Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,
    Tenho uma caldeira Roca laura 20 20 T. Muito raramente utilizo o aquecimento. Apenas o botao da "torneira " esta ligado. A pressao esta nos 1,5 bar. A temperatura da agua esta no maximo ( 60 º C ). Ao ligar qualquer torneira a temp. vai aos 45 % e a agua sai quente. No entanto em ambas as torneiras das 2 banheiras, a agua só atinge os 35 ºC e a agua só sai morna. Isto tambem se passa com um vizinho meu, que mora no mesmo predio ( instalacao igual ). Como posso aumentar a temp. das banheiras ? Obrigado.
  2.  # 2

Colocado por: musicolA pressao esta nos 1,5 bar. A temperatura da agua esta no maximo ( 60 º C ). Ao ligar qualquer torneira a temp. vai aos 45 % e a agua sai quente. No entanto em ambas as torneiras das 2 banheiras, a agua só atinge os 35 ºC e a agua só sai morna. Isto tambem se passa com um vizinho meu, que mora no mesmo predio ( instalacao igual ). Como posso aumentar a temp. das banheiras

Àgua a 45o sai quente a 35 sai morna e se fosse a 25 vinha fria!

Estas temperaturas até são agradaveis, o que se passa é que tem falta de isolamento na água quente e dai haver muitas percas termicas e as banheiras estarem provavelmente longe da zona onde está instalada a caldeira, não consegue aumentar a temperatura das misturadoras o que poderia fazer era colocar misturadoras termostaticas mas neste caso para controlar a temperatura e não para aumentar, portanto não há nada a fazer a não ser descobrir toda a canalização da água quente e isolá-la, mas isto concerteza que não vai querer fazer!
  3.  # 3

Caro Costa53,

Agradeço a sua informação. No entanto, a temp. de 35 % é a que aparece no ecrã da caldeira ( e sentida nas mãos ) quando se liga a torneira de qualquer uma da banheiras e mesmo ao lado das banheiras, está a torneira do bidé ou lavatório da mesma WC e a temp. mostrada no ecra da caldeira ( e sentida nas mãos ) já é de 45 %. Uma das banheiras está numa WC perto da caldeira. Se a canalização dos bidés/lavatorios que vem da caldeira é a mesma ( suponho eu ) da banheira, ou, mesmo que não seja, foi montada de forma igual pelo construtor, porque só as banheiras ( são três em dois apartamentos diferentes ) é que têm temperatura inferior, mostrada no ecrã da caldeira e sentida " ao vivo ? O tipo de canalizacao não é identico ao dos bides/lavatorios da WC ?
    Cumprimentos
  4.  # 4

a agua sai assim com bastante pressão "Caudal"?
  5.  # 5

Boa noite,

Ligando só a agua quente, a agua sai da torneira das banheiras, com a mesma pressão das outras torneiras de agua quente ( bide / lavatorio ) mesmo ao lado.

Fiz a experiencia : Abrir durante alguns minutos a torneira do lavatorio e atingiu/ manteve os 45 %. Depois fechei a do lavatorio e abri a da banheira. Saiu durante uns 5 segundos agua bem quente ( igual à do lavatorio ) mas passados os 5 segundos, ficou como sempre , morna. Esta situação tambem se passou com o vizinho. Ou seja, se já estiver a circular na canalizacao, ao abrir a da banheira sai quente uns segundos e depois fica com os tais 35/36 % constantes.

Cumprimentos
  6.  # 6

a da banheira deve estar com maior caudal. já experimentou, abrindo menos a agua na torneira? e aumentar temp. na caldeira?
  7.  # 7

boas,a misturadoura deve estar a deixar passar agua fria para a quente ,soluçao tirar a misturadoura e fechar a fria com tampa e ver se sai quente direta,tambem pode ter a recirculaçao a misturar agua fria .
    •  
      GF
    • 23 janeiro 2012

# 8

Eu tenho o mesmo problema, mas neste caso é uma caldeira a gasoleo lamborghini caloreclima. A agua sai a ferver nas torneiras dos lavatorios, mas nas banheiras sai morna após o primeiro minuto sair a ferver. Será o mesmo problema?
  8.  # 9

Agradeço as informações.

A caldeira já está com a temp. no maximo ( 60 º ) e já fiz a experiencia desligando a torneira de segurança da agua fria no WC, para ver se era da misturadora. Continua na mesma.
  9.  # 10

boas.pelo que dizem parece que a agua fria se mistura com a quente possivelmente o anel da recirculação que mistura ,ou tem um ponto da canalização a misturar .
  10.  # 11

Colocado por: musicolFiz a experiencia : Abrir durante alguns minutos a torneira do lavatorio e atingiu/ manteve os 45 %. Depois fechei a do lavatorio e abri a da banheira. Saiu durante uns 5 segundos agua bem quente ( igual à do lavatorio ) mas passados os 5 segundos, ficou como sempre , morna. Esta situação tambem se passou com o vizinho. Ou seja, se já estiver a circular na canalizacao, ao abrir a da banheira sai quente uns segundos e depois fica com os tais 35/36 % constantes.

Fizeram obras há pouco tempo!

Se estamos perante uma situação de mistura de água fria com a quente, lembrei-me de um caso que se passou comigo
    em que um cliente fez uma obra no wc o empreiteiro ao instalar uma banheira porque anteriormente havia uma zona de chuveiro não retirou as torneiras de passagem a fazer de misturadora embutidas ou seja:

- Antigamente usava-se muito o sistema de fazer misturadora com duas torneiras de passagem onde a caixa ficava embutida vendo-se só os castelos e os manipulos e através de um T tirava-se uma puxada para chuveiro.
    - O dito empreiteiro o que fez como desistiu da zona de duche para não partir azulejos, retirou os castelos e tamponou as duas bocas com tampoes o que fez com que houvesse passagem nestas caixas de água fria a misturar-se com a quente porque os tampoes não chegavam ao fim.
    - Cada vez que abria a agua quente pouco depois saia morna.

