km da nossa sede, e não sei porque carga de águas encomendou um painel de 2,5 metros de altura por 1 metro de largo, estrutura em alumínio e paineis em placa de PVC Branco de 8mm com impressão em vinil.

    Até aqui tudo bem, o orçamento era de 1700€ sem colocação. lá vem a requisição da dita câmara á qual ficamos muito espantados pois nunca nos passou pela cabeça que pudessem aceitar o nosso orçamento, mas eles aceitaram. O orçamento foi enviado em Junho do ano que passou.

    Na altura tinha contactado um fornecedor que nos vendia o "boneco" todo pronto e ficava em caminho, logo, só tinha de mandar as imagens para o fornecedor e depois passar lá a levantar o "boneco" e entregar.

    Quando liguei novamente para fornecedor responderam-me que já não comercializavam aquele "boneco"... maus trabalhos, e agora?

    Lá fui eu consultar mais fornecedores... ver o que se arranjava e tal, mas só consegui "comprar" o material em bruto, os perfis verticais, as travessas e as ferragens... mas eu não tenho nenhuma serralharia.
    Lá chegou o material todo e meti mãos á obra. fui a uma serralharia, cortei os perfis, travessas e tudo como manda a sapatilha, passados dois dias tava a estrutura pronta e direita para entregar a câmara.

    Com estas coisas, viagem até lá, material e mão de obra... gastei 400€...

    se não fosse desenrascado não ganhava tanto...
  8.  # 12

    Colocado por: ultrahipermegaNa semana passada recebemos a resposta a um orçamento que tinha enviado a uma câmara municipal que nos encontrou na Internet...
    A dita câmara fica a uns 500km da nossa sede, e não sei porque carga de águas encomendou um painel de 2,5 metros de altura por 1 metro de largo, estrutura em alumínio e paineis em placa de PVC Branco de 8mm com impressão em vinil.

    Até aqui tudo bem, o orçamento era de 1700€ sem colocação. lá vem a requisição da dita câmara á qual ficamos muito espantados pois nunca nos passou pela cabeça que pudessem aceitar o nosso orçamento, mas eles aceitaram. O orçamento foi enviado em Junho do ano que passou.

    Na altura tinha contactado um fornecedor que nos vendia o "boneco" todo pronto e ficava em caminho, logo, só tinha de mandar as imagens para o fornecedor e depois passar lá a levantar o "boneco" e entregar.

    Quando liguei novamente para fornecedor responderam-me que já não comercializavam aquele "boneco"... maus trabalhos, e agora?

    Lá fui eu consultar mais fornecedores... ver o que se arranjava e tal, mas só consegui "comprar" o material em bruto, os perfis verticais, as travessas e as ferragens... mas eu não tenho nenhuma serralharia.
    Lá chegou o material todo e meti mãos á obra. fui a uma serralharia, cortei os perfis, travessas e tudo como manda a sapatilha, passados dois dias tava a estrutura pronta e direita para entregar a câmara.

    Com estas coisas, viagem até lá, material e mão de obra... gastei 400€...

    se não fosse desenrascado não ganhava tanto...


    Boas!

    É mm assim!
    Mas tenha cuidado com as camaras ... costumam ser maus pagadores ... pelo menos têm a fama disso !

    Claro que quem mete as maos a obra safa-se ...

    É como comer uma torrada numa esplanada .. da para umas 20 comprando o pao, manteiga e fazendo em casa :)
  9.  # 13

    Ontem consegui desenrascar o meu trolha, que estava sem electricidade num pavilhão onde tem bicharada ...
    Há coisas mal feitas, não há ?
    A puxada para o pavilhão vem com fio de 1.5 mm2 :)

    Raio de confusão, quando estiver mais aliviado foi desmanchar tudo e fazer-lhe um quadro como deve de ser :) (pelos meus padrões)

    Nem percebi bem onde estava o problema, ou melhor, percebi que havia um fio azul e um castanho que estavam em curto (menos de 1Ohm) , os quais vão para um tubo ... mas o mais caricato é que não se percebeu para onde ia o tubo, pois estava tudo a funcionar correctamente !!!

    Seja como for, deixei desligado .. mas andei la 1 hora e tal a desligar fios e a medir com o ohmimetro até perceber onde estava o curto circuito.

    Uma duvida importante :

    No Disjuntor bipolar de 16A é suposto a electricidade entrar por cima ou por baixo ?

    >Por um lado é habitual a entrada ser sempre por baixo, certo ?
    >No entanto o que aprendi em electrotecnia é que as facas nunca deviam ficar alimentadas, logo e segundo o diagrama, a entrada seria por cima ...
    >Certo ou mal, é por cima que efectivamente está a entrar ..... e é um facto que quando lá cheguei , este disjuntor ao ligar fazia grande ****çal, mas não disparava (com o curto que tinha a juzante) ..estará mal ligado, ou será por estar marado ? Ou será da puxada ser de 1.5 mm e nem ter pujança para atingir os 16A que precisa para disparar ?

