Iniciar sessão ou registar-se
    • oliv
    • 26 janeiro 2012 editado

     # 1

    Boas,

    Há cerca de um ano mudei a caixilharia antiga de vidro simples da minha casa para uma de vidro duplo (Neutralux) com caixilharia em PVC.

    Nas últimas semanas estes vidros têm embaciado quase diariamente mas sempre do lado de fora! (é mesmo do lado de fora e não entre os vidros)

    Embaciados do lado de fora

    Dentro de casa estão 18º e lá fora 7º ou 8º.... e mesmo assim o vidro embacia por fora!? É também estranho porque isto só começou a acontecer há cerca de 1 mês no máximo... pelo menos não me lembro de antes acontecer algo parecido...

    Parece acontecer logo de manhã, apesar de há cerca de uma semana atrás ter acontecido mas por volta das 23:00 (pelo menos foi a hora que reparei)... apesar de ter sido uma noite atípica (estava menos frio às 23:00 do que às 20:00)

    Por dentro e com estas janelas nunca vi qualquer tipo de condensação. Uma possivel explicação para isto é o interior da câmera estar mais fria que o exterior e o sol ao bater na janela aquecer a mesma potenciando o tal efeito de condensação... mas se fosse assim o vidro de dentro não deveria também embaciar?

    De qualquer maneira isso não explica o facto de a mesma ter embaciado (sempre por fora), pelo menos uma vez, à noite (+-23:00) (dentro de casa com o AC regulado para ~23º)

    O que poderá estar a acontecer???
    • eu
    • 26 janeiro 2012

     # 2

    A única explicação que encontro é haver uma "fuga" de ar quente de dentro da casa para fora, depois, esse ar quente condensa nos vidros. As janelas têm alguma grelha de ventilação na parte de baixo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliv
    • oliv
    • 26 janeiro 2012 editado

     # 3

    Não. Não há qualquer grelha debaixo dos vidros....

    Reparei também que, pelo menos hoje, isto só aconteceu nos vidros que apanharam sol de manhã. Os vidros virados a Poente e a Norte não estavam embaciados.

    Mas mesmo assim é estranho porque dentro de casa estavam 18º e lá fora (há hora das fotos) estavam cerca de 8º. E não explica, para que pelo menos uma vez à noite ter acontecido a mesma coisa sendo que neste caso foi em todas as janelas, quer viradas a Sul ou a Norte. (interior a ~23º e exterior a cerca de ~8º)

    Poderá ter a ver com o facto de serem vidros com tratamento Neutralux?
  1.  # 4

    Experimente desligar a rega automática do jardim :))
    • oliv
    • 26 janeiro 2012

     # 5

    Picareta, neste caso falo de um apartamento num 4º andar em Lisboa.... não há nenhum jardim ali encostado (bem bom seria!) ..... :)
  2.  # 6

    Colocado por: olivapartamento num 4º andar em Lisboa

    então verifique se existe alguma padaria no 3º andar.
  3.  # 7

    eu daria um exemplo parecido , tenho um carro que fica numa área coberta sem hipótese alguma de chuva nem neblina mas fica com a temperatura ambiente ... quando vou de manha para o carro existe a condensação por fora vidros chaparia etc , até certa altura +- metade das portas daí para baixo não há nada ta seco e se há é escorridos da condensação de cima .
    Essa situação leva-me a pensar que o material arrefece tanto á noite que quando o ar começa a aquecer a um ritmo superior aos restantes materiais chaparia , vidros ... estes não conseguem gerar calor suficiente para fazer desaparecer a condensação ou simplesmente não a criar .

    Também noto que nestes dias as janelas da minha casa ficam iguais mesmo com vidro duplo e sem sistema de aquecimento ... ou seja são nas noites mais frias que isto acontece no carro .

    o porquê da metade do carro e não todo ???'
    acho que tem a ver com a temperatura do solo que faz com que a chaparia não arrefeça muito ou então comece a aquecer mais cedo .

    o que me leva a pensar é que você pode ter vários factores que levem a que isso aconteça .
    altura do apartamento
    a friagem dos vidros

    Outra coisa é a posição das janelas , as do sul serão as primeiras a embaciar são as que apanham o sol , e sol e agua em processo de evaporação embaciam , não deveria de acontecer nas janelas no norte porque aí o ar tem tendência a ser mais frio tal como o vidro destas janelas o que leva a que o processo que evaporação sem o sol não fique embaciadas nas janelas poentes deve ser a mesma coisa .

    eu acho isso um tema interessante , curioso ...deve haver mais alguém e melhor que todos nós nesta matéria que vem cá explicar isso melhor , assim espero
    Estas pessoas agradeceram este comentário: oliv
    • Neon
    • 26 janeiro 2012

     # 8

    Boas

    Também eu considero interessante este fenomeno.