A questão que eu coloco será que não haverá por ai nos seus wc´s um sistema identico fale com o construtor e ponha esta questão, ao fazerem obras provavelmente ocultaram estas passagens.

Cumprimentos
  11.  # 12

Boa noite,

O apartamento tem seis anos e nunca fiz obras, comprei novo. O problema passa-se nas minhas duas banheiras e na de um vizinho meu. Já fechamos as torneiras de seguranca da agua fria nos WC, a caldeira no maximo ( 60 º ). Nas do lavatorio e bide sai agua a 45 º ( visor da caldeira e sentida nas maos ). nas banheiras sai a 35 º ( visor e maos ). ao fechar a torneira de seguranca da fria, a pressao e temperatura da quente manteve-se igual em qualquer torneira, dai, parecer não haver mistura.
  12.  # 13

feche um bocado o passador da agua fria na caldeira a ver se corta o caudal da agua, pelo que conta penso que o problema seja esse! a agua passa depressa demais e não tem tempo de aquecer! ou se ja tem a caldeira á 6 anos ela precisa de uma revisão provavelmente deve ser preciso limpar o permutador!

cumps
    Concordam com este comentário: Jonh, GF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jonh, GF
  13.  # 14

Caro Sergio Rodrigues,

Segui o seu conselho ( fechar o passador da agua p/ cortar o caudal ) e a coisa funcionou. A temperatura começou logo a subir para os 50 º.
    O meu vizinho fez o mesmo e a temp. tambem está nos 50º. Agora o proximo passo vai ser a revisão para limpar o permutador.
    Agradeço a sua preciosa ajuda bem como a todos os restantes intervenientes.
    Agradeço igualmente ao Forumdacasa, que desconhecia e que tem assuntos bastante interessantes.

Agora despeço-me, vou tomar um banho de agua bem quente ( já lá vão seis anos de agua morna).
    Cumprimentos

Nota : ligámos para a ROCA varias vezes e diziam que poderia ser a torneira avariada, etc, mas nunca solucionaram uma coisa tao simples.
  14.  # 15

Colocado por: musicolCaro Sergio Rodrigues,

Segui o seu conselho ( fechar o passador da agua p/ cortar o caudal ) e a coisa funcionou. A temperatura começou logo a subir para os 50 º.
    O meu vizinho fez o mesmo e a temp. tambem está nos 50º. Agora o proximo passo vai ser a revisão para limpar o permutador.
    Agradeço a sua preciosa ajuda bem como a todos os restantes intervenientes.
    Agradeço igualmente ao Forumdacasa, que desconhecia e que tem assuntos bastante interessantes.

Agora despeço-me, vou tomar um banho de agua bem quente ( já lá vão seis anos de agua morna).
    Cumprimentos

Nota : ligámos para a ROCA varias vezes e diziam que poderia ser a torneira avariada, etc, mas nunca solucionaram uma coisa tao simples.

Não tem problema eu envio-lhe o meu NIB e ficamos resolvidos! lolol tou a brincar ainda bem que ajudei, não se esqueça proximo passo é pedir uma revisão á caldeira!
    •  
      GF
    • 26 janeiro 2012

# 16

Colocado por: Sergio Rodriguesfeche um bocado o passador da agua fria na caldeira a ver se corta o caudal da agua, pelo que conta penso que o problema seja esse! a agua passa depressa demais e não tem tempo de aquecer! ou se ja tem a caldeira á 6 anos ela precisa de uma revisão provavelmente deve ser preciso limpar o permutador!

Tinha o mesmo problema na minha caldeira (agua morna após o primeiro minuto quente), a caldeira regulada para 90º (temperatura registada de 70º na caldeira com 2 bar), e fechei um pouco o passador de agua quente. Parece que o problema ficou tambem resolvido, vamos ver nos proximos banhos.
    Obrigado pelas dicas.
  15.  # 17

Colocado por: musicol( já lá vão seis anos de agua morna).

jesus 6 anos assim??!?!?! e a roca não se disponibilizou a ir ai?
    •  
      GF
    • 27 janeiro 2012

# 18

Colocado por: gf2011Parece que o problema ficou tambem resolvido, vamos ver nos proximos banhos.
    Obrigado pelas dicas.

Parece que afinal não resolveu. Vou é chamar o tecnico porque tomar banho de agua morna nem 1 mes quanto mais 6 anos....
    •  
      GF
    • 27 janeiro 2012

# 19

Tendo ligado para o técnico (é ele quem faz as reparações/instalações todas na zona), disse que a caldeira já não é revista há cerca de 10 anos !!!!!
    Claro que assim é normal as coisas não funcionarem como deve ser.... diz que deve ter lá muito carvão a obstruir a caldeira.
    Falou em 150 euros para fazer uma revisão à caldeira, não me parece elevado, o que acham?
  16.  # 20

Colocado por: gf2011Tendo ligado para o técnico (é ele quem faz as reparações/instalações todas na zona), disse que a caldeira já não é revista há cerca de 10 anos !!!!!
    Claro que assim é normal as coisas não funcionarem como deve ser.... diz que deve ter lá muito carvão a obstruir a caldeira.
    Falou em 150 euros para fazer uma revisão à caldeira, não me parece elevado, o que acham?

pois isso de preços não sei, depende secalhar das peças que precisem ser mudadas, no seu caso quase que aposto que seja o permutador ou a bomba circuladora ou ate lixo dentro da caldeira! 10 anos é muita coisa!

0.0217 seg. NEW