Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, estou a remodelar o meu apartamente e orçamentaram-me uma pré-instalação para aquecimento central no valor de 3000 euros (instalação da tubagem mais roços necessários), com tubagem em cobre (para um apartamento T4 com 120 m2). Perto do fim da instalação (que demorou 1 dia), reparei que me tinham colocado tubagem multicamada. Os argumentos do construtor são:
    1 - A instalação é menos destrutiva: já que não queremos mexer no chão, e a canalização tem de passar pelas paredes, os roços para multicamada são menores
    2 - A qualidade é a mesma
    3 - O preço fica ela por ela

Sempre acreditei que cobre era muito mais caro e melhor que multicamada para aquecimento.
    Qual a vossa opinião? Podem-me ajudar por favor?

Os tubos multicamada têm como especificações o seguinte: PE-RT / AL / PE-RT (secção) 16 x 2,0 mm AENOR 001/621 CLASSE 1-2-4-5/6 bar (de 0º a 95º C 10 bar

Obrigado,
    Alex
  2.  # 2

Os argumentos do construtor são:
    1 - A instalação é menos destrutiva: já que não queremos mexer no chão, e a canalização tem de passar pelas paredes, os roços para multicamada são menores

Sempre acreditei que cobre era muito mais caro e melhor que multicamada para aquecimento.
    Qual a vossa opinião? Podem-me ajudar por favor?

Os tubos multicamada têm como especificações o seguinte: PE-RT / AL / PE-RT (secção) 16 x 2,0 mm AENOR 001/621 CLASSE 1-2-4-5/6 bar (de 0º a 95º C 10 bar

Obrigado,
    Alex

Ora bem, o cobre é bem mais caro que o multicamada, senão vejamos:
    1M cobre 22mm = 8 euros
    1M cobre 15mm = 6 euros

1M multicamada 25mm = 3 euros
    1M multicamada 20mm = 2 euros

O cobre aguenta alta temperatura, enquanto que o multicamada aguenta pontualmente 95º e valores máximos de 110º.

O argumento que o construtor ocultou foi claramente o preço, que lhe convinha muito mais colocar multicamada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alex5577
  3.  # 3

Colocado por: alex5577Sempre acreditei que cobre era muito mais caro e melhor que multicamada para aquecimento.

O multicamada até podia ser mais caro e melhor, mas não foi isso que eles orçamentaram, nem pediram autorização a ninguém para alterar a tubagem, agora existem duas soluções:
    1 - substituem a tubagem
    2 - se o multicamada servir, deixam ficar os tubos e você não paga.
    • TLS
    • 21 janeiro 2012

# 4

eu não queria nem aceitava, já tive experiências muito mas com o multi camadas. Se ainda estiver a tempo tire.
    • TLS
    • 21 janeiro 2012

# 5

Perto do fim da instalação (que demorou 1 dia), reparei que me tinham colocado tubagem multicamada. Os argumentos do construtor são:

pois so aqui veja o que lhe roubou, em cobre nao demorava so um dia
    • shc
    • 21 janeiro 2012

# 6

n se deixa ficar, esse argumento que lhe disseram é uma treta, não lhe digo quanto é a diferença de preço para não se assustar.
  4.  # 7

3000 euros para um T4
    orçamentaram cobre tinham de instalar cobre , o multicamada não é assim tão mau para aquecimento central
    agora os tipos pagam-se bem para uma pré instalação até para cobre acho demasiado por metade já era muito
  5.  # 8

Olá, estou a remodelar o meu apartamente e orçamentaram-me uma pré-instalação para aquecimento central no valor de 3000 euros
    não vou comentar sobre o cobre e o multicamada, tinhamos discussão para mais 500 comentarios, apenas acho o valor caro, já agora que não entendi bem, eles abrem os roços e acompanham? tudo nos trinques?
  6.  # 9

Para uma instalação de aquecimento central nunca se deve utilizar multicamada pela máxima tamperatura que suporta que são 95o e isto se for multicamada homologado e de qualidade, a temperatura referenciada são em alturas de picos portanto para uma instalação de aquecimento só o cobre é aceitavel e não estamos só a falar do cobre é a necessidade das soldaduras fosafatizadas ou em prata e o isolamento necessário dai ser una instalação dispendiosa.

Como normalmente temos que ter valores de 85/95o constantes para sistema de radiadores devido às percas termicas chegar a uma temperatura agradavel, certamente que com o multicamada irá ter problemas de futuro, portanto mande retirar e faça o trabalho correcto.
    Concordam com este comentário: TLS, Freitas Costa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alex5577
  7.  # 10

Muito obrigado pelos vossos comentários! Em resposta a algumas questões colocadas:
    - O valor inclui a instalação da tubagem e a execução e tapamento de roços (que se misturam na restante obra). Não inclui máquinas.
    - A tubagem multicamada instalada é da marca Heliroma, modelo heliklima. As especificações são as que indiquei: PE-RT / AL / PE-RT (secção) 16 x 2,0 mm. Será comparável ao cobre?
  8.  # 11

NOTA: até agora só vi preocupação com a tubagem,e o isolamento???..qual é...qual foi proposto e qual é o que está instalado???

pelos vistos velo
  9.  # 12

Quer dizer que um bom multicamada pode ser mais seguro e duradouro que um mau cobre?
    Pelo que disse relativamente ao heliroma, então qualquer cobre será melhor, certo?
    Relativamente ao isolamento, é uma boa questão. O proposto foi tão simplesmente "coquilha de borracha", no entanto não tomei nota do que está efectivamente instalado. Parece algo tipo polietileno flexível (??) Tenho de ir ver.