    Lembro-me de o mesmo ter sido explicado por um professor que tive.

    Acho que o rafaelisidoro já aflorou a questão.

    Em bom rigor essa condensação ocorrerá pelo facto de a temperatura exterior do seu vidro (ou da chaparia nos casos dos carros) se encontrarem a um valor inferior à da temperatura ambiente exterior e também do ponto de orvalho desse mesmo ar exterior.
    Até aqui acho que todos entendemos o fenomeno da condensação, o estranho é o facto de o vidro ou chapa se encontrarem mais frios que o ar exterior :)

    Bom isso aconteçerá por uma variedade de factores, um deles é o facto de as suas janleas terem uma excelente eficiencia em termos de isolamento; Ou seja há menor transferencia do calor interior para a superficie exterior.
    Para este fenómeno de o vidro se encontrar a uma temperatura inferior à do ar exterior também contribuem outros fenomenos como a velocidade do vento (este ajuda a equilibrar as diferenças de temperatura ar-vidro), ou as caracteristicas metereologicas. Repare que na sua foto se vê que o céu não está muito nebulado pois o sol brilha, o que significa que as percas de temperatura por radiação dessas janelas são maiores que as outras que estão viradas à sombra.
    A mesma justificação poderia ser dada para o carro do Rafael...provavelmente a metade de cima do carro apanha sol o que aumenta a perca de temperatura por radiação, do que a parte de baixo que provavelmente estará à sombra ou então de alguma forma obstaculizada...será assim Rafael?

    Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, oliv
  4.  # 9

    será assim Rafael?

    não , o meu carro não apanha sol por isso não embacia mas acredito que se levasse o sol directo num dos lados estes ficavam baços ...

    eu penso que o embaciamento tem a ver o um dos processos de evaporação que não o meu caso , no meu caso deve ser mais ou menos com a entrada de ar mais quente a circular no ar ou seja cria mesmo mais agua e escorre mas se saio com o carro dali para a rua e ao sol realmente começa a embaciar ...lá está é o processo de evaporação lol
    • Neon
    • 26 janeiro 2012

     # 10

    Penso que me expliquei de forma incorrecta. :)))

    A maior perca de calor por radiação não se prende propriamente com a presença do sol, mas sim do céu limpo, ou melhor ainda com a ausência de nuvens. Veja que o/a oliv refere que também de noite pode ocorrer condensação


    Veja este exemplo

    O carro da minha esposa fica geralmente no logradouro do prédio e fica sem obstaculo ao raia do dia... regra geral há condensação. Se o deixar na rua, vai ficar a poente do prédio e penso eu que nestas condições há menos percas por radiação e na verdade não costuma haver condensação, ou pelo menos noto que não é de forma tão intensa.
  5.  # 11

    Boas,

    Não é tanto a radiação emitida mas a recebida.

    Na parte inferior do referido carro não há condensação porque recebe algum calor do solo, na forma de radiação.

    Antes do sol nascer, no carro a céu aberto há condensação porque não recebe radiação, ao contrário dum carro estacionado num alpendre ou junto a um prédio que a recebe do alpendre/prédio.

    Nas noites mais frias também se nota este fenómeno com a geada. Esta forma-se no topo dum carro estacionado a céu aberto mas não num carro debaixo de um telheiro ou junto a um prédio (pelo menos não do lado do prédio).

