Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Por sorte, vim dar ao vosso site e estive a ler os comentários do Fórum sobre a venda de imóveis através de leilões das Finanças e tenho algumas dúvidas que muito agradeço a vossa ajuda.

Pela Internet efectuei uma licitação para aquisição de uma fracção, foi talvez um impulso apressado e agora caí em mim. O leilão vai ocorrer em 06.02.

1. Se agora, antes do leilão, quisesse anular a minha licitação, o que devo fazer?

2. Caso a fracção tenha outros credores/hipotecas, p.ex:.Bancos, o bem leiloado pelas finanças fica automaticamente livre de eventuais credores?

3. Li nalguns comentários neste Forum, e não sei se terei percebido bem, que os bens leiloados pelas Finanças são livres de ónus ou encargos. Esta isenção de ónus ou encargos incluem as eventuais hipotecas/credores referidas no meu parágrafo anterior?

4. Licitei pela internet. No dia do leilão devo estar presente na respectiva repartição de Finanças ou serei informada por e-mail que o bem foi-me (eventualmente) atribuído?

5. Caso tenha que de estar nas Finanças no dia do Leilão, devo ir prevenida com algum valor? Qual o valor (%) da licitação? (esclareço melhor, que é uma venda electrónica - não fala em carta fechada ou outra modalidade).

Com os meus agradecimentos, aguardo ansiosamente a vossa resposta.
    Sara
    •  
      GF
    • 2 fevereiro 2012

# 2

Lembro-me de um caso de uma pessoa que colocou um zero a mais numa licitação das finanças online....
    Arranjou uma serie de problemas e que problemas....

Ou este caso no ano passado:

As Finanças venderam um terreno errado a um empresário de Santarém. Rui Nunes tinha visto nos leilões dos bens executados disponíveis na internet um lote para construção à venda em Paço dos Negros, concelho de Almeirim, e apresentou uma proposta de aquisição de 9.700 euros, que foi a mais alta. Pagou o montante, mais o Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) e o imposto de selo. Mas quando chegou ao local para ver o que tinha comprado, descobriu que havia um engano e que a descrição dada pelas Finanças correspondia a uma casa de habitação noutra rua da localidade e que é a habitação de um familiar da pessoa executada.

Conclusão: as Finanças admitiram que houve um lapso na localização do prédio, mas para ser anulada a venda e para que Rui Nunes possa reaver o dinheiro que gastou tem que esperar por uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal de Leiria, para onde foi remetido o caso pela repartição de Finanças de Almeirim na sequência de uma reclamação do empresário. Ao todo, o comprador gastou, com os impostos, cerca de 10.400 euros e agora, diz, não sabe quando é que vai poder contar com o dinheiro.

Sobre os cuidados a ter no site das finanças: http://omeudossier.bloguepessoal.com/

Respondendo objectivamente: Licitações efectuadas nas finanças não são passiveis de desistencia. E, ou muito me engano ou o leilão é electrónico, nunca haverá leilão físico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SARA MENDES
  2.  # 3

não escreva em maiúsculas. não é por isso que terá respostas mais depressa, muito antes pelo contrário.
    Colocado por: SARA MENDES
    1. Se agora, antes do leilão, quisesse anular a minha licitação, o que devo fazer?

esperar que haja uma licitação superior.
    Colocado por: SARA MENDES2. Caso a fracção tenha outros credores/hipotecas, p.ex:.Bancos, o bem leiloado pelas finanças fica automaticamente livre de eventuais credores?

sim. sabe se está arrendado? se estiver fica automaticamente com inquilinos.

Colocado por: SARA MENDES5. Caso tenha que de estar nas Finanças no dia do Leilão, devo ir prevenida com algum valor? Qual o valor (%) da licitação? (esclareço melhor, que é uma venda electrónica - não fala em carta fechada ou outra modalidade).

dependendo do valor que ofereceu, poderá ter que ir com o montante todo.

opinião pessoal: com este tipo de dúvidas nunca deveria ter entrado com uma proposta nas finanças. parece que não tem bem noção de onde se meteu...
    perca invista tempo a ler os posts aqui no fórum. tem lá resposta a todas as suas perguntas. vai é deixar, muito provavelmente, de dormir as noites todas...
    •  
      GF
    • 2 fevereiro 2012

