Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite,
    estou á procura de uma bomba para um poço que tem 5m de profundidade em manilhas colocado junto da porta da cave,
    onde recebe os tubos do dreno da cave.
    a zona é abundante em água sendo a terra argilosa.
    procuro uma bomba para colocar uma boia que quando se aproximar daquele nivel prox da tampa retire a água(automáticamente).
    e se possivel a mesma bomba dê para ligar á rega.
    é possivel?
    é melhor duas distintas?
    o que aconselham?
    cumps. zé carlos.
      28_01_2012_21_30_04.jpg
  2.  # 2

    a posição em relação á casa.
      28_01_2012_21_33_06.jpg
  3.  # 3

    Como resolveu?
  4.  # 4

    Vou aproveitar o nível freático alto do meu terreno e fazer um poço. O meu vizinho tem um e tem água a 5metros. Vou fazer prai com 7/8metros.
    Que tipo de bomba devo comprar? Uma submersível?
    É possível ter a bomba sempre ligada à corrente e o motor funcionar quando abro a torneira? Ou sempre que quiser a água tenho de abrir torneira + ligar a bomba?
  5.  # 5

    Vai utilizar água do poço como água de consumo da habitação?
  6.  # 6

    Colocado por: BigmouseVai utilizar água do poço como água de consumo da habitação?


    Não. Apenas para rega e limpar os carros.
  7.  # 7

    Bomba submersível e um quadro de sondas da bomba e balão
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoBomba submersível e um quadro de sondas da bomba e balão


    Isso para mim é chinês :P
    Pode desenvolver mais um pouco?

    Por quanto isso ficaria, é fácil de instalar? Pode-me enviar links com exemplos do sistema que recomenda?

    obrigado
  9.  # 9

    Na minha opinião colocaria um motor com tubo de pesca e para o pára arranca um pressostato electrónico
    É algo simples de se fazer e barato
    • SrR
    • 11 julho 2022

     # 10

    Colocado por: dom123Na minha opinião colocaria um motor com tubo de pesca e para o pára arranca um pressostato electrónico
    É algo simples de se fazer e barato
    se tiver mais de 7 metros até à água não!
  10.  # 11

    Colocado por: pvieira91Vou aproveitar o nível freático alto do meu terreno e fazer um poço. O meu vizinho tem um e tem água a 5metros. Vou fazer prai com 7/8metros.
    Que tipo de bomba devo comprar? Uma submersível?
    É possível ter a bomba sempre ligada à corrente e o motor funcionar quando abro a torneira? Ou sempre que quiser a água tenho de abrir torneira + ligar a bomba?

    A 5 m não diria que seja um nível freático alto...
    A 7 ou 8 metros acho que uma retroescavadora normal não consegue, vai precisar de uma giratória, sabe disso?

    Se o fundo do poço ficar em areia (o normal) não aconselhava bomba submersível. Optava por uma de superfície com balão com tubo chupador, à qual liga depois a torneira.
    Farto-me de aconselhar as sterwins do Leroy porque tenho excelentes experiências com elas, mas pode ir para uma mais profissional Grundfos, por exemplo.

    Uma imagem do meu sistema. O poço está a 22 metros e qualquer uma das 3 bombas tira água sem problema.
    IMG20220702162227
    • SrR
    • 11 julho 2022

     # 12

    A agua esta a 22metros de profundidade?
  11.  # 13

    Colocado por: Casa da Horta
    A 5 m não diria que seja um nível freático alto...
    A 7 ou 8 metros acho que uma retroescavadora normal não consegue, vai precisar de uma giratória, sabe disso?

    Se o fundo do poço ficar em areia (o normal) não aconselhava bomba submersível. Optava por uma de superfície com balão com tubo chupador, à qual liga depois a torneira.
    Farto-me de aconselhar as sterwins do Leroy porque tenho excelentes experiências com elas, mas pode ir para uma mais profissional Grundfos, por exemplo.

