Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Estou a pensar em construir a minha casa e gostei muito das informações aqui dadas, obrigado a todos.

    Eu queria utilizar domótica mas não sei muito sobre o assunto. Nem preços, nem equipamentos, nem nada.

    Queria, por exemplo, programar por SMS a abertura e o fecho de estores, luzes, máquinas de lavar, utilizar um comando universal para todas as luzes, acham que é possível?
  2.  # 2

    boas
    eu ovi uma palestrar sobre isso e nao acho um sistema mt fiavel e alem disso tem um custo muito elevado..
    tem tambem um grande problema e a assistencia tecnica em caso de avaria so pode ser visto por um tecnico da propria empresa e isto pode demorar bastante tempo e ficaria muito carro
    e a dootica oferece poucas garantias do seu sistema

    na minha opinhao pessoal se for para instalar agor nao aconselho mas esperar algum tempo ate haver mais empresas e melhor assistencia e garantia ai pensar nu assunto
  3.  # 3

    Com uma pesquisa no Google encontra facilmente empresas em Portugal que trabalham com Domótica. É uma questão de contactar algumas que lhe pareçam mais confiáveis (quer através da linguagem, quer através da informação que disponibilizam.

    Se realmente quiser investir na domótica, seria também aconselhável pensar também em energias alternativas, pouparia muito, e ajudava claramente o meio ambiente.

    Aliás, saiu uma lei há bem pouco tempo e será obrigatório, a partir de agora, colocar painéis solares para captação de energia.

    Encontrei estes sites, que poderão ajudar.

    http://centralcasa.com/visaoweb.asp

    http://www.hotfrog.pt/Produtos/Dom-tica [um directório de empresas em Portugal]
    •  
      FD
    • 13 novembro 2007

     # 4

    Por acaso é algo que também me interessa bastante.

    Mais uma vez, o que queremos gastar é o tecto!
  4.  # 5

    Boas, tenho um sistema de domótica da AIKE em minha casa há 2 anos montado pela empresa Dominio virtual, eles são os importadores, nunca tive problemas até hoje.. quando quero mudar a programação e não consigo ligo pro dep. de domotica e eles entram remotamente no sistema e alteram tudo se for preciso, ou seja longe vão os tempos da assistência técnica ao domicilio a cobrarem rios de dinheiro... tou a pensar agora em colocar um sistema de biometria agregado ao sistema de domotica, ando a ficar fanático nestas coisas das casas inteligentes!! passado um ano adquiri o controlo pela televisão (era opção). O site da empresa é este www.dominiovirtual.pt, pede um orçamento com o básico, dp podes acrescentar mais cenas, o sistema é expansivel. Espero ter ajudado.
    •  
      FD
    • 22 novembro 2007

     # 6

    E o que é que está ligado? :)
    • pnuno
    • 22 novembro 2007 editado

     # 7

    experimentem estes sites. tambem teem soluçoes bastante agradaveis e a custos razoaveis. sistema expansivel e com multiplas opçoes. ja vi a funcionar em apartamentos T1 e em vivendas. http://www.bitworld.pt e http://www.intelicontrol.com
  5.  # 8

    www.intelicontrol.com. as desculpas pelo erro anterior
    •  
      FD
    • 22 novembro 2007

     # 9

    E como é que funcionam? Dá para desenvolver o assunto?
  6.  # 10

    tem um sistema base simples mas que podem interagir com outros sistemas do mercado, essencialmente o X10 e o EIB.
    controla desde luzes,estores, AC ou Aquec. tem uma soluçao com telecomando por IV que permitem criar cenarios e controlar tudo ao mesmo tempo inclusive DVD's e Tv's. telecomando esse configuravel ao gosto do cliente!. alem de que é totalmente expansivel e configuravel.
    o bom dela é a programaçao pois é o cliente que a vai definir.
    e da para liga la a tudo! rega,piscina, jacuzzi, video vigilancia, video e audio porteiro.
    •  
      FD
    • 22 novembro 2007

     # 11

    E custos há ideia?

