Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Tem razão Pedro fui rever a lei e aplica-se a todos os projectos.
    Neste caso Ricardo você só fica habilitado a fazer direcção técnica ou fiscalização de obras até classe II dos alvarás.
    Pode contudo ser responsavel por um alvará de classe IV não podendo assumir qualquer responsabilidade pelas obras dessa classe (Mais uma estupidez da lei)
  2.  # 42

Colocado por: Ricardo163já agora sabe-me dizer que especialidades eu poderei assinar???????????

Antes disso...diga-nos que especialidades sabe você fazer?
    Concordam com este comentário: costa3333, two-rok, volcom_DC
  3.  # 43

Picareta não seja mauzinho:))))
    Estes cursos antigamente eram bons, garanto-lhe que se saia de lá a saber calcular estruturas simples.
  4.  # 44

Colocado por: zedasilvaPicareta não seja mauzinho:))))
    Estes cursosantigamenteeram bons, garanto-lhe que se saia de lá a saber calcular estruturas simples.

Eu não disse mal do curso, nem do Ricardo, só tenho curiosidade em saber o que sabem os alunos deste curso sobre projectos de especialidade.
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 45

Hoje não sei!
    Mas há uns anos (alguns confesso) a diferença entre eles e os engenheiros técnicos era muito ténue.
    Acredito que hoje com professores que nem sabem para que raio serve o curso a qualidade do ensino seja muito deficiente.
  6.  # 46

Colocado por: zedasilvaMas há uns anos (alguns confesso) a diferença entre eles e os engenheiros técnicos era muito ténue.

O meu pai e o meu irmão são ATAE.
  7.  # 47

Então sabe do que falo :)))
  8.  # 48

Colocado por: zedasilvaEntão sabe do que falo :)))

Pois sei.
  9.  # 49

E concorda que a formação deles lhe deu aptidões para calcular estruturas simples e redes de águas e esgotos pelo menos. Já a experiência e o gosto pela arte deu-lhes capacidades para ir evoluindo a provavelmente hoje são capazes de calcular estruturas mais complicadas e com novas exigências.
  10.  # 50

Colocado por: zedasilvaE concorda que a formação deles lhe deu aptidões para calcular estruturas simples e redes de águas e esgotos pelo menos.

Sim, tiveram formação para puderem calcular estruturas simples, mas não faz qualquer sentido ser projectista de estruturas simples, e quando digo estruturas simples refiro-me a uma moradia com uma planta pouco complicada, com estrutura em pórtico, com lajes aligeiradas. Caso apareça uma moradia, em que fosse necessário aplicar um pilar no meio de uma laje, já era um problema, ou um prédio com lajes fungiformes, também era para esquecer. Isto não tem qualquer sentido, ou se é projectista de estruturas, ou então segue-se outro caminho. Pelo que vi no link do post#9, o curso que o Ricardo163 está a terminar não permite nem dá formação em projectos de especialidades.

Colocado por: zedasilvaJá a experiência e o gosto pela arte deu-lhes capacidades para ir evoluindo a provavelmente hoje são capazes de calcular estruturas mais complicadas e com novas exigências.

Felizmente nunca foram projectistas.))
  11.  # 51

Colocado por: Picareta
    Antes disso...diga-nos que especialidades sabe você fazer?
    Concordam com este comentário:volcom_DC

Picareta: a pergunta correcta é "diga-nos que especialidades pensa você que sabe fazer"
  12.  # 52

Caro picareta não se esqueça que 90% dos técnicos que possuem este cursos são do tempo em que as casas tinham 4 pilares...
    Concordam com este comentário: volcom_DC
  13.  # 53

A especialidade que eu penso que sei como você disse é agua visto que lido com isso à alguns anos, o meu pai e o meu irmão são canalizadores, mas só o meu irmão é que tem curso. e nao tenho qualquer tipo de problema em fazer a canalização de uma moradia sozinho....... obrigado a todos pela ajuda
  14.  # 54

Especialidade água e quer mexer em betão? Realmente...o betão precisa de água.
    Será que se pode fazer a estrutura de uma casa com betão canalizado?
  15.  # 55

É feio bater em alguém caído no chão. O Ricardo 163 até se pôs a jeito - chega ao fim do curso com dúvidas que deveria ter tirado logo no início, não sabe para que serve nem o que lhe é permitido fazer; pior: não tem sequer em consideração aquilo que é capaz ou sabe fazer. Ainda assim não posso deixar de registar o modo como é comentado aquilo que diz, nomeadamente a acidez com que lhe atiram à cara a falta de conhecimento para, por exemplo, fazer as “especialidades”. Curiosamente - ou não - aceitam que outros falem de assuntos para os quais não estão minimamente preparados e acatam o que eles escrevem como se da Bíblia se tratasse. Seja um aplicador de ETICS a falar de comportamento térmico de edifícios, um picheleiro a dar palpites sobre traçados e diâmetros de redes de água ou saneamento ou um serralheiro a “receitar” vidros sem fazer a mínima ideia das características da construção a que se destinam - tudo passa em claro por mais ridículas que sejam (e muitas das vezes são) as afirmações que fazem. Aparece aqui alguém como o Ricardo e saltam-lhe todos em cima como se fosse o culpado de todos os males do mundo.
    Moralismo de ****.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, alv, doisarquitectos, Aiken, ferfer72
  16.  # 56

Para não correr o risco de ser injusto (e muitas vezes dá vontade), aqui vai um conselho:

Prepare-se muito bem antes de ir à sua primeira entrevista de emprego, é que se aqui no forum foi o que foi, imagine num escritório de uma construtora ou algo do género.

0.0217 seg. NEW