Iniciar sessão ou registar-se
    • 07
    • 5 fevereiro 2012 editado

     # 1

    Estou a revestir algumas paredes exteriores com pedra de xisto multicolor, tiras de 3.5 de espessura, comprimentos e altura variáveis. Aconselharam-me que devia utilizar um verniz ,mas qual? ou outro produto qualquer para proteger a pedra. O que me aconselham?
  1.  # 2

    Eu usei um verniz aquoso para proteger a pedra e dar aquela aspecto que esta sempre "molhada". Foi o que na altura me foi recomendado pela empresa que vendeu o xisto.
    Nao sei qual a referencia/marca que foi usada.
    cumpts.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 07
  2.  # 3

    E para NÃO dar o aspecto molhado alguém conhece?

    Queria usar em tijolo de burro; em pedra e em terra vermelha que está à volta da pedra (para não se começar a desagregar)
  3.  # 4

    utilize um hidrofugo, tinta hidrofuga incolor
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro, 07
  4.  # 5

    Colocado por: Fernando Gabrielutilize um hidrofugo, tinta hidrofuga incolor

    Obrigado. Esta resposta é para a minha questão não é?
    Pode-me indicar alguma marca?

    Tenho um problema:
    Invés de usarem cimento branco numa zona onde havia frechas/covas em tijolos de burro usaram cimento normal (...oda-se)
    Como é que eu tapo o cimento com algum pigmento/tinta de cor igual ao tijolo de burro? e noutras zonas que se assemelhe ao branco original que ainda se vê entre os tijolos?
    • 07
    • 5 fevereiro 2012

     # 6

    Obrigado, Expat e Sr. Fernando Gabriel. Mas Expat disseram-me que o verniz passado algum tempo descascava tipo escama de peixe, não aconteceu na sua pedra?
    Já foi aplicado á muito tempo e quem o aplicou que garantias deu ?

    Cumpts.
    • 07
    • 5 fevereiro 2012

     # 7

    Sr. Trolha um fixador dá aquele aspeto molhado?

    Obrigado.
  5.  # 8

    Colocado por: SobreiroPode-me indicar alguma marca?

    sika por exemplo
    http://www.pinaferreira.pt/pt/produtos/produtos_show/scripts/core.htm?p=produtos&f=produtos_show&lang=pt&idprod=947&idcont=1041

    Colocado por: 07que o verniz passado algum tempo descascava tipo escama de peixe, não aconteceu na sua pedra?

    sim com o tempo perde características, tem de fazer manutenção regular de x em x tempo conforme o contexto.
    Concordam com este comentário: scgvp87
  6.  # 9

    Colocado por: Fernando Gabrielsika por exemplo
    http://www.pinaferreira.pt/pt/produtos/produtos_show/scripts/core.htm?p=produtos&f=produtos_show&lang=pt&idprod=947&idcont=1041


    é uma treta... se a fachada estiver à chuva dura 1 ano e... se durar!!
  7.  # 10

    atenção , há fixadores e fixadores ... uns podem servir para este tipo de situação e outros não apesar de fixarem na mesma ... a proteção aos UV é muito importante ...

    Na Dyrup há um produto 8670 que é um impermeabilizante de superficies muito porosas com tratamento de algas , fungos e bacterias ... para superficies não fissuradas ( atenção , não fissuradas ) funciona muito bem .

    tambem existe outra inconveniência no uso de fixadores ... estes alterem o aspecto da pedra ( faça um teste )

    existe também na Dyrup um produto tipo repelente de agua ( hidrofugo) ref 8660 de nome DIP Invisível que não altera em nada a sua pedra tornando-a impermeável com o mesmo aspecto que tem actualmente .

