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  1.  # 1

    Boa noite,
    Em Novembro tive uma fuga de agua no WC, que provocou alguns estragos.
    Comuniquei a seguradora que me pediu um orçamento que entretanto foi aceite.
    Procedi a reparação e foi-me pago o valor do orçamento pela companhia de seguros, valor esse que entreguei ao empreiteiro.
    O problema é que não me foi passada nenhuma factura. Não tinha o empreiteiro que me passar factura das reparações que fez?
    Não teria eu de entregar a mesma na companhia de seguros?

    Grato pela atenção
    Pinto
    • luisvv
    • 31 janeiro 2012 editado

     # 2

    Em Novembro tive uma fuga de agua no WC, que provocou alguns estragos.Comuniquei a seguradora que me pediu um orçamento que entretanto foi aceite. Procedi a reparação e foi-me pago o valor do orçamento pela companhia de seguros, valor esse que entreguei ao empreiteiro.

    é prática comum as seguradoras pagarem valores sem IVA e reembolsarem depois o IVA, contra apresentação da factura. foi assim?

    O problema é que não me foi passada nenhuma factura. Não tinha o empreiteiro que me passar factura das reparações que fez?

    tinha..

    Não teria eu de entregar a mesma na companhia de seguros?

    Em princípio, para ser reembolsado do IVA, sim. Mas a seguradora não o obriga a reparar os danos - apenas lhe paga o valor apurado para que possa repor a situação como ela era inicialmente.
    • Isis
    • 22 fevereiro 2012

     # 3

    Vou aproveitar este tópico para colocar o que se está a passar comigo.
    A seguradora, depois da peritagem e de aceitar orçamento para a reparação de uma rutura de canalização diz agora, passados quase 4 meses, que foi recusado o pagamento da sua percentagam na reparação. Será isto normal? Está contratualizado o pagamento deste tipo de sinistros e a seguradora pode pura e simplesmente recusar? E se eu recusar pagar o seguro?
  2.  # 4

    Colocado por: JAPintoO problema é que não me foi passada nenhuma factura. Não tinha o empreiteiro que me passar factura das reparações que fez?
    Não teria eu de entregar a mesma na companhia de seguros?


    como já referido, a companhia entrega-lhe o valor necessário para proceder à reparação, podendo descontar franquias... dependendo dos seguros...

    podia ser como explicaram, o seu empreiteiro lhe passar factura, você entregar na seguradora e você receber o IVA.... assim o emrpeiteiro não fugia ao fisco...

    para si é exactamente igual...


    Colocado por: IsisVou aproveitar este tópico para colocar o que se está a passar comigo.
    A seguradora, depois da peritagem e de aceitar orçamento para a reparação de uma rutura de canalização diz agora, passados quase 4 meses, que foi recusado o pagamento da sua percentagam na reparação. Será isto normal? Está contratualizado o pagamento deste tipo de sinistros e a seguradora pode pura e simplesmente recusar? E se eu recusar pagar o seguro?


    explique melhor... a seguradora pagou-lhe alguma coisa??? ou seja você entregou um orçamento de 1000 euros e a seguradora só lhe deu 900 euros??? isso é normal acontecer, pois você deve ter uma franquia na apolice de seguro que lhe desconta esse valor.. tudo depende das condições do mesmo.

    cumps
    • Isis
    • 22 fevereiro 2012

     # 5

    Não, a seguradora não nos pagou nada.
    Aquando da peritagem foi-nos dito que a seguradora pagaria apenas uma parte referente à execução de reparação numa zona da canalização (onde esta era muito visivel já no exterior), sendo que nós optámos por colocar canalização toda nova mesmo recebendo apenas do seguro o que nos tinha sido apresentado como viável. Enviámos orçamento, aceitaram as condições, fizemos a obra, pagámos e hoje a seguradora ligou a dizer que foi recusado o pagamento (são cento e poucos euros numa obra de mais de mil euros). Já passaram quase 4 meses!
  3.  # 6

    Colocado por: Isishoje a seguradora ligou a dizer que foi recusado o pagamento (são cento e poucos euros numa obra de mais de mil euros). Já passaram quase 4 meses!


    e qual foi o motivo para a recusa???? tem de receber por escrito o motivo para o não pagamento do sinistro, recebeu algum carta por parte da segurador???

    cumps
    • Isis
    • 22 fevereiro 2012

     # 7

    A informação foi-me dada hoje telefonicamente, depois de eu andar há semanas a pedir alguma resposta, e dizem que ainda não enviaram o oficio porque faltam assinaturas (ainda eu pensava que era complicado aqui no trabalho ter a assinatura da senhora presidente da câmara!!!) :-)
  4.  # 8

    Colocado por: IsisA informação foi-me dada hoje telefonicamente, depois de eu andar há semanas a pedir alguma resposta, e dizem que ainda não enviaram o oficio porque faltam assinaturas (ainda eu pensava que era complicado aqui no trabalho ter a assinatura da senhora presidente da câmara!!!) :-)


    e essa informação foi dada pela segurador a nivel central, ou pro algum mediador da zona????

    cumps
    • Isis
    • 22 fevereiro 2012

     # 9

    Creio que será centralmente uma vez que não trabalhamos com nenhuma agência.
  5.  # 10

    foi-nos dito que a seguradora pagaria apenas uma parte referente à execução de reparação numa zona da canalização (onde esta era muito visivel já no exterior), sendo que nós optámos por colocar canalização toda nova mesmo recebendo apenas do seguro o que nos tinha sido apresentado como viável. Enviámos orçamento, aceitaram as condições,


    Se bem percebi, tudo isto foi tratado com o perito, certo?
    Habitualmente o perito apresenta um relatório e uma proposta de decisão à seguradora - que não é obrigada (embora na prática o faça geralmente) a aceitar.

