Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu estou muito interessado em comprar uma casa centenaria na zona do Porto por varias razoes:
    localidade, carisma da casa, tem uma area muito agradavel, um logradouro fantastico, etc
    A casa tambem tem excelente exposicao solar dos dois lados.

Mas sei que aquela casa precisa de obras imediatas:
    Substituicao de telhas

A casa tem algumas areas pequenas com humidade mas e' mesmo muito pouco, e onde ha' e' onde se nota visivelmente que existe falta de escoamento boa da agua da chuva.
    Mas mesmo assim, nao sei se as vigas que supportam o telhado esta seco e em boa condicao porque colocaram placas de madeira no lado interior do sotao. As placas de madeira estao um pouco inchadas mas nao estam humidas.

O agente disse-me que o tecto e o chao do sotao nao estao ligados, tem um espaco de 30cm entre eles. Nao sei se isto e' realmente verdade.

Mas como e' uma casa antiga tenho receio que as vigas que supportam o chao podem estar rotas ou a apodrecer.
    O que posso fazer ou o que posso verificar para ver se a casa e' realmente boa estruturalmente? Ambos no telhado como no chao,se no meu caso, nao da para ve-los directamente?

Colocar flutuante por cima das tabuas de madeira existents ajuda a preservar a madeira que esta por baixo? Ou este processo pode estar so a disfarcar um problema que e' depois capaz de se agravar ao longo dos anos.

De resto a casa parece me otima...

Agradeco imenso as vossas sugestoes.
  2.  # 2

Bom dia riclmc,

Para lhe dar uma opinião mais concreta, será mesmo só com uma visita ao locar de um técnico.

Estamos ao seu dispor para o ajudar...

Cumprimentos,

Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia
    • PPEC
    • 25 janeiro 2012

# 3

Bom dia,

Tal como o comentário:

Colocado por: Fiel ProjectarBom dia riclmc,

Para lhe dar uma opinião mais concreta, será mesmo só com uma visita ao locar de um técnico.

Estamos ao seu dispor para o ajudar...

Cumprimentos,

Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia

é uma situação que devido ás suas particularidades só é possivel de comentar indo ao local verificar.
    Nós temos experiencia em tratar desses assuntos,
    Caso esteja interessada contacte-nos por favor, sem compromisso.

Polisproeza - Engenharia e Construção
    255 782 541
  3.  # 4

Muito obrigado pelo vosso interesse
    Fariam mais um tipo de evaluacao ou mais um calculo de orcamento? Ou ambos?
    E e' gratuito?
    • PPEC
    • 25 janeiro 2012

# 5

Podemos perfeitamente combinar um encontro entre voce e um dos nossos engenheiros, ele vê a casa consigo, da-lhe o parecer dele, voce diz-lhe quais são as suas ideias e , caso queira , enviá-mos-lhe depois um orçamento para concretizar aquilo que voce pode ou não pretender.
    Isto sem custo nenhuns..
  4.  # 6

Faço minhas as palavras do PPEC....
  5.  # 7

Antes de combinar um encontro, gostaria de ver os vossos portefolios. Tem algum site ou blog para ver fotos de obras recentes que fizeram?
    Obrigado
  6.  # 8

Colocado por: riclmcEu estou muito interessado em comprar uma casa centenaria na zona do Porto por varias razoes:
    localidade, carisma da casa, tem uma area muito agradavel, um logradouro fantastico, etc
    A casa tambem tem excelente exposicao solar dos dois lados.

Mas sei que aquela casa precisa de obras imediatas:
    Substituicao de telhas

A casa tem algumas areas pequenas com humidade mas e' mesmo muito pouco, e onde ha' e' onde se nota visivelmente que existe falta de escoamento boa da agua da chuva.
    Mas mesmo assim, nao sei se as vigas que supportam o telhado esta seco e em boa condicao porque colocaram placas de madeira no lado interior do sotao. As placas de madeira estao um pouco inchadas mas nao estam humidas.

O agente disse-me que o tecto e o chao do sotao nao estao ligados, tem um espaco de 30cm entre eles. Nao sei se isto e' realmente verdade.

Mas como e' uma casa antiga tenho receio que as vigas que supportam o chao podem estar rotas ou a apodrecer.
    O que posso fazer ou o que posso verificar para ver se a casa e' realmente boa estruturalmente? Ambos no telhado como no chao,se no meu caso, nao da para ve-los directamente?

Colocar flutuante por cima das tabuas de madeira existents ajuda a preservar a madeira que esta por baixo? Ou este processo pode estar so a disfarcar um problema que e' depois capaz de se agravar ao longo dos anos.

De resto a casa parece me otima...

Agradeco imenso as vossas sugestoes.

Boa noite,

Estou neste momento a acompanhar a execução de uma obra no Centro Histórico do Porto e posso facilmente deslocar-me para conversarmos e visitarmos a sua futura moradia.
    Para além disso, se estiver interessado e com disponibilidade, podemos pensar numa visita à obra de que sou autor e coordenador.

Cumprimentos
    http://pedroresendearq.tumblr.com/
    •  
      FD
    • 26 janeiro 2012

# 9

Este assédio constante em todas as discussões a pedir ajuda começa a ser demais.
    Peço-vos que se contenham - se têm propostas a fazer façam-no por mensagem privada.
    Aqui em público é só para responder às perguntas que são colocadas.
    Obrigado.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
    • PASA
    • 26 janeiro 2012

# 10

Há muita "bibliografia" sobre restauro de casas neste fórum... é só procurar...
  7.  # 11

Colocado por: riclmcO que posso fazer ou o que posso verificar para ver se a casa e' realmente boa estruturalmente? Ambos no telhado como no chao,se no meu caso, nao da para ve-los directamente?

dá para ver pontualmente, tirar um forro aqui, uma telha ali, mas nunca ver tudo a 100% alias diria 50% ou menos. geralmente as paredes dessas casas fazem de estrutura vertical.
    o ideal é levar lá um engenheiro e arquitecto com experiência na analise de existências.
    agora não se meta a comprar um edifício desses sem fazer mesmo muito bem o reconhecimento. é que pode ter surpresas a nível estrutural e acabamentos €
  8.  # 12

Eu estou a remodelar a minha casa que possui cerca de 80 anos e deixo aqui umas dicas:

Muitos profissionais entrarão em contacto, por isso tenha em atenção aos portfólios de obras construídas e que eventualmente possam ser visitadas.
    Remodelar uma casa com esta idade é mais caro porque precisa de materiais adequados e como consequência necessita de profissionais qualificados, mas a recompensa é que ela acaba por ser única !!!
    Faça uma visita com um engenheiro ou arquitecto que tenham realmente experiência com este tipo de obra, eles poderão avaliar se o preço que estão a pedir pela casa é justo ou não.

Boa sorte!

P.s. Caso compre a casa coloque fotos aqui no fórum ... preciso de companhia para partilhar dúvidas sobre casas velhas :))

0.0160 seg. NEW