    Verniz ref 5050 Acrílico Aquoso para pedra e betão , pode ser afinado para algumas cores ou parecidas uma vez que estes não tem afinação automática na maquina , é um produto vendido em Portugal há décadas e não há razão de queixa , nem escamas , nem coisa parecida .

    também há as membranas transparentes ref 5116 tem mais corpo do que um fixador e pode ser aplicado em cima do fixador se o suporte for muito fissurado .

    contudo quase todas as marcas de tinta tem produtos destes , convinha mesmo colocar estas duvidas num balcão explicar o que realmente pretende .
  8.  # 11

    E a durabilidade desses produtos da Dyrup??
    1 ano? 2...?
  9.  # 12

    Colocado por: jfsmoreiraE a durabilidade desses produtos da Dyrup??
    1 ano? 2...?


    depende do factor intempérie mas que eu saiba a lei diz que são 5 anos de garantia ... os produtos de facto não mencionam que garantia tem porque este tipo de produtos não é nem pode ter a mesma duração em superfícies diferentes ... daí eu ter dito para expor a seu caso numa loja ou então numa linha directa de apoio ao cliente Dyrup.
    peça uma informação técnica ... 808502000
  10.  # 13

    Colocado por: TROLHA...
    a maioria não conhece os produtos....e se o pensamento for o comercial,então o que interessa é vender...desde que seja qualquer coisa!!


    enfim o problema é este , por vezes isso acontece e como se pode modificar esta situação ????
    O local tem livro de reclamações , é reclamar lá ... e junto da própria marca ...e que fique bem claro infelizmente isso acontece em todas as marcas ou melhor em muitos revendedores de marcas .

    daí o meu conselho linha azul 808502000 , fazer e expor a questão ... e depois ir comprar a lata ao revendedor ou loja da marca mais perto de si .
  11.  # 14

    Bom dia, entrei agora no fórum. Como um participante já mencionou existem diversos hidrófugos no mercado, que impermeabilizam pedras naturais ou tijoleiras, mantendo o aspecto natural dos materiais (não dão brilho). Aconselho-a a consultar duas marcas de topo, que não se limitam a ter só um tipo de hidrófugo e que pelo menos durante 10 anos não terá de se preocupar com fungos ou algas: THORO e BASF. No entanto, para garantir a impermeabilização da fachada terá de se preocupar também em usar uma argamassa especial impermeabilizante, senão terá a pedra impermeabilizada, mas as juntas não e por aí poderá haver infiltrações.
    Obrigado.
  12.  # 15

    e que pelo menos durante 10 anos não terá de se preocupar com fungos ou algas:

    Já agora sabe o que causa o aparecimento de algas e limos ?????

    10 Anos em que situação ????

    pode desenvolver mais alguma coisa sobre este produto ?
  13.  # 16

    parece que morreu lol
    em parceria com a Basf a Dyrup colocou em forma de tinta a mais avançada tecnologia a nanocomposites , 1ª tinta do mundo realmente autolavavel , combinando as melhores vantagens de tintas orgânicas e enorganicas , com partículas de carbono é das mais resistentes ... partículas mais micro do que as micro já existentes , altamente permeável ao vapor de agua e repelente á agua liquida, enfim produto muito bom mas só para dizer uma coisa...
    Basf é uma grande marca alemã mas como este produto ADN foi anunciado que não criava algas e foi confirmado em testes dada á sua grande capacidade de auto-lavagem 99% de razão em tudo isto .
    De salientar uma coisa lol uma vez pintamos uma moradia com este produto 2meses depois já estava com algas (atenção ) o Sr veio reclamar ...

    moral da historia a falta de chuva nestes produtos pode ser um ponto critico

    o que se passou ?

    o que se tinha passado é que em dezenas de casas pintadas uma deu problema e as outras não , fomos averiguar e o que esta casa tinha de diferente em relação ás outras ????
    estava no meio de um pasto, um grande pasto e falando com o senhor vimos que o pasto era trabalhado tava mole tinha sido semeado etc etc ...
    percebemos logo que os adubos funcionavam bem ali mas o maior mal era que era um tempo de seca não chovia lol ...como se sabe humidade não é coisa que falte por aqui e o que se passou foi a terra do pasto acoplou-se nas paredes , em algumas zonas (cantos , perto do beiral , degraus de escadas ) e os adubos ajudaram a vir as algas mais depressa ... o que faltou nesta casa ??? a chuva , sem ela esta tinta altamente lavável falhou o tempo suficiente para aparecer algas e verdetos .
    solução lavar com agua limpa , mangueirada e esfregar com a vassoura ... e sempre que não chover e se morar no meio de um pasto deve passar uma mangueirada devez em quanto .

    contudo as tintas aplicadas anteriormente como disse o Sr . também ficavam verdes e disse ele já experimentei de tudo .

    as restantes casas mantêm um branco muito bom passados alguns anos sem manchas , basicamente novas e continua a ser um bom produto de confiança .

    isso tudo para dizer 10 anos sem criar limos é um pouco falso ... tudo depende de factores externos ao produto
    a lei diz que são 5 anos de garantia , é ter atenção a um bom plano de pintura e com garantia da marca .
  14.  # 17

    Colocado por: TROLHA...
    fotossíntese.,


    explique lá isso !
  15.  # 18

    Afinal não morri, apenas tenho estado a trabalhar...

