Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

6a da para 1500w...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  2.  # 42

Colocado por: tozepalma6a da para 1500w...

1380w...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  3.  # 43

Colocado por: tozepalma6a da para 1500w...

Ok, então para o focozito de 12w é passifico, não haverá nenhum perigo do botão ficar encastrado na cabeceira estofada? Embora as ligações não vão ficar encostadas a nada e serao com os tais ligadores isolados...
  4.  # 44

Colocado por: DR1982não haverá nenhum perigo do botão ficar encastrado na cabeceira estofada?

PAcífico é. Assegure-se que os terminais ficam bem isolados e apertados às fichas. Soldado e isolado é melhor.
    Os maus contactos que podem criar resistencias/aquecimentos é que pode haver alguma situação...
  5.  # 45

Colocado por: tozepalma
    Para 2 candeeiros até de 2A chega (400W), a não ser que tenha um lustre no tecto... tem mesmo é que respeitar os 230V AC.

Para o candeeiro chega, mas o comutador é parte da instalação e neste caso deixa de estar protegido pelo disjuntor de 10A. Não deve vir mal ao mundo (afinal é o que acontece com qq candeeiro de mesa) mas fica a nota que.
    Concordam com este comentário: tozepalma
  6.  # 46

Colocado por: ClioIImas o comutador é parte da instalação e neste caso deixa de estar protegido pelo disjuntor de 10A.

Percebo o que diz e em parte concordo.
    Mas para mim o disjuntor é um dispositivo de protecção contra curto-circuito. De igual forma protege aquele circuito de houver consumos acima de 10A.
    Os dispositivos lá ligados não tem todos que ter protecções de 10A. Os dispositivos em si, devem estar protegidos na sua ordem de grandeza, ou seja um interruptor de uma lampada deve aguentar 2A ao passo que um aspirador tem que aguentar 10 ou 16A.
  7.  # 47

Colocado por: tozepalma
    Percebo o que diz e em parte concordo.
    Mas para mim o disjuntor é um dispositivo de protecção contra curto-circuito. De igual forma protege aquele circuito de houver consumos acima de 10A.
    Os dispositivos lá ligados não tem todos que ter protecções de 10A. Os dispositivos em si, devem estar protegidos na sua ordem de grandeza, ou seja um interruptor de uma lampada deve aguentar 2A ao passo que um aspirador tem que aguentar 10 ou 16A.

Sim. Por capítulos:
    - Um disjuntor é uma protecção contra sobre-intensidades, sendo o curto-circuito um caso particular (e mais violento);
    - O disjuntor TEM por missão proteger a instalação eléctrica a jusante do mesmo;
    - O disjuntor NÃO TEM por obrigação proteger os equipamentos lá ligados (cada equipamento deve ter as suas protecções (*));
    - Nenhum dispositivo da instalação pode ter uma intensidade nominal inferior ao calibre do disjuntor que o protege (senão a protecção não está assegurada);
    - Quanto ao comutador em causa, ele vai passar a ser parte integrante da instalação, pelo que em rigor deveria ter um In>=10A;

(*) A prática mais segura, neste aspecto, ainda me parece ser a de Inglaterra: cada ficha para ligar um aparelho à tomada tem ela mesma um fusível substituível que garante a protecção da tomada em diate!
  8.  # 48

Colocado por: ClioIIA prática mais segura, neste aspecto, ainda me parece ser a de Inglaterra: cada ficha para ligar um aparelho à tomada tem ela mesma um fusível substituível que garante a protecção da tomada em diate!

Essa prática inglesa é por causa disto: Ring circuit. Fusíveis aqui.

Cumprimentos
  9.  # 49

Emtao o tal boataozito por ser apenas de 6A pode causar um curto circuito é isso?
    Nao quero dormir com a sensação que tenho um perigo iminente mesmo atras da cabeça:S
  10.  # 50

Colocado por: DR1982Emtao o tal boataozito por ser apenas de 6A pode causar um curto circuito é isso?
    Nao quero dormir com a sensação que tenho um perigo iminente mesmo atras da cabeça:S

Não, o botão não provoca um curtocircuito coisa nenhuma. Aliás, se a luz estiver apagada porque está a dormir, é quando tem menos risco (se a corrente está cortada então não vai provocar nenhum dano).

O único senão é que se ligar um "holofote de estádio de futebol" no lugar do candeeiro de tecto (qq coisa acima de 1400W de luz) o interruptorzinho pode esquentar demais e aí sim começar a derreter (não está preparado para tanto) sem que o disjuntor no quadro dispare.

A verdade é que isso na prática nunca acontece. O que não faltam por aí são candeeiros de mesa com interuptores de 2A e fio de 0.5mm2 sem qualquer preotecção e não é por aí que as instalações ardem...
  11.  # 51

Ah ok, obrigado pelo esclarecimento...
  12.  # 52

Chegaram, mas nao me parece que seja isto...
    Os pinos têm 1-2-3 o 3 é o que vai à lampada certo?

Edit: já está :) o que vai à lampada é o 2!
      AA40B162-B49E-464D-B92B-89B1681A9868.jpeg
  13.  # 53

Resultado, obrigado pela ajuda...
      image.jpg
      image2.jpg
  14.  # 54

Lá discreto ficou ele!
    Concordam com este comentário: DR1982
  15.  # 55

Colocado por: ClioIILá discreto ficou ele!
    Sim, era exatamente o que procurava e dá bastante jeito...

0.0236 seg. NEW