    Sera que a culpada era a aranha da foto ?
      DSCF5812.JPG
      DSCF5813.JPG
      DSCF5824.JPG
  10.  # 14

    quando lhe dei o preço já foi a contar com os juros... mas como depois ainda ficou melhor não me preocupei muito...

    Os disjuntores dependem de marcas mas normalmente a alimentação entra por baixo...
  11.  # 15

    Colocado por: ultrahipermegase não fosse desenrascado não ganhava tanto...

    Só ganha depois de receber, e parece-me que ainda não recebeu.

    Colocado por: ultrahipermegaA dita câmara fica a uns 500km da nossa sede

    Se calhar os fornecedores da zona já se recusam a fornecer essa câmara...devido aos pagamentos em atraso.

    Colocado por: ultrahipermegao orçamento era de 1700€ sem colocação

    Colocado por: ultrahipermegagastei 400€...

    Com esta margem de lucro, aumentam as minhas suspeitas.


    Sinceramente, espero estar enganado e que tudo corra bem.
    Concordam com este comentário: two-rok
  12.  # 16

    civismo nem vou comentar essas ligações senão arranjo já aqui inimigos, mas vou perguntar quem fez aquela jabardice?
  13.  # 17

    Lol, metam ai um topico de desabafos , tipo denuncias anonimas de calotes das camaras :)

    Eu sou apologista que um "NÃO" é uma excelente ferramenta ... dito no momento certo pode poupar muitas chatices ..... então com clientes maus pagadores , é um imperativo !

    Se o cliente quiser mesmo , aceita condições de pagamento, ou um adiantamento...
    Se há suspeitas que seja um mau cliente / mau pagador, mais vale que o valor do sinal cubra pelo menos o valor do material, para não ficar a perder tudo...

    A lei do iva é muito injusta nos moldes em que está.

    Para quem não sabe , vamos pegar no exemplo do painel por 1700€.
    Se custa 1700€ já com iva, então quer dizer que desses 1700€ o ultrahipermega vai ficar com 1382€ para si, e o resto (318€) é iva que irá entregar ao estado , passado uns dias (normalmente é trimestral).

    Onde é injusto ? Bem, o ultrahipermega, só porque facturou, vai ter que entregar esses 318€ ao estado, independente de já os ter recebido ou não !!

    Se o cliente não pagar, ainda pode ficar a ganhar de outra forma: como tem a factura que o ultrahipermega lhe passou, pode sempre mete-la na contabilidade e deduzir os 318€ de iva, mesmo que ainda não os tenha pago !!!

    Ou seja, quem vende pode nunca receber e ainda ter que entregar ao estado iva que nunca recebeu
    Quem compra, pode nunca pagar e ainda ter avultados benificios fiscais com isso.

    Mas claro que há lei, e é para isso que servem os tribunais, certo ? Não, errado !!! Não vale a pena, mesmo por 1700€ pode não valer a pena, pois as custas de um processo, advogado, dias em tribunal, processos que se arrastam, mais vale meter uma pedra em cima do assunto e focar no proximo negocio.

    É triste , mas é verdade .... são muitas vezes os direitos adquiridos de quem tem um negociozito por conta propria !!!!
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 18

    Colocado por: pdavidmarquescivismo nem vou comentar essas ligações senão arranjo já aqui inimigos, mas vou perguntar quem fez aquela jabardice?


    Supostamente foi um electricista fez isso ao meu trolha ha uns anos :)

    E depois os amigos habilidosos que resolvam :P
  15.  # 19

    Colocado por: civismovamos pegar no exemplo do painel por 1700€.

    Faça novamente o mesmo raciocino, mas o cliente é o estado....ridículo. Não nos paga e nós temos que lhe pagar o iva!!!
    Concordam com este comentário: two-rok, civismo
  16.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Só ganha depois de receber, e parece-me que ainda não recebeu.


    Se calhar os fornecedores da zona já se recusam a fornecer essa câmara...devido aos pagamentos em atraso.



    Com esta margem de lucro, aumentam as minhas suspeitas.


    Sinceramente, espero estar enganado e que tudo corra bem.


    os 1700€ é o painel pronto, a mim o fornecedor que me entregava isso pronto cobrava-me 1200€.... eu é que arranjei o material todo e meti mãos á obra.

    Quanto ao pagamento da câmara, pelo que me informei até paga bem...

    Quanto ao lucro, eu já estou a lucrar, porque o material que comprei para fazer este ainda sobrou para outro, por isso não estou muito preocupado. nem que faça um para mim, eu nunca meti nenhum deste tipo porque eram muito caros, afinal não são assim tão caros as pessoas é que não sabem comprar.
    Eu fui uma delas mas depressa aprendi.
 
0.0273 seg. NEW