Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Este é o meu primeiro tópico, embora tenha o hábito de "cuscar" o fórum há algum tempo! :)
    Estou interessado em adquirir um imóvel que está inserido numa ZEP, e como o mesmo precisa de algumas obras de restauro, gostaria da vossa ajuda para as seguintes questões:
    - que licenças/autorizações necessito se apenas efectuar obras de melhoramento no interior?
    - se for necessário efectuar uma "nova placa entre dois pisos", não será este o termo técnico mas acho que vão perceber :), terei de apresentar um projecto de arquitectura completo ou apenas da estrutura?

    Desde já agradeço a vossa ajuda... e espero que este seja o primeiro de muitos (meus e dos restantes membros do FDC) comentários sobre este assunto!
    Bob
  2.  # 2

    Boa noite,

    Tendo em conta as obras que pensa fazer e tratando-se de uma Zona Especial de Protecção, terá de obter um parecer prévio positivo do IGESPAR e depois licenciar junto da câmara municipal com projecto de arquitectura incluído, visto tratar-se de um imóvel protegido.

    Cumprimentos
    http://pedroresendearq.tumblr.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bob_constructor
  3.  # 3

    Boa noite.

    Obrigado PedroResende. O pedido de parecer do IGESPAR tem custos? E sabe o tempo médio que demora a resposta a um pedido desse tipo?

    Obrigado mais uma vez.

    Cumprimentos
    Bob
  4.  # 4

    Boa noite,

    Tudo tem custos nestas coisas =)
    Mas a boa notícia é que terá facilidades fiscais na reabilitação e pode concorrer aos apoios que (lentamente) começam a entrar em jogo na reabilitação.

    Quanto ao tempo de espera, os processos no IGESPAR são (normalmente) mais rápidos que nas Câmaras Municipais.
    De qualquer forma apresento-lhe os meus serviços, estou neste momento a intervir num imóvel em Zona Património Mundial UNESCO e podemos agendar uma conversa e visita ao local.

    Visite:
    http://pedroresendearq.tumblr.com/

    Cumprimentos,
    Pedro Resende
  5.  # 5

    Mais uma vez obrigado pela disponibilidade.
    Vou ponderar bem todas as possibilidades e fazer contas á vida! Mas já me estou a mentalizar que a ideia de trocar de casa vai dar uma boa novela...

    Cumprimentos
    Bob
  6.  # 6

    Colocado por: bob_constructor- que licenças/autorizações necessito se apenas efectuar obras de melhoramento no interior?
    - se for necessário efectuar uma "nova placa entre dois pisos", não será este o termo técnico mas acho que vão perceber :), terei de apresentar um projecto de arquitectura completo ou apenas da estrutura?


    nestes imóveis tem sempre de pedir parecer ao igespar
    e claro projectos de arquitectura e estrutura
    se é só uma placa em principio é só estruturas, agora cuidado, se pensa fazer outras alterações aconselho mesmo o licenciamento, para evitar vistorias indesejadas.
    e claro tem de contar com mais burocracias/tempo.
    geralmente essas burocracias são muito chatas, tem de estar preparado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bob_constructor
  7.  # 7

    Boa noite.

    Fernando Gabriel

    Obrigado pela ajuda. Descobri agora que o actual proprietário do imovel efectuou obras sem pedir as respectivas licenças e a mesma foi embargada. Como é que posso resolver esta questão??

    A minha ideia seria fazer um placa entre os pisos, alterar a localização de algumas portas, colocar nova caixilharia e fazer um novo WC. Já tinha definido que iria contactar um engenheiro para me aconselhar sobre a melhor possibilidade para efectuar a nova placa e contactar um arquitecto para efectuar o projecto e o respectivo licenciamento.

    Para pedir o parecer ao igespar teria de já ter os projectos ou basta um "memoria descritiva" das obras a realizar?
    Digamos que me "apaixonei" pela casa, mas não me quero meter em trabalhos desnecessarios para chegar a conclusão que não posso fazer nada!

    Eu sei que orçamentos sem ver a "obra" a realizar não são muito exactos, mas alguem me pode indicar uma estimativa de custo de uma "placa" em betão para uma area aproximada de 90mts2? (Zona de lisboa, placa entre r/c e 1ºandar em local de facil acesso)

    Mais uma vez agradeço a ajuda!!

    Cumprimentos
    bob
  8.  # 8

    Caro bob, o que tem que fazer é o seguinte:

    1 - Tem que mandar elaborar o projecto de arquitectura. O técnico neste caso terá que o ajudar "a valer" nas diligências junto das autoridades competentes.
    2 - O técnico pede parecer ao IGESPAR. Em 20 dias (mais ou menos) estão a dar resposta, desde que o processo vá bem instruído.
    3 - Depois do parecer favorável do IGESPAR, manda elaborar os projectos das especialidades.
    4 - Procede ao Licenciamento na Câmara, para poder obter Alvará de Licença de Obras.

    Isto sendo proprietário do imóvel, ou tendo na sua posse documento que lhe permita diligenciar o processo. Senão tem que fazer correr o processo em nome do actual proprietário. Há sempre maneira de chegar a acordo nesses casos. E no seu caso o "não poder fazer nada" não se deve de todo aplicar, penso eu de que...

    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bob_constructor
    • PASA
    • 28 janeiro 2012

     # 9

    Vai fazer uma placa em betão num edifício com paredes de pedra auto-portantes? Se fosse eu a si, cuscava mais o fórum...
  9.  # 10

    Colocado por: bob_constructorPara pedir o parecer ao igespar teria de já ter os projectos ou basta um "memoria descritiva" das obras a realizar?

    tem de ter os projectos, não basta a memoria descritiva
    Colocado por: bob_constructorObrigado pela ajuda. Descobri agora que o actual proprietário do imovel efectuou obras sem pedir as respectivas licenças e a mesma foi embargada. Como é que posso resolver esta questão??

    de nada, pois isso já começa a ficar complicado, tem mesmo de pegar"" num arquitecto e engenheiro, mostrar-lhes o que é que está por licenciar e ver se é possível o mesmo licenciamento, ou se se terá de fazer alterações ou demolições para que possa ser aprovado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bob_constructor
 
0.0163 seg. NEW