    É óbvio que apenas entrei para este fórum na perspectiva de poder contribuir positivamente às (algumas) questões colocadas. A Empresa onde trabalho actualmente tem 25 anos de experiência em reabilitação de edifícios, impermeabilizações e isolamentos e temos desde há muitos anos clientes fidelizados de referência e altamente exigentes: REN, SECIL, Porto de Sines, Fundação Caloust Gulbenkian, etc, etc,..., razão pela qual nos diferenciamos pela qualidade dos produtos, domínio técnico e garantias concedidas (muitas vezes além da garantia do fabricante porque temos plena confiança na qualidade dos produtos e nos nossos técnicos).

    É também muito importante frisar que o que aqui se escreve é "virtual", ou seja, só com uma análise in loco é possível prescrever a melhor solução técnica e os produtos a aplicar. Não faço a mínima ideia em que zona do país se situa o muro do Sr.(a), nem qual a sua exposição, etc.

    Relativamente à sua questão de como se desenvolvem fungos e algas, julgo que também saberá a resposta: humidade relativa do ar (ou do suporte) e intensidade e duração do fotoperíodo. Informo também, que como Engº Agrónomo, sei que os adubos em geral são altamente causticos, salinos e corrosivos, mas para resolver esses problemas existem outros produtos e soluções, no caso que apresenta é natural que por capilaridade os sais dos adubos se manifestem mais acima do nível do solo e não creio que isso seja a razão para o aparecimento localizado de algas ou fungos . Mas como o teor dos posts variou entre hidrofugos e vernizes, não me vou dispersar sobre tintas.

    Gostaria também de ressalvar que não estou a defender uma marca ou outra. Aliás, também trabalhamos com tintas Dyrup e sabemos que têm bons produtos.

    Poderá ter razão relativamente a garantir-se a 100% o não aparecimento de fungos e algas durante 10 anos, sobretudo quando as fachadas estão orientadas a Norte. Mas o facto de temos Edifícios inteiros hidrofugados há mais tempo que isso, levou-me a colocar essa afirmação. No entanto os produtos que aplicamos além de impermeabilizantes são repelentes de humidade criando condições adversas à fixação de algas, musgos, líquenes e fungos.

    Em anexo envio-vos algumas fichas técnicas de hidrofugos dos fabricantes www.thoro.com e www.basf.com. Alguns deles são da gama ecológica, por serem de base aquosa e não conterem solventes.
  16.  # 19

    Bem, parece que estou com alguma dificuldade em colocar ficheiros.
    Envio-vos então o nome dos produtos, para que possam pesquisar na internet:

    THORO: THORO GLAZE SG _Verniz incolor para betão_cimento e alvenarias; THORO ENVIROSEAL B_Hidrófugo para pedras; THORO ENVIROSEAL 20_Hidrófugo para betão_cimento
    BASF: MASTERSEAL 303_Hidrófugo para cimento_betão; MASTERSEAL 304 SILCONAL_Hidrófugo para pedras e tijoleiras.

    Obrigado pela atenção e bons negócios!
  17.  # 20

    basicamente o que disse atrás , não deveria ter dito com a certeza que seria a melhor opção ... contudo eu não falei em tintas apenas dei um exemplo de uma tinta feita pela Dyrup em conjunto da Basf e que era contra algas e que em condições especiais falhou , ou seja os produtos não dependem de si próprios .

    Todas as marcas tem os seus produtos bons , a BASF é uma grande marca em Portugal , mas isso não basta .

    A Dyrup como outras marcas no mercado já conta dom o Bondex ADN , com teflon dá 10 anos de garantia , isso porque foi obrigada por marketing lol á marcas a dar 15anos de garantia mas o produto aplicado uma só vez numa só pintura não durará os 10 muito menos 15 . tudo devido a situações criticas , tomara ele durar 5 anos
 
0.0247 seg. NEW