Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa noite,
    após muitas horas passadas a ler neste fórum, decidi também partilhar a minha experência de construção de uma moradia no concelho de Sintra.
    espero obter ajuda nas mais variadas questões, mas para já faço o ponto de situação.
    o início do projecto foi em setembro de 2010, tendo em outubro assinado com o gabinete de engenharia e arquitectura.
    projecto de arquitectura e especialidades pronto em junho de 2011 (início do pesadelo com o valor dos orçamentos).
    Moradia consiste em garagem com 77m2; piso 0 - cozinha 15; lavandaria 5,2; sala refeições 11,4; sala estar 33(sala refei. e s. estar espaço amplo); jardim interior 10,5; hall entrada 8; quarto 11,5; IS 4,84 tudo m2. Piso 1- dois quartos cada um 14; IS de serventia p os mesmos 5,8; área circulação 13,3; suite- quarto 17, closet 4,7 IS 7 tudo m2. Tudo isto incluído num terreno plano, quadrado com 415m2, sendo que na parte norte encontra-se outra moradia geminada.
    Na próxima semana o projecto vai dar entrada na CM Sintra. Já tenho orçamento p demolição de moradia existente, incluindo recolha dos inertes, execução de estrutura, alvenarias e isolamento das paredes em contacto com o solo.
    Próximas preocupações- telhado, incluindo beirados em zinco, etics, rebocos... a que mais preocupa é o telhado, o que está projectado é telhado plano, mas estou a ponderar fazer com telha sandwich..
    aceitam-se criticas e agradecem-se opiniões.
    coloco algumas imagens das plantas, terreno, moradia existente e 3D do projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  2.  # 2

  3.  # 3

    garagem
  4.  # 4

    imagem 3D
      3d.jpg
  5.  # 5

    Os meus comentários.

    O que acho mal para mim:
    - a entrada principal requer subir escadas e logo junto à garagem (mas isso é o meu gosto pessoal, detesto escadas :-) )
    - quem tiver de ir à IS no RC para um duche (esteve no jardim e está todo sujo), ou suja a sala ou as escadas de acesso à casa :-)
    - pouca privacidade entre a suite e um dos quartos (apenas uma paredisita a separa os dois)

    O que gostei:
    - o acesso da cave dar à cozinha com porta encima e em baixo
    - os quartos no 1º andar, ter roupeiro encostado à IS
    - janelas nas IS
    - jardim interior

    O que mudava/alterava:
    - fazia com que o jardim exterior estivesse na cave e não no RC: iluminava a cave (ou em alternativa em dois níveis: RC e cave)
    - colocava um pequeno roupeiro no hall de entrada (por ex. encostada à parede da IS), servia para esconder por ex. as caixas ITED e para receber casacos, sapatos... (já agora, para onde está previsto?)
    - IS do RC colocava uma porta normal (as deslizantes creio que não isolam muito bem o som :-), mas posso estar enganado...)
    - tem o dobro das áreas das escadas no RC... tentava colocar uma sobre a outra... ou seja, a que vem da cave, ficar por debaixo a que vai para o 1º (optimização do espaço)
    - colocava uma janela, mesmo que pequena, nas escadas que vem da cave para o jardim interior (claridade)
    - a porta da cozinha para a área das refeições deveria de ser um pouco maior... facilidade nas passagem com a comida/loiça com duas pessoas...
    - não sei como é a janela comprida na cozinha.... mas parece-me janelas a mais (área...) e armários a menos
    - não separava a cozinha da lavandaria
    - colocava uma janela no closet da suite

    E é tudo... agora, cada cabeça sua sentença :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Costa
  6.  # 6

    boas... os quartos não são demasiado pequenos tenho os meus com 4m por 3.5 e acho mesmo assim um pouco pequenos no quarto principal como vai ficar a cama com tanta janela......
  7.  # 7

    Ainda não vi as plantas, mas, a avaliar pelo 3D é logo à partida má Arquitectura. Jogo de volumes desastrado, umas palas muito mal articuladas, composição "esquemática" com uma simetraizeca mal enjorcada quebrada com uns "tiques". Muita confusão e falta de nexo na utilização de distintos materiais de revestimento. Até o desenho dos vãos é manhoso. acho que nem vou ver as plantas, porque, para mim, um projecto que resulta assim era para ser todo refeito.
  8.  # 8

    em que zona de Sintra???
  9.  # 9

    "Os meus comentários.

    O que acho mal para mim:
    - a entrada principal requer subir escadas e logo junto à garagem (mas isso é o meu gosto pessoal, detesto escadas :-) )"
    São só 8 degraus.. fica preparado para colocar sistema elevatório.

    "quem tiver de ir à IS no RC para um duche (esteve no jardim e está todo sujo), ou suja a sala ou as escadas de acesso à casa :-"
    concordo mas quando reparei já era tarde, já pensei em alterar e substituir a lavandaria... para rever mais tarde..

    "O que mudava/alterava:
    - fazia com que o jardim exterior estivesse na cave e não no RC: iluminava a cave (ou em alternativa em dois níveis: RC e cave)"
    o jardim interior é um caso especial, o quadrado que se pode ver no jardim interior corresponde a um furo de água já existente, naquele local não posso construir em virtude de não ter nada construído no terreno contíguo.

