Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Caros todos,

Estou há cerca de 6 meses a elaborar o projecto de ampliação da minha moradia e consultei por diversas vezes este forum para tirar dúvidas e "ganhar" com a experiência de outros.

Considero louvável a ajuda que muitos oferecem sem nada esperarem em retorno, por isso resolvi abrir esta discussão para participar mais activamente neste forum e partilhar convosco a minha experiência.

Para precisar a obra inclui a remodelação de uma parte antiga em alvenaria de pedra, a ampliação lateral com cave em betão e 2 pisos em lsf. Junto esquema com distribuição dos espaços (a vermelho ampliação).

Dentro de semanas darei entrada de todos os documentos/projectos para licenciamento e começam as primeiras dúvidas que coloco directamente no forum, a saber: Na comunicação Prévia quem é responsável pelo Plano de Segurança e Saude? sou obrigado a ter coordenador de segurança e fiscalização? ou pode ser o Dono de Obra (eu)?.

Desde já agradeço todos os comentários.

frapiment
      Obralsf1.JPG
  2.  # 2

Colocado por: frapimentNa comunicação Prévia quem é responsável pelo Plano de Segurança e Saude?

Pode e deve ser o projectista.

Colocado por: frapimentsou obrigado a ter coordenador de segurança e fiscalização?

É obrigado, e convém ser a mesma pessoa a assumir as duas funções.

Colocado por: frapimentou pode ser o Dono de Obra (eu)?.

Não.
  3.  # 3

Ok, já abordei os Arquitectos que confirmaram que são responsáveis pelo PSS. Relativamente à fiscalização já tenho orçamento para 1 visita semanal de 2h 450€ o que me parece razoável mas para a Coordenação de segurança são 250€ por uma mensal??? Também vários me disseram que não era obrigado a ter pois podia ser eu (embora considerássem preferível naturalmente).

Podem esclarecer tanto a divergência de opiniões sobre a responsabilidade como o custo que neste caso me parece exagerado (sendo o mesmo gabinete de Engenharia a comparação é directa).

Cumprimentos
  4.  # 4

A coordenação e fiscalização estão fechados o valor final é de 350€ por uma visita semanal da fiscalização + 200 por duas visitas mensais da coordenação de segurança que ainda está como opcional.

De acordo com o post abaixo, a coordenação poderá ser feita pelo DO pelo que estou a equacionar contratar com maior periodicidade no inicio para assegurar que o PSS é posto em prática e posteriormente alargar as visitas para mensal ou bimensal cabendo-me a mim a responsabilidade de manter o que estiver implementado (resalvo que não estando certificado, tenho conhecimentos ao nível da HST).

https://forumdacasa.com/discussion/18250/fiscalizacao-de-obra-moradia-arrudadosvinhos-precisase/
  5.  # 5

Colocado por: frapimentDe acordo com o post abaixo, a coordenação poderá ser feita pelo DO

Talvez possa, mas a legislação não é clara, como se pode verificar no artº 9º do DL273/2003 que se transcreve. Não sei se já está definido o que é uma "pessoa qualificada, nos termos previstos em legislação especial", e se o DO faz a nomeação e assina declaração de aceitação, parece-me óbvio que a intenção do legislador era que DO e coordenador de segurança não eram a mesma pessoa.

DL 273/2003
    Artigo 9
    Coordenadores de segurança
    1 — O dono da obra deve nomear um coordenador
    de segurança em projecto:
    ...................
    3 — A actividade de coordenação de segurança, em projecto ou em obra, deve ser exercida por pessoa qualificada, nos termos previstos em legislação especial, e
    ser objecto de declaração escrita do dono da obra, acompanhada de declaração de aceitação subscrita pelo coordenador ou coordenadores, com os seguintes elementos
  6.  # 6

Concordo que deve ter sido esse o objectivo, mas infelizmente ficou dúbio o suficiente para permitir duplas interpretações (como proliferam por este e outros fóruns). De qualquer forma não o estou a excluir só queria saber quais eram os formalismos.

O que acha dos preços?
  7.  # 7

Colocado por: frapiment350€ por uma visita semanal da fiscalização

Se a obra for ao lado da casa do fiscal----------------------------------------------> preço justo
    Fiscal Alentejano, casa no Minho----------------------------------------------------> não ganha para combustíveis e portagens.

.....isto dos preços é sempre complicado, é muito para quem paga e pouco para quem recebe.
  8.  # 8

Boa resposta mas pobre Alentejano ou talvez pobre Minhoto porque um dos dois haveria seguramente de ficar mal servido. No meu caso confirmo que o Gabinete de Engenharia está a menos de 5 min da obra. Pode ser que tenha sorte e deitem um "olhinho" sempre que passem à porta :)
  9.  # 9

Colocado por: PicaretaFiscal Alentejano, casa no Minho

Alentejo!.... e porque não Algarve ? Lá por se falar cada vez menos a língua de Camões por aquelas bandas, ainda não chegámos ao ponto de vender aquela região (já faltou mais)..
  10.  # 10

Colocado por: raulschoneAlentejo!.... e porque não Algarve ?

