Iniciar sessão ou registar-se
    • ritali
    • 27 janeiro 2012 editado

     # 1

    Boa tarde,
    Antes de mais dou os os meus parabéns a quem criou este fórum e a todos os que, sem pedir nada em troca, se disponibilizam a ajudar com os seus conhecimentos :)
    Venho aqui pedir a vossa ajuda, a minha situação é a seguinte:
    tenho um pequeno terreno, separado em dois artigos através de um destaque na câmara, num dos artigos tenho uma moradia antiga com cerca de 90 m2, no outro artigo não tenho nada. Os terrenos foram destacados com o objectivo de vender o que não tem nada,mas as coisas estão tão dificeis que não consigo, assim pago dois IMI, o que é de loucos, (para além da prestação ao banco).
    A minha intenção/sonho! É um dia viver ali e ter o meu próprio negócio (loja), só que neste momento não tenho €€€, mas tenho que fazer qq coisa para, por um lado não ter tantas despesas, e por outro não inviabilizar este sonho de futuro!

    Será que posso ter uma licença de habitação e comércio?, por exemplo a moradia seria a minha habitação e licenciava a garagem (que está junto da casa) como loja. Se assim fosse voltava a unir os terrenos e poupava o IMI!
    Ou seria preferivel fazer de raíz um tipo de "anexo" para a loja na parte do terreno que não tem a casa?
    Em suma tenho este espaço e neste momento só tenho custos com o mesmo, não vivo lá porque trabalho longe e só se conseguisse ter lá o meu proprio negocio é que me poderia mudar!

    preciso de opiniões...
    obrigada
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2012

     # 2

    Quer unir os dois terrenos só para poupar o IMI, é isso?
    Acho que não vai poupar nada... o IMI é pago proporcionalmente (por área e classificação) e não por "unidades".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritali
  1.  # 3

    Mas eu só tinha IMI relativo um artigo, ao fazer o destaque fiquei com 2 artigos nas finanças, com IMI separado. Ainda por cima, se quiser construir na parte que não tem a casa ainda devo ter que pagar infaestruturas à camara!
    Estou muito arrependida por ter feito o destaque, mas agora que está feito e não sei se mantenho ou não, visto que quero ter um espaço de comércio e tb quero lá viver. Se puder ter uma licença de habitação/comercio, talvez o melhor seja voltar a juntar tudo novamente...

    obr
  2.  # 4

    Colocado por: ritaliSerá que posso ter uma licença de habitação e comércio?

    primeiro tem mesmo de verificar se existe algum impedimento no PDM ou plano da sua área. em principio sé é para comercio regular"", poderá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritali
  3.  # 5

    Então, se não existir impedimento no PDM, poderei fazer uma loja, neste caso seria uma loja de artesanato, na minha garagem? teria uma licença de habitação / comércio?

    obrigada
    Rita
  4.  # 6

    Bom dia ritali,

    Caso não exista condicionantes no PDM, ou mesmo no PU (caso exista na zona), poderá construir um edifício misto (comercio e habitação)...

    Já agora, em que zona do país é o seu terreno?, é que aqui no fórum existem técnico de todo o país que a poderão informar mais concretamente...

    Cumprimentos,

    Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritali
  5.  # 7

    Bom dia,

    O meu terreno é em Azeitão, pertence à CM de Setúbal.

    cumprimentos,
    Rita
  6.  # 8

    Tanto quanto eu sei não terá problema. basta ver a quantidade de coisas dessas que existem aí assim. Mas até por mail a devem poder informar com mais rigor, da CMS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritali
    • ritali
    • 1 fevereiro 2012 editado

     # 9

    Boa tarde,

    Como sugerido, vou informar-me junto da CM.
    Entretanto e como as ideias são muitas (e os €€€ poucos), peço opinião em relação a mais umas ideias:

