Iniciar sessão ou registar-se
    • toni2
    • 25 janeiro 2012 editado

# 1

Bom dia a todos,

Gostaria de vos expor uma questão e receber a vossa ajuda quanto à sua resolução.
    Estou envolvido numa obra onde me foi dado um orçamento para determinada especialidade.

Inicialmente apresentei o projecto para poderem orçamentar os trabalhos.
    Nesse orçamento foi apresentada uma tabela com 4 colunas por cada item: descritivo, quantidade, preço unitário, preço total.
    No final do orçamento foi apresentado um valor total geral do orçamento.

Uma vez que o preço agradou e a empresa parecia bastante competente, a proposta foi adjudicada.
    Na parte inicial do orçamento dizia claramente que as medidas teriam que ser confirmadas em obra, daí terem efectuado várias visitas à obra para medições e preparação da obra.

A obra decorreu sem problemas, tendo sido instalado o material previsto nos locais previstos.
    Por fim, numa fase de pagamento dos trabalhos, a empresa apresenta uma conta de mais do dobro do orçamento inicial.
    Após reclamação minha, a empresa alega que a obra é à medição, e que as quantidades iniciais foram excedidas em mais do dobro.

Eu pedi um orçamento com valor fechado... daí vir com um valor total no final do documento.
    No orçamento não é referido que se trata de uma obra em regime de série de preços.

As quantidades apresentadas no orçamento serviram para quê?
    Fizeram-me uma previsão de custos que nada tem a ver com o que aplicaram.
    Na altura da adjudicação eu não fui verificar se as quantidades batiam certo com as dimensões da obra, visto que esse trabalho estava a ser feito por um medidor orçamentista profissional.
    Tenho agora a certeza de que o único objectivo em apresentar quantidades abaixo do real foi obter uma adjudicação do trabalho a todo o custo.

Posso concluir a apenas que houve má fé e falta de idoneidade.

Agradeço a vossa ajuda no sentido de me esclarecerem o seguinte:
    Serei eu obrigado a pagar a fortuna que me pedem?
    Haverá alguma forma de eu me proteger contra este tipo de vigarice que me estão a fazer?

Obrigado
  1.  # 2

E o que o medidor orçamentista diz sobre o assunto? Existiram, ou não, erros de medição?
    Há contrato assinado com o empreiteiro?

Cumps,
    • eu
    • 25 janeiro 2012

# 3

Chama-se xico espertice saloia.

Já entrámos no "Vale Tudo"...
  2.  # 4

O medidor orçamentista é da empresa a quem o trabalho foi adjudicado, não é um medidor contratado por mim, por isso diz "amen" com os restantes.
    Dizem que os valores iniciais são para dar uma ideia e que depois na obra mede-se e paga-se.
    Naturalmente não concordo com esta desculpa.
  3.  # 5

contencioso para cima, não pode valer tudo.
  4.  # 6

Colocado por: toni2O medidor orçamentista é da empresa a quem o trabalho foi adjudicado

loooooooolada!
  5.  # 7

Não pague e a empresa que recorra a tribunal.

Era bonito por cada orçamento que efectuo, fazia as medições sempre por baixo, para ganhar as empreitadas. No final da obra, apresentava as medições reais com o acréscimo de preço. Devia andar todo partido das tareias que levava.
    Concordam com este comentário: Aiken, bjplopes
  6.  # 8

É evidente que se as medições são do adjudicatário, ele terá que ser responsável por elas, a não ser que durante a obra tenha havido alterações ao projecto.

Agora eu pergunto: Quando adjudicou não viu que o preço dele era melhor que o da concorrência porque as quantidades eram inferiores?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 9

Colocado por: AlexMontenegrofazia as medições sempre por baixo, para ganhar as empreitadas. No final da obra, apresentava as medições reais com o acréscimo de preço.

Um dono de obra atento, apanha o truque antes de adjudicar, basta comparar as quantidades dos concorrentes.
  8.  # 10

Colocado por: Picareta
    Um dono de obra atento, apanha o truque antes de adjudicar, basta comparar as quantidades dos concorrentes.

a maior parte dos donos de obra nem olha para isso!!! olha para o preço final!!!! e depois a coisa sai cara!!!!
    • efcm
    • 25 janeiro 2012

# 11

Para mim não faz sentido nenhum alguém entregar orçamento e depois "cag@r" no orçamento e facturar aquilo que lhe apetece.

Por algum motivo pediu orçamento...

Eu no seu lugar não pagava nada acima do valor orçamentado.
    Concordam com este comentário: ze79, jorgferr, Quintinhas, fredycook
  9.  # 12

Ora o medidor é da empresa, mas a empresa não se responsabiliza por erros de medição na ordem dos 100%?