    Se eu tiver uma casa T3, quanto custaria uma instalação que me ligasse os electrodomésticos da cozinha, as luzes, o aquecimento e o sistema de rega?
  7.  # 12

    FD: a minha casa também é um t3 e com o sistema que eu tenho em casa da AIKE fica te pelos 1200+ iva +- tudo depende de quantos circuitos de iluminação tens, quantos sistemas de aquecimento tens (AC , caldeira a gas ou piso radiante), se queres controlo de estores electricos, se vais querer ecran tactil a cores, a p/b..? mas isso podes pedir pa te preparar o sistema pa ser expansivel e vais comprando as cenas qdo pedires.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  8.  # 13

    Em relação ao X10 eu nao abusava muito dessa tecnologia...em Portugal o nosso regulamento das instalações electricas faz com que ele nao funcione a 100%, se forem ver na frança e na espanha temos o corte do neutro e da fase nos quadros electricos com disjuntores, enquanto que aqui em Portugal so se faz o corte da fase por disjuntor, isso faz com que a frequencia da rede electrica não seja estavel cada vez que temos ligado um electrodomestico mais antigo ligado a corrente e como o X10 funciona em função da frequencia da rede...sou da opinião que so se deve utilizar o x10 para expansão do sistema ou como ultimo recurso. O EIB paga se o dobro ou o triplo de um sistema convencional de domotica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD
  9.  # 14

    Jorge Maia disse:
    Olá a todos, Muito boa tarde
    Estou num curso de Informática e estou no ultimo ano.
    E como projecto final, estou a fazer um trabalho sobre a Domotica...

    Será que alguem especializado neste assunto, me poderia dar mais informações sobre este assunto????
    Quem estiver disposto a colaborar, vou deixar o meu mail, para depois me contactarem: [email protected]

    Obrigado a todos os que me ajudarem
    ;)
  10.  # 15

    Vasco P.

    Esta empresa realiza projectos de domotica para além de vender o material necessário:

    http://www.mkti.pt/index.php?cPath=21_49

    Eles poderão responder às tuas duvidas.
  11.  # 16

    Olé

    Digamos que eu trabalho neste meio á alguns anos, desde 92 mais precisamente.
    Começando pelos sistemas de segurança( Alarmes) que hoje tb se chamam ´Domótica até casas com verdadeira domótica.
    E casas essas que vão desde os 8 estores e meia duzia de luzes até casas com cento e muitas luzes e mais de 50 estores.
    Tb ja trabalhei com mais de uma duzia de sistemas desde do x10 que anda praí a confundir muita gente até ao sistema que hoje se chama knx e já foi EIB, do qual sou progrmador certificado (partner). Trabalhei e trabalho com alguns sistemas proprietários bem geitosos, por isso se precissarem de algum esclarecimento vão dizendo que respondo logo que possivel.

    Atênção cuidado com as lojas on-line destas coisas, ja tive que socorrer muitos que ficam com as coisas e sem suporte prq a loja fechou...

    PS: Respondo sem interesse comercial porque não sou patrão nem ganho comissões na empressa onde trabalho.
  12.  # 17

    Boas,

    Eu, tenho uma empresa de domótica sediada na zona do Grande Porto.
    Se alguém necessitar de esclarecimentos sobre sistemas domóticos ou possíveis custos, não hesitem em contactar.
    A minha preferência em termos de aconselhamento recai no sistema Comfort, distribuído pela Intelicontrol, como anteriormente mencionado aqui no fórum.
    Este sistema é sem dúvida o melhor que já vi até à data, pois integra todas as opções/protocolos importantes.
    Desde o KNX que é sem dúvida o mais conhecido, até soluções proprietárias como o recente VelBUS, bem como soluções "low cost" como o X10 ou imples relés.

    emial: [email protected]

    Cumprimentos
    Márcio Pereira
  13.  # 18

    [pub]Consulte-nos, temos sistemas baseados no bus EIB e no tradicional RS-485.
    Importamos e distribuimos algumas linhas de Domótica e diversos sensores/automatismos inovadores.

    Obrigada, Patricia

    www.dominiovirtual.pt[/pub]
  14.  # 19

    Eu instalei um sistema de domotica da Simon, muito bom e podemos sempre fazer upgrades.
    • nunofe
    • 22 junho 2009 editado

     # 20

    Boa tarde,

    Em relação á domótica, temos vários sistemas aconselho KNX é um sistema aberto permite integrar uma série de fabricantes.
    Em soluções bases é tão competitivo como os proprietários.
 
0.0209 seg. NEW