Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos os participantes deste forum. tenho procurado muito um tópico neste forum mas não encontrei nada sobre a seguinte questão, queria construir a minha própria casa, tenho terreno, tenho conhecimentos técnicos, mas não tenho dinheiro nem quero pedir aos bancos empréstimos, pois também tenho os materiais todos para a construção da habitação.
    existe alguma lei que me deixe construir a minha própria casa sem ter todo o processo burocrático.
    Terei mesmo que pagar todas as despesas de licenças e projectos.
    obrigado
    rui
  2.  # 2

    Colocado por: Rui Meirelestenho dinheiro nem quero pedir aos bancos empréstimos, pois também tenho os materiais todos para a construção da habitação.


    Tem os materiais e a mão de obra!



    Colocado por: Rui MeirelesTerei mesmo que pagar todas as despesas de licenças e projectos.


    É evidente que tem a não ser que faça uma casa clandestina, mas isso era em ouitros tempos!
    E tem que ter alguem com alvará para lhe poder levantar a licença na Câmara.
    E não é só a licença e os projectos é tambem os seguros por ex.

    Cumprimentos e boa sorte
    Concordam com este comentário: Rui Meireles
  3.  # 3

    Terá certamente que cumprir a legislação em vigor.
    OU seja, terá que instruir um processo para a Câmara, e após a aprovação do mesmo poderá proceder à construção da casa.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui Meireles
  4.  # 4

    Colocado por: Costa53

    Tem os materiais e a mão de obra!





    É evidente que tem a não ser que faça uma casa clandestina, mas isso era em ouitros tempos!
    E tem que ter alguem com alvará para lhe poder levantar a licença na Câmara.
    E não é só a licença e os projectos é tambem os seguros por ex.

    Cumprimentos e boa sorte
    Concordam com este comentário:Rui Meireles

    boa noite, obrigado pelo comentário.
    Sim tenho todos os materiais devido a reformas, poderia disser que seria uma forma de reciclagem, pelo que me disse a única forma de podermos nos mesmos fazer a nossa casa será construir clandestinamente.
    em tempos ouvi falar que se podia construir se respeitasse algumas normas, mas não sei se será verdade.
    Não preciso de agua nem luz nem pretendo vender a casa caso construa, as licenças só seria necessárias para isso?
    obrigado
  5.  # 5

    A licença será necessária para todo o processo.
    Hoje em dia não vale a pena fugir com ilegalidades.
    Já ouviu falar em legalizações? Hoje é o que mais há para ai. Isto porque a Camara também tem o google earth e através dele consegue ver o que antigamente não se via.
    Aconselho-o a investir como deve de ser do que mais tarde estar sujeito a que a sua obra nem seja legalizável.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  6.  # 6

    Colocado por: adarqTerá certamente que cumprir a legislação em vigor.
    OU seja, terá que instruir um processo para a Câmara, e após a aprovação do mesmo poderá proceder à construção da casa.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui Meireles

    boa noite, obrigado pelo comentário.
    mas não posso ser eu a apresentar esse projecto?
    Concordam com este comentário: Syarn
  7.  # 7

    Pode,

    Tem é que solicitar o projecto de arquitectura a um técnico habilitado para o executar.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  8.  # 8

    Colocado por: adarqA licença será necessária para todo o processo.
    Hoje em dia não vale a pena fugir com ilegalidades.
    Já ouviu falar em legalizações? Hoje é o que mais há para ai. Isto porque a Camara também tem o google earth e através dele consegue ver o que antigamente não se via.
    Aconselho-o a investir como deve de ser do que mais tarde estar sujeito a que a sua obra nem seja legalizável.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

    claro que já ouvi falar sim em legislação, e google earth, mas não concordo com isso, pois se eu mesmo sei construir, porque terei de pagar todos esses custos. porque não podemos Nós próprios construir a nossa casa, não pretendo vender nem pedir empréstimo para construir. (estou só a levantar esta questão, não a defender a construção ilegal)
  9.  # 9

    Essa legislação defende o nosso patrimonio, senão quem pensa que sabe construir, construia, quem pensa que sabe fazer projectos, projectava...
    Entende onde quero chegar?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  10.  # 10

    Colocado por: adarqPode,

    Tem é que solicitar o projecto de arquitectura a um técnico habilitado para o executar.

