Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas

    tenho a minha casa em obras de remodelação há quase 1 ano, e agora que estão a chegar ao fim tenho algumas dúvidas em relação ao meu empreiteiro.
    que são as seguintes:

    1ª- no orçamento previsto tinha um telheiro de 24 m2 para fazer, tendo eu desistido do mesmo, o empreiteiro disse-me que tinha a abater no orçamento 2.500 euros do dito telheiro, mais tarde decidi fazer um telheiro de 6 m2 onde fica a churrasqueira ( este já é considerado uma alteração no orçamento), o mesmo empreiteiro disse-me que me iria custar cerca de 1000 euros .
    ou seja um telheiro de 24 m2=2500 euros e um com 6 m2=1000 euros???? ñ percebo estas diferenças de preço, sendo os dois telheiros orçamentados com os mesmos materiais e forma de construção...

    poderiam me dar uma ideia do custo real de um telheiro com essas medidas para confronta lo???
    o telheiro é em alvenaria e com esteiras tipo tijolo, e ferros em t ( acho que é assim que si diz)lool

    2ª- não fiz contrato com o empreiteiro por ser uma pessoa conhecida, as obras eram pra demorar 6 meses, já vão para 1 ano, tenho várias coisas que ñ gosto como foram feitas na casa, o que devo fazer qd for pa dar o dinheiro das alterações feitas que ñ constavam no orçamento?
    devo demorar tanto tempo a dar como ele me demorou nas obras?
    ou dar lhe menos do que ele pede?


    obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: J sousaou seja um telheiro de 24 m2=2500 euros e um com 6 m2=1000 euros???? ñ percebo estas diferenças de preço, sendo os dois telheiros orçamentados com os mesmos materiais e forma de construção...

    Suponha que mandava fazer um telheiro só sobre a porta de entrada da casa, com 1mx0,5m.

    Se as contas fossem feitas dessa maneira que você pensa, esse telheiro de 0,5m2 custaria cerca de 50euros... ;-)
    (50 euros é o custo de um homem com uma viatura ir, numa manhã, buscar os materiais, e descarregá-los na obra... fora o custo dos materiais!).
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
  3.  # 3

    Você fez alterações à obra inicial, portanto o empreiteiro está no seu direito de alterar o prazo previsto inicialmente. Mas deviam ter negociado esse novo prazo à medida que as alterações eram pedidas...
    Se não foi negociado, não há compromisso.

    Na minha opinião, o "contrato" inicial (obra X, com preço Y, num prazo Z) ficou SEM EFEITO a partir do momento em que a obra deixou de ser X, e o preço deixou de ser Y. Isto é, se os trabalhos e os valores foram alterados, nada justifica que a terceira condição do «contrato» (o prazo) se mantenha.


    Quanto às coisas de que «não gosta» como foram feitas na obra, pode especificar?
    Concordam com este comentário: pdavidmarques, Tiagm2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
  4.  # 4

    Para nao falar de que o preço das alterações discute-se antes de fazer...
    Concordam com este comentário: Luis K. W., Tiagm2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
  5.  # 5

    boas

    depois e assim que os empreiteiros espalhao o dinheirinho por ai.

    por que razao deve demorar a pagar depois de estar concluida a obra.

    se com as alteraçoes que fez o empreiteiro levou mais tempo para terminar.

    se as estimativas contasem 0,25 mª custariam 25 euros

    eu com 100 homens faço uma obra em 1 mes

    mas com 200 homens faço em 15 dias

    mas se for com 1000 homens nem se quer la vou e a obra ja esta feita isto se a estimativa conta-se
    Concordam com este comentário: J.C
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.
    Suponha que mandava fazer um telheiro só sobre a porta de entrada da casa, com 1mx0,5m.

    Se as contas fossem feitas dessa maneira que você pensa, esse telheiro de 0,5m2 custaria cerca de 50euros... ;-)
    (50 euros é o custo de um homem com uma viatura ir, numa manhã, buscar os materiais, e descarregá-los na obra... fora o custo dos materiais!).
    Concordam com este comentário:David-Marques




    ou eu expliquei mal ou ñ percebeu??
    eu tinha um telheiro orçamentado com 24m2 que o empreiteiro me disse custar 2.500 euros , que dá mais ou menos 100 eur /m2, e ñ o quis fazer para poder fazer umas alterações, nomeadamente outro telheiro com 6 m2.
    ora se ele me diz que um de 24m2 é 2500euros (cerca de 100 eur/m2)
    o de 6m2 tem que ser por volta dos 600 euros, ou a minha matemática é assim tão má?

    também acho pouco 100 eur/ m2 , mas ele é que me disse isso, devia ser porque é para abater a meu favor, ou seja se é para descontar no orçamento tem um valor mas se for para alteração já tem outro?
  7.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.Você fez alterações à obra inicial, portanto o empreiteiro está no seu direito de alterar o prazo previsto inicialmente. Mas deviam ter negociado esse novo prazo à medida que as alterações eram pedidas...
    Se não foi negociado, não há compromisso.

