Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos,

Comprei uma casa no ano passado e estou a remodela-la aos poucos e tento ser eu a fazer a remodelação, quer para poupar algum €€€ mas também porque gosto!lol

Bem, a ajuda que preciso é relacionada com o pavimento dos quartos e escadaria que é em taco, pelo que apresento as seguintes duvidas / questoes:

1 - Como saber qual o tipo de madeira do chão? Pela cor acho que é um pouco dificil pois há zonas bastante escuras, castanho escuro, mas no entanto em zonas que a madeira estava coberta é bastante mais clara.

2 - Para reparar / colar os tacos que soam a oco, como faço? Tenho de os retirar para aplicar cola, mas como os retiro sem danificar?

3 - O pavimento encontra-se com algumas zonas danificadas quer riscos, algumas zonas já sem verniz pelo que queria afagar o chão todo. Segundo li em sites da especialidade o esquema de tratamente seria o seguinte:
    - Raspagem / lixagem
    - Reparação de tacos descolados
    - Aplicar betume nas juntas
    - Nova lixagem para nivelar juntas betumadas
    - Aplicação de velatura (quero escurecer o pavimento)
    - Aplicação de tapa poros (2 demaos acho eu)
    - Aplicação de verniz aquoso (3 demaos com lixagens intermedias)

Qual a vossa opiniao sobre os vernizes aquosos? Não pretendo o acabamento vitrificado brilhante, gosto do aspeto mais natural da madeira.
    Que marcas de vernizes e restantes produtos aconselham?
    Que máquinas necessito?

Obrigado
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2012

# 2

Colocado por: the_ungod1 - Como saber qual o tipo de madeira do chão? Pela cor acho que é um pouco dificil pois há zonas bastante escuras, castanho escuro, mas no entanto em zonas que a madeira estava coberta é bastante mais clara.

Além da cor, o veio também pode dar pistas. Há fotos?

Colocado por: the_ungodQue marcas de vernizes e restantes produtos aconselham?

Por aqui têm falado bastante bem da Biofa.
  2.  # 3

Colocado por: FD
    Além da cor, o veio também pode dar pistas. Há fotos?

Por aqui têm falado bastante bem da Biofa.

Vou tirar umas fotos do chão para analizarem!
    Não conhecia essa marca, biofa...

Obrigado
  3.  # 4

Ajuda?!?!?!
  4.  # 5

Qual a vossa opiniao sobre os vernizes aquosos?
    não gosto pessoalmente apesar de saber que o futuro é aquoso
    Que marcas de vernizes e restantes produtos aconselham?
    para vernizes gosto muito da cin
    Que máquinas necessito?
    maquinas do tipo não se meta nisso se nunca o fez, além de estarmos a falar de maquinaria bastante cara, não é para as mãos de qualquer um, tem a hipótese se não acatar o meu conselho, de alugar por exemplo na empresa aluga tudo, mas pedem uma pipa de caução caso aconteça alguma coisa as coitadas
    Concordam com este comentário: the_ungod
  5.  # 6

Colocado por: the_ungodAjuda?!?!?!

fotos??
  6.  # 7

Colocado por: David-Marquesnão gosto pessoalmente apesar de saber que o futuro é aquosopara vernizes gosto muito da cinmaquinas do tipo não se meta nisso se nunca o fez, além de estarmos a falar de maquinaria bastante cara, não é para as mãos de qualquer um, tem a hipótese se não acatar o meu conselho, de alugar por exemplo na empresa aluga tudo, mas pedem uma pipa de caução caso aconteça alguma coisa as coitadas
    Concordam com este comentário:the_ungod

Boa tarde David,

Eu estou a ponderar o aquoso devido a sua maior facilidade de aplicação e possibilidade menor de erros, pois no vitrificador nota-se tudo.

A nivel de tintas apenas uso CIN, pintei a minha casa toda por fora com 1 demaos de Cinolite e 2 de Novaqua, e os portoes com Sintecin e ficou 5 estrelas. Em aplicações interiores, muitas vezes devido a cores especificas da marca, ja usei Cin Cashmere e Dyrup (aquela linha xpto tipo senses ou qq coisa parecida), por isso na minha opiniao Cin é impecavel. Agora a nivel de vernizes nunca utilizei. Estava a pensar usar Bondex... velatura e verniz!

Quanto a máquinas não é coisa que me meta medo!lol Se que se trata de uma lixadeira em tamanho grande que pode ter um disco de lixa ou em cinta, mas podia haver alguma especificidade que me estivesse a falhar.

Abraços
  7.  # 8

Colocado por: Ferraz Oliveira
    fotos??

Eh pah, falhou!lol Logo ja meto!

Abraço
  8.  # 9

Quanto a máquinas não é coisa que me meta medo!lol Se que se trata de uma lixadeira em tamanho grande que pode ter um disco de lixa ou em cinta, mas podia haver alguma especificidade que me estivesse a falhar.
    não é so isso, tem de saber trocar as lixas tem de saber usa-las pois para o afagamento leva 3/4 tipos de lixa, já para não falar em transporta-la, mas se não lhe mete medo força ai que a gente ajuda, estive 27 anos no activo todos os dias a bombar que nem cão, vi afagar chão para cima de um milhão(exagero) e digo sem problemas é coisa que não faço nem sei, mando fazer
  9.  # 10

Colocado por: David-Marquesnão é so isso, tem de saber trocar as lixas tem de saber usa-las pois para o afagamento leva 3/4 tipos de lixa, já para não falar em transporta-la, mas se não lhe mete medo força ai que a gente ajuda, estive 27 anos no activo todos os dias a bombar que nem cão, vi afagar chão para cima de um milhão(exagero) e digo sem problemas é coisa que não faço nem sei, mando fazer

Acredito que tenha a sua arte, vamos la ver no que vai dar... é que com lixadeira normal nunca mais era sabado...lol
    Obrigado
  10.  # 11

Colocado por: the_ungod

Acredito que tenha a sua arte, vamos la ver no que vai dar... é que com lixadeira normal nunca mais era sabado...lol
    Obrigado
    nem sábado nem domingo nem chão
  11.  # 12

Boas,

relativamente aos produtos bondex, vi esta velatura "velatura classic mate", no entanto na cor que pretendo so existe em base solvente. Será que existe algum problema de usar depois o verniz "parquet acetinado" de base aquosa?

Obrigado
  12.  # 13

Colocado por: the_ungodgosto do aspeto mais natural da madeira.

Nota-se...

Colocado por: the_ungodAplicação de velatura (quero escurecer o pavimento)
  13.  # 14

Colocado por: Picareta
    Nota-se...

Ok, expliquei-me mal, quero escurecer a madeira mas não quero vitrifica-la, quero a textura da madeira...
  14.  # 15

Boas,
    Finalmente consegui fotos!

Cá estao elas...
      DSC04112.JPG
  15.  # 16

segunda
      DSC04113.JPG
  16.  # 17

terceira
      DSC04114.JPG
  17.  # 18