Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      imbs
    • 20 janeiro 2012 editado

     # 1

    Antes de mais, andei a pesquisar aqui no fórum sobre este assunto e não encontrei a minha resposta.

    Já sei que é obrigatório, os preços e essas 'tretinhas' todas.

    Agora, eu vou comprar uma casa e (supostamente por lei) vem com o CE agregado, quando fizer a escritura.

    No final de contas, esse certificado, serve para quê? Valorizar a casa? Desvalorizar a casa? Desconto em painéis solares?
    Não estou a perceber nem a conseguir chegar ao fundo da questão... Uau, certificado energético da casa, e agora? O que fazer com ele? Guardar por 10 anos?!
    •  
      GF
    • 20 janeiro 2012

     # 2

    A minha opinião é que não serve mesmo para nada. Serve para o estado encaixar alguns milhoes.

    A ideia é daqui a uns anos, tal como fazemos quando compramos um elecrodomestico e escolhemos um classe A, para maior eficiencia energetica e consumo, se faça o mesmo com as casas e possamos escolher um A em detrimento de um B, C ou D.
    Mas até isso ser um factor de decisão pelos clientes.... acho que temos uns largos anos pela frente.
  1.  # 3

    As coisas podem não ser perfeitas mas, quando compra um frigorífico não liga nada á respectiva classe energética???
  2.  # 4

    Colocado por: imbsAntes de mais, andei a pesquisar aqui no fórum sobre este assunto e não encontrei a minha resposta.

    Já sei que é obrigatório, os preços e essas 'tretinhas' todas.

    Agora, eu vou comprar uma casa e (supostamente por lei) vem com o CE agregado, quando fizer a escritura.

    No final de contas, esse certificado, serve para quê? Valorizar a casa? Desvalorizar a casa? Desconto em painéis solares?
    Não estou a perceber nem a conseguir chegar ao fundo da questão... Uau, certificado energético da casa, e agora? O que fazer com ele? Guardar por 10 anos?!

    Eu acho piada que muita gente não quer saber do CE para a casa para nada, que consome carradas de energia, mas se forem comprar um frigorífico, só compram se for A+. Ainda ando a tentar perceber esta mentalidade.

    Colocado por: gf2011A minha opinião é que não serve mesmo para nada. Serve para o estado encaixar alguns milhoes.

    Também concordo, porque os certificados energéticos actuais, não são qualificam correctamente as necessidades energéticas de uma habitação, então para os espaços destinados a comércio e serviços são uma aberração.

    Concluindo, o CE é demasiado importante para as pessoas o ignorarem, tem é que ser revista a forma como são feitos, e o papel da adene neste processo.
  3.  # 5

    A função do CE deveria ser a de diagnosticar de forma precisa os consumos energéticos que a sua casa vai ter e propor melhorias para os diminuir.
    O conceito é bom, já a forma como são realizados deixa muito a desejar. Aqui a culpa é de todos. ADENE que permite, peritos sem um pingo de brio profissional e DO que não exigem.
    Hoje já é comum antes de se decidir por uma empresa de construção averiguar das capacidades técnicas e da qualidade dos trabalhos da mesma. Deveria ser igualmente comum essa analise antes de decidirmos pelos restantes técnicos que a montante ou a jusante vão intervir na obra
    Concordam com este comentário: imbs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
  4.  # 6

    A Adene tem por lá dados sobre a percentagem de consumidores que lêem os certificados, e daqueles que tomam em conta as medidas de melhoria propostas quando têm de fazer obras no imóvel.
  5.  # 7

    Colocado por: PicaretaConcluindo, o CE é demasiado importante para as pessoas o ignorarem, tem é que ser revista a forma como são feitos, e o papel da adene neste processo.


    Concordo com isto tudo, acrescentando mais uma coisa... segundo o decreto de lei, é obrigatório na prática possuir certificado energético aquando do registo do contracto de arrendamento nas finanças ou na elaboração da escritura (salvo as situações de isenções). Porque motivo é que as entidades envolvidas no processo ( finanças, notários, casa pronta etc) não são obrigadas a solicitar o certificado, como fazem com outros documentos obrigatórios ( FTH, Licença de utilização etc).

    o que está a acontecer é que uns fazem e outros não... pois não é impeditivo de registar contractos ou efectuar escrituras.

