Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, tenho uma duvida , que gostava que me esclarecessem.

    Tenho uma casa de 180 m2 para aquecer e tenho a caldeira num anexo, acerca de 20 m da casa. Acontece que existe um diferencial entre a temperatura programada (set- 70º) e a temperatura de envio da caldeira que em média quando o circuito está todo aberto ronda os 65º( não sei se é normal na caldeira), fazendo com que esse diferencial de 5 º, a caldeira trabalhe ainda num nivel de potencia elevado e logo consumindo mais. Quando fecho algumas torneiras, o diferencial de temperaturas não é tão elevado, vai oscilando entre os 66º e os 68 º, o que reduz no nivel de potencia da caldeira. A questão é a seguinte, este diferencial será provalvelmente devido á extensão do circuito. Poderá a solução ser o aumento da velocidade bomba de circulação , para que a a´gua circule mais rapidamente e minimize este diferencial e consequentemente o consumo. e assim consigua atingir temperatura de conforto mais rapidamente e com menos consumo?. ou pelo contrário um aumento da velocidade da bomba circuladora, fará com que a agua esteja menor tempo no radiador e consequentemente , dissipará menos calor.

    Obrigado
    • TLS
    • 3 fevereiro 2012

     # 2

    a sua logica esta correta, se a agua circular mais rápido menos tempo esta na fonte de calor. quanto ao delta T que apresenta 5º pode se dar por contente.
  2.  # 3

    entao para aumentar a temperatura de conforto e atingi-la mais rapidamente, e consequentemente menor consumo, a solução passa por aumentar a velocidade da bomba da circulação da caldeira???
  3.  # 4

    Não para isso penso que o melhor é aumentar ao numero de elementos do radiador! aumentar a velocidade da bomba seria para o caso de vencer distancia maiores e alturas manumetricas da instalação!
  4.  # 5

    mas o circuito é bastante extenso? e os numero de elementos acho que está sobredimensionado 106 elementos para 175 m2( 170 kcal/elemento).
  5.  # 6

    é que a questão aqui, para além de querer aumentar a temperatura de conforto dentro de casa e de forma mais rapida, é a questão de consumo, pois a caldeira se por exemplo, está programada para 70º e a temperatura de envio da agua é de 65 ela trabalha no potencia 5 que é a mais elevada e consome mais pellets, se por caso a temperatura de envio passar para 66º, 67º ela reduz a potencia, respectivamente para 4 , e 3 nivel de potencia. Tá a perceber??'
  6.  # 7

    Colocado por: Miguelsilvante extenso? e os numero de elementos acho que está sobredimensionado 106 elementos para 175 m2( 170 kcal/eleme


    que tipo de elementos é que tem? é que 170kcal por elemento parece muito! penso que seria necessario mais elementos!
  7.  # 8

    dubal 70 da roca
  8.  # 9

    Colocado por: Miguelsilvaé que a questão aqui, para além de querer aumentar a temperatura de conforto dentro de casa e de forma mais rapida, é a questão de consumo, pois a caldeira se por exemplo, está programada para 70º e a temperatura de envio da agua é de 65 ela trabalha no potencia 5 que é a mais elevada e consome mais pellets, se por caso a temperatura de envio passar para 66º, 67º ela reduz a potencia, respectivamente para 4 , e 3 nivel de potencia. Tá a perceber??'


    mas não é com o aumento da velocidade da bomba que vai fazer isso! alias vai fazer exactamente o contrario! a agua vai circular mais depressa na caldeira diminuindo o tempo que esta tem de aquecer a agua ate aos 70 graus!
  9.  # 10

    cada elemento da dubal 70 emite 119 kcal ou seja a sua casa necessita de 17000 entao teria que ter pelo menos 142 elementos de radiador mais coisa menos coisa! bem tenho que ir ao tacho depois passo aqui!
  10.  # 11

    entao a solução para combater este diferencial é diminuir á velocidade da bomba circuladora???
  11.  # 12

    Colocado por: Miguelsilvaentao a solução para combater este diferencial é diminuir á velocidade da bomba circuladora???


    o diferencial que fala pode estar relacionado com o isolamento da tubagem que atravessa a area exterior e ai não pode fazer nada a não ser aumentar a temperatura de envio!
    Concordam com este comentário: TLS
  12.  # 13

    Colocado por: Miguelsilvaentao a solução para combater este diferencial é diminuir á velocidade da bomba circuladora???


    se o que quer é diminuir ao consumo e aumentar a rapidez de aquecimento então tem que aumentar ao numero de elementos de radiadora e ai ja podia reduzir a temperatura de envio na caldeira em vez dos 70 colocava os 65 ou ate 60,
  13.  # 14

    Colocado por: Miguelsilvaentao a solução para combater este diferencial é diminuir á velocidade da bomba circuladora???