# 4

Mais um: http://blogescandalo.blogspot.com/2011/08/leilao-de-bens-penhorados-fisco-engana.html

O mais engraçado de tudo é que eles (evidentemente) baseiam toda a informação nas suas cadernetas prediais, que na esmagadora maioria das vezes contem informação completamente errada, descartando toda a informação constante de plantas, licenças de utilização, certidoes prediais, etc
    •  
      imbs
    • 2 fevereiro 2012

# 5

Mas também há uma, pequena, hipótese de ter feito um bom negócio :)
    Concordam com este comentário: noves fora
  3.  # 6

Neves Fora,
    não volto a escrever com maiúsculas, deixe lá!
    Muito obrigada pelas achegas e espero dormir bem. Vou Investir sim senhor na leitura dos posts do fórum e noutras leituras.
    Entretanto, peço o favor de uma resposta mais clara à dúvida do meu ponto 4.
    Os meus agradecimentos,
    Sara
    •  
      imbs
    • 2 fevereiro 2012

# 7

Não deu a sua morada?
    Eu penso que é avisada por carta.
    Pelo menos tive um caso de uma pessoa próxima que assim, foi. Mas é fácil, amanhã liga para as finanças e pergunta. ou então experimente ver se nas FAQ's dos leilões, não está lá essa questão resolvida.
  4.  # 8

não tem que lá estar; será avisada. não necessariamente por carta, uma vez que a notificação pode ocorrer por via electrónica.
  5.  # 9

Muito obrigada a todos que deram as suas achegas. Depois darei notícias.

Entretanto se alguém tiver dúvidas sobre seguros, dentro daquilo que eu souber, depois de muitos anos na actividade seguradora, terei muito gosto em dar algum contributo a este Fórum.

Saudações,
    Sara
    Estas pessoas agradeceram este comentário: noves fora
  6.  # 10

da minha parte muito obrigado! :)
    o fórum é isso mesmo: cada um ajuda no que sabe e pode.
    os melhores sucessos e que tudo corra pelo melhor!
  7.  # 11

Colocado por: noves fora

Pedir a todos os santinhos para que a sua proposta não seja a mais alta.

Colocado por: noves foranão tem que lá estar; será avisada. não necessariamente por carta, uma vez que a notificação pode ocorrer por via electrónica.

Assunto demasiado importante para ser tratado à distância. Faça por estar presente.
    Desejo que tudo aconteça da maneira que você pretende. Boa sorte, que bem precisa.
  8.  # 12

Não pode anular a licitação, salvo no caso previsto na lei.

2. Caso a fracção tenha outros credores/hipotecas, p.ex:.Bancos, o bem leiloado pelas finanças fica automaticamente livre de eventuais credores?

Somente após a emissão do despacho do serviço de finanças e todas as hipotecas devidamente anuladas na conservatória de registo predial. No entanto, tenha atenção ao valores de condominio, que podem estar em divida e o despacho das finanças não faz referência a essas despesas...

3. Li nalguns comentários neste Forum, e não sei se terei percebido bem, que os bens leiloados pelas Finanças são livres de ónus ou encargos. Esta isenção de ónus ou encargos incluem as eventuais hipotecas/credores referidas no meu parágrafo anterior?

Respondido na alínea anterior.

4. Licitei pela internet. No dia do leilão devo estar presente na respectiva repartição de Finanças ou serei informada por e-mail que o bem foi-me (eventualmente) atribuído?

Não é necessário estar presente. Será notificada por email ou por carta registada. No entanto, o sistema é actualizado após o fecho do leilão, e poderá verificar se a sua licitação foi a mais elevada...

5. Caso tenha que de estar nas Finanças no dia do Leilão, devo ir prevenida com algum valor? Qual o valor (%) da licitação? (esclareço melhor, que é uma venda electrónica - não fala em carta fechada ou outra modalidade).

Respondido na alínea anterior. No entanto, o pagamento da licitação é a pronto-pagamento, salvo a excepção prevista na lei. Não há escrituras nem financiamentos.
  9.  # 13

Não posso garantir, ninguém pode, mas por vezes falar directamente com o chefe das finanças onde a casa vai a leilão, contar uma história bem explicadinha, que se enganou, que não foi bem você, que têm dupla personalidade, etc, etc, etc.

