Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GF
    • 28 janeiro 2012 editado

     # 1

    Ola a todos,

    Mudei recentemente de um apartamento para uma moradia, numa zona em que não existe saneamento, todos têm uma fossa.
    Ainda ando a tentar perceber como funcionam aqui as coisas.
    O anterior proprietário disse-me que era muito raro chamar o pessoal da camara para esvaziar a fossa, pois diz que escoava para o sub-solo e dessa forma nunca enchia, até porque levam cerca de 100Euros por cada m3.
    Há uns 10 dias abri a tampa daquilo que penso ser a fossa e pareceu-me um pouco cheia mas descansei.
    Hoje fui novamente lá ver o nivel e está quase cá em cima, o que me deixou um pouco preocupado.

    Coloco aqui algumas fotos, pois existem várias tampas e fico meio baralhado.
    A fossa para onde vão os dejectos é a mesma onde vao as aguas pluviais?
    Deixo foto das tampas que tenho no jardim. A primeira é aquela que consigo abrir mais facilmente e que está quase cheia.
    Não sei o que são as outras de cor mais branca...

    alguem me pode dar umas dicas para um leigo que ainda está a aprender como isto funciona? Obg!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gika
      20120128-00363.jpg
      20120128-00367.jpg
      20120128-00364.jpg
  1.  # 2

    fossa é só uma e se estiver bem feita, internamente tem 3 câmaras comunicantes, onde é feito o tratamento das aguas e deve ser a 1ª foto,

    as outras tampas são das caixas de passagem,

    as aguas pluviais não devem de ir para a fossa, mas já vi algumas assim.

    ps: pode aproveitar as aguas da ultima câmara para regar o jardim, que a relva adora (tem é que tapar o nariz).

    ATENÇÂO: somente regar relva, NUNCA regar hortas com agua tratada proveniente de fossas (não vá alguém ter ideias).
  2.  # 3

    Colocado por: gf2011A fossa para onde vão os dejectos é a mesma onde vao as aguas pluviais?

    Eu achava que isso era impossível, mas desde que vi um porco a andar de bicicleta já acredito em tudo.

    Colocado por: gf2011Não sei o que são as outras de cor mais branca...

    Devem ser caixas de visita, colocadas nas "curvas" e "entroncamentos" da rede de esgotos. Tem que abrir e verificar o que lá está.
  3.  # 4

    Colocado por: gf2011até porque levam cerca de 100Euros por cada m3.

    Se tiver espaço compensa fazer uma nova fossa.
    •  
      GF
    • 28 janeiro 2012

     # 5

    Estando o buraco da tampa mostrada na fotog nº1 quase cheio (já não vejo a caixa, só a parte superior do buraco), é de me preocupar então correcto ?
    Perguntei a questão de haver ou não mistura de aguas pluviais (banhos) com dejectos (retretes), pois das várias vezes que abri a tampa, o cheiro é zero.
  4.  # 6

    Pluviais é da chuva, que vem das caleiras. Está a confundir com saponáceas, dos banhos, lavatórios, lava loiças, etc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Leoviana
    •  
      GF
    • 28 janeiro 2012

     # 7

    Desculpe, como referi sou leigo e não percebo nada da coisa.
    Essas dos banhos, lava loiças etc, para onde vai supostamente ? Calculo que tenha de ir para o mesmo sitio, pois não há saneamento aqui ainda (está previsto para 2013)....
  5.  # 8

    é de me preocupar então correcto ?


    o cheiro é zero

    faça isto e esqueça


    as aguas da ultima câmara para regar o jardim, que a relva adora

    as aguas com excepção das pluviais vão todas para a fossa.
  6.  # 9

    A da primeira figura é fossa, as outras são caixas de visitação.

    A fossa própriamene dita pode ter duas caixas (deveria) uma para receber os residuos liquidos ( e outros) que depois passam à segunda câmara.

    O mistério aqui reside no facto de o anterior proprietário "raramente" esvaziar a fossa e o gf2011 em 10 dias ter enchido a fossa.

    Acho que a água da fossa c\ os detergentes e lixivias e tudo o mais não é boa para regar, mesmo q a relva goste de detergentes, se houver crianças eu não usava a água para regar.


    Ora bem ,a 100 Euros/m3 para esvaziar a fossa deixe-me adivinhar: isso não será uma certa câmara da costa vicentina?
    •  
      GF
    • 29 janeiro 2012

     # 10

    Não coloco a fotografia do nivel primeira tampa para não ficar ninguem enjoado antes do almoço lol
    Não é costa vicentina, é na zona da serra de Sintra.

    Até há dois anos atrás havia duas limpezas gratuitas por ano, sendo que todos os meses pagava-se na factura da agua pelo saneamento.
    Depois começou a ser pago, mas fui ver ao site e os preços são diferentes do que me foi dito no proprio SMAS pessoalmente.


