Iniciar sessão ou registar-se
    • P.T.
    • 1 fevereiro 2012 editado

# 1

Boa tarde,

A situação é a seguinte:
    Tenho uma casa que vou arrendar a um tio, no entanto por se tratar de um familiar próximo não queríamos estar a fazer contrato de arrendamento e nem a passar recibos mensalmente. No entanto ambos concordámos que os pagamentos serão feitos por transferência bancária (logo torna-se num comprovativo correcto?).
    Mas como não quero ter problemas com as finanças gostaria de declarar esse rendimento no IRS, mesmo sem ter contrato nem recibos, é possível?
    E se sim já agora, existe uma percentagem estipulada sobre esse rendimento, que ficara "retida" nas finanças?
    •  
      FD
    • 1 fevereiro 2012

# 2

Colocado por: P.T.é possível?

É.

Colocado por: P.T.E se sim já agora, existe uma percentagem estipulada sobre esse rendimento, que ficara "retida" nas finanças?

Não. O valor é englobado nos seus outros rendimentos.
    Imagine que ganha 1.000€ por mês no seu trabalho. Se cobrar uma renda de 300€ é como se ganhasse 1.300€.

Desaconselho vivamente a decisão de não fazer contrato.
    Porquê? Por exemplo: https://forumdacasa.com/discussion/16345/senhorio-quer-expulsar-os-meus-pais/
    Concordam com este comentário: Jacinta
    •  
      GF
    • 1 fevereiro 2012

# 3

O contrato é super simples de fazer e passar os recibos mais facil ainda....
    Se quer declarar tudo em IRS, porque não quer passar os recibos/fazer contrato?
  1.  # 4

Se os pagamentos são feitos por transferência bancária, o seu tio não precisa de recibos (comprovativos do pagamento).

Já quanto ao contrato escrito, ACONSELHO VIVAMENTE a que o façam.
    Uma coisa é o que combinam agora de boca, outra coisa vai ser o que cada um dos intervenientes PENSA que ficou combinado.

No caso das rendas, poderá abater ao seu rendimento as despesas que tiver com a casa (IMi, taxa de esgoto, conservação e/ou, no caso de um apartamento, despesas de condomínio).
  2.  # 5

Desaconselho vivamente a decisão de não fazer contrato.

IDEM!

0.0105 seg. NEW