Iniciar sessão ou registar-se
    • shc
    • 24 janeiro 2012

# 21

eu não defendi o multicamada nem disse que era contra isso no aquecimento, apenas perguntei se havia alguém que tivesse esse sistema em casa na Suiça, para mim o cobre no aquecimento é uma exelente opção, agora não sei se é melhor soldado ou com acessórios de cravar como os da Viega? alguém usa o sistema de cravar em cobre??
    • shc
    • 24 janeiro 2012

# 22

disse Suiça, porque foi onde vi, claro que também se deve usar noutros países, tive na França mas não reparei.
    Só queria tirar a dúvida se usavam ou não, podia ter sido só no apartamento onde tive por isso é que tinha perguntado para ficar esclarecido. á pessoas que não confiam no sistema de cravar para aquecimento, põe em causa os oring´s, não conheço muitos a usarem o cobre press em aquecimento, mas não desconfio do sistema, até penso que seja muito seguro.
  1.  # 23

Colocado por: TROLHA...caro??..soldado??...

Caro amigo Trolha, deixe-se de tretas que aqui já não engana ninguém!

O cobre não tem tabela especifica porque flutua os preços em função do mercado internacional dai estar com preços de certo modo especulativos, tal como o petroleo!

E depois tem que ser soldado para aquecimento central se utilizar o cobre maleavel que é o mais usual tem que ter acessórios embora haja quem pratique a picagem que eu discordo.

Se utiliza acessórios como quer fazer prevalecer de aperto mecânico então digo-lhe para aquecimento central esqueça! E só deve utilizá-los em cobre de vara (rijo)

Veja a importância do cobre que eu não estou atrasado no tempo ou contrário da sua afirmação que o membro que abriu esta discussão sem ser da área e por informações chegou à conclusão que o cobre é melhor para aquecimento e que o multicamada já trouxe problemas a um construtor, portanto deixe-se de comentários evasivos e respeite as opiniões dos outros, porque a sua postura é; ou se está consigo ou se está contra si!

Isto para não falar do Mepla que está acima do patamar do multicamada que aqui se abordou!
    •  
      FD
    • 24 janeiro 2012

# 24

Colocado por: Costa53Caro amigo Trolha, deixe-se de tretas que aqui já não engana ninguém!

Isto é desnecessário e só ajuda a criar confusão.

Evitem este tipo de discurso.
    Obrigado.
  2.  # 25

Colocado por: FDIsto é desnecessário e só ajuda a criar confusão.

Caro FD, peço desculpa talvez tenha exagerado, nesta afirmação. mas este homem por vezes tira-nos do sério>!
    Concordam com este comentário: ze79
  3.  # 26

Colocado por: Costa53Sérgio, peço desculpa mas deve estar enganado, o multicamada foi criado como alternativa á rede de águas nunca para aquecimento central, está nos livros, está no ADN de qualquer instalador utilizar cobre para aquecimento central, por dois motivos por suportar altas temperaturas e ser bom condutor térmico.
    Coloco-lhe uma questão: Há quantos anos existe o aquecimento central, há muitos e longos anos! O multicamada existe há quantos anos!

Agora se quiser vir aqui dizer que o multicamada é mais facil de trabalhar e mais rápido do que o cobre ai estamos de acordo mas isto não reflecte de forma alguma a utilidade do cobre,

Até estou espantado por ver aqui comentários de membros que procuram ser eximios na opção dos materiais a aplicar na maioria dos casos insuportaveis às carteiras das pessoas e agora virem dizer sim senhor o multicamada pode dar para aquecimento central isto é um absurdo senão uma contradição!

O cobre é caro, dá trabalho é preciso ser soldado, pois é, mas um profissional descartar-se do cobre só porque foge das suas aptidões profissionais, então meu amigo é melhor dedicar-se à pesca do que vir aqui fazer comentários despropositados!

A caldeira não se estoura não tenha duvida que o primeiro a estourar é sempre a tubagem se for de pex ou multicamada basta avariar um termostato de um determinado aparelho e manter sempre uma resistência a trabalhar vai ver o trabalho que arranja, só espero que isto nunca lhe passe pela vida!