    Diminuindo a velocidade da bomba vai permitir que a água aqueça mais quando passar pela fonte de calor, mas isso tambem pode originar que os elementos mais distantes não aqueçam o suficiente, essas 170kcal são para temperatura a 60º, ou seja quando os radiadores estiverem a 60º, deveria de dimensiona-los para 50º ou seja adicionar mais elementos para que a temperatura da caldeira diminua.
    Outro facto muito importante é o isolamento da tubagem, se diz que está a 20 metros da casa certifique-se de que tem um bom isolamento, senão está a perder bastante energia pelo caminho.
  14.  # 15

    eu penso que o numero de elementos está bem dimensionado, ora vejamos
    cozinha - 34 m2- 20 elementos
    sala - 28 m2- 16 elementos
    lavandaria- 9 m2- 7 elementos
    hall e corredor 27 m2- 12 elementos
    quarto- 16 m2- 10 elementos
    quarto - 16 m2 - 10 elementos
    quarto 24 m2- 12 elementos
    casa de banho -8 m2- 7 elementos
    casa de banho 5 m- 6 elementos
    casa de banho 7 m2 - 6 elementos

    pé direito de 2,5 m.
    Radiadores dubal 70 com dt 60º- 170 kcal/h e dt 50º - 120 kcal/h

    nao chegará mesmo para um dt de 50º
  15.  # 16

    Colocado por: Miguelsilvamas o circuito é bastante extenso? e os numero de elementos acho que está sobredimensionado 106 elementos para 175 m2( 170 kcal/elemento).


    Disse que tinha 106 elementos, mas depois se somar todos os elementos já tem 131 elementos, se assim for o sistema está bem dimensionado, mas falta saber que tipo de isolamento tem na tubagem.
  16.  # 17

    Permitam-me que aproveite este tópico para colocar uma questão. Tenho uma caldeira a gasóleo. Tenho radiadores (ou irradiadores?) em dois pisos. Funciona tudo muito bem, excepto no radiador de um dos quartos e logo o das crianças. Aquece muito pouco. Tenho que desligar tudo no piso de baixo para aquecer alguma coisa. Têm todos purgador automático, mas não me parece que o problema esteja aí. Sempre funcionou bem durante 9 anos, se bem que o ano passado já aconteceu, mas depois que foi mudado o vaso de expansão do aquecimento, aumentou a pressão e o problema ficou resolvido. Este ano a pressão anda abaixo de 1 bar e não há meio de conseguir aumenta-la. De onde poderá vir o problema? Obrigado.
  17.  # 18

    Se a pressão está abaixo de 1 bar então tente ajustar a valvula de enchimento automático, pode estar avariada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: braga68
  18.  # 19

    Colocado por: Energia LivreSe a pressão está abaixo de 1 bar então tente ajustar a valvula de enchimento automático, pode estar avariada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:braga68


    Pois, a caldeira tem esse grupo de enchimento automático, por isso era suposto que repusesse a água que evapora por exemplo de um ano para o outro. Eu bem mexo no pressostato, na torneira, enfim. Para resolver o problema do excesso de ar nos nos toalheiros, já que a falta de pressão não me permitia purga-los, foi usar um pequeno funil para meter
    água. Agora tenho os toalheiros a aquecer a 100%, quando antes aqueciam menos de metade.
    • TLS
    • 5 fevereiro 2012

     # 20

    já experimentou fechar a agua de entrada do alimentador? pode ser que tenha alguma fuga no sistema e não se aperceber, e como a válvula lhe vai repondo a agua nunca chega a aquecer como deve ser:
 
0.0249 seg. NEW