Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    vivo numa casa em conjunto com meu pai e mãe á mais de 40 anos e sou solteiro. tenho um ordenado muito baixo quase o ordenado mínimo nacional.
    a três anos a minha mãe faleceu. vivo actualmente com o meu pai. somos três irmãos comigo incluído.Ainda Não houve partilhas.
    Cuidei da minha mãe até ela falecer. actualmente embora com ajuda de uma empregada também cuido do meu pai.
    A minha questão é o seguinte
    Em caso de morte do meu pai os meus irmãos podem me por fora de casa? Sendo eu que cuido dele e estou a viver com ele?
    Agradecia alguma informação porque estou muito preocupado com a possibilidade de ter que sair de casas e não ter condições económicas para arrendar uma casa.
  2.  # 2

    Colocado por: rogerio51Ainda Não houve partilhas.
    JÁ deviam ter tratado das partilhas.
    Essas coisas, quanto mais se adiam, pior.

    Em caso de morte do meu pai os meus irmãos podem me por fora de casa? Sendo eu que cuido dele e estou a viver com ele?.

    Em princípio, quando o seu pai morrer a casa será 1/3 de cada um dos 3 irmãos. Se quiser ficar a viver nela, ou lhes paga uma renda (1/3 de uma renda) a cada um dos seus irmãos, ou lhes compra a parte deles.

    Consegue atribuir um valor ao trabalho que teve a cuidar da sua mãe?
    E quanto é que lhe custa (em euros) estar a cuidar do seu pai?
    Quem paga a empregada?

    É que, na altura das partilhas, você tem de ter isso bem documentado para o trazer à colação.
    - O mais certo é os seus irmãos chamarem à colação a RENDA que você NÃO está a pagar ao utilizar a casa (que também é deles).
    - E você poderá alegar que (os 3 filhos) estão a poupar , por exemplo, uns 600euros/mês por não porem o pai num lar. Isto é, que cada um dos seus irmãos lhe deve 200euros/mês.

    É o tipo de coisas que convém consultar JÁ um advogado.
  3.  # 3

    Obrigado pelo esclarecimento Luis K. W.
    Vou ter que arranjar forma de resolver a situação.
    •  
      imbs
    • 22 janeiro 2012

     # 4

    Os seus irmãos moram onde? Casa própria? Alugada?
    Há quanto tempo saíram de casa?
    Faça o que o Luis K. W. disse e mais, (não sei se têm uma boa relação ou não) mas qualquer coisa que digam, tente que fique por escrito. Imagine que eles dizem que sim, que o deixam ficar aí sem problemas, o que diz agora...e o que se diz depois... Ou se eles têm casa própria, tente que o seu pai lhe deixe em testamento o usufruto dessa casa, no mínimo, por ter sido o filho que aí ficou a cuidar dos pais.

    Se os seus irmãos têm melhores condições económicas que o Rogério, tente o lado do bom senso e de chamá-los à razão.
    Não perguntei, nem disse, mas a casa dos seus pais onde vive agora, era deles, correcto?

    Boa sorte!
  4.  # 5

    Obrigado também ao imbs.
    Vou tentar que pelo menos o meu pai me deixe em testamento o usufruto da casa.
    os meus dois irmãos tem casa própria.
    Vivemos desde meninos na mesma casa. depois eles casaram construíram as casas deles. Há mais de 20 anos que vivo só eu na casa na companhia dos meus pais. Cuidei da minha mão até ela falecer. há cerca de três anos faleceu. Estou com o meu pai, a situação e mais complicada porque também trabalho e tivemos que contratar uma empregada para ajudar nos cuidados com ele. nas horas em que a empregada não está presente sou eu que lhe dou a ajuda necessária, trato da alimentação, mudo as fraldas. Ao domingo e a folga da empregada sou eu que tomo conta de tudo. eles raramente vem me ajudar( tem nojo do pai). há um beneficio toda a despesas e por conta do meu pai agua, luz, pagamento a empregada e alimentação. eu não pago nada. Mas estou é preocupado porque não tenho possibilidades económicas para alugar uma casa.Se decidirem fazer as partilhas vou ficar numa situação complicada.
    •  
      imbs
    • 23 janeiro 2012

     # 6

    Colocado por: rogerio51Obrigado também ao imbs.

    à imbs, que sou uma lady.

    Bom, quanto ao resto, lá está... se os seus irmãos têm casa própria e se sabem da sua situação, só faz sentido deixarem-no viver aí. Se lhe pedirem renda é que não acho bem, apesar de ser legítimo e legal.

    Boa sorte.
  5.  # 7

    Colocado por: rogerio51Vou tentar que pelo menos o meu pai me deixe em testamento o usufruto da casa.
    Não sei se isso é possível.

    Creio que só seria/será possível durante a VIDA do seu pai, e se ele fosse único proprietário da casa.

    Ora, com a morte da sua mãe, tanto você como os seus irmão JÁ SÃO (ou... já deviam ser, se tivessem feito as partilhas) proprietários de 1/8 da casa.

    Isto é, o seu pai só possui 5/8 da casa.

    (NOTA: Destes 5/8 (62,5%) , ele só pode deixar-lhe uma parte em testamento e o restante é a dividir igualmente pelos herdeiros.)

    Como disse antes, o melhor é:
    1. falar com um advogado.
    2. pensar em como chegar a um acordo com os seus irmãos.
  6.  # 8

    Tem mesmo que falar com os seus irmãos e quanto antes (sem prejuízo de tb falar com um advogado).
    Na minha família há um caso semelhante, com a particularidade de o filho que viveu sempre com os pais ter um défice cognitivo, embora tenha o seu emprego (ganha o ordenado mínimo). Depois da morte do pai, a mãe e os restantes irmãos fizeram partilhas e, como só havia a casa para dividir, deram-lha (legalmente, ele comprou a parte dos irmãos e da mãe, ficando estes com usufruto vialício). Por um lado, ele não pode vender sem o consentimento da mãe e dos irmãos (salvaguarda-se o bem), mas por outro garantiram que ele nunca ficaria sem teto.
    Cada família lida de maneira diferente com estas situações, seria bom começar por perceber a sensibilidade dos seus irmãos, até porque eles, pelos vistos, pouco ligam ao pai.
    Concordam com este comentário: Luis K. W., mmgreg
  7.  # 9

    Obrigado a todos pela vossa ajuda. Imbs quanto a forma de tratamento desculpe.
    •  
      imbs
    • 24 janeiro 2012

     # 10

    Colocado por: rogerio51Imbs quanto a forma de tratamento desculpe.


    Não tem problema! eheh
 
0.0147 seg. NEW