Ho sr Costa dsc la mas quero que me diga em que livro esta escrito que multicamada so dá para aguas sanitarias! mas mostre-me mesmo! como diz o cobre existe á muitos anos assim como o multicamada dentro desse tempo so o conhecemos á pouco!
    Mas não me respondeu qual o aquecimento que funciona a 95º e a 10bar.
    Eu ja vi caldeiras a escaxar 1º que a tubagem olhe e começa logo no permutador é lindo de se ver parece um chuveiro! depois eu ja tinha dito antes que isso ja me aconteceu e não foi na rede de aquecimento foi nas AQS que a tubagem derreteu toda logo na saida das AQS!
    • J.C
    • 24 janeiro 2012

# 27

Colocado por: TROLHA...
    não diga isso!!

Digo, digo porque nunca lá vi outra tubagem alem do cobre, nas aguas, gás....
    Na altura, claro.
  4.  # 28

Sérgio, peço desculpa mas deve estar enganado, o multicamada foi criado como alternativa á rede de águas nunca para aquecimento central, está nos livros, está no ADN de qualquer instalador utilizar cobre para aquecimento central, por dois motivos por suportar altas temperaturas e ser bom condutor térmico.
    Coloco-lhe uma questão: Há quantos anos existe o aquecimento central, há muitos e longos anos! O multicamada existe há quantos anos!
    caro costa aqui desculpe mas está muito enganado, não vou discutir isso com ninguém nem comparar nada com ninguém, mas acredite que qualquer multicamada que já ai foi salientado está preparado para servir o aquecimento central
  5.  # 29

Colocado por: Sergio RodriguesHo sr Costa dsc la mas quero que me diga em que livro esta escrito que multicamada so dá para aguas sanitarias! mas mostre-me mesmo! como diz o cobre existe á muitos anos assim como o multicamada dentro desse tempo so o conhecemos á pouco!

No meu primeiro post disse e está lá escrito ´´ para aquecimento central nunca se deve utilizar o multicamada´´ o Sérgio em seguida diz´´ que discorda comigo porque eu disse ´´o multicamada não dá para aquecimento, agora eu disse que o multicamada foi criado como alternativa á rede de águas e vem dizer que eu disse que o multicamada só dá para águas sanitárias, desculpe mas existe aqui uma contradição de afirmações da sua parte que não tem a haver com o que eu disse e afirmei!

O multicamada por esta ordem de ideias dá para aquecimento central como dá o PPR e o Polibutileno, aqui não temos duvidas, certo!

As razóes que aponto para a utilização do cobre é pelo facto de suportar elevadas temperaturas e ser bom condutor térmico, tem algumas duvidas dentro deste contexto! Espero que não!

Colocado por: Sergio RodriguesMas não me respondeu qual o aquecimento que funciona a 95º e a 10bar.

Aquecimento que funciona a 95o caldeira; recuperador de calor; lareiras com permutadores a água etc..
    Não se esqueça que quanto mais for a temperatura mais existe pressão. salvo erro que quando a água passa do estado liquido a vapor aumenta de volume e dai aumenta de pressão, creio que isto se aprende na escola ou não será! Se não for bem isto é algo parecido, já estou um pouco esquecido!

Para conseguir ter uma temperatura ambiente através de radiadores de 21/23o tem que a caldeira funcionar com uma temperatura nominal de 80o, há muita gente que esta temperatura não lhe serve e toca de aumentar a temperatura na caldeira e abrir mais as cabeças termostaticas e depois a caldeira a funcionar a 90/95o constantes.

Basta por ex. e posso lhe dar mais que na placa de potencia da caldeira acontecer uma avaria no termostato e ai disparar para temperaturas de 110o e ninguem se apercebe a não ser quando acontece as desgraças!

Concluindo,quando afirmo ser o cobre a tubagem ideal para aquecimento é no intuito de salvaguardar estes problemas ou seja é credabilizar um sistema em que se houver altas temperaturas(no fundo anormais) ter uma tubagem que consiga resistir a estas adversidades,

A partir daqui cada um que ponha a tubagem que quiser mas estou no meu direito enquanto participante deste forum em opinar sobre uma razão evidente que pela minha experiência se coaduna com as boas praticas de instalação.

