tenho um quarto de cerca de 12m2 e gostaria de o aquecer/arrefecer no Inverno/Verão.
Comprei uma Placa de Convecção de 400W da marca Equation no AKi por 49€ mas não está a dar conta do recado, portanto tenho que a devolver e trocar por algo de um nivel superior.
Andei a ler sobre Emissor Térmicos mas não consegui concluir sobre o que preciso... conseguem ajudar?
E por ai fora... quando chegamos aos 300€ entram em jogo os AR Condicionados... mas que só queria instalar para fazer frio e só no Verão :) (isto porque consomem mais e fazem mais barulho correcto?)
São praticamente a mesma coisa. Há uma resistência eléctrica que aquece um material que "retém" o calor, aquecendo o ar que o circunda. A diferença entre esses que indica é o material que retém o calor e a potência deles.
Nos dois primeiros o material que retém o calor é alumínio e no último uma pedra (em conjunto com o mesmo alumínio digo eu). A diferença prática para si é saber qual o material que retém o calor durante mais tempo. Em princípio será a pedra refractária mas, não é linear. Depois, quanto mais potência, mais capacidade em aquecer mais elementos. A partir daqui é quase tudo a mesma coisa, o termo "emissor térmico" para mim pelo menos, é só uma maneira de vender algo como novo mas que já existe há muitos anos: é um aquecedor. O princípio é exactamente o mesmo dos aquecedores (radiadores) a óleo. Só que nesses, o que aquece é o óleo e o próprio aquecedor e nestes emissores térmicos aquece-se outro material. Em teoria gastarão a mesma quantidade de electricidade.
Ao contrário do que pensa, energeticamente, o ar condicionado é muito mais eficaz - consome muito menos energia que os aquecedores para aquecer a mesma coisa. Desvantagens? Preço, instalação, ruído e a circulação do ar. Vantagens: faz frio e consome menos.
Estou a tentar arranjar uma solução para o frio, e estou a ponderar comprar um emissor termico, mas não sei qual comprar (seco ou fluido), alguem me pode indicar qual o melhor e quais a diferencas entre eles? Sendo que AC está fora de questão.