Aliás, se o valor ficou no dobro, considerando que há itens que é impossível de errar na quantidade, o erro nas medições é de mais de 100%. Parece-me "normal" haver uma margem de erro nas quantidades de alguns materiais, mas em margens pouco significativas.

Se ainda não pagou, está mais ou menos protegida, diria eu... Enfim, **** de país este onde há mais de 100.000 dependentes fantasma. É só aldrabões e chico espertos a queixar-se dos políticos que temos... pois claro, a farinha saiu do mesmo saco.

Bah...
  10.  # 13

Uma coisa que me intriga, só pediu um orçamento? Ou pediu mais? E se pediu mais tinham valores parecidos? Ou esse era muito menor?
  11.  # 14

Obrigado a todos pelos contributos.

Respondendo a algumas perguntas vossas...

Hélio Pinto,
    Não assinei contracto com o fornecedor.
    Adjudiquei via email a proposta que me tinha sido enviada pela mesma via.
    Quanto ao medidor... as medições foram rectificadas em obra por um "adjunto" do preparador de obra.

Picareta e danobrega,
    Pedi 2 orçamentos.
    A ambas as empresas facultei o projecto e dei abertura para medições em obra.
    Quando recebi os orçamentos li o descritivo, assegurando-me de que forneciam o mesmo material e vi o valor total do orçamento.
    Sinceramente não reparei nas quantidades que cada um apresentava porque tinha dado a ambos o mesmo projecto e tinha pedido o mesmo aos dois.

ddgvcpt,
    Foi precisamente o que aconteceu. Não reparei.
    No entanto, penso que isto não pode servir de desculpa para o que me estão a tentar fazer.

AlexMontenegro e efcm,
    Precisamente o que eu penso e o que pretendo fazer.

A todos,
    E quanto à Lei... não há nada que me possa valer?
    Estou seriamente a pensar em meter o meu Advogado neste assunto.

Cumprimentos a todos.
  12.  # 15

Colocado por: toni2E quanto à Lei... não há nada que me possa valer?

Se tem provas que as medições são dele, e não suas, não se preocupe.

Colocado por: toni2Estou seriamente a pensar em meter o meu Advogado neste assunto.

Nem pense nisso. Ele que meta o advogado dele no assunto. você tem apenas que pagar o que está no orçamento.
  13.  # 16

Porque é que não foi alertado progressivamente da derrapagem? Também não se entende essa... Só descobriram "tudo" no fim? Deviam-lhe ter comunicado imediatamente tal erro.
    • toni2
    • 26 janeiro 2012 editado

# 17

Colocado por: Picareta
    Se tem provas que as medições são dele, e não suas, não se preocupe.

Nem pense nisso. Ele que meta o advogado dele no assunto. você tem apenas que pagar o que está no orçamento.

Na obra houve outros subempreiteiros que os viram lá a tirar medidas, por isso tenho provas que as medições são deles.
    Também tem razão quanto ao advogado...
  14.  # 18

Colocado por: danobregaPorque é que não foi alertado progressivamente da derrapagem? Também não se entende essa... Só descobriram "tudo" no fim? Deviam-lhe ter comunicado imediatamente tal erro.

A questão é mesmo essa.
    Se há uma medição inicial e alguém repara que as quantidades vão ser excedidas, há que avisar o dono de obra... digo eu.

Na minha maneira de ver aconteceu o seguinte:
    O orçamentista enganou-se a tirar as medidas.
    Seguiram para a obra e repararam no erro.
    Nessa altura devem ter chegado a conclusão que a única forma de concluirem a obra sem perderem dinheiro era transformar um orçamento de valor global num orçamento a medição.
    E seguiram para a frente. Enquanto uns técnicos aplicavam o material contratado outros foram para a empresa produzir mais sem sequer me dar conhecimento disso, com a intenção de no final mandar a conta para eu pagar.
    Tudo isto é o entendimento a que eu chego depois de passar algumas horas a pensar nisto.
  15.  # 19

daquilo que conta a razao está do seu lado...no entanto esclareça so uma coisa...... durante a obrar nunca o alertaram/informaram de que estavam a ser executados trabalhos que nao estavam orçamentados?

é que se isso nao aconteceu..... oh homem borrife-se neles! pague o valor do orçamento e diga.-lhes claramente, que se quiserem o resto so o tribunal vai decidir!

Adjudicação via e-mail? olhe tem mais hipoteses voce de nao pagar nada do que eles exigirem o dinheiro do ultimo orçamento..
    Concordam com este comentário: Aiken, bjplopes
  16.  # 20

E quando pagar, peça a factura/ recibo em como liquidou o valor do orçamento ou pague através de transferência bancária. Só para ter provas.

0.0206 seg. NEW