Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos

Tenho uma dúvida que gostaria de ver discutida, isto se não for de todo espatafúrdia ;)

Imaginando 2 pilares numa moradia, o normal tem sido "crescer parede" colando os tijolos ao pilar com cimento, e com
    algum intervalo de distância existirão alguns ferros no pilar para ligação com a parede...

A dúvida consiste mesmo nesta ligação, numa parede interior isolando previamente a face do pilar com placas de wallmate e
    encostando os tijolos ao wallmate, não acrescentará uma junta melhor na prevenção de fissuras futuras no reboco ?
    Ou será mesmo necessário encostar a parede no betão do pilar ?

Obrigado pelos esclarecimentos.
  2.  # 2

boas bakano !
    vou tentar explicar o melhor possivel com um exemplo meio estranho :)
    imagina q partes um braco ( o diabo seja cego surdo e mudo ) e o sr doutor coloca wallmate na fissura do osso partido !
    axas q vai voltar ao normal ?
    e se colocar um ferrinho em a unir o osso ??
    hmm
    bingo
    • bakano
    • 19 novembro 2008 editado

# 3

Ok, percebi a ideia, para si não será uma ligação tão sólida como a tradicional.
    Mas também terá vantagens no aspecto em que é mais tolerante a "abanões" na estrutura, na medida em que o wallmate absorverá os movimentos do pilar ?

Eu coloquei isto fora de contexto... parece meio descabido....e passo então explicar o problema real.
    Como dono de obra que se apercebeu que algo não foi bem executado de raíz pelo empreiteiro/dir. técnico, estou neste momento a tentar encontrar uma solução de compromisso entre o que está feito e o que se pretendia.
    Os pilares da moradia deveriam ter sido isolados por fora para correcção de pontes térmicas, mas como estão nos limites máximos exteriores tal já não será possível.
    Com medida de 30x30, e parede dupla de 30... estão a ver , os pilares serão pontes térmicas, ligam o exterior ao interior, atravessando a parede dupla completamente.

Como ainda não tenho paredes levantadas, o que acham do seguinte esquema para corrigir atempadamente este defeito (sem acarretar mais gastos) ?

Imagem Pilar / Parede Dupla
    Recuando a parede interior 3 cms, consigo isolar o pilar com wallmate de 3cms nas laterais, e styrofoam da Dow para capoto na frente, aplicando depois os reforços em fibra aquando do reboco. A parede ficará então pousada na Laje, encostada nas laterais ao xps com cimento ou algum outro composto e sempre com os ferros cravados no pilar.

Isto em desenho parece minorar o defeito, será exequível numa situação real ?
  3.  # 4

Colocado por: bakanoIsto em desenho parece minorar o defeito, será exequível numa situação real ?

Claro que sim. O isolamento dos pilares pode ser feito pelo exterior ou pelo interior. Se fizer como tem na foto ficará bem. Não se esqueça de usar algum tipo de rede nas zonas de transição entre o tijolo e o XPS ao rebocar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bakano
  4.  # 5

Podendo, faria SEMPRE pelo exterior, mas torna-se impossível mesmo!!! pelos 4 lados :)
    Na lateral Norte estou no limite do terreno, sobra apenas a medida para o reboco, não vou pedir terreno emprestado ao vizinho;
    A Sul, não posso crescer mais, por causa da passagem de 3 metros para a garagem nos anexos que já é o mínimo obrigatório;
    Para a frente e para trás também não posso aumentar o perímetro, já que a frente tem de alinhar com a moradia vizinha, e para trás, já estou no limite máximo da moradia permitido que é de 15 metros.

A questão desta solução pelo interior que mais me colocou de "pé atrás" foi o facto das paredes não ligarem tão fortemente com os pilares como as exteriores estão. Parece que ficam até meio descoladas dos pilares, não fossem os ferros.

Vou conferir e ver medidas exactas, mas acho que nunca tenho um pano destes com mais de 4 ou 5 metros de comprimento, pode ser relevante nesta questão.

Agradeço os comentários já introduzidos ;)
  5.  # 6

O meu empreiteiro "vai aos arames" com esta solução. Citando : "vai rachar o reboco todo nas zonas dos pilares !!!!"

Alguns empreiteiros por cá já têm feito disto com os pilares, com provas dadas ... ?

:(
  6.  # 7

Colocado por: bakanoA dúvida consiste mesmo nesta ligação, numa parede interior isolando previamente a face do pilar com placas de wallmate e
    encostando os tijolos ao wallmate, não acrescentará uma junta melhor na prevenção de fissuras futuras no reboco ?

Estou com dificuldades em entender a sua dúvida, mas aquela solução que está no desenho, ou leva um reboco bem armado com rede e/ou fibras ou realmente parece-me que vai rachar nas juntas. Se é para fazer aquilo, então mais valerá aplicar uma solução de gesso cartonado (pladur) com lã de rocha /XPS no interior, nas paredes exteriores, utilizando uma solução tradicional nas restantes paredes.