    - "não sei como é a janela comprida na cozinha.... mas parece-me janelas a mais (área...) e armários a menos"
    a janela que fala tem apenas 20cm de altura e situa-se a mais de 2m do chão, serve apenas para entrada de claridade.

    obrigado pelos comentários.. construtivos.
  10.  # 10

    Colocado por: jraulcairesAinda não vi as plantas, mas, a avaliar pelo 3D é logo à partida má Arquitectura. Jogo de volumes desastrado, umas palas muito mal articuladas, composição "esquemática" com uma simetraizeca mal enjorcada quebrada com uns "tiques". Muita confusão e falta de nexo na utilização de distintos materiais de revestimento. Até o desenho dos vãos é manhoso. acho que nem vou ver as plantas, porque, para mim, um projecto que resulta assim era para ser todo refeito.


    a arquitectura exterior, jogos de palas, diferentes materiais assimetrias, etc.. é tudo ao gosto das pessoas que lá vão viver... não gosto de caixas de fósforos.. cada um com os seus gostos..
  11.  # 11

    Não estou a falar de gostos (nem de caixas de fósforos) estou a falar de composição, do desenho das coisas. que isso lhe escape eu até entendo, que escape a um arquitecto (assumindo que foi um arquitecto que fez isso porque o problema é que não se nota). Mas se está satisfeito, não sou eu que o vou importunar. Pelo menos não chove lá dentro e aguenta-se em pé. Cumprimentos e desculpe as minhas observações.
  12.  # 12

    Colocado por: TROLHA...
    gosta de caixas de fósforos com telhado.

    ??? não percebi
  13.  # 13

    Colocado por: jcjosecostaboas... os quartos não são demasiado pequenos tenho os meus com 4m por 3.5 e acho mesmo assim um pouco pequenos no quarto principal como vai ficar a cama com tanta janela......

    vendo bem... não reparei bem nas medidas, guiei-me pela área. mas os armários não contam.
  14.  # 14

    Colocado por: TROLHA...está a fazer a casa ao seu gosto não está??..não tem duvidas pois não??...então siga!!

    dúvidas existem sempre... não queria daqui a algum tempo estar a comentar aquela discussão do "o que faria diferente".. talvez tenha partilhado as ideias demasiado tarde.. ora aí está uma coisa que teria feito diferente....
  15.  # 15

    Colocado por: TROLHA...
    mas quanto a isso vai ser difícil escapar!!

    difícil não, impossível! ainda não começou e já teria feito coisas de diferente modo...
  16.  # 16

    Bom, sem querer estar a ser "possidónio": uma caixa se fósforos, atendendo a que serve para conter e acender fósforos, até nem é uma coisa mal resolvida. É preciso é ver que serve justamente para isso. Até os isqueiros bic são fixes, resolvem os mesmo problema incorporando mais "tecnologia". Utilizar os mesmos critérios para projectar uma casa não era mau. O problema é que o projecto de uma casa é mais complexo porque responde a mais questões. Mas é preciso saber formulá-las...
  17.  # 17

    Podemos saber porque pondera fazer em painel sandich em vez de plano?
  18.  # 18

    Uma coisa de que gosto muito pouco na fachada é o facto de que as janelas de casa de banho parecem janelas de casa de banho. Ou seja, são pequenitas, são menos compridas do que as outras, são posicionadas mais acima do que as outras. Porque não fazer janelas sem este ar? Que não sejam enormes eu até percebo, só não gosto que seja possível identificar as divisões de uma casa a partir do seu exterior.

    Depois a questão do acesso à entrada principal está, na minha opinião, mal resolvida. Podendo entrar para o terreno pela zona do jardim não gosto que a entrada seja feita daquela forma, com escadas e escadinhas e a garagem pelo meio.

    Uma das coisas de que mais gosto na sua casa é a contenção nas áreas. Nos últimos anos têm-se construído hangares mais do que casas, e as famílias, depois de receberem elogios pela sala-tão-grande ou pela suite-enorme, vêem-se gregas para limpar, manter e aquecer/arrefecer espaços desmesurados. No caso da sua casa, as áreas parecem-me as adequadas para uma família de 4 a 6 pessoas; o único senão - em termos de aquecimento, é o facto de a sala não ser resguardada nem da entrada, nem das escadas para o primeiro piso.

    Tenha atenção ao tamanho e número de janelas na cozinha e na zona de dormir da suite - parece-me que com tanta janela fica com pouca arrumação e reduz a possibilidade de decorar eficientemente estes espaços.

    Provavelmente tudo isto já vai tarde, mas... nunca se sabe.

    Boa sorte!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vitor Costa
  19.  # 19

    Colocado por: zedasilvaPodemos saber porque pondera fazer em painel sandich em vez de plano?

    Bons dias.. A razão pela qual pondero fazer em painel de sandwich é a relação qualidade/ preço do isolamento térmico.. Isto segundo alguns conselhos que me têm dado. O que está no projecto é roofmate com seixo rolado, entre outros elementos isolantes. Assim que possa coloco imagem do pormenor construtivo..
  20.  # 20

    Colocado por: TROLHA...pronto já contribui com uma foto....
    não vou minar mais!

    A inclinação do telhado é mt ligeira, será este sistema adequado para a moradia? Na zona em questão não chove muito mas... Pensei ter que acrescentar ao murete para esconder a telha.
 
0.0236 seg. NEW