    Na minha opinião, o "contrato" inicial (obra X, com preço Y, num prazo Z) ficou SEM EFEITO a partir do momento em que a obra deixou de ser X, e o preço deixou de ser Y. Isto é, se os trabalhos e os valores foram alterados, nada justifica que a terceira condição do «contrato» (o prazo) se mantenha.


    Quanto às coisas de que «não gosta» como foram feitas na obra, pode especificar?
    Concordam com este comentário:David-Marques



    pois ñ estipulei prazos com ele, só lhe digo que a casa tem 158m2 e um quintal com 100m2, foi toda remodelada, canalizações, pavimento, tudo picado e reboco novo, sanitários, caixilharias, telhado e estrutura do mesmo, electricidade... tudo ! e o trabalho foi todo feito por um pedreiro e um servente, mais ninguém, acha que é razoável? 2 homens?
  8.  # 8

    Colocado por: luisvvPara nao falar de que o preço das alterações discute-se antes de fazer...
    Concordam com este comentário:Luis K. W.


    e eu bem discuti com ele, cansei me de lhe perguntar pelo valor das alterações e ele só me dizia: " isso é barato" , " ah isso depois vê-se"
  9.  # 9

    Colocado por: bicodobraboas

    depois e assim que os empreiteiros espalhao o dinheirinho por ai.

    por que razao deve demorar a pagar depois de estar concluida a obra.

    se com as alteraçoes que fez o empreiteiro levou mais tempo para terminar.

    se as estimativas contasem 0,25 mª custariam 25 euros

    eu com 100 homens faço uma obra em 1 mes

    mas com 200 homens faço em 15 dias

    mas se for com 1000 homens nem se quer la vou e a obra ja esta feita isto se a estimativa conta-se
    Concordam com este comentário:J.C
    Estas pessoas agradeceram este comentário:J sousa



    essa estimativa foi dada por ele, como era pra abater a meu favor no orçamento deu me esse valor.
    mas agora para fazer um novo como alteração já tem outro valor...

    ele com 2 já vai num ano...lool
  10.  # 10

    Colocado por: J sousaora se ele me diz que um de 24m2 é 2500euros (cerca de 100 eur/m2)
    o de 6m2 tem que ser por volta dos 600 euros, ou a minha matemática é assim tão má?

    péssima...se você for para a borda da estrada vender gasolina e ganhar 0.1€/litro, morre à fome, mas a Galp se ganhar 0.1€/litro ganha uma fortuna. Veja lá se descobre porquê?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
  11.  # 11

    Colocado por: Picareta
    péssima...se você for para a borda da estrada vender gasolina e ganhar 0.1€/litro, morre à fome, mas a Galp se ganhar 0.1€/litro ganha uma fortuna. Veja lá se descobre porquê?



    ah então para pagar o valor justo devia ter adjudicado a obra a uma multinacional?

    eu quero é pagar o valor certo, e não ser enganado porque o homem tem uma empresa pequena ou poucas obras
  12.  # 12

    Colocado por: J sousaah então para pagar o valor justo devia ter adjudicado a obra a uma multinacional?

    acho que não percebeu. vou explicar de outra forma.

    Um homem a assentar mosaicos em casas de banho com 3m2 aplica 20m2 por dia.
    O mesmo homem a assentar os mesmos mosaicos num pavilhão com 1000m2, todo amplo, aplica 60m2 por dia.

    Como verifica o rendimento triplica, as contas que você fez por m2 não podem ser feitas assim, o Luis K.W deu-lhe o exemplo do telheiro com 0.5m2 e você não percebeu!!
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
  13.  # 13

    nao encaixa
  14.  # 14

    Colocado por: J sousa eu quero é pagar o valor certo, e não ser enganado porque o homem tem uma empresa pequena ou poucas obras
    j sousa,
    A única pessoa aqui que tem poucas obras É VOCÊ. :-)

    ou eu expliquei mal ou ñ percebeu??
    eu tinha um telheiro orçamentado com 24m2 que o empreiteiro me disse custar 2.500 euros
    Mais uma prova que você é que tem poucas obras.
    Vai-nos dizer que só quando decidiu NÃO fazer o telheiro de 24m2 é que perguntou ao empreiteiro quanto é que ele lhe iria NÃO custar?!?
    LOLOL!
    Ó meu caro... desculpe lá, mas há pessoas que MERECEM ser enganadas! :-)

    Agora a sério.
    É-me difícil dizer se um telheiro de 24m2 por 2.500euros é caro ou barato. Só com o projecto na frente.
    Há uns cinco anos fiz um desse tamanho e cobrei o dobro. Ok... era um telheiro de luxo, mas não deixava de ser um telheiro.

