Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde, tenho uma casa para remodelar que está a precisar de obras gerais, ou seja apenas irei manter as paredes exteriores e tudo o resto vai ser remodelado, incluindo o telhado que apresenta fissuras, bem como a destruição de uma parede para juntar um quarto com a respectiva cozinha, além disso será necessário trabalhos de electricidade construção integral de uma casa de banho, incluído a tubagem para os esgotos (aproximadamente 4 metros fora da casa) bem como colocação de chão, rebocar pintar por fora e por dentro, ou seja basicamente fazer tudo de novo.

as minhas perguntas são as seguintes:
    1. uma vez que vou fazer obras apenas no interior preciso de algum alvará por parte da câmara municipal;
    2. é preciso algum tipo de planta;
    3. estimativa de custos com base no que referi, sendo que a casa tem aproximadamente 120m2.

eu já tenho o financiamento aprovado contudo preciso de ter alguns dados concretos e se puderem ajudar com uma estimativa de custos seria o ideal.

muito obrigado
  2.  # 2

Para ter dados concretos precisa de um projecto.
    Sem este tipo de investimento ainda pode vir a perder dinheiro.

Certamente será necessário um projecto de arquitectura, bem com algumas especialidades.
    A estimativa de custos depende do tipo de intervenção a efectuar.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: C.arq, Fiel Projectar
  3.  # 3

Colocado por: Ricardo Antuneseu já tenho o financiamento aprovado

Não pode...sem projecto aprovado pela câmara nada feito.
  4.  # 4

Caro Ricardo,

1 - se vai mexer no telhado e provavelmente nos vaos quanto mais nao seja nas caixilharias precisa de licenciamento por parte da C.M.
    2 - nesso caso terá um projecto de arquitectura e as especialidades necessárias conforme a intervenção
    3 - essa estimativa só mesmo de avaliar e saber exactamente o que pretende fazer.

Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  5.  # 5

Boa Tarde Ricardo,

Convém definir bem o programa preliminar (orçamento disponível, programa e alterações ao existente) com uma equipa de arquitectura.
    Não só porque a lei obriga a licenciar, mas também porque ao contratar arquitecto e engenheiro vai de certeza poupar dinheiro, tomar decisões apoiadas e controlar melhor a obra.

Quando poupa nos projectos, gasta em atrasos mais recorrentes em obras mal planeadas.

Cumprimentos,
    http://pedroresendearq.tumblr.com/
  6.  # 6

1. uma vez que vou fazer obras apenas no interior preciso de algum alvará por parte da câmara municipal;
    se não for mexer em nada que seja estrutural, não não precisa de nada, o empreiteiro que contratar tratará das pequenas burocracias, agora precisa e deve fazer um bom planeamento dos trabalhos que pretende executar
    3. estimativa de custos com base no que referi, sendo que a casa tem aproximadamente 120m2.
    não colocou dados nenhuns para podermos dar uma ideia do que quer que seja, não faça perguntas difíceis
  7.  # 7

Colocado por: Ricardo Antunesboa tarde, tenho uma casa para remodelar que está a precisar de obras gerais, ou seja apenas irei manter as paredes exteriores e tudo o resto vai ser remodelado, incluindo o telhado que apresenta fissuras

Se Mudar a estrutura do telhado precisa de projecto aprovado na câmara.

Cumprimentos,
    http://pedroresendearq.tumblr.com
    Concordam com este comentário: Fiel Projectar
  8.  # 8

Colocado por: Ricardo Antunesboa tarde, tenho uma casa para remodelar que está a precisar de obras gerais, ou seja apenas irei manter as paredes exteriores e tudo o resto vai ser remodelado, incluindo o telhado que apresenta fissuras, bem como a destruição de uma parede para juntar um quarto com a respectiva cozinha, além disso será necessário trabalhos de electricidade construção integral de uma casa de banho, incluído a tubagem para os esgotos (aproximadamente 4 metros fora da casa) bem como colocação de chão, rebocar pintar por fora e por dentro, ou seja basicamente fazer tudo de novo.

as minhas perguntas são as seguintes:
    2. é preciso algum tipo de planta;

eu já tenho o financiamento aprovado contudo preciso de ter alguns dados concretos e se puderem ajudar com uma estimativa de custos seria o ideal.

muito obrigado
    Se Mudar a estrutura do telhado precisa de projecto aprovado na câmara.
    porquê o se? parece-me por o que li que não se falou em mudança de estrutura do telhado, mas sim em substituição do que lá está, se mantiver o sistema todo do existente precisa de licença para quê?
  9.  # 9

pdavidmarques, em alguns casos, basta que o imóvel se situe numa zona protegida para ter de ser licenciado, nem que seja para construir umas divisórias em gesso cartonado e se o Ricardo só vai manter paredes exteriores parece-me que isso excluí a estrutura do telhado.

mas de qualquer forma estamos aqui a discutir algo sem as informações devidas. Penso que para compreender melhor as alterações em causa precisamos de fotos e da localização do imóvel.

