Antes de mais, gostaria de transmitir votos de uma boa Pascoa para todos os membros do fórum, com particular destaque para os meus amigos forenses deste tópico, que tem sido uns "autênticos bem-aventurados" pela sua insistência em demonstrar a importância que a 1ª arte tem na vida das pessoas...!
Como a Pascoa é uma festa onde certas tradições têm lugar um pouco por toda a parte, gostaria de permanecer fiel a este principio não tivesse eu raízes Beirãs. Este evento religioso cristão, faz lembrar parte da minha infância passada nas terras altas e dos momentos inesquecíveis, os quais recordo com emoção...!
Já agora, partilho convosco uma tradição muito recordada, que estava relacionada com o domingo de aleluia, em que o padre tinha por habito visitar a casa das pessoas para as benzer e proteger das "ciladas dos inimigos".Ora, durante a sua deambulação pelos confins da vila, o padre fazia-se acompanhar pela criançada (não sei explicar, quando nasceu esta tradição) que para gáudio das populações ao verem tantos seguidores resolveram criar o habito de lançar pelas janelas dinheiro (10 tostões, 2$50, 5$00) nozes, avelãs e dos mais variados rebuçados da época... Pois fiquem sabendo, que no final do dia os bolsos estavam repletos, apesar de algumas escoriações pelo meio, provocadas pelas rixas que entretanto tinham lugar, tudo pela culpa de uma misera moeda de 10 tostões cobiçada por vários intervenientes ao mesmo tempo! :-) Terminava-mos sempre da mesma forma, a comemorar com cigarros definitivos, e gasosa pirolito que ainda por mais tinha um berlinde como brinde... ;-) Infelizmente, esta tradição deixou de existir assim como tantas outras que marcaram gerações e que agora não passam de um monte de recordações e apenas isso mesmo, recordações...!
Os temas que vos proponho hoje, representam isso mesmo, a tradição...
Teresa Salgueiro -- "Senhora do Almurtão" Canção da beira baixa, com particular destaque para além da bela voz da Teresa, do adufe (instrumento típico desta região)