    Mas a lógica mantém-se:
    1.000m2 de pintura a tinta de água (com isolamento e 2 demãos) de paredes lisas pode custar 5.500euros. São 5,50 euros / m2.
    Mas UM METRO QUADRADO pode custar 110euros (2 ou 3 deslocações e trabalho de um operário). São 110 euros / m2. VINTE VEZES mais.

    pois ñ estipulei prazos com ele, só lhe digo que a casa tem 158m2 e um quintal com 100m2, foi toda remodelada, canalizações, pavimento, tudo picado e reboco novo, sanitários, caixilharias, telhado e estrutura do mesmo, electricidade... tudo ! e o trabalho foi todo feito por um pedreiro e um servente, mais ninguém, acha que é razoável? 2 homens?
    E esses pedreiro+servente é que vão apresentar os termos de responsabilidade das instalações de água e gás, e vão certificar as instalações de electricidade e telecomunicações?!?

    E eles, por acaso, fazem também operações ao cérebro? :-)

    e eu bem discuti com ele, cansei me de lhe perguntar pelo valor das alterações e ele só me dizia: " isso é barato" , " ah isso depois vê-se"
    Você discutiu com ele, e ele levou a melhor.
    Ou sabia o preço ANTES de o trabalho ser executado, ou NÃO SE FAZIA o trabalho!

    Já agora. Você adjudicou a obra a esse empreiteiro porque...?
    A firma dele tem alvará há muitos anos? Hmmm...! Duvido que seja por isto.
    A ver se adivinho: porque ele lhe apresentou o melhor preço! Certo?
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    acho que não percebeu. vou explicar de outra forma.

    Um homem a assentar mosaicos em casas de banho com 3m2 aplica 20m2 por dia.
    O mesmo homem a assentar os mesmos mosaicos num pavilhão com 1000m2, todo amplo, aplica 60m2 por dia.

    Como verifica o rendimento triplica, as contas que você fez por m2 não podem ser feitas assim, o Luis K.W deu-lhe o exemplo do telheiro com 0.5m2 e você não percebeu!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:J sousa

    obrigado

    é claro que ñ se pode comparar trabalhos semelhantes mas em situações e condições diferentes...

    mas aqui o telheiro é igual no material e no sítio onde foi construído, o que difere é o seu tamanho.

    a questão que eu queria esclarecer era unicamente se um telheiro com 24m2 só custa 2500 euros?eu que acho muito pouco, é do meu interesse saber um valor aproximado para descontar no orçamento
  16.  # 16

    Colocado por: Luis K. W.j sousa,
    A única pessoa aqui que tem poucas obras É VOCÊ. :-)

    Ainda bem

    Mais uma prova que você é que tem poucas obras.
    Vai-nos dizer que só quando decidiu NÃO fazer o telheiro de 24m2 é que perguntou ao empreiteiro quanto é que ele lhe iria NÃO custar?!?
    LOLOL!
    Ó meu caro... desculpe lá, mas há pessoas que MERECEM ser enganadas! :-)

    ele já estava orçamentado, só depois mais tarde decidi não fazer e claro dp perguntei qt iria abater
    Agora a sério.
    É-me difícil dizer se um telheiro de 24m2 por 2.500euros é caro ou barato. Só com o projecto na frente.
    Há uns cinco anos fiz um desse tamanho e cobrei o dobro. Ok... era um telheiro de luxo, mas não deixava de ser um telheiro.

    Mas a lógica mantém-se:
    1.000m2 de pintura a tinta de água (com isolamento e 2 demãos) de paredes lisas pode custar 5.500euros. São 5,50 euros / m2.
    Mas UM METRO QUADRADO pode custar 110euros (2 ou 3 deslocações e trabalho de um operário). São 110 euros / m2. VINTE VEZES mais.

    E esses pedreiro+servente é que vão apresentar os termos de responsabilidade das instalações de água e gás, e vão certificar as instalações de electricidade e telecomunicações?!?

    E eles, por acaso, fazem também operações ao cérebro? :-)



    Você discutiu com ele, e ele levou a melhor.
    Ou sabia o preço ANTES de o trabalho ser executado, ou NÃO SE FAZIA o trabalho!

