Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Antonylemos, obrigada pelo esclarecimento.

Aqui a dificuldade em substituir os barrotes é mesmo porque a estrutura do teto falso do andar de baixo está colocada nos barrotes. Ao substitui-los, iria alagar o teto em baixo, coisa que nao queria... o teto esta bom e quero aproveita-lo.

Por isso o empreiteiro me disse para colocar os novos barrotes aparafusados aos existentes ( nem todos estão em mau estado, apenas os que ficam junto à estrutura da casa)
  2.  # 2

Olga.. arranje um eng. civil com experiencia em edificios desses, para dar uma opinião fundamentada e indicar uma ou varias hipoteses para a intervenção.
    concerteza que terá os apoios dos barrotes podres... ora aparafusando novos barrotes, simplesmente não chega...
    com a segurnaça não se brinca , não de ve tomar decisões de ânimo leve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Olga pinto
    •  
      RRoxx
    • 25 junho 2020 editado

# 3

Colocado por: Olga pinto
    Aqui a dificuldade em substituir os barrotes é mesmo porque a estrutura do teto falso do andar de baixo está colocada nos barrotes. Ao substitui-los, iria alagar o teto em baixo, coisa que nao queria... o teto esta bom e quero aproveita-lo.

então e as leitadas do betão a aplicar, e as vibrações? vão verter sobre o tecto e/ou danificiar o mesmo, esse tecto dificilmente será aproveitável.

Já teve aqui várias sugestões e consequencias possiveis do que tenciona aplicar. O nervometal é diferente da chapa colaborante, procure no goole que encontra com facilidade e o seu empreiteiro deve de conhecer (se não for muito básico).

Edit: só por curiosidade, qual é o motivo para aplicarem betão sobre uma estrutura em madeira?
  3.  # 4

Colocado por: RRoxxO nervometal é diferente da chapa colaborante, procure no goole que encontra com facilidade e o seu empreiteiro deve de conhecer (se não for muito básico).

.. para te ser sincero, nunca vi ninguem usar isso em qq obra. portanto , se calhar pode-se afirmar que a larga maioria dos empreiteiros nunca viu disso na vida... ou tendo visto, nunca usou ;)
    Concordam com este comentário: antonylemos
  4.  # 5

Pois, usar não sei se muitos usaram, mas pelo menos ja devem ter ouvido falar.

eu por acaso já usei, numa reabilitação de um prédio em estrutura de pedra e lajes de madeira, na i.S. a arquitectura preconizou viroc e em obra sugerimos a proposta alternativa (o revestimento era em microcimento, voltamos ao problema das bases), e foi aceite.

Mas sim, acredito que poucos empreiteiros tenham alguma vez feito.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  5.  # 6

Colocado por: Pedro BarradasOlga.. arranje um eng. civil com experiencia em edificios desses,
    concordo com isto, também existem empresas dedicadas com experiência nesse tipo de obra, ao ir ao emnpreiteiro do bairro está limitada à pouca sabedoria que este tem sobre isto que pela solução dada é mais que óbvia.

vai ser mais barato, mas não lhe dá as mesmas garantias de uma boa solução para o seu problema
  6.  # 7

um dos problemas que eu imagino em relação ao nervometal, lages colaborantes em madeira ou metal etc é que a estrutura báse continua ser em madeira, e o facto de levar com uma camada de cimento em cima limita a possibilidade de no futuro substituir as vigas caso um dia faça falta.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 8

Obrigada a todos.

eu já contactei um engenheiro que vem cá para a semana e vou ver que soluções me dá.. Só queria opiniões de quem percebe do assunto porque eu não entendo mesmo nada... e depois fico confusa com tantas opiniões que me dão sempre que uma pessoa diferente vem cá ver a obra.

Edit: só por curiosidade, qual é o motivo para aplicarem betão sobre uma estrutura em madeira?

