Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Tenho aqui uma situação, talvez caricata.

    A minha casa está pegada com uma outra que tem uns metros mais de altura de telhado. Entre as duas casas estão duas chaminés pegadas, creio que metade para cá e metade para lá. Uma das chaminés (a mais baixa) está ligada à minha cozinha, dois pisos abaixo. A outra não tem qualquer saída em minha casa e, como tal, pressuponho que esteja a uso da casa vizinha.
    Esta casa vizinha está alugada por andares e há cerca de 5 anos atrás sofreu obras coercivas por parte da Câmara Municipal. O engraçado, ou talvez não, é que a tal chaminé que creio estar a uso dessa casa, apenas foi restaurada da parte do lado da casa vizinha, ficando o outro lado com o reboco em mau estado e sem um "chapéu" no topo em condições.

    Esta situação preocupa-me porque o mau estado da chaminé pode dar origem a infiltrações ou coisa pior. Mandei aplicar tela impermeabilizante entre as revessas e parede para evitar isso mas... O próprio telhado da casa vizinha não está em grande estado pois há poucos meses uma telha se partiu e caiu no meu telhado (é visível na foto abaixo).

    Vou mandar dar uma manutenção na chaminé que sei que me pertence (limpeza e pintura). Se a responsabilidade da outra chaminé for minha aproveito e esses trabalhos são feitos em simultâneo.

    Perante isto, gostava de saber de quem é a responsabilidade da manutenção da dita chaminé, se minha, se do proprietário da casa vizinha ou se da Câmara porque foi quem orientou as últimas obras lá realizadas e que pelos vistos não foram bem feitas?
      P1000627.jpg
      P1000740.jpg
      P1000447.jpg
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2012

     # 2

    Pela foto até parece que as duas chaminés são suas...

    Eu diria que, se tem a certeza absoluta que a chaminé mais alta não está de forma alguma ligada a si, é da total responsabilidade do edifício vizinho.
    Mas, tem que ter a certeza disto - a casa está na sua posse há quanto tempo? Terão sido feitas obras em que ergueram a chaminé mais baixa e "fecharam" a mais alta?
  2.  # 3

    Colocado por: FDMas, tem que ter a certeza disto - a casa está na sua posse há quanto tempo? Terão sido feitas obras em que ergueram a chaminé mais baixa e "fecharam" a mais alta?


    É uma boa questão. Adquiri a casa há 17 anos atrás. Mas a casa já tem mais de 100 anos. Por outro lado, sei que a parede do lado da casa vizinha é comum.
    Haveria alguma razão para, no caso da chaminé mais alta for pertença da minha casa, a terem fechado e levantado outra ao lado?
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2012

     # 4

    Colocado por: paulomsHaveria alguma razão para, no caso da chaminé mais alta for pertença da minha casa, a terem fechado e levantado outra ao lado?

    Não faço ideia... mas, a título de exemplo, podia a chaminé ser partilhada e a casa estar constantemente a "receber" fumos por não conseguir uma boa extracção.
    Se a casa tem 100 anos, há muitas hipóteses possíveis e impossíveis.
  3.  # 5

    Colocado por: FDNão faço ideia... mas, a título de exemplo, podia a chaminé ser partilhada e a casa estar constantemente a "receber" fumos por não conseguir uma boa extracção.
    Se a casa tem 100 anos, há muitas hipóteses possíveis e impossíveis.



    Pois, vou ter de lá enfiar uma sonda para tirar isso a limpo... Como a casa ao lado tem cerca de 9 ou 10 inquilinos e como não conheço nenhum, teria de andar a bater em quase todas as portas o que não é muito fácil. Deve ser mais fácil lá enfiar uma câmara com luz e tirar ilações.
    • J.C
    • 1 fevereiro 2012

     # 6

    Por aquilo que vejo (fotos)
    Possivelmente a outra casa foi feita primeiro que a sua e, "antigamente" fazia as chaminés nas empenas (por fora).
    Depois fizeram (agora sua) e colocaram outra chaminé, penso que é a mais recuada!
    Para saber qual a sua? Simples um papel humido a arder dentro da boca da chaminé e outra pessoa na rua, vai ver logo a fumarada.
  4.  # 7

    Colocado por: J.CDepois fizeram (agora sua) e colocaram outra chaminé, penso que é a mais recuada!


    Aquela que é de certeza da minha casa é a mais pequena. É perfeitamente possível que a outra casa tenha sido feita primeira que a minha. São ambas muito antigas, tal como quase todas nesta zona.

    Vou talvez contactar primeiro o departamento de habitação da câmara municipal, que creio que foi o dono de obra das últimas que foram feitas nessa casa.
 
0.0125 seg. NEW