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Neon, rafaelisidoro
  6.  # 12

    lol eh lol vocês que ajudem o(a) oliv ele é que fica com a vista estragada lol ahahahahhaha eu amanho-me é só passar a mão na agua do vidro lateral , ligar os limpa pingas frontais e traseiro e toca a andar lol lol

    mas fica a explicação e desde já agradeço aos dois
    • oliv
    • 26 janeiro 2012

     # 13

    Neon, a tua explicação tem bastante lógica e de facto os vidros têm (pelo menos teoricamente) uma boa performance em termos de isolamento (Neutralux)

    No entanto há factos algo estranhos.... Por exemplo, as janelas de alguns vizinhos meus com caixilharia de vidro duplo, não apresentam este fenómeno. Provavelmente o vidro/janela terá características diferentes para explicar isto...

    Mas o que realmente não percebo é porque motivo só agora isto acontece! Bom... vou estando atento e relatando o que vou observando.

    Rafaelisidoro.... em último caso monto uns limpa pingas nas janelas! eheheh ou talvez não! É que o fenómeno apenas dura algum tempo... por volta das ~10:00 já não há qualquer tipo de condensação. ;)
    •  
      alv
    • 27 janeiro 2012

     # 14

    Vivam!
    A propósito destas coisas de condensações em vidros, acontece uma coisa com alguma piada:
    Todos os dias pela manhã, cerca das 7.30h passo numa casa nova com uma varanda, absolutamente descoberta e exposta e que tem guardas em vidro.
    O curioso, é que em certos dias, relativamente frios e com manhãs limpas, quando passo os vidros da varanda estão absolutamente bassos. Reparei exactamente porque uns dias passava e reparava na idiotice de com uma bela vista colocarem vidros foscos numa varanda e noutro passava e estavam translúcidos. Passei a certificar-me melhor, não fosse uma questão de ressaca de noite mal passada, mas só mais tarde percebi o que se passava.
    Despois de uma noite muito fria, pela manhã quando o ar mais quente vindo da cidade e do vale já com sol, sobe e toca nos vidros ainda frios, condensa.
    Fiz parte.
  7.  # 15

    pois é lol eu acho que isso não a prejudica em nada né ???? mas é algo caricato e só demonstra que é uma pessoa que se levanta numa boa hora lol ahahahahha

    continuo a partilhar uma ideia daqui , penso que a sua janela é perfeita demais quanto a isolamento entre um vidro interior e o vidro exterior lol quem a manda comprar coisas caras ?????? brinco
  8.  # 16

    penso que a sua janela é perfeita demais quanto a isolamento entre um vidro interior e o vidro exterior lol quem a manda comprar coisas caras ?????? brinco

    Que sorte deveria informar qual a empresa que fez tal trabalho ,pois este é um relato positivo e deve ser compartilhado!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Parabens pela sorte.
    • oliv
    • 27 janeiro 2012 editado

     # 17

    Mas aí é que está... as janelas são boas em termos de isolamento mas não chegam a ser nenhum "topo de gama". O orçamento nem foi dos mais caros, houve problemas na instalação e na parte de pedidos de esclarecimentos... dai que não estou a aconselhar a empresa que me instalou os caixilhos.

    Os perfis são da gama de entrada da Kommerling, modelo Eurodur 3S - 60mm (PVC). Já os vidros são 5 x16 x 6 Neutrolux (tb existe melhor e muito mais caro!)

    As características das janelas em termos de isolamento e segundo o fabricante: U=1,5W/m2K, g=59%, dB=35

    Ou seja, é mais eficiente que uma janela de vidro duplo simples mas mesmo assim está longe de ser assim tão perfeita.

    Em relação aos embaciamentos, hoje de manhã por exemplo estava tudo normal, sem qualquer tipo de embaciamento....
  9.  # 18

    Colocado por: olivEm relação aos embaciamentos, hoje de manhã por exemplo estava tudo normal, sem qualquer tipo de embaciamento

    porque além da temperatura depende também e muito da humidade,

    e essa é que origina a condensação, porque se o ar estiver com pouca humidade não existe condensação.
    • oliv
    • 27 janeiro 2012

     # 19

    Tenho ideia que nestes últimos dias a estrada e calçadas estavam mais húmidas que o normal (e até algo escorregadias) na zona de Lisboa, principalmente nos locais onde não se apanhava sol... alguém reparou nisso? Poderá ser uma explicação... não sei lol
  10.  # 20

    Tem havido um aumento de humidade (e tem feito nevoeiro) em Lisboa...
 
0.0222 seg. NEW