Outra solução, seria colocar tijolo de forra térmica (3cm) pelo interior

Colocado por: bakanoIsto em desenho parece minorar o defeito, será exequível numa situação real ?

Sinceramente, não me metia nisso

Colocado por: bakanoA questão desta solução pelo interior que mais me colocou de "pé atrás" foi o facto das paredes não ligarem tão fortemente com os pilares como as exteriores estão. Parece que ficam até meio descoladas dos pilares, não fossem os ferros.

um dos erros mais graves que se cometem nas nossas obras, é ligarem as paredes de alvenaria à estrutura com argamassa, tornando a parede solidária com a estrutura. Quando esta mexer, mesmo que ligeiramente, vai provocar fissuras (as celebres rachas no estuque interior). Nessas uniões, deveria ser aplicado um espuma de poliuretano flexível, para absorver esses movimentos, mas em Portugal, se nem as paredes duplas ficam bem feitas, quanto mais as ligações
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bakano
  7.  # 8

Colocado por: PauloCorreiaEstou com dificuldades em entender a sua dúvida, mas aquela solução que está no desenho, ou leva um reboco bem armado com rede e/ou fibras ou realmente parece-me que vai rachar nas juntas. Se é para fazer aquilo, então mais valerá aplicar uma solução de gesso cartonado (pladur) com lã de rocha /XPS no interior, nas paredes exteriores, utilizando uma solução tradicional nas restantes paredes. Outra solução, seria colocar tijolo de forra térmica (3cm) pelo interior

Pois, a face do wallmate que fica para o interior é daquele para capoto(rugoso), todo inteiro de uma parede á outra, e planeava reforçar com redes nas duas únicas junções com as paredes... Já vi esta aplicação pelo exterior nas zonas de pilares e vigas(revestidos a xps,sem forras), devidamente prevenidas com as redes, mas resultados não sei realmente...

Já o tijolo de forra(termicamente não será como o xps), não poderá ficar unido ao pilar pois será ainda pior, correcto ?

Colocado por: PauloCorreia...mas em Portugal, se nem as paredes duplas ficam bem feitas, quanto mais as ligações

Antes disso, ainda as paredes interiores serão projectadas com poliuretano pelo exterior, mas tem toda a razão: será a próxima dor de cabeça a tentar que cumpram o especificado... :(
  8.  # 9

Colocado por: bakanoJá o tijolo de forra(termicamente não será como o xps), não poderá ficar unido ao pilar pois será ainda pior, correcto ?

A ideia da forra é eliminar pontes térmicas, não é, serem um isolante. Como aquilo que quer resolver é uma ponte térmica, parece-me melhor solução

Colocado por: bakano. Já vi esta aplicação pelo exterior nas zonas de pilares e vigas(revestidos a xps,sem forras), devidamente prevenidas com as redes, mas resultados não sei realmente...

Certo, mas tem uma enorme diferença para o que quer fazer. No exterior são aplicados placas grandes que absorvem melhor os esforços que a aplicação de uma placa numa zona tão pequena, ainda por cima entalada.
    • bakano
    • 20 novembro 2008 editado

# 10

Colocado por: PauloCorreiaA ideia da forra é eliminar pontes térmicas, não é, serem um isolante. Como aquilo que quer resolver é uma ponte térmica, parece-me melhor solução

Começo a convencer-me que será um melhor compromisso...
    E deverão ficar integrados com as paredes laterais ?
  9.  # 11

Colocado por: bakanoE deverão ficar integrados com as paredes laterais ?

A fazer, sim
    É como tem no seu desenho, mas em vez de XPS, coloca tijolo de 3cm, (excepto nas laterais)
  10.  # 12

Muito obrigado a todos pelos comentários, acredito que já tenho muito para equacionar... ;)
  11.  # 13

Vou construir um sotao com 1 WC, quarto e closet. Gostaria que me ajudassem a fazer a melhor especificação para as paredes. A casa é nova e queria a melhor das paredes tanto a nivel de isolamento termico como acustico. Obrigada.
  12.  # 14

Colocado por: Maria MeloVou construir um sotao com 1 WC, quarto e closet. Gostaria que me ajudassem a fazer a melhor especificação para as paredes. A casa é nova e queria a melhor das paredes tanto a nivel de isolamento termico como acustico. Obrigada.
    assim não constroi sótão, porque I.S no sótão não, ou vai construir a revelia da câmara? ou o sótão já esta feito vai apenas dividir?
  13.  # 15

Penso que não me expliquei bem.... Tenho o sotao acabado com janelas velux e chao de madeira e todo pintado.
    Preciso de saber qual o orçamento para paredes de gesso cartonado com a melhor especificaçao do mercado.

Obrigada

0.0133 seg. NEW