    O terreno que foi destacado permite a construção (de acordo com certidão do destaque passada pela CM), no entanto o destaque está feito apenas no papel, na prática não há qualquer divisão fisica, ou seja em teoria tenho 2 terrenos com 500m2 (num tenho uma casa com 50 anos, que tem licença de habitação, embora as telas existentes na CM não estejam de acordo com a realidade! e no outro terreno não tenho nada a não ser uns anexos degradados tb com 50 anos e que por essa razão terão que ser demolidos), mas na prática tenho um terreno com 1000m2. As minhas perguntas são:
    1 - se eu quiser construir no terreno que não tem a casa, terei que solicitar/pagar infraestruturas à CM?
    2 - se eu pedir uma licença de construção neste terreno poderei ter problemas com a casa que está construida, devido às plantas/telas não estarem de acordo com a realidade?
    3 - Se eu colocar uma daquelas casas pré-fabricadas em Kit / contentor terei que pedir licenciamento à CM? (a intenção seria ter um espaço para alugar para realização de pequenas acções de formação / workshops)

    muito obrigada e peço desculpa pelo "testamento"
    Rita
  7.  # 10

    Colocado por: ritaliBoa tarde,

    Como sugerido, vou informar-me junto da CM.
    Entretanto e como as ideias são muitas (e os €€€ poucos), peço opinião em relação a mais umas ideias:

    O terreno que foi destacado permite a construção (de acordo com certidão do destaque passada pela CM), no entanto o destaque está feito apenas no papel, na prática não há qualquer divisão fisica, ou seja emteoria tenho 2 terrenos com 500m2(num tenho uma casa com 50 anos, que tem licença de habitação, embora as telas existentes na CM não estejam de acordo com a realidade! e no outro terreno não tenho nada a não ser uns anexos degradados tb com 50 anos e que por essa razão terão que ser demolidos), masna prática tenho um terreno com 1000m2. As minhas perguntas são:
    1 - se eu quiser construir no terreno que não tem a casa, terei que solicitar/pagar infraestruturas à CM?
    2 - se eu pedir uma licença de construção neste terreno poderei ter problemas com a casa que está construida, devido às plantas/telas não estarem de acordo com a realidade?
    3 - Se eu colocar uma daquelas casas pré-fabricadas em Kit / contentor terei que pedir licenciamento à CM? (a intenção seria ter um espaço para alugar para realização de pequenas acções de formação / workshops)

    muito obrigada e peço desculpa pelo "testamento"
    Rita
  8.  # 11

    Colocado por: ritalineste caso seria uma loja de artesanato, na minha garagem? teria uma licença de habitação / comércio?

    se é para esse uso não vejo grandes problemas, mas comprove sempre se não há nenhuma restrição quanto a comercio, sim teria de ter habitação/comercio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritali
  9.  # 12

    1 - se eu quiser construir no terreno que não tem a casa, terei que solicitar/pagar infraestruturas à CM?
    2 - se eu pedir uma licença de construção neste terreno poderei ter problemas com a casa que está construida, devido às plantas/telas não estarem de acordo com a realidade?
    3 - Se eu colocar uma daquelas casas pré-fabricadas em Kit / contentor terei que pedir licenciamento à CM? (a intenção seria ter um espaço para alugar para realização de pequenas acções de formação / workshops)


    Será que alguém me pode ajudar com estas questões?
    Obrigada
    • H.F
    • 29 março 2012

     # 13

    Boa tarde

    Ia colocar um novo tópico mas como refere que fez um destaque aproveito para lhe perguntar se me pode informar quanto pagou para fazer o destaque?

    Quanto à sua terceira questão, é necessário pedir licença sim. O destaque que pretendo fazer é para um familiar colocar uma dessas casas de madeira pré-fabricadas, mas com licença de habitabilidade. Penso que o meu familiar ainda não sabe os custos dessas licenças, mas segundo se informou a licença deste tipo de habitação (casas pré-fabricada) é igual a uma licença para a construção dita normal.
  10.  # 14

    Boa tarde H.F ,

    Em resposta à sua pergunta, o preço de um destaque pode variar, isto porque o destaque pode ser feito de duas formas...

    1º. pode ser instruido um processo unicamente para destaque...

    2º. pode ser instruído junto ao processo de licenciamento de um edifício...

    A 2º opção é a mais vantajosa no seu caso... poupa dinheiro...

    Já agora em que município é??

    Disponha...

    Fiel Projectar - Arquitectura e Engenharia
    [email protected]
 
0.0203 seg. NEW