    Já agora. Você adjudicou a obra a esse empreiteiro porque...?
    A firma dele tem alvará há muitos anos? Hmmm...! Duvido que seja por isto.

    você é bruxo lool
    A ver se adivinho: porque ele lhe apresentou o melhor preço! Certo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:J sousa
  17.  # 17

    Colocado por: J sousaele já estava orçamentado, só depois mais tarde decidi não fazer e claro dp perguntei qt iria abater
    ...você é bruxo lool

    Desculpe a minha boa disposição perante o seu infortúnio. Mas ainda bem que você entrou na onda. :-)

    Se o telheiro estivesse *devidamente* orçamentado, você não teria de perguntar quanto iria abater.
    Se estivesse *devidamente* orçamentado, haveria UMA PARCELA AUTÓNOMA com o respectivo valor.

    Da próxima vez, já sabe... Em vez de perguntar quanto é que *abate*, deverá perguntar quanto *cobra* por um SEGUNDO telheiro idêntico áquele. ;-)
    Concordam com este comentário: J sousa
  18.  # 18

    Colocado por: Luis K. W.
    Desculpe a minha boa disposição perante o seu infortúnio. Mas ainda bem que você entrou na onda. :-)

    Se o telheiro estivesse *devidamente* orçamentado, você não teria de perguntar quanto iria abater.
    Se estivesse *devidamente* orçamentado, haveria UMA PARCELA AUTÓNOMA com o respectivo valor.

    Da próxima vez, já sabe... Em vez de perguntar quanto é que *abate*, deverá perguntar quanto *cobra* por um SEGUNDO telheiro idêntico áquele. ;-)
    Concordam com este comentário:J sousa


    você tem razão...

    o orçamento que ele me deu não nada por parcelas, apenas tem descrito o trabalho a executar e no fim de tudo tem o valor total com iva incluído, que até duvido que ele o esteja a facturar visto a obra não carecer de projecto.

    para a próxima já vai ser diferente, porque também não tinha experiência nesta area.

    só mais uma pergunta, em relação ao que falou dos termos de responsabilidade das instalações de água e gás, e a certificação das instalações de electricidade. o empreiteiro nunca me falou nisso, eu sinceramente desconhecia se é necessário?podia me dizer se é obrigatório ter e quais as consequencias se não tiver??? a casa já tinha água e luz contratada.
  19.  # 19

    Colocado por: J sousao orçamento que ele me deu não nada por parcelas, apenas tem descrito o trabalho a executar e no fim de tudo tem o valor total com iva incluído,
    Eu até compreendo que não lhe tenham dado os valores das várias parcelas (para você não se pôr a comparar orçamentos, e adjudicar a pintura dos tectos a uns, e a pintura das paredes a outros). :-)
    Mas, após a adjudicação você tinha a obrigação de ter gerido isso melhor. Devia ter exigido que lhe dissessem quanto custava cada parcela.

    ...com iva incluído, que até duvido que ele o esteja a facturar visto a obra não carecer de projecto
    O facto de ter ou não ter projecto não é para aqui chamado. TODOS os trabalhos têm de ser facturados.
    E qual foi a TAXA do IVA que lhe aplicaram na factura?
    O QUÊÊÊ? Não recebeu qualquer factura? Não sabe qual foi a taxa?!? ;-)

    No caso de você não ter as facturas do que pagou tem 2 problemas:
    . se, um dia, a fiscalização descobrir que o empreiteiro trabalhou para si e não emitiu facturas, vão achar que a fuga ao fisco foi com o SEU conluio (eu, pelo menos, teria quase a certeza!).
    . o custo dessas obras poderão, um dia em que venda essa casa, servir para pagar menos imposto de mais-valias.

    Quanto à taxa do IVA... aposto que gostaríamos todos de saber.

    só mais uma pergunta, em relação ao que falou dos termos de responsabilidade das instalações de água e gás, e a certificação das instalações de electricidade. o empreiteiro nunca me falou nisso, eu sinceramente desconhecia se é necessário? podia me dizer se é obrigatório ter e quais as consequencias se não tiver??? a casa já tinha água e luz contratada.
    Depende...
    Um dia, quando você menos estiver à espera, os «Senhores da Electricidade» (ou da água) podem descobrir que você fez alterações substanciais na instalação, e exigir que lhes entregue um projecto do que foi feito, e um termo de responsabilidade do executante...
    Concordam com este comentário: pdavidmarques
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
  20.  # 20

    Colocado por: J sousaDepende...
    Um dia, quando você menos estiver à espera, os «Senhores da Electricidade» (ou da água) podem descobrir que você fez alterações substanciais na instalação, e exigir que lhes entregue um projecto do que foi feito, e um termo de responsabilidade do executante...
    agora é que você arranjou a bonita (lol) não há certificados não há €€€€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: J sousa
 
0.0246 seg. NEW