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

    eu tenho arquitectos que me podem fazer o projecto de arquitectura, mas eu estou a levantar a questão pois se as pessoas que tem conhecimentos técnicos deveriam poder construir a sua própria casa, pois estará de acordo comigo que tem muitos projectos de arquitectura que nunca deveriam sair do papel por serem um atentado a arquitectura e ao urbanismo mas são aprovados mesmo assim, basta pagar.
  11.  # 11

    Se tem arquitectos, porque não os deixa fazer o trabalho?
    Já viu que sabe coser uma meia, mas por ter essa competência técnica não é cirurgião. Certo?
    Certamente deve saber como aliviar uma dor mas não é médico.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  12.  # 12

    Colocado por: adarqEssa legislação defende o nosso patrimonio, senão quem pensa que sabe construir, construia, quem pensa que sabe fazer projectos, projectava...
    Entende onde quero chegar?

    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

    claro que sim, e estou de acordo, mas também limita toda a criação, pois só os arquitectos podem criar, mas ao longo dos tempos não foi bem assim que as coisas aconteceram, não nego que aconteçam coisas boas e aberrações nisso tem toda a razão, mas poderia haver uma forma de podermos apresentar os nossos próprios projectos para aprovação nas câmaras para apreciação pelo arquitecto responsável sem todas as burocracias, estou a falar de pequenos projectos, nada de apartamentos nem grandes construções.
  13.  # 13

    mas para isso apresenta a sua ideia a um arquitecto e ele torna a sua ideia executável dentro da legislação.

    Sabe que a arquitectura é mais complexa do que aquilo que está aqui a dizer. Percebe isso não percebe?
    Isto falando de arquitectura...
  14.  # 14

    Colocado por: adarqmas para isso apresenta a sua ideia a um arquitecto e ele torna a sua ideia executável dentro da legislação.

    Sabe que a arquitectura é mais complexa do que aquilo que está aqui a dizer. Percebe isso não percebe?
    Isto falando de arquitectura...

    Claro que sim, tive o privilegio de trabalhar com arquitectos muito conceituados em portugal, não quero de forma nenhuma ir contra os princípios da arquitectura. mas discordar de uma situação que leva muita gente a construir clandestinamente, porque é um direito da Constituição Portuguesa, de que todos os Portugueses tem direito a uma habitação, mas que de facto não é verdade, devido a todas essas burocracias da no que dá, penso que tem anteconhecimento que na Áustria esta burocracia não existe, e nem por isso a arquitectura Austríaca é pior que a nossa.
  15.  # 15

    MAs em Austria certamente devem recorrer a um arquitecto, bem como em outros paises em que a legislação e a burocracia não é tão exaustiva como em Portugal.

    Resumindo, terá que solicitar a ajuda de um Arquitecto:)


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  16.  # 16

    Colocado por: adarqMAs em Austria certamente devem recorrer a um arquitecto, bem como em outros paises em que a legislação e a burocracia não é tão exaustiva como em Portugal.

    Resumindo, terá que solicitar a ajuda de um Arquitecto:)


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

    Para construção de casa própria não, é nesse ponto que estou a fundamentar as minhas ideias, estou a falar de casa própria não casarão ou megalomanias ai sim não dispensa o conhecimento da arquitectura, mas pelos visto só tenho uma solução.
  17.  # 17

    POis...

    Já agora, onde se localiza o seu terreno?


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  18.  # 18

    Colocado por: adarqPOis...

    Já agora, onde se localiza o seu terreno?


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]

    No norte de portugal distrito do porto, em Lousada.
    o objectivo era construir em steel frame, construção a seco, bem desta forma acho que compliquei mais a questão relativamente a licenças.
  19.  # 19

    Pois.
  20.  # 20

    Colocado por: adarqPois.

    Obrigado pelo sua atenção, adorei esta discussão, mas ambos sabemos que isto envolve outras questões.
    um abraço
    rui
 
0.0249 seg. NEW