Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde:

Gostaria de saber como desinstalar os radiadores do aquecimento central?
    O meu apartamento tem aquecimento central que apesar de tudo não utilizo porque a minha área ainda não dispõe de gás canalizado (utilizamos bilha de gás pequena que se esgota rapidamente sempre que ligamos e aquecimento central).
    Estive a pesquisar outras alternativas para aquecimento e estou a considerar a utilização de emissores térmicos, pelo que queria retirar os radiadores do aquecimento central. Já o fizemos uma vez provisoriamente para pintar as paredes mas aquilo fica com uns tubos a sair da parede.
    Já vi em alguns apartamentos que têm pré-instalação de aquecimento central, umas tampas metálicas nos locais correspondentes à futura instalação. Será algo assim que tenho que fazer?
  2.  # 2

chamam-se tacos. colocam-se para tapar os tubos do aquecimento.
    olhe que ao preço a que a electricidade está, os emissores não lhe vão sair nada baratos...
  3.  # 3

Sim é verdade. Mas parece que não temos mesmo alternativa. O apartamento foi comprado já com o aquecimento central mas infelizmente esta zona não tem (e pelos vistos não se prevê que venha a ter) gás de cidade. Na altura tivemos que fazer umas adaptações para colocar uma bilha para fornecimento do gás e esta esgota-se com rapidez quando tentamos utilizar o aquecimento.
    A solução ideal seria o ar condicionado mas os condomínios não aprovam a sua instalação devido às alterações da fachada que seriam necessárias.
    Relativamente à desinstalação dos radiadores, o que teria que fazer àqueles tubos que ficam saídos da parede? São para desapertar ou cortar e colocar os tais tacos?

Desde já muito obrigado por ter respondido tão prontamente.
  4.  # 4

Os condóminos não aprovam a instalação?
    Uma pergunta: algum dos seus condóminos tem um AC ou uma varanda fechada? Podia usar isso como argumento e apelar ao bom-senso uma vez que não tem maneira financeiramente eficaz de ter o ambiente dentro de casa minimamente confortável sem ser com recurso a uma unidade de AC!

Cumps
    Concordam com este comentário: noves fora
    • eu
    • 31 janeiro 2012

# 5

Colocado por: catmoreiraestou a considerar a utilização de emissores térmicos

FAIL

Nem pense sequer nisso: para aquecer a casa decentemente gastaria uma fortuna em electricidade. Para além do investimento nos emissores.

Não tem grandes alternativas, mas parece-me que a melhor solução é mesmo continuar a gastar gás de garrafa.
    Concordam com este comentário: noves fora
  5.  # 6

Colocado por: catmoreiraA solução ideal seria o ar condicionado mas os condomínios não aprovam a sua instalação devido às alterações da fachada que seriam necessárias.

Se tiver varanda, pode lá colocá-los. è onde os meus estão
    Concordam com este comentário: eu, noves fora
  6.  # 7

Pode tambem utilizar uma bomba de calor para utilizar no aquecimento central
  7.  # 8

os meus a/c tb estão na varanda e não estão visíveis.
    estão ao nível do chão (uns 15 cm acima), com uma calha pintada à cor da fachada.
    da rua nem se notam.
    se tives espaço, uma caldeira a pelletes tb poderá ser uma opção...
  8.  # 9

Uma vez que não temos varanda a opção do ar condicionado não nos parece vir a ser viável.
    E se reconsiderassemos utilizar o aquecimento central (com garrafa de gás comum, já que não temos gás natural canalizado nesta zona) que já temos instalada quais seriam as alternativas? É que das poucas vezes que o tentamos utilizar ficámos com a impressão que a garrafa de gás desapareceu num instante.Ainda assim acham que ficaria mais barato mantê-lo a funcionar com as garrafas de gás tradicionais do que substituir pelos emissores térmicos?
  9.  # 10

Colocado por: Energia LivrePode tambem utilizar uma bomba de calor para utilizar no aquecimento central

Desculpe mas sou uma leiga no assunto. O que quer dizer? No aquecimento central que temos instalado? Em que consiste a bomba de calor?
  10.  # 11

Desculpe mas sou uma leiga no assunto. O que quer dizer? No aquecimento central que temos instalado? Em que consiste a bomba de calor?

