Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noite a todos

Finalmente ganhei coragem para vir partilhar com vocês o projecto que eu e a minha namorada iniciamos a pouco tempo para a nossa primeira moradia. O projecto a que chegamos é o que segue em anexo e em breve vai para a câmara para o pedido de informação prévio, penso que é assim que se chama...Gostaria de pedir a vossa opinião sobre ele, o que acham e o que mudavam pois sinceramente não percebo muito disto e assim ainda vou a tempo de corrigir alguma coisa menos correcta.

Desde já deixo os meus agradecimentos a toda a gente,

Cumprimentos
  2.  # 2

De passagem, porque tenho uma coisa no forno:

1) A casa de banho "acessível" abre para debaixo da escada?

2) A sala não comunica com a cozinha, o que é pena. Aquele "quarto" pelo meio, se for usado como quarto de facto, não terá grande privacidade ou silêncio; se o usará como escritório ou saleta, poderia perfeitamente fazê-lo abrir para a fachada principal, e ter o corpo da sala mais perto do corpo da cozinha e francamente aberta a sul.

3) Parece-me que gasta demasiado espaço no hall do res-do-chão.

4) Naquela sala, como é que disporia os móveis, de forma prática e bonita? Demasiadas janelas/janelas mal colocadas, lareira num sitio estranho, porta num sitio que não é o melhor... enfim, o seu desenhador desenhou-lhe essa sala às três pancadas.

5) Tem certeza de que quer uma cozinha muito maior do que a sala?

6) Tem a certeza de que quer entrar para a casa através de um corredor estreito, e depois desembocar num hall amplo mas sem luz natural?

7) Onde vai tratar da roupa?

8) A despensa é para arrumos ou para apoiar a cozinha? Se é de facto despensa, a porta da cozinha devia ser antecipada, para que a despensa seja parte da cozinha, e seja possível aceder à despensa sem ter de ir ao hall.

9) Duas casas de banho em cima da sala - se não forem bem isoladas, vai-se sentir sempre que alguém tomar duche ou usar o wc...

10) As casas de banho dos quartos mais pequenos querem-se minimalistas, mas 3m2 de WC é de facto pouquinho...

11) Tem varandas muito estreitas e compridas... Não sei que uso lhe quer dar, mas não servirão para colocar um cadeirão e ler durante o fim de semana, por exemplo.

12) Uma das varandas liga um quarto à suite. Há assim uma quebra de privacidade desta última.

13) Eu pessoalmente não gosto que a entrada na suite seja "pelas costas" de quem está na cama.

Enfim, acho que há muita coisa a melhorar. Tente olhar para isto e imaginar-se a viver lá dentro... a como mobilaria cada divisão (e se o espaço existente, a posição de portas e janelas e a relação entre cada divisão e as outras permitem um bom resultado final em termos de decoração e vivência).

Boa sorte!
    Concordam com este comentário: Aiken, RC | ARQ, Ricardo.Figueiredo, Quintinhas, oliveirasv
    Estas pessoas agradeceram este comentário: riscas
  3.  # 3

fico sinceramente preocupado com a nossa juventude.

enfim tiago, desculpe-me mas procure um bom ..., não, pelo menos um razoável "projectista", já não digo arquitecto para não estarem sempre a dizer que isto é uma corporação. Olhe não se aproveita nada a começar pela excelente fachada principal com uma "principal" janela de casa de banho.
    Concordam com este comentário: Aiken
  4.  # 4

excelente post italiano, ainda por cima de um não arquitecto. a mim já me faltam as forças perante...tanta não Vida.
    Concordam com este comentário: riscas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Italiano
  5.  # 5

Meus comentários (após o italiano pouco mais há a dizer...):

- a área de circulação no RC é quase a área da sala?! - tentava reduzir esta área
    - tentaria fazer a escada em U em vez de linha (penso que ocupará menos área)
    - colocava porta encima e embaixo das escada (isolamento térmico e acústico)
    - trocava a sala com o quarto e ligava-a à cozinha com porta
    - esquecia a despensa e colocava mais armários na cozinha
    - portas de correr em quartos e casas de banho.... cuidado com a privacidade...
    - IS no RC com dois lavatórios para quê?
    - a IS no RC lá por ser das acessibilidades, não precisa de ser tão comprida :-)
    - no 1º andar, a área de circulação é a área de um quarto!
    - nas IS, a parede que as separa, vai suportar as sanitas, na volta terá de ser mais grossa...
    - resolveu bem acusticamente o isolamento acústico entre os dois quartos secundários... mas não com a suite...
    - varanda comun a suite e quarto
    - a suite não me convence....
    Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
  6.  # 6

Eu deitava tudo fora e começava de novo....se fosse para mim, mas cada um é que sabe de si.

....mas para um pedido de informação prévia qualquer coisa serve.
    Concordam com este comentário: Gex, Ricardo.Figueiredo
  7.  # 7

Desde já obrigado a todos pelos comentários.

Já estava a espera que referissem algumas coisas negativas mas tantas não. Parece um pesadelo...
    Sei que muitos dos problemas se calhar ficariam resolvidos se a entrada fosse do lado sul, já permitia a escadas em U (com o projecto actual não dá para por escadas em U pois elas viriam ate meio do corredor) com área de circulação menor, possibilidade do hall já ter luz natural e casa de banho em baixo já não precisaria de ficar virada para a frente podendo ser substituída se calhar pelo quarto. O problema disto tudo e que a casa não pode ser mais larga pois o terreno ali é estreito e nos gostaríamos da entrada da casa de frente...E levando uma divisão(seja a sala ou o quarto) e o corredor de entrada de frente sobram pouco mais de 2 metros, por isso e que esta ali a casa de banho naquele sitio.
    Acham que a entrada é viável de frente ou deveria mesmo ser a sul? Poderiam-me ajudar numa ideia para a disposição das divisões? A única divisão que gostaria que se mantivesse no sitio em que está e a cozinha, pois gostaria dela virada para trás.

