Iniciar sessão ou registar-se
    • nofic1
    • 20 novembro 2008 editado

     # 1

    olá a todos esta é a minha primeira intervenção, gostaria de saber uma maneira eficaz de meter isolamento termico/acustico na laje de tecto da minha futura casa que fosse uma boa alternativa ao pladur.
    desde já o meu obrigado a todos... e parabens pelo forum.


    luis
  1.  # 2

    Antes demais.
    O pladur( alias: placas de gesso cartonado; placas de gesso laminado) não é um isolante termico-acústico.

    Explique melhor o que pretende.
  2.  # 3

    boa tarde, o que pertendo é ter o isolamento termico na lage de tecto em vez de ser no telhado, visto que não penso aproveitar o sotão logo quando tiver de aquecer a casa escuso de ter de aquecer a area entre a laje de tecto e o telhado também. espero que me esteja fazer entender...
    obrigado sr Pedro pela resposta.


    luis
  3.  # 4

    então, facilmente colocará um isolante térmico sobre a laje de esteira. Ode ser um XPS, com mínimo de 40mm... e tem o problema resolvido sem mexer no interior da habitação.

    O edificio é novo ou está apenas a corrigor termicament um existente?
  4.  # 5

    é para um edificio novo, ainda em fase de projecto. eu tb pensei em xps mas gostaria de colocar luzes de embutir directamente na propria laje sem recorrer ao pladur, não existe outra solução. peço desculpa pela pouca sabedoria nestes assuntos e obrigado mais uma vez pela disponiblidade.

    luis
    • sa2
    • 20 novembro 2008

     # 6

    viva,

    qual é o seu problema contra o Pladur? Olhe que é excelente material!
    quanto às luzes embutidas: terá de verificar qual o tipo de "luminária" a utilizar, para que o calor das lâmpdas seja bem dissipado e não provoque um desgaste rápido e uma troca frequente de lâmpadas.

    no que respeita ao isolamento, a opcção apresentada da colocação de xps imediatamento sobre a laje é bastante viável.

    cumprs
  5.  # 7

    obrigado pela resposta.
    o xps é colocado por cima da lage como o capoto por fora das paredes?

    luis
  6.  # 8

    O melhor isomalamento para a sua laje seria fazer por cima e não por baixo.

    Por cima pode colocar espuma projectada de poliuretano e depois betão leve com as pendentes, betonilha final, impermeabilização e tijoleira.

    embora existam mais soluções.
  7.  # 9

    Colocado por: nofic1visto que não penso aproveitar o sotão

    Logo:

    Colocado por: vasco tomePor cima pode colocar espuma projectada de poliuretano e depois betão leve com as pendentes, betonilha final, impermeabilização e tijoleira.

    não faz sentido...
  8.  # 10

    obrigado a todos pelas varias participações, mas por favor ajudem-me a tomar uma decisão, decisão essa que eu consiga compreender para a poder pôr em pratica.

    abraço

    luis
    • Mac
    • 21 novembro 2008

     # 11

    Colocado por: Pedro Barradasentão, facilmente colocará um isolante térmico sobre a laje de esteira. Ode ser um XPS, com mínimo de 40mm... e tem o problema resolvido sem mexer no interior da habitação.

    Já foi apresentada uma solução bem ajustada ao seu oproblema com as condicionantes que impõe, ou seja, sem recurso a gesso cartonado.
  9.  # 12

    bom dia está decidido então, mas alguém me pode elucidar como funciona(aplica) este sistema, não há por ai uma imagem de promenor?
    obrigado mais uma vez e desculpem o meu pouco à vontade nesta matéria.


    luis
  10.  # 13

    Haaaaaaaaaaaa

    é sotão, não percebi essa parte, pensei que era um terraço.

    Assim basta colocar a espuma projectada e uma betonikha de protecção da espuma para que quando estiver a fazer o telhado não estragar o isolamento.

    Quanto ao isolamento acustico nada como um bom tecto falso isolado com lã de rocha.
  11.  # 14

    Colocado por: vasco tomeAssim basta colocar a espuma projectada e uma betonikha de protecção da espuma para que quando estiver a fazer o telhado não estragar o isolamento.

    Caro Vasco, tem alguma coisa contra o XPS? ;)
    É que com o XPS pode ele mesmo comprar e aplicar. Consegue poupar uns tustos...
  12.  # 15

    Colocado por: nofic1olá a todos esta é a minha primeira intervenção, gostaria de saber uma maneira eficaz de meter isolamento termico/acustico na laje de tecto da minha futura casa que fosse uma boa alternativa ao pladur.
    desde já o meu obrigado a todos... e parabens pelo forum.
    luis


    No seu caso, eu optaria por tecto falso em gesso laminado (permite focos embutidos - mais moderno), fazendo o isolamento pelo interior (por cima do gesso) com Lã de rocha (mais adaptável - mínimo de 8cm - atenção à libertação de partícuals), ou EPS 6 cm.

    Mas repense a utilidade do sótão, a minha última opção seria o poliuretano projectado, térmicamente as plaacs de EPS ou XPS são mais funcionais e eficazes.

    Boas escolhas!
  13.  # 16

    Amigo nofic1

    Isto está um pouco confuso.
    Primeiro não explicou bem o que pretendia, e induziu em erro ao comparar isolamento acustico e termico com o pladur, não é que o pladur não tenha alguma capacidade de isolar, mas só por si é insuficiente.
    Depois fez outra confusão que é embutir a iluminação na laje, estes projectores só funcionam em tectos falsos, porque precisam de espaço para montagem e arrefecimento das lampadas. O que poderá é ter tubagem na laje para passar os condutores electricos da iluminação.
    Para fazer o isolamento da cobertura, pode faze-lo na laje de várias maneiras.
    Mas se fizer a cobertura primeiro e antes de a fechar por completo, espalha uma camada de leca a granel sobre a mesma e tem o isolamento feito.
    Esta solução evita gastar dinheiro a proteger o isolamento para depois fazer o telhado.
    Visite o site da Leca Portugal.
  14.  # 17

    Boa tarde

    Pelo que percebi, o nofic1 está ainda em projecto, e quer uma solução para fazer o isolamento na laje de tecto, evitando assim perdas de calor para o aquecimento do sotao.
    Poderá fazer a laje de tecto, colocar XPS por cima com minimo de 40mm (como disse o Pedro Barradas) e para o caso de querer usar o sotao apenas para arrumações (muito util) faz uma camada de regularização por cima para proteger o isolamento..

    Será assim?
  15.  # 18

    Colocado por: francisco2Amigo nofic1
    Depois fez outra confusão que é embutir a iluminação na laje, estes projectores só funcionam em tectos falsos, porque precisam de espaço para montagem e arrefecimento das lampadas. O que poderá é ter tubagem na laje para passar os condutores electricos da iluminação.


    Isso é possível de fazer, não vejo onde está a dúvida. Há caixas para embutir na laje onde são depois instalados os focos.
  16.  # 19

    No meu caso, tenho duas lajes de telhado a isolar de maneiras diferentes. Uma será um sotão não aproveitado, pelo que o isolamento será efectuado com XPS de 40mm (penso que seja isto), sendo "rematado" com "projectado" nos cantos... A outra parte, será isolada com XPS de 60mm, porque vai existir aproveitamento da área por debaixo da laje/placa.(mesanino)

    Coisas da Casa
 
0.0208 seg. NEW