Rroxx, ao certo não lhe sei dizer... Apenas o senhor que cá esteve, disse -me que o soalho estava bom ( tirando o que está junto às paredes e que substituia) e que ficava melhor colocar esse betão leve. ficava mais estável. e que fez isso noutra casa e que ficou bem 🤷‍♀️
  8.  # 9

substituir madeira não tem muito que saber mas dá algum trabalho, e se o soalho está bom é retirar o mesmo com cuidado, substituir as peças que façam falta na estrutura, lixar e polir o soalho e voltar a meter o soalho original.
  9.  # 10

Colocado por: Olga pintodisse -me que o soalho estava bom ( tirando o que está junto às paredes e que substituia) e que ficava melhor colocar esse betão leve. ficava mais estável. e que fez isso noutra casa e que ficou bem

Isso não tem ponta por onde se lhe pegue!! Não fica nada.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  10.  # 11

Obrigada a todos!já me decidi e vou manter a lage original, ou seja , de madeira.
    Substituir o que deve ser substituído por novo e aconcelhar me com um engenheiro.

Realmente quando o senhor me falou em cimento por cima da madeira fiquei com o pé atrás, por isso vim cá saber opiniões
  11.  # 12

Boas D. Olga,
    Creio que a melhor solução é a de substituir toda a estrutura de madeira existente.
    Poderá solicitar que o trabalho seja feito com madeira impregnada em autoclave para
    maior durabilidade da mesma.

Quanto ao tecto falso, por consequência deverá ser demolido o que poderá ser interessante
    pois poderá pensar num tecto falso mais actual e de acordo com o que gosta realmente de ver.

Espero ter ajudado :)
  12.  # 13

Quanto ao tecto falso, por consequência deverá ser demolido o que poderá ser interessante
    pois poderá pensar num tecto falso mais actual e de acordo com o que gosta realmente de ver.

Petrus, não é uma opção!
    O tecto falso é actual ( tem cerca de 10 anos), já fui eu que o coloquei porque moro no andar de baixo. Está bem conservado e não o quero demolir..

Consigo fazer o que disse sem ter de demolir o teto falso?
  13.  # 14

Não
  14.  # 15

Colocado por: PetrusCreio que a melhor solução é a de substituir toda a estrutura de madeira existente.
    toda?!!! você não é nada meigo.. toda porquê? se o vigamento estiver bom salvo um ou outro porque deve substituir o bom ? nao houve fotos, mas se estiveram as vigas boas estamos nós todos já enterrados e as vigas continuarão lá
    •  
      RRoxx
    • 26 junho 2020 editado

# 16

Colocado por: PetrusCreio que a melhor solução é a de substituir toda a estrutura de madeira existente.
    Poderá solicitar que o trabalho seja feito com madeira impregnada em autoclave para
    maior durabilidade da mesma.

Isto não é verdade. Se as vigas estiverem sãs o pior que faz é trocar por madeira nova que não está "habituada" ao local e ainda se vai moldar e deformar.

Não mencionando o tratamento em autoclave... Há autoclaves e autoclaves.
  15.  # 17

Muito obrigada a todos.
    Ajudaram bastante a perceber o que será melhor para a estrutura da casa. Vou falar com um arquiteto, de qualquer forma . Muito obrigada
  16.  # 18

Em relação aos comentários referentes á minha opnião devo relembrar a 1ª Pergunta da D. Olga.

1ª Intervenção da D. Olga:

"Olá,
    Estou na mesma situação: tenho uma casa para recuperar ( de dois andares) e no andar de cima terei de substituir os barrotes...
    Sabem dizer me o que ficaria mais barato? Substituir os barrotes ou fazer uma placa em cimento/ betão?
    Obrigada"

Não deduzi através dos comentários anteriores que se tivesse chegado a alguma confusão.

Espero que a D. Olga compreenda o porquê do meu aconselhamento.

Um abraço a todos, boas obras.
  17.  # 19

Errata: tivesse chegado a alguma confusão. -> tivesse chegado a alguma conclusão.

Desc.
  18.  # 20

estas coisas só vendo de qualquer forma nestes casos em que não dá para aproveitar a estrutura existente, poderá ser boa solução meter vigas metálicas e depois fazer laje colaborante em cima ( chapa propria e camada de betão)

0.0211 seg. NEW