    Limpeza de fossas (carrada de 6m3)
    - Utilizadores Domésticos 65,00
    - Utilizadores Não Domésticos 100,00



    Pelos vistos não são 100 mas sim 65 + IVA e é por carrada (uma carrada equivale a 6m3 é isso?).
    Quantos m3 costuma ter uma fossa septica residencial normalmente?

    Thanks !
    • jafn
    • 29 janeiro 2012

     # 11

    A 1ª coisa a fazer é mandar despejar por completo as fossas, depois disto destape todas as tampas e mande alguém despejar o tanque da sanita e veja para que caixa vai, e na fossa para que compartimento, se esta estiver dividida, depois teste com a torneira do lava-loiças aberta e veja para que caixa o esgoto corre, assim fica logo a saber se os esgotos de águas limpas estão separados dos das sanitas, águas sujas, e com a fossa vazia vê logo se tem divisões (séptica) ou não.
    Atenção nunca entre dentro de uma fossa mesmo depois de vazia para a limpar, pois isso é morte certa.
    •  
      GF
    • 29 janeiro 2012

     # 12

    Colocado por: jafnA 1ª coisa a fazer é mandar despejar por completo as fossas, depois disto destape todas as tampas e mande alguém despejar o tanque da sanita e veja para que caixa vai, e na fossa para que compartimento, se esta estiver dividida, depois teste com a torneira do lava-loiças aberta e veja para que caixa o esgoto corre, assim fica logo a saber se os esgotos de águas limpas estão separados dos das sanitas, águas sujas, e com a fossa vazia vê logo se tem divisões (séptica) ou não.


    Obrigado por mais uma dica.



    Colocado por: jafn
    Atenção nunca entre dentro de uma fossa mesmo depois de vazia para a limpar, pois isso é morte certa.


    Obrigado tambem por lembrar, mas jamais o pensei fazer... eles têm uns jactos proprios para o efeito, correcto?
  7.  # 13

    Desculpem intrometer-me no tópico, mas tenho uma duvida acerca deste tema. qual a diferença entre fossa septica e fossa estanque?
    As canalização para ambas são iguais ou diferem? Obrigado
    • jafn
    • 29 janeiro 2012

     # 14

    Uma fossa séptica é dividida em 3 partes, a 1ª onde entram as águas sujas e que está sempre cheia passando para a 2ª só os líquidos e que por sua vez passam para o 3º compartimento, que é o chamado poço absorvente, o mesmo quer dizer ,que é roto e essas águas se diluem nos terrenos, as águas limpas de lava-loiças duches etc, são logo encaminhadas para o poço absorvente, as duas primeiras com partições,são estanques, para permitirem a diluição das matérias sólidas.
    As Fossas estanques é só um compartimento todo estanque e os esgotos são todos ligados á mesma fossa, que quando estiver cheia tem que ser despejada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  8.  # 15

    Colocado por: TROLHA...numa fossa céptica falta o "elemento" principal para que funcione...e ninguém falou nele.

    mas como eu faço parte daquelaspessoas que não estão minimamente preparadas(disseram),espero que venha um dos quadros superiores fazê-lo.


    Uma fosse céptica é uma fossa desconfiada de tudo?? :D

    Agora mais a sério, qual o elemento que falta? As bactérias? Diga lá, não nos deixe na expectativa.
  9.  # 16

    Já dei o meu palpite, perguntei se eram as bactérias...
  10.  # 17

    Colocado por: TROLHA...esse elemento para existir outros não poderão existir.


    Será que os agentes contidos nos detergentes que desaguam nas fossas sépticas matam os "bichinhos" que tratam de liquidificar os "sólidos"?

    Cumprimentos.
  11.  # 18

    Colocado por: jafnUma fossa séptica é dividida em 3 partes, a 1ª onde entram as águas sujas e que está sempre cheia passando para a 2ª só os líquidos e que por sua vez passam para o 3º compartimento, que é o chamado poço absorvente, o mesmo quer dizer ,que é roto e essas águas se diluem nos terrenos, as águas limpas de lava-loiças duches etc, são logo encaminhadas para o poço absorvente, as duas primeiras com partições,são estanques, para permitirem a diluição das matérias sólidas.
    As Fossas estanques é só um compartimento todo estanque e os esgotos são todos ligados á mesma fossa, que quando estiver cheia tem que ser despejada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Paramonte


    Boa explicação. Algumas câmaras obrigam a ter fossas estanques apenas, sobretudo em zonas protegidas. Com o tempo aprece-me q mesmo as fossas septicas ficam impermeabilizadas
  12.  # 19

    a fossa não funciona?!?!? experimente o seguinte colocar um animal morto la dentro!!
  13.  # 20

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Fossa_s%C3%A9ptica

    Numa fossa séptica não ocorre a decomposição aeróbica e somente ocorre a decomposição anaeróbica devido a ausência quase total de oxigênio.


    Funcionar funciona, no entanto o tratamento não é tão completo como uma ETAR.

    Já li algures que não se podem retirar as lamas todas de uma fossa.
 
0.0209 seg. NEW