    Existem multas que podem ser aplicadas... mas quem as aplica?? a ADENE... O ESTADO??? NINGUEM???

    Estamos na fase inicial do processo, agora muita coisa tem de ser feita... e esclarecer quem fiscaliza a existência do Certificado nas transações, assim como rever todo o sistema que da forma que está e simplesmente obsoleto.

    cumps
    Concordam com este comentário: imbs
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
  6.  # 8

    Serve por exemplo para assinalar na declaração de rendimentos a classe energetica, e recuperar algum por esta via.
    Mas já vi que a falta de conhecimento é absoluta..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    •  
      imbs
    • 20 janeiro 2012

     # 9

    Colocado por: ParreiraServe por exemplo para assinalar na declaração de rendimentos a classe energetica, e recuperar algum por esta via.
    Mas já vi que a falta de conhecimento é absoluta..
    Estas pessoas agradeceram este comentário:imbs


    Mesmo. Por exemplo, não sabia que poderia recuperar algum através do CE.

    Morando em apartamento, poderei utilizar a tecnologia só na minha fracção? Ou todo o prédio tem de concordar?
    Se alguém souber responder...

    Cumprimentos
    IMBS
  7.  # 10

    pode deduzir uma parcela no IRS se o seu apartamento tiver Classe A ou A+
    se vai comprar casa, deverá exigir a entrega do Certificado. quem lho tem de entregar é o anterior proprietário do imóvel. se não existir ele terá de mandar fazer.
    eu se fosse a si, antes de decidir a compra, pedia e analisava o certificado. terá certamente muita informação que lhe interessa, se estiver bem feito claro. Não faz sentido apresentar-se o Certificado na escritura, poderá ser tarde demais.
    prevê-se que a partir de julho deste ano, quando se metem os imóveis á venda nas imobiliárias ou no jornal, já terão de ter CE e indicar a Classe.
    Resumidamente o CE informa o futuro proprietário sobre as características do imóvel, para que ele saiba o que está a comprar.
    Identifica como são feitas as paredes, isolamentos, pavimentos, coberturas, caixilharia, vidros, sistemas de climatização, equipamentos para produção de águas, quentes, etc.
    Identifica ainda a Classe energética do imóvel e propõe medidas de melhoria (não obrigatórias de fazer), para que o futuro proprietário possa melhorar a fracção, reduzindo os consumos de energia, e as emissões de gases com efeito de estufa.
    por exemplo, poderá sugerir que isole a laje de cobertura, estimando que gasta XX a fazer o Trabalho, Poupa YYY em Energia por ano ao implementar essa solução, e ao Fim de ZZZ anos recupera o investimento.
    Duvidas, pergunte que tentarei responder
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
  8.  # 11

    se quiser posso lhe enviar um exemplo de CE, para ver a informação que tem
    •  
      imbs
    • 20 janeiro 2012

     # 12

    Sr. Fernando, agradecia se o fizesse, vou enviar mensagem com o meu email.

    No entanto, irei colocar aqui mais algumas dúvidas, pois pode ser que mais alguém as tenha.

    Se comprar casa, será de retoma, ao banco. Vem com CE, mas só o tenho no dia da escritura. Ora, posso exigir essa descriminação toda da estrutura? isolamentos, pavimentos, coberturas...etc, etc...
    Óbvio que me interessa que seja o mais eficiente possível, e caso não o seja, sou a principal beneficiária em poupar em energia e claro, alterar pequenas e grandes coisas para isso.
    O apartamento ronda a década de finais de 70.

    Há certificados simples e outros mais descriminados? O que é obrigatório um CE ter?

    Obrigada
  9.  # 13

    se o apartamento é dessa data, O certificado não lhe vai dizer a constituição das paredes / pavimentos / coberturas, etc....
    ou seja só lhe vai informar sobre o que é possível ao Perito identificar na vistoria ao Local. Não está previsto partir paredes á procura dos isolamentos... :) e o mais certo é eles nem existirem.
    agora será possível identificar a caixilharia, o tipo de vidros, os estores, e os sistemas de climatização e preparação de águas quentes, que estiverem instalados.
    Nesses Apartamentos mais antigos, a grande mais valia do Certificado Energético, são as sugestões de melhoria. No Certificado serão identificadas algumas que permitirão melhorar a classificação do imóvel, e reduzir os custos com Climatizaçao e Preparação de águas quentes.
    O Cálculo Térmico da Fracção é feito partindo do principio que não existem isolamentos, porque não será possível ver se eles existem.
    Nesse caso as Sugestões de melhoria serão: aplicação de isolamentos, substituição de caixilharias; vidros duplos; colocação de estores; colocação de Sistemas de Ventilação, vedação de portas e janelas, instalação de sistemas solares para produção de águas quentes sanitárias, um esquentador mais eficiente, um sistema de aquecimento mais eficiente... etc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    •  
      imbs
    • 21 janeiro 2012

