Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Como alguns sabem, o meu WC fica numa espécie de "caixote" anexo à casa (terá sido acrescentado à casa original quando se passou a utilizar WC em casa :) ), ora existia um pequeno telheiro que fazia a transição entre a parede lateral do WC e um outro anexo e eu resolvi aproveita-lo para "casa das máquinas".
    O WC consiste num caixote de aprox. 2,7x1,9 m feito em tijolo furado de 15 cm e com uma placa de vigotas e tijolo.

O telhado de ambos era feito com placas de lusalite que no caso do telheiro eram assentes sobre 2 barrotes encaixados nas paredes laterais do WC e anexo. O empreiteiro generosamente incluiu este telhado nas obras de remodelação dos restantes telhados e fez um telhado único para WC e casa das máquinas assente em vigotas de betão. Na parte mais alta o telhado assenta sobre uma parede que fica ao fundo da casa das máquinas e que se prolonga a partir da placa do WC. Na parte mais baixa assenta sobre a parede do WC e numa viga de betão que depois encaixa na parede do anexo (também de tijolo)

Como tenho lido que as paredes apenas de tijolo não devem suportar grandes esforços e ainda por cima as paredes do WC têm roços para a canalização fiquei um pouco preocupado com isto.

Será que o esforço provocado pelo telhado é assim tão significativo?
    Será que posso reforçar as paredes do WC que estão em esforço? fazendo por exemplo um roço de cima abaixo e colocando ferro e betão? valerá a pena?
    Será que fazer 2 "pilares" na entrada da casa das máquinas serviria para alguma coisa?

Se calhar estou para aqui cheio de problemas e é normal fazer-se assim?

abaixo vou enviar umas fotos explicativas.

obrigado a todos
  2.  # 2

Aqui vão 2 fotos que penso que ilustram bem o meu discurso. Não tenho do telhado por dentro, mas é feito de vigas e vigotas de betão.
    A casa das máquinas tem aprox. 3 metros de profundidade e uma largura média de 1,75m.

abraço
      2.JPG
  3.  # 3

outra
      IMG_4980.JPG
  4.  # 4

Ninguém tem ideias em relação a isto? Vá lá...

abraço
  5.  # 5

Reforço de paredes:
    É possível? É.

Vale a pena?

%"#)&%$# ... Nesta altura do campeonato deixe estar como está e vá vendo o que acontece (se acontecer).
    Concordam com este comentário: Luis K. W., RRufino
  6.  # 6

Boa tarde,

Obrigado pela ajuda!!! (mais uma vez)

Realmente muita gente deve fazer/ter situações assim... provavelmente pouca gente se questionará sobre este tipo de coisa...

Só por curiosidade e só se lhe apetecer explicar, que tipo de coisas se fazem para reforçar este tipo de situação? a unica coisa que eu imagino serão roços verticais na parede, cheios com ferro e betão e assentes nalgum tipo de pequena sapata...

Neste caso realmente o melhor é deixar andar... como tenho que encurtar a largura da passagem para caberem umas portadas de correr que tenho, vou só fazer uma coluna de tijolo no lado em que a viga está encastrada na parede do anexo, sempre fica mais apoiada...

obrigado
  7.  # 7

Colocado por: TenazesBoa tarde,

Obrigado pela ajuda!!! (mais uma vez)

Realmente muita gente deve fazer/ter situações assim... provavelmente pouca gente se questionará sobre este tipo de coisa...

Só por curiosidade e só se lhe apetecer explicar, que tipo de coisas se fazem para reforçar este tipo de situação? a unica coisa que eu imagino serão roços verticais na parede, cheios com ferro e betão e assentes nalgum tipo de pequena sapata...

Neste caso realmente o melhor é deixar andar... como tenho que encurtar a largura da passagem para caberem umas portadas de correr que tenho, vou só fazer uma coluna de tijolo no lado em que a viga está encastrada na parede do anexo, sempre fica mais apoiada...

obrigado

Se tem de encurtar nesse caso faça em betão assim já reforça
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tenazes
  8.  # 8

Só por curiosidade e só se lhe apetecer explicar, que tipo de coisas se fazem para reforçar este tipo de situação?