Cumprimentos,
  10.  # 10

mas de qualquer forma estamos aqui a discutir algo sem as informações devidas. Penso que para compreender melhor as alterações em causa precisamos de fotos e da localização do imóvel.
    concordo
  11.  # 11

Boa tarde outra vez, desde já agradeço a rapidez das respostas,
    Bem, penso que o primeiro passo é falar com uma amiga que é arquitecta, efectivamente não é preciso mudar o telhado todo, este possui pequenas falhas mas podemos dizer que 80 % do telhado encontra-se bem e estável, contudo é sempre necessário fazer pequenas reparações, depois o resto é fazer aquilo que já tinha referido.

Partir paredes,
    fazer uma casa de banho
    rebocar paredes,
    eletricidade, etc

bem vou dando noticias obrigado
    • J.C
    • 26 janeiro 2012

# 12

Voltamos á historia (post) "lá se vão os Arquitetos"!
    Quem disse e ou onde está escrito que remodelações interiores e consertos de telhados, precisam de licenças ou projetos?
    Só se for para o Ricardo gastar mais 10 ou 15000.
  12.  # 13

Colocado por: J.CSó se for para o Ricardo gastar mais 10 ou 15000.

Ó J.C.... :-)
    Estou farto de fazer remodelações e nunca ouvi falar em projectos de remodelação (mesmo os que precisam de licenciamento camarário e, portanto, de projectos de especialidades) que custem nem metade disso.
    Concordam com este comentário: RC | ARQ
  13.  # 14

Voltamos à História "lá se vai o orçamento porque a obra foi mal planeada"...
    Este tipo de obra pode não mexer na estrutura, mas vai levar novas redes e uma redefinição total do interior. Nestes casos, sem projecto de execução, a quantidade de procedimentos que se vão atrasar em obra são incalculáveis. As pessoas acabam por gastar com uma obra de empreiteiro aquilo que gastariam numa obra de arquitecto.

A diferença é que os arquitectos têm formação para transformar qualquer obra numa potencial valorização do imóvel e os empreiteiros não. Logo o proprietário tem mais probabilidades de ganhar dinheiro com a obra feita se incluir arquitectos no jogo.

Na Suíça e na Alemanha os Arquitectos são encarados com respeito e chamados a intervir mesmo em operações mais simples. O planeamento faz com que os proprietários poupem na obra e vejam a sua casa valorizada na altura da venda.

Mas continuem a pensar assim, aqui em Portugal é que se sabe de construção...

Cumprimentos,
    • J.C
    • 26 janeiro 2012

# 15

Colocado por: Luis K. W.
    Ó J.C.... :-)
    Estou farto de fazer remodelações e nunca ouvi falar em projectos de remodelação (mesmo os que precisam de licenciamento camarário e, portanto, de projectos de especialidades) que custem nem metade disso.

Bem...Se calhar exagerei nos preços. :-)
    • J.C
    • 26 janeiro 2012

# 16

Colocado por: PedroResendeVoltamos à História "lá se vai o orçamento porque a obra foi mal planeada"...
    Este tipo de obra pode não mexer na estrutura, mas vai levar novas redes e uma redefinição total do interior. Nestes casos, sem projecto de execução, a quantidade de procedimentos que se vão atrasar em obra são incalculáveis. As pessoas acabam por gastar com uma obra de empreiteiro aquilo que gastariam numa obra de arquitecto.

A diferença é que os arquitectos têm formação para transformar qualquer obra numa potencial valorização do imóvel e os empreiteiros não. Logo o proprietário tem mais probabilidades de ganhar dinheiro com a obra feita se incluir arquitectos no jogo.

Na Suíça e na Alemanha os Arquitectos são encarados com respeito e chamados a intervir mesmo em operações mais simples. O planeamento faz com que os proprietários poupem na obra e vejam a sua casa valorizada na altura da venda.

Mas continuem a pensar assim, aqui em Portugal é que se sabe de construção...

Cumprimentos,

Mas eu tambem encaro os Arquitectos e Enginheiros, com respeito, até que por vezes fazem falta!
    Só disse e afirmo que para remodelações interiores não são necessárias nem licenças Camararias nem projetos de Arquitetura.
  14.  # 17

Não são necessárias, são fundamentais para uma boa execução dos trabalhos.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  15.  # 18

Colocado por: J.CSó disse e afirmo que para remodelações interiores não são necessárias nem licenças Camararias nem projetos de Arquitetura.

Isso é o que você acha....mas não é verdade.
  16.  # 19

Colocado por: Anonimo16062021
    Para quem tem e quiser gastar mais uns trocos sim.. ou seja,na Alemanha por exemplo não é nem nunca foi necessário licenças Camarárias nem projectos de Arquitetura para remodelações interiores ..

Pode não ser necessário, mas a verdade é que a maioria dos clientes nesses países inclui arquitectos no planeamento das obras, simplesmente porque já fizeram as contas e sabem que ganham ao fazê-lo.

cumprimentos,
    http://pedroresendearq.tumblr.com/
  17.  # 20

sao tao fundamentais como os empreiteiros.

pode faser remodelaçao sem licença, claro que pode, tem que manter e a estrutura igual a que tem no telhado.nova ou a antiga se estiver boa

por dentro precisa e de um bom empreiteiro e um bom eletricista.

nas faxadas tem que mater os vaos como estao, e comece a obra.

obrigado

0.0220 seg. NEW