     # 14

    E...será que o CE vem assim...completo? Isso parecem-me coisas a mais para um papel. Desculpe a ignorância, mas estas dúvidas são fruto de todos a quererem fugir com o rabo à seringa e de, também, não saber do que falo!

    Isso vem mesmo com essas coisas todas descriminadas?
    Estou a ficar surpreendida pela positiva.

    Cumprimentos
    IMBS

    PS: fernandoFerreira, entretanto enviei-lhe o meu email por mensagem privada, aqui pelo fórum.
  10.  # 15

    Colocado por: imbsIsso parecem-me coisas a mais para um papel.

    Não é um papel...são vários papeis.
    •  
      imbs
    • 21 janeiro 2012

     # 16

    Sim, isso. Ao dizer um papel não queria dizer que era uma folha! O papel, o conjunto, um papel, a coisa, o CE.

    Cumprimentos
    IMBS
  11.  # 17

    normalmente tráz bastante informação. só não traz o que não se consegue verificar na vistoria, por não estar visível.... que infelizmente é o mais importante.... (isolamentos, pontes Térmicas, etc....) aí poderia recorrer a alguém que lhe podesse tirar umas fotografias Térmicas (Termografia), mas isso normalmente não está incluído nos serviços de certificação energética.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imbs
    •  
      imbs
    • 21 janeiro 2012

     # 18

    Boa.

    'A gente' precisa é informação para poder avançar.
    Obrigada, especialmente a si fernandoFerreira, e a todos os que contribuíram.
    •  
      imbs
    • 21 janeiro 2012

     # 19

    Sr. Picareta, ainda não me entendo com esta coisa das cotes, por isso tem de ir ao copy, paste.
    Ora quando diz:

    Eu acho piada que muita gente não quer saber do CE para a casa para nada, que consome carradas de energia, mas se forem comprar um frigorífico, só compram se for A+. Ainda ando a tentar perceber esta mentalidade.

    Eu respondo:
    Por querer saber do CE, é que pergunto para que serve. Repare, isto das compra de casa é tudo novo para mim, incluindo o CE. Então quando vejo discussões das construções das próprias casas, até arregalo os olhos para a quantidade de coisas e coisinhas...mas bom, isso agora não interessa nada!
    Por querer saber dele, é que venho perguntar, para que serve, em que consiste, no que me beneficia! Acha que, por exemplo, não tem cabimento nenhum investir em aquecimento (ou o contrário) sem saber que entra aragem pela porta, janela, o que seja.
    Como leiga, não sabia que isto tudo estava englobado dentro do CE e que era esse o seu papel. Na minha ignorância pensei que teria a ver com aquele incentivo aos painéis solares... não ligue.

    Estas coisas, têm muito que se lhe diga!

    Cumprimentos
    IMBS
  12.  # 20

    Colocado por: imbsSr. Picareta, ainda não me entendo com esta coisa das cotes, por isso tem de ir ao copy, paste.

    Fácil...com o rato selecciona o texto que pretende citar, depois clica em "citar" que está à direita e em cima do post.

    Colocado por: PicaretaEu acho piada que muita gente não quer saber do CE para a casa para nada, que consome carradas de energia, mas se forem comprar um frigorífico, só compram se for A+. Ainda ando a tentar perceber esta mentalidade.

    Com isto pretendi dizer o seguinte: Já construí muitos apartamentos para vender, e antes do CE ser exigido eu já fazia questão de ter CE A ou A+, e eu verificava que as pessoas não ligavam nada ao CE, se o meu vizinho vendia um pouco mais barata, os clientes compravam ao vizinho que nem sequer tinha CE, e depois exigiam um frigorífico da classe A+.
 
0.0181 seg. NEW