    Uma imagem do meu sistema. O poço está a 22 metros e qualquer uma das 3 bombas tira água sem problema.
    IMG20220702162227


    O nível freático está a cerca de 3metros, mas eu vou aterrar o terreno nas traseiras três metros. Por isso, o poço tera de ter os 3metros (aterro) + 3metros (nível freático) + 2 metros (abaixo do nível freático). Portanto, a escavação seria de 5metros.
    É possível usar uma bomba de superficie para este cenário?
    E o barulho que a bomba faz, não é incomodativo?
  12.  # 14

    Colocado por: SrRA agua esta a 22metros de profundidade?

    Não, a profundidade são cerca de 3 metros. A distância do tubo que vai desde a água à bomba é que são 22.

    Colocado por: pvieira91

    O nível freático está a cerca de 3metros, mas eu vou aterrar o terreno nas traseiras três metros. Por isso, o poço tera de ter os 3metros (aterro) + 3metros (nível freático) + 2 metros (abaixo do nível freático). Portanto, a escavação seria de 5metros.
    É possível usar uma bomba de superficie para este cenário?
    E o barulho que a bomba faz, não é incomodativo?

    Sim, até as mais fraquinhas de 600 w tiram água a 8 metros. O barulho é chato, claro, mas se tiver a bomba numa casota fechada deixa de ser problema.
  13.  # 15

    Fica-me a dúvida se 2 metros de água (imaginando com as manilhas de 220 cm) serão suficientes para horta grande... Vai precisar que recupere rápido. Tipo 12 horas no máximo para voltar ao nível. Não esquecer que em agosto/set deve contar com pouco mais de metade da água (nos poços bons).

    Ou seja, o que queria dizer é que, sendo eu, iria ponderar bem o investimento. É que ter 6 metros de poço sem nada... E os 2 metros de água vão sendo cada vez menos porque todos os poços vão metendo areia (pelo menos no Ribatejo é assim).

    Já sabe o custo? Ponderou fazer furo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  14.  # 16

    Não é um jardim grande. No máximo teremos 150m2 de relva. Podemos aumentar a profundidade em mais 1 ou 2 metros. Esta é uma zona com muita água. O vizinho também tem poço e, em tempos, toda esta zona era um campo e aquele poço era usado para regar e nunca houve falta de água. Em baixo tem uma presa de água e água sempre a correr.
  15.  # 17

    Colocado por: pvieira91Não é um jardim grande. No máximo teremos 150m2 de relva. Podemos aumentar a profundidade em mais 1 ou 2 metros. Esta é uma zona com muita água. O vizinho também tem poço e, em tempos, toda esta zona era um campo e aquele poço era usado para regar e nunca houve falta de água. Em baixo tem uma presa de água e água sempre a correr.

    Ainda bem que tem muita água. Sabe, isto aqui no fórum a gente tenta sempre alertar para situações chatas que vivemos ou vemos acontecer. A minha zona também tem água com fartura (lezíria ribatejana, perto do tejo, concelho de Salvaterra) mas os poços têm este problema de irem aumentando a areia no fundo e isso tira quantidade de água.

    Eu faria a profundidade máxima que o braço da máquina permitisse. Sem hesitar. Mais 3 ou 4 anéis e 20 min de máquina não custarão assim tanto e é certo e sabido que daqui por 20 anos vai gostar de ter tomado esta decisão agora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pvieira91
  16.  # 18

    Colocado por: Casa da Horta
    Ainda bem que tem muita água. Sabe, isto aqui no fórum a gente tenta sempre alertar para situações chatas que vivemos ou vemos acontecer. A minha zona também tem água com fartura (lezíria ribatejana, perto do tejo, concelho de Salvaterra) mas os poços têm este problema de irem aumentando a areia no fundo e isso tira quantidade de água.

    Eu faria a profundidade máxima que o braço da máquina permitisse. Sem hesitar. Mais 3 ou 4 anéis e 20 min de máquina não custarão assim tanto e é certo e sabido que daqui por 20 anos vai gostar de ter tomado esta decisão agora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pvieira91


    Tem razão, vou seguir o seu conselho. Mais vale um pouco mais fundo agora do que ficar sem água no futuro.
 
0.0211 seg. NEW