Éh pá...achei que frase ficava melhor com um alentejano...foi apenas uma questão de "estética"
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  11.  # 11

Colocado por: PicaretaÉh pá...achei que frase ficava melhor com um alentejano...foi apenas uma questão de "estética"

Caro Picareta,
    tem razão, esteticamente falando, é mais fácil imaginar um fiscal alentejano a meter-se semanalmente em cima do seu burro para ir fiscalizar uma obra no Minho... Agora ficamos todos a imaginar como acaba a anedota fiscalização......hehehe
  12.  # 12

Passei a infância e juventude na região de Lisboa, fiz a tropa em Beja, estudei hotelaria no Porto e exerci no Algarve....
    Não me levem a mal, mas foram os alentejanos de Beja que me contaram as melhores anedotas de alentejanos e, em homenagem aos mesmos, palpito que o fiscal alentejano em menos de 1 mês teria conseguido que a casa/obra fosse transferida do Minho para o Alentejo (provavelmente a obra seria feita a 5 min. da casa do fiscal alentejano)
  13.  # 13

Caros,
    Na área ampliada vou construir uma parede de contenção que servirá de futura cave e de suporte dos dois pisos em aço leve. Os valores que obtive de 3 empreiteiros para as fundações foi o seguinte:
  14.  # 14

E para o massame o que está abaixo. O 2º empreiteiro (coluna 2) apresenta em alguns casos preços muito mais competitivos mas não sei se será possível face aos valores actuais de contrução. No caso do betão para o muro de contenção apresenta p.ex 264€/m3 quando o 2º mais barato (1ª coluna) apresenta 517€/m3??? parece-me muita diferença. Será que só está a querer ficar com a obra para depois colocar material de baixa qualidade ou poupar no aço?
      Massame.JPG
    • jafn
    • 5 fevereiro 2012

# 15

Boas,
    Esses mapas de medições estão o máximo, nada bate certo, o segundo em vez de quantidades é euros os valores ali postos não combinam em nada uns com os outros, enfim só para Inglês ver
    ó foi de propósito? o que ai apresenta não tem pés nem cabeça.
  15.  # 16

Os mapas estão correctos, quando passei os valores individuais para este mapa comparativo é que coloquei a formatação mal. No mapa a ultima coluna branca são as quantidades e as 3 seguintes a amarelo são os preços unitários de cada Empreiteiro. O MQ tem duas paginas retirei somente algumas alinhas que não me fazem sentido. No segundo mapa somente o custo do massame dado pelo Empreiteiro nº2 me deixa dúvidas enquanto no 1º mapa colocando os valores todos em m3 (o Empreiteiro 2 não deu separado embora já tenha solicitado) o valor dado por este ultimo é muito diferente e não sei se é possível ser assim tão barato.

Refiro que comprovei a qualidade dos trabalho dos 3 e que todos me deram referências/contactos de clientes na mesma zona para que possa telefonar. Mais ainda, o Empreiteiro 1 e 2 continuam com obra na mesma zona.

Outros dados confirmados por mim . Licença, dividas à segurança e fisco -Tudo Ok e todos com mais de 10 anos de actividade (alvará)

Junto o mapa 1 com valor convertidos para m3 para melhor comparação
  16.  # 17

Apresento abaixo um pequeno quadro com os custos que tenho estimado para a minha cave (em tosco)

Área da cave 50m2
    - Escavação, aterro e vazadouro: 4000€
    - Muro de contenção: 10000€
    - Sapatas continuas: 2700€
    - Isolamento pelo exterior: 1700€
    - Enconcamento e massame: 3800€
    - Drenagem: 500€
    - Diversos:1500€
    Total: 24200€

O que dizem destes custos? a minha maior dúvida está relacionada com o custo do betão....
  17.  # 18

Ficheiro para a estimativa de construção da minha cave.
  18.  # 19

Empreiteiro fechado, fiscalização e coordenação de segurança contratados. Amanhá entra a comunicação prévia na Câmara. Agora são 60-90 dias para preparar o projecto de execução, definir materiais e soluções, mapa de quantidades, caderno de encargos etc.. vou colocando aqui todos os novos documento à medido que for concluindo.
    Entretanto vou aproveitar para "limpar" a área a remodelar na parte antiga (rch) que tem cerca de 40m2, retirar o pavimento velho e substituir as vigas que estão cheias de caruncho. neste fim de semana já comecei (junto algumas fotos) dentro de duas semanas o Empreiteiro inicia trabalhos preliminares de limpeza e isolamento porque a caixa de ar debaixo da casa está cheia de humidade.
      IMG_0973Web.jpg
  19.  # 20

mais
      IMG_0974web.jpg

0.0242 seg. NEW