Talvez retirem a proposta, não custa tentar, penso que o chefe das finanças terá poderes para retirar essa proposta.

Entretanto analise o negócio, se for bom e tiver capacidade financeira, porque não avançar.
    •  
      GF
    • 3 fevereiro 2012

# 14

Aproveite e vá ver o imovel, no caminho para ir falar com o chefe das finanças, para evitar ter uma surpresa.
    Fale com os vizinhos e tente saber informações (se ainda por lá andam, se já foram embora, se devem condominio, etc etc etc e tudo o mais que se lembrar)
  10.  # 15

Muito boa noite,

Antes de mais parabéns pelo fórum não sabia da existência do mesmo.
    Gostaria de saber se alguém me poderia ajudar numa questão pois penso que estraguei a minha fiz uma licitação a um imóvel que infelizmente foi vencedora, embora já li aqui algumas criticas sinceramente não sem bem porque o fiz nem me lembro de o fazer mas a verdade é que está lá e fui eu não foi mais ninguém.
    Gostaria de saber se alguém já passou pelo mesmo e se a consegiu anular o leilão foi encerrado hoje ou seja o imóvel foi-me adjudicado hoje pedia só por favor que não criticem nem meu erro nem o erro de outras pessoas que tenham feito o mesmo porque todos nós comete-mos erros.
    Obrigado
  11.  # 16

Vá ao serviço de finanças e explique o problema.
    Mas prepare-se para muitas dores de cabeça...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agomes
  12.  # 17

Antes de mais agradeço ao MLopes a resposta dada.
    Fui lá mesmo hoje entregei um requerimento e agora vou ter que aguardar a resposta entretanto avisaram-me que iria receber a guia de pagamento da compra mas que teria que aguardar ainda pela resposta ao requerimento, vamos lá ver que Deus me ajude.

Obrigado
    •  
      imbs
    • 6 junho 2012

# 18

Não foi um bom negócio?
  13.  # 19

Se não me engano, podem acontecer 2 coisas em caso de a sua proposta ser a vencedora:
    - São contactados os outros proponentes por ordem decrescente do valor proposto, e apenas terá de pagar a diferença da proposta
    - Em caso de falta de propostas, é aplicado uma multa e imputadas todas as despesas para reabrir o processo de venda

Mas em caso de dúvida, falem sempre com o serviço de finanças. Eles não mordem, e estão lá para explicar todas as dúvidas!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: agomes
  14.  # 20

Boa noite,

IMBS - foi um péssimo negócio e o mais grave é eu trabalho no mercado imobiliário e ainda mais grave do que isso conheço um investidor que me contacta sempre antes de fazer qualquer proposta e eu disse para ele estar quieto, sinceramente ainda hoje não sei porque fiz aquilo e pensei sempre que não o tinha feito mas a verdade é que está feita.

MLopes- mais uma vez obrigado pelas suas explicações eu quando lá fui dizem que normalmente terei que aceitar o bem e o pior se não proceder o pagamento fazem arresto de bens que por acaso tenho um em meu nome que ainda o estou a pagar ao banco, mas por outro lado poderei ter alguma hipótese que é, o imóvel teve 3 licitantes uma pessoa que não sei quem é que licitou por 35.000€,um banco que não vou revelar qual é por uma questão de principio embora não deveria o poder porque é uma SA que fez por 45,600€ e depois com a minha estupida licitação de 45,601€ que aquilo não vale nem metade do que ofereci mas está feita não há volta a dar, aqui poderá estar a minha salvação porque a minha licitação só é mais alta 1€ do que a anterior e o banco como também é interessado devido a ter financiado a casa embora me pareça que o antigo proprietário estaria a pagar o crédito porque tive acesso ao registo da casa e não existia nenhuma penhora de parte do banco e também o valor que eles ofereceram deve ter um fundamento que é para eles não perderem dinheiro ficam sempre a ganhar se forem eles a comprar pode ser que eles aceitem ficar com a casa pelo valor que ofereceram.
    Agora vamos ver o que me poderá acontecer.

Obrigado a todos vou mantendo-vos informado.

0.0197 seg. NEW