Cumprimentos
  6.  # 30

Colocado por: TROLHA...ai é...e para que servem os sistemas de segurança??

Quais são os sistema de segurança que refere!

Colocado por: TROLHA...e os vasos de expansão são dimensionados para absorverem os ditos aumentos de volume....não são??

E o que contem os vasos de expansão? São dimensionados para para somente a caldeira ou para um sistema integral de aquecimento é como há varios tipos de vaso expansão pode ser que me possa ilucidar!

Colocado por: TROLHA...não parece!!..além disso revela desconhecimento total dos sistemas em causa!

Quais são os sistemas que refere, não percebi!
  7.  # 31

Colocado por: TROLHA...as válvulas de segurança são para quê???..para fazer feitio... é??

As válvulas de segurança em principio servem para salvaguardar a pressáo e então as presostáticas, servem para quê?

Colocado por: TROLHA...os sistemas de tubagens para além do dito cobre!!

Ok mas isto já esclareci, pode-se utilizar multicamada, PPR e Polibutileno em sistemas de aquecimento central.

Colocado por: TROLHA...para a sua função,sem esquecer as temperaturas e pressões de serviço a que cada um está sujeito!

Mas o vaso de expansão para energia solar serve também para aquecimento central? por ex.
    É possivel regular as temperaturas no vaso expansão? Desconheço este pormenor, peço desculpa!
    As pressões de serviço depois de medidas são constantes, toda a vida de existência do vaso expansão, então para que serve o pipo que normalmente vejo? Pode-me esclarecer por fvr.
  8.  # 32

Colocado por: TROLHA...que vasos usa no aquecimento e que vasos usa na água quente sanitária??...(marcas e tipos)
    que vasos usa nos sistemas solares e que vasos de arrefecimento usa também??...(marcas e tipos)

O Trolha interviu num post que eu comentei que não era dirigido a si!

Coloquei algumas questões para me poder esclarecer agora vem testar-me porquê!

Os vasos de expansão normalmente já vem incorporado nos equipamentos de aquecimento a marca normalmente é da zilmet o tipo pode ser achatado ou mais em globo.

Para o sistema solar também é da zilmet ai depende da capacidade é variavel en função da dimensão do sistema mas o tipo é com membrana todos eles e em globo.
    Vasos de expansão para arrefecimento desconheço e até acho estranho, se comentou que os vasos de expansão serviam para absorver as pressões e as altas tempedraturas e agora vir abordar para arrefecimento, sinceramente desconheço!
  9.  # 33

Colocado por: J.CDigo, digo porque nunca lá vi outra tubagem alem do cobre, nas aguas, gás....

olhe o amarelo é multicamada e é para gas!! cá não se usa "ainda é proibido"
      gaz.jpg
    • shc
    • 25 janeiro 2012

# 34

A Plomyclick penso que tem um sistema de encaixe rápido para gás, isso é que tenho a dúvida de é seguro, o tubo e os acessórios são iguais aos usados na água, apenas muda de branco para amarelo.
  10.  # 35

Proposeram-me este cobre: http://www.kpmgroupindia.com/
    Tubos de 25, 18 e 15 mm, com 1 mm de espessura.
    O que acham?
  11.  # 36

Para isolamento, tubos de polietileno flexível, daqueles q se vendem no leroy-merlin.
  12.  # 37

"Soa-me" a sarcasmo... :-) Estou correcto?
  13.  # 38

Hmm... e o que seria "fixe" mas direito ? :-)
    Que tipo de isolamento seria mais adequado, tendo em conta que os tubos de cobre irão ser instalados em roços feitos em paredes de tijolo?
  14.  # 39

Colocado por: alex5577Que tipo de isolamento seria mais adequado

este,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alex5577
      Isolamento2.jpg
  15.  # 40

Não será melhor o Tubolit DG? (e mais barato?)

0.0182 seg. NEW