Já agora, para tubagem em cobre e isolamento, o que devo ter em conta?
    Obrigado!
    Alex
    • TLS
    • 22 janeiro 2012

# 13

resolva o caso de uma so vez...mande tirar e por o cobre
    • TLS
    • 23 janeiro 2012

# 14

isso era o que deveria estar mencionado no orçamento, não andar a ser discutido agora, pois quem põe cobre em orçamento e coloca MC não deve estar preocupado com o tipo de cobre
    • TLS
    • 23 janeiro 2012

# 15

então ponha você os pormenores, comece a discussão
  10.  # 16

eu so descordei com o comentario do COSTA53 em dizer que Multicamada não dá para aquecimento central, em tudo que é publicidade de multicamada fala em ser mais que indicado para aquecimento, quando falam em 95º a 10bar exliquem-me que sistema de aquecimento central para uma casa funciona a esses valores? antes de o tubo estourar a caldeira partia-se toda! concordo sim se falarem num recuperador de calor sem qualquer tipo de controle de temperatura!
    Mas isso é relativo ja tive casos em que um esquentador desfez a tubagem toda!
    • shc
    • 23 janeiro 2012

# 17

não há aqui ninguém que viva na suiça?? acho que lá usam multicamada, pelo menos no apartamento onde tive.
    Concordam com este comentário: ze79
  11.  # 18

Colocado por: Sergio Rodrigueseu so descordei com o comentario do COSTA53 em dizer que Multicamada não dá para aquecimento central, em tudo que é publicidade de multicamada fala em ser mais que indicado para aquecimento, quando falam em 95º a 10bar exliquem-me que sistema de aquecimento central para uma casa funciona a esses valores? antes de o tubo estourar a caldeira partia-se toda! concordo sim se falarem num recuperador de calor sem qualquer tipo de controle de temperatura!
    Mas isso é relativo ja tive casos em que um esquentador desfez a tubagem toda!

Sérgio, peço desculpa mas deve estar enganado, o multicamada foi criado como alternativa á rede de águas nunca para aquecimento central, está nos livros, está no ADN de qualquer instalador utilizar cobre para aquecimento central, por dois motivos por suportar altas temperaturas e ser bom condutor térmico.
    Coloco-lhe uma questão: Há quantos anos existe o aquecimento central, há muitos e longos anos! O multicamada existe há quantos anos!

Agora se quiser vir aqui dizer que o multicamada é mais facil de trabalhar e mais rápido do que o cobre ai estamos de acordo mas isto não reflecte de forma alguma a utilidade do cobre,

Até estou espantado por ver aqui comentários de membros que procuram ser eximios na opção dos materiais a aplicar na maioria dos casos insuportaveis às carteiras das pessoas e agora virem dizer sim senhor o multicamada pode dar para aquecimento central isto é um absurdo senão uma contradição!

O cobre é caro, dá trabalho é preciso ser soldado, pois é, mas um profissional descartar-se do cobre só porque foge das suas aptidões profissionais, então meu amigo é melhor dedicar-se à pesca do que vir aqui fazer comentários despropositados!

A caldeira não se estoura não tenha duvida que o primeiro a estourar é sempre a tubagem se for de pex ou multicamada basta avariar um termostato de um determinado aparelho e manter sempre uma resistência a trabalhar vai ver o trabalho que arranja, só espero que isto nunca lhe passe pela vida!
    • J.C
    • 23 janeiro 2012

# 19

Colocado por: shcnão há aqui ninguém que viva na suiça?? acho que lá usam multicamada, pelo menos no apartamento onde tive.

Não, Suiça e frança, Só utilizam o cobre, trabalhei lá uns anitos e, só via os canalizadores "Plombiers" colocarem cobre!
  12.  # 20

Olá, Atenção que coloquei a questão e não fugi! :-))
    Obrigado pelos vossos comentários.
    As especificações que tenho são apenas as que já indiquei. Aguardo especificações para os tubos de cobre e respectivo isolamento.
    De qualquer forma, pelas vossas respostas e de outras opiniões que obtive, parece-me claro que cobre é uma escolha mais segura, se ignorarmos o preço.
    Tive opiniões de construtores que utilizaram MC uma ou outra vez e correu mal.
    "Que MC?" Pois não sei, mas como também não tenho dados para fazer uma investigação a la tese de doutoramento, tenho de me guiar pela generalidade dos comentários que vou obtendo.

Mas já agora, pondo a questão ao contrário, alguém me pode dar exemplos de um "bom cobre" e de um "bom multicamada" ?
    Obrigado!

0.0215 seg. NEW