É nada mais do que um ar condicionado que trabalha a água, e tem consumos bastante baixos.
  11.  # 12

Colocado por: catmoreiraA solução ideal seria o ar condicionado mas os condomínios não aprovam a sua instalação devido às alterações da fachada que seriam necessárias.

Infelizmente comigo aconteceu o mesmo,sabe o que lhe digo, compramos uma coisa e depois nem sequer mandámos nela.
    Enfim é o pais que temos,é preferível morrer de frio do que tirar a estética ao prédio só mesmo neste pais.
  12.  # 13

veja as caldeiras a pelletes. pesquise aqui no fórum ou no melhor amigo de todos, o google.
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2012 editado

# 14

Colocado por: valente76do que tirar a estética ao prédio só mesmo neste pais.

A "estética" é importante para a valorização do património. O património é seu, acho que só ganha em que o mesmo seja valorizado.
    Um exemplo do que digo na foto em anexo, mau à frente, bom atrás do lado direito...

Encontre-se forma de conseguir a instalação dos monos como fez a câmara municipal da Amadora recentemente ao tentar disfarçar erros de anos.
    Para quem quiser ver: http://vimeo.com/35015280
      img9022e.jpg
  13.  # 15

Colocado por: noves foraveja as caldeiras a pelletes. pesquise aqui no fórum ou no melhor amigo de todos, o google.

Pelo que percebi a fazer uma pesquisa rápida no google, exigem um espaço do qual no nosso T2 não dispomos.
    Mas obrigada pela sugestão.
  14.  # 16

Colocado por: Energia Livre
    É nada mais do que um ar condicionado que trabalha a água, e tem consumos bastante baixos.

Mas exige uma unidade externa também? Se sim mantém-se o nosso problema.
    E as unidades interiores são colocadas nos locais dos radiadores?
  15.  # 17

que janelas tem? são boas, com boas caixilharias, corte térmico e tal e tal?
    num t2 não deverá gastar muito em aquecimento... já vivi num, e não me recordando do que gastava exactamente, não seria nada 'por aí além'. uns 50 euros de gás, se a memória não me falha...
  16.  # 18

Mas exige uma unidade externa também? Se sim mantém-se o nosso problema.
    E as unidades interiores são colocadas nos locais dos radiadores?

Não, os radiadores mantem-se, a bomba de calor irá aquecer diretamente os radiadores, pergunto tem alguma varanda?
  17.  # 19

Colocado por: Energia Livrepergunto tem alguma varanda?

Colocado por: catmoreiraUma vez que não temos varanda

falta de atenção!!!
    Concordam com este comentário: Energia Livre
  18.  # 20

Colocado por: noves foraque janelas tem? são boas, com boas caixilharias, corte térmico e tal e tal?
    num t2 não deverá gastar muito em aquecimento... já vivi num, e não me recordando do que gastava exactamente, não seria nada 'por aí além'. uns 50 euros de gás, se a memória não me falha...

Mas tinha gás natural certo? Aqui a minha zona não dispõe e foi por isso que tivemos que acabar por utilizar as garrafas tradicionais de gás butano.
    Até me sinto tentada a fazer a experiência e pôr a funcionar com uma garrafa e ver para quanto dá para depois ter uma ideia de qual seria o gasto mensal. A ideia seria utilizar sobretudo para aquecer o nosso quarto (1 radiador de 7 elementos), o do bebé que está quase a chegar (1 radiador de 8 elementos) e a sala (2 radiadores de 7 elementos). É claro que temos vontade de aproveitar o facto de já termos o aquecimento central instalado mas temo que a sua utilização recorrendo a garrafas de gás tradicionais seja um fiasco (sobretudo monetário!).
    Concordam com este comentário: pimentamix

0.0234 seg. NEW