Boas! Estou a construir e estamos na fase de decidir sobre o PRH. Tenho 3 propostas, nas quais varia bastante o preço, de qualquer modo, além das coisas óbvias (ex. número de termostatos, metros de tubo, etc) gostaria de saber se alguém sabe quais os aspectos mais importantes a considerar quando se comparam orçamentos de diversas marcas/empresas. Sei por exemplo que o tubo PEX neste momento é o melhor para utilizar, mas o que devo considerar mais? mm da placa? diametro do tubo?
O preço é sempre importante claro, mas a relação qualidade/serviço também... Obrigado!
Duas das propostas são sistemas Uponor e tanto estas como a outra usam PEX, com diferenças dos diametros: 16x1.8, 17x2.2 e 16x2. A que não tem sistema Uponor, trabalha com a Rotex. As placas também variam: 33 mm, 16m2 e 13mm com isolamento...
A nível de execução as referências que tenho (obras já feitas) e modo de aplicação são semelhantes...
Sobre as 'placas de XPS tipo floormate' desconheço, vou tentar informar-me.
Contudo, sobre o PHR será para aplicar QuickStep com preparação devida...
no PRH tem varias formas de aquecer a água, recuperador, painéis solares, caldeira a gas, caldeira a gasóleo, Palets, caldeira de sólidos (casca de amêndoa, baga de azeitona, etc)
No PRE a forma de aquecimento é apenas a electricidade.
O que quer aquecer é um apartamento, é uma moradia? Tem garagem para armazenar combustível, tem chaminé, se não tem pode fazer uma... veja bem todos os aspectos.
é uma vivenda isolada, tenho garagem e tenho chaminé...pensei na bomba e calor por nao ter trabalho, e ser limpa e bons elogios por aqui, mas a mais arata que me recomendaram custa 1900 +Iva
entao acha que o orçamento para uma vivenda com 70 m2 de piso radiante com bomba de calor, e com 5 circuitos e um toalheiro e um radiador, por 6500€ nao esta caro?