Demolir e fazer de novo?
    Para reforçar isso a sério deveria podia criar um apoio (pilar) que pode ser feito de muitas formas – betão armado, aço, madeira; depois teria que fazer a fundação do pilar, conforme o tipo. Mais uma vez cada caso é um caso e o seu parece-me relativamente pouco preocupante; ainda assim, caso seja religioso, vá de vez em quando acendendo uma vela à Nossa Senhora dos Sismos.

PS: encha esse "fecho" com betão
  9.  # 9

boas
    a melhor opinião foi a do seu empreiteiro que até lhe ofereceu mais peso sobre a parede de 15cm e pousada nas pontas sobre outra parede de 15. !!!!
    agora deixe estar.
    como toda a estrutura está compacta só deverá ter problemas se o chão ceder, portanto o que poderá fazer agora e um correto escoamento de águas pluviais para não andarem ai a fazer estragos.
    um abraço
  10.  # 10

Obrigado pelos vossos comentários! Estou bastante mais descansado!

Realmente o empreiteiro deve ter "muita fé"...

Relativamente à questão do pilar, o unico problema que vejo seria a fundação do mesmo porque o anexo em questão tem uma espécie de cave e uma parede enterrada logo abaixo desta e eu fiz uma vala, forrei a parede com tela pitonada e fiz uma "parede de drenagem" em brita encostada em toda a área da parede com aprox. 10-20 cm espessura. Será que isto não causa problemas à execução do pilar em betão?
    Como fiz uma placa de betão para pavimento da casa das máquinas, estava a pensar fazer um pilar mais do género de uma coluna de tijolo maciço ou cheio com massa apoiada sobre a placa. A placa é relativamente fina aprox. 5 cm e levou uma malha FV que substitui a malha sol.

Quanto à água da chuva, cimentei para já todo o pavimento em volta, com caimento para uma grelha de escoamento e futuramente vou instalar um algeroz...

Andava a ponderar fechar a janela do WC que se ve nas fotos e abrir no lado da frente (na parede que fica sob o beirado). Isso suponho que estará fora de questão?

Um abraço
  11.  # 11

Boa noite a todos,

Parece que me esqueci de um pormenor: seja o pilar em betão ou tijolo maciço, será melhor "amarrar" à parede lateral do anexo, ou não?
    Por um lado consolida o conjunto, mas por outro poderá transmitir esforços excessivos à parede. O andar de baixo do anexo tem um lintel e pilares, mas feitos sem grandes cuidados....

obrigado mais uma vez
  12.  # 12

Bom dia pessoal

ninguém tem uma opinião em relação a esta ultima questão?

abraço
  13.  # 13

Não faça isso, não amarre o pilar à parede.
  14.  # 14

Obrigado jCardoso!! depois coloco aqui umas fotos e digo como acabei por fazer...
  15.  # 15

De nada: deve-me um café - e não sou dos que perdoam.
    • Nas
    • 21 fevereiro 2012

# 16

boa noite se eu quiser abrir um buraco na minha placa aligeirada, para acesso ao sotao

pode-se cortar as vigas e deixalas acentes a uma parede?
  16.  # 17

Pode não ser conveniente. Quantas vigotas quer cortar?
    • Nas
    • 21 fevereiro 2012

# 18

cerca de 4

vou detalhar mais a situaçoa

ja existe um buraco aonde fizeram isso, mas esta no lugar errado, e queria por esse buraco num lugr mais bem situado

existia uma parede que foi deitada a baixo, que fzia de corredor, e eu queria levantar de novo metade dessa parede para fazer o reforço para acentar as vigotas, ou existe alguma forma de fazer?
  17.  # 19

Até pode ser uma hipótese mas sem medidas e outros dados não me atrevo a opinar. Essa parede de que fala assenta no pavimento térreo ou nalguma laje?
    • Nas
    • 21 fevereiro 2012 editado

# 20

sim acenta num pavimento terreo

alias vai ser construida de novo

deve ser um ideia parva mas...

pode ser feita um parede de betao?

só esses 2 metros?
    é muito complicado?

e ja agora como posso tapar o buraco existente, visto do lado direito é um lintel, e do lado esquedo as vigas estao acentes na parede, tem uma largura de 1,30 m e um cumprimento de 2 metros

0.0207 seg. NEW