    De qualquer forma, aperte a seguradora para obter uma justificação escrita para a decisão tomada - há prazos e formalidades a cumprir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Isis
    • Isis
    • 23 fevereiro 2012

     # 11

    Colocado por: luisvv

    Se bem percebi, tudo isto foi tratado com o perito, certo?
    Habitualmente o perito apresenta um relatório e uma proposta de decisão à seguradora - que não é obrigada (embora na prática o faça geralmente) a aceitar.

    De qualquer forma, aperte a seguradora para obter uma justificação escrita para a decisão tomada - há prazos e formalidades a cumprir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Isis


    Sim, foi o perito.
    Há cerca de 4 semanas, depois de muita insistência minha, foi-nos solicitado pela seguradora o envio do NIB do tomador do seguro para porcederem à transferência. Enviei na mesma hora. Como os dias passavam e nada acontecia perguntei, sem resposta, até este telefonema a informar que o pagamento havia sido recusado.
    A comunicação com a empresa seguradora tem sido sempre muito dificil.
    São esses procedimentos e prazos que desconheço mas vou ter de me informar.

    A minha vida dava realmente um filme! :-(
  6.  # 12

    bom dia

    se quiser dizer qual foi a seguradora.... tenho alguns contactos em algumas...

    cumps
    • Isis
    • 24 fevereiro 2012

     # 13

    Colocado por: Isis

    Sim, foi o perito.
    Há cerca de 4 semanas, depois de muita insistência minha, foi-nos solicitado pela seguradora o envio do NIB do tomador do seguro para procederem à transferência. Enviei na mesma hora. Como os dias passavam e nada acontecia perguntei, sem resposta, até este telefonema a informar que o pagamento havia sido recusado.
    A comunicação com a empresa seguradora tem sido sempre muito dificil.
    São esses procedimentos e prazos que desconheço mas vou ter de me informar.

    A minha vida dava realmente um filme! :-(
    • Isis
    • 14 março 2012

     # 14

    Acreditam que continuo sem nenhuma comunicação da Seguradora???
    Reencaminhei a última mensagem deles, a que confirmava o valor apurado e onde solicitavam nosso NIB, no dia 1 de Março...até agora, NADA! Curiosamente têm debitado, religiosamente, os valores dos prémios de seguros. Estamos bem tramados!
    • jpvng
    • 27 dezembro 2013 editado

     # 15

    Aproveito este tópico para uma dúvida...vamos imaginar hipoteticamente que tenho uma fuga de agua na casa de banho do meu apartamento, tipo gotas de agua a cair pelo ventilador no tecto falso e o tecto falso todo estragado e que o condómino de cima (no caso de um prédio de apartamentos) se recusa a participar ao seguro e a efectuar a reparação e a identificação da fuga na canalização..

    Nestes casos quais os primeiros passos a dar? devemos participar nós à nossa companhia de seguros?..avisar a administração do condomínio para fazer queixa? sermos nos a fazer queixa?

    Obrigado pelos conselhos de quem tiver conhecimento destes procedimentos.
  7.  # 16

    avisar a administração do condomínio para fazer queixa...
  8.  # 17

    Mas fazer queixa a onde?..o primeiro passo a dar é; partiçipaçao ao seu seguro, o seu seguro automaticamente entre em relaçao com a companhia de seguro ou o proprietario da fracçao que causou o sinistro, eventualmente o Administrador do Condominio, Agora ir fazer queixa ha psp ou seija la onde for o que é que isso adianta ? isso sao problemas entre seguros e proprietarios ou inquilinos, agora se isso for da responsabilidade de um inquilino e que nao tenha seguro, nessa altura tambem nao é complicado se nao quer pagar , nao ha outra soluçao processo em cima
  9.  # 18

    quando mencionei queixa, não é nesse sentido de queixa a psp...é avisar a administração de condomínio que tem agua a cair em casa, para ele informarem a pessoa de cima a tomar providencias...

    Colocado por: de jesus mendeso seu seguro automaticamente entre em relaçao com a companhia de seguro ou o proprietario da fracçao que causou o sinistro


    muito raro isto acontecer... mando-lhe uma cartinha a dizer que não assumem o sinistro que não é responsabilidade deles e ponto final...
  10.  # 19

    Colocado por: de jesus mendesMas fazer queixa a onde?..o primeiro passo a dar é; partiçipaçao ao seu seguro, o seu seguro automaticamente entre em relaçao com a companhia de seguro ou o proprietario da fracçao que causou o sinistro, eventualmente o Administrador do Condominio, Agora ir fazer queixa ha psp ou seija la onde for o que é que isso adianta ? isso sao problemas entre seguros e proprietarios ou inquilinos, agora se isso for da responsabilidade de um inquilino e que nao tenha seguro, nessa altura tambem nao é complicado se nao quer pagar , nao ha outra soluçao processo em cima


    Sim, no meu caso teria protecção jurídica para levar o caso para tribunal, mas nem todos a têm na sua apólice.
 
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