Colocado por: TROLHA...caro??..soldado??...
Colocado por: Costa53Caro amigo Trolha, deixe-se de tretas que aqui já não engana ninguém!
Colocado por: FDIsto é desnecessário e só ajuda a criar confusão.
Colocado por: Costa53Sérgio, peço desculpa mas deve estar enganado, o multicamada foi criado como alternativa á rede de águas nunca para aquecimento central, está nos livros, está no ADN de qualquer instalador utilizar cobre para aquecimento central, por dois motivos por suportar altas temperaturas e ser bom condutor térmico.
Coloco-lhe uma questão: Há quantos anos existe o aquecimento central, há muitos e longos anos! O multicamada existe há quantos anos!
Agora se quiser vir aqui dizer que o multicamada é mais facil de trabalhar e mais rápido do que o cobre ai estamos de acordo mas isto não reflecte de forma alguma a utilidade do cobre,
Até estou espantado por ver aqui comentários de membros que procuram ser eximios na opção dos materiais a aplicar na maioria dos casos insuportaveis às carteiras das pessoas e agora virem dizer sim senhor o multicamada pode dar para aquecimento central isto é um absurdo senão uma contradição!
O cobre é caro, dá trabalho é preciso ser soldado, pois é, mas um profissional descartar-se do cobre só porque foge das suas aptidões profissionais, então meu amigo é melhor dedicar-se à pesca do que vir aqui fazer comentários despropositados!
A caldeira não se estoura não tenha duvida que o primeiro a estourar é sempre a tubagem se for de pex ou multicamada basta avariar um termostato de um determinado aparelho e manter sempre uma resistência a trabalhar vai ver o trabalho que arranja, só espero que isto nunca lhe passe pela vida!
Colocado por: TROLHA...
não diga isso!!
Sérgio, peço desculpa mas deve estar enganado, o multicamada foi criado como alternativa á rede de águas nunca para aquecimento central, está nos livros, está no ADN de qualquer instalador utilizar cobre para aquecimento central, por dois motivos por suportar altas temperaturas e ser bom condutor térmico.caro costa aqui desculpe mas está muito enganado, não vou discutir isso com ninguém nem comparar nada com ninguém, mas acredite que qualquer multicamada que já ai foi salientado está preparado para servir o aquecimento central
Coloco-lhe uma questão: Há quantos anos existe o aquecimento central, há muitos e longos anos! O multicamada existe há quantos anos!
Colocado por: Sergio RodriguesHo sr Costa dsc la mas quero que me diga em que livro esta escrito que multicamada so dá para aguas sanitarias! mas mostre-me mesmo! como diz o cobre existe á muitos anos assim como o multicamada dentro desse tempo so o conhecemos á pouco!
Colocado por: Sergio RodriguesMas não me respondeu qual o aquecimento que funciona a 95º e a 10bar.
Colocado por: TROLHA...ai é...e para que servem os sistemas de segurança??
Colocado por: TROLHA...e os vasos de expansão são dimensionados para absorverem os ditos aumentos de volume....não são??
Colocado por: TROLHA...não parece!!..além disso revela desconhecimento total dos sistemas em causa!
Colocado por: TROLHA...as válvulas de segurança são para quê???..para fazer feitio... é??
Colocado por: TROLHA...os sistemas de tubagens para além do dito cobre!!
Colocado por: TROLHA...para a sua função,sem esquecer as temperaturas e pressões de serviço a que cada um está sujeito!
Colocado por: TROLHA...que vasos usa no aquecimento e que vasos usa na água quente sanitária??...(marcas e tipos)
que vasos usa nos sistemas solares e que vasos de arrefecimento usa também??...(marcas e tipos)
Colocado por: J.CDigo, digo porque nunca lá vi outra tubagem alem do cobre, nas aguas, gás....
Colocado por: alex5577Que tipo de isolamento seria mais adequado