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos
  8.  # 8

Estou na mesma fase do que vocês. Durante o projecto uma coisa que me alertaram com muita frequência foi a posição da escadaria. Caso não queira fechar a escadaria ou fazê-la em U, pode sempre tentar "puxa-la" para o centro da casa. Diminuindo substancialmente o espaço perdido com Halls, corredores e afins. Conseguindo, assim, um melhor aproveitamento da casa, com divisões mais amplas.
  9.  # 9

Colocado por: tiago_cbrSei que muitos dos problemas se calhar ficariam resolvidos se a entrada fosse do lado sul

Colocado por: tiago_cbr, possibilidade do hall já ter luz natural e casa de banho em baixo já não precisaria de ficar virada para a frente podendo ser substituída se calhar pelo quarto

Colocado por: tiago_cbrO problema disto tudo e que a casa não pode ser mais larga pois o terreno ali é estreito e nos gostaríamos da entrada da casa de frente

Colocado por: tiago_cbrAcham que a entrada é viável de frente ou deveria mesmo ser a sul?

[...]

Isto não são problemas para a pessoa que lhe faz o projecto resolver? Já lhe colocou as suas questões? Às suas questões junte as que aqui colocaram e espere pelas respostas. Se na sua opinião o profissional com quem trabalha não consegue apresentar uma ou mais soluções, concordo com o Picareta, comece de novo.

Lembre-se que isto é o investimento da sua vida. Se começar com um mau projecto, necessariamente acaba com uma má casa. Se começar com um bom projecto, pode ser que acabe com uma boa casa. Invista no projecto!
    Concordam com este comentário: marco1
  10.  # 10

Tiago,

NUma coisa estou plenamente de acordo consigo.
    Sempre se referiu a esta intervenção como um projecto e não nunca como arquitectura.
    Eu agradeço, porque isso é tudo menos arquitectura:)

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: Ricardo.Figueiredo
  11.  # 11

Tiago,

Os outros membros foram muito duros nos seu comentários, e eu para o acalmar gostaria de lhe dar uma opinião diferente, no entanto temo bem que tenha de concordar com todos os meus colegas.

Acho que nem vale a pena dar-lhe comentários para melhorar o projecto, porque como diz o Picareta, é deitar tudo fora e começar de novo.

Pesquise na net, veja trabalhos de ateliers começe a formular o que gosta na sua cabeça, tenha uma mente mais aberta e contemporânea, esse tipo de projecto que mostrou são linhas de projectar com uns bons anos em cima, e já nessa altura eram desinteressantes.

Boa sorte.
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Gex
  12.  # 12

Colocado por: PicaretaEu deitava tudo fora e começava de novo....se fosse para mim, mas cada um é que sabe de si.

....mas para um pedido de informação prévia qualquer coisa serve.

Concordo plenamente, Picareta.
    O pior é que se calhar não é o pedido de informação prévia mas a comunicação prévia...
    Italiano, excelente "post".
    Tiago_cbr, eu acho sinceramente que em vez de tentar "corrigir alguma coisa menos correcta" devia era mandar fazer um projecto novo, como já foi mencionado...
  13.  # 13

Estou de acordo com todos os meus colegas...
    e sinceramente na minha opinião... nem é só desistir desse projecto... acho que o problema está mesmo no profissional que contratou e é ele que vai ter mm que ajudar... até porque ele tem necessáriamente que vos apoiar nessas vossas questões... e tem que ser capaz de vos ajudar senão é mais alguém no mercado a conseguir fazer projectos a baixos preços para ter trabalho e depois é o que se vê... (sem querer ferir susceptibilidades)

Ele/a tem que ser capaz de fazer o que voces querem, mas por exemplo, o desperdício de espaço de circulação, dentro de tudo o que já foi dito (e que são coisas obvias...) é ele/a que tem que sentir e vos avisar... ;)

Percebo que seja uma construção mais rústica... mas rústica não quer dizer deslocada dos tempos que correm...Garantidamente dá para fazer uma organização melhor num terreno estreito... já tive essa hipotese (12m de frente) e sinceramente até foi um projecto bem interessante... Até porque pelo que nos mostrou o seu terreno sendo ligeiramente inclinado poder-se-ia fazer coisas bastante interessantes...

Boa sorte ;)
  14.  # 14

Óóóóó, vamos ter aqui um caso engraçado de CSI. Vou buscar as pipocas.
  15.  # 15

Ora bolas... vou mudar de canal.
  16.  # 16

Arquitecta Aiken: há muito tempo, havia num sítio onde trabalhei um senhor que tinha sido "machambeiro" em África, não era um sujeito muito simpático, mas que me ensinou uma frase lapidar: tirar não é pôr :)
  17.  # 17

E olhe que isso de "concordar com todos os colegas" é muito bonito, mas eu, precisamente, não concordo com todos os colegas e concordo com muitos que não são "colegas". Então, essa cena dos "colegas" faz-me lembrar o que dos "colegas" se dizia nas casernas - mas eu nem sequer fiz o serviço militar.
  18.  # 18

Parece-me que perdi um episódio qualquer... Afinal quem é Aiken?
  19.  # 19

Se quer que lhe diga, nem sei muito bem. Já percebi que é praticante de tiro ao alvo, tem fraca pontaria, mas não sei quem é. Enfim: it takes all kind, como dizia o outro.
  20.  # 20

Se calhar deveria mudar de desporto, tipo começar a saltar em para quedas - parece que tem jeito. Desde que não se esqueça do para quedas...

0.0273 seg. NEW