Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, bom dia a todos membros do fórum, gostaria de saber algumas opiniões sobre dúvidas que eu tenho, relacionado com uma casa que herdei dos meus pais e que estou a restaurar.
    A minha dúvida é na reconstrução do telhado, estou a pensar fazê-lo todo em madeira mas gostaria de evitar de usar muitos pilares para a sua sustentação, gostaria que fica-se um salão grande sem estruturas no meio, a casa tem uma largura de 6,30 por 13,80 de comprimento. muito obrigado a todos os membros deste fórum que se dedicam a ajudar pessoas como eu.
  2.  # 2

Dê uma olhada no meu tópico, poderá ficar com uma ideia do que se consegue fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: edgarpereira
  3.  # 3

para não colocar pilares a escorar, eu usava vigas em i no arrancão e nas madres
  4.  # 4

viga em i, as paredes que lá tem pode mostrar fotos? para suportar estas vigas é preciso ter muito cuidado, onde elas vão assentar
      vigas_i_750.gif
  5.  # 5

não tenho a gora fotos sei que a espessura da parede e mais ou menos de bloco de 30a 35 cm
  6.  # 6

Colocado por: speedsteerDê uma olhada no meu tópico, poderá ficar com uma ideia do que se consegue fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:edgarpereira

https://forumdacasa.com/discussion/10125/14/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/#Item_10
  7.  # 7

Colocado por: edgarpereiranão tenho a gora fotos sei que a espessura da parede e mais ou menos de bloco de 30a 35 cm
    se for paredes em pedra aconselhava a executar um lintel em toda a volta
  8.  # 8

Boa noite,

Uma boa solução pode passar pela utilização perfis de aço galvanizado leve. Tem a vantagem de poder vencer grandes vãos e poderá ter um peso por m2 de cobertura inferior a uma estrutura de madeira.

Como não há aumento de cargas na estrutura não há novos assentamentos nas fundações, nem deformações dos elementos existentes, diminuindo o risco de fissuras e outras patologias provenientes das obras de restauração.
  9.  # 9

Também há as solucões de madeira lamelada colada, mesmo que sendo principalmente justificáveis em grandes vãos: substancialmente maiores, permitem conciliar um excelente desempenho estrutural com bons resultados plásticos e estéticos. Basta ir ao Google e encontra de tudo.
  10.  # 10

Uma boa solução pode passar por alugar uma grua torre, daquelas que não estão a ser usadas nas grandes obras de engenharia civil que não se estão a desenrolar em Portugal.

Passa uns cabos a ligar cada um dos 4 cantos do telhado a uma argola central, mete a argola no gancho da grua, e pendura o telhado muito encostadinho e exactamente por cima da casa.

Desta forma não necessitará de vigas em I, de linteis, de perfis em aço leve, nem de pilares para sustentar o telhado. E o telhado não fará nenhum peso sobre as fundações pelo que não haverá risco de fissuras ou de outras patologias.

:-)
    Agora a sério: para um vão com 6,30m, basta comprar umas vigas em madeira lamelada colada com os comprimentos que necessitar.
    Concordam com este comentário: jraulcaires, pdavidmarques
  11.  # 11

"engenhero" ;-)
  12.  # 12

Agora a sério: para um vão com 6,30m, basta comprar umas vigas em madeira lamelada colada com os comprimentos que necessitar.
    bem lembrado, já dei 2 cabeçadas na secretaria.

Afinal os engenheiros fazem falta
  13.  # 13

Colocado por: jraulcaires"engenhero" ;-)
    "Arquitêto"! ;-)

Colocado por: David-Marques já dei 2 cabeçadas na secretaria.
    LOL!

Afinal os engenheiros fazem falta
    Os arquitectos também.
    E os preparadores, e os encarregados, e os orçamentistas, e os...
  14.  # 14

se quer vencer grandes vãos vá para uma cobertura leve em madeira ou metalica, com isso evita maiores pontos de sustentação.
    isto consolidando bem o perimetro de assentamento
    mas claro há limites
    Concordam com este comentário: jraulcaires

0.0182 seg. NEW