Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou a reactivar esta discussão: https://forumdacasa.com/discussion/15515/escadas-legais-ou-de-jeito-em-315m/#Comment_209359
    Porque as medidas foram alteradas e as hipóteses que me vêm à cabeça são estas duas.
    Gostava de saber outras opiniões como é que fariam?

    Coloco a planta para ser mais fácil:
    cota a cota tem agora: 2.82 m
    Medidas do L: 3,12m x 1,90m

    A partida vejo duas opções:
    1º Opção: 16 degraus por 0,90m de largura
    16 degraus x 17,6 cm alturas = 2,82m
    9 degraus x 0,246m= 2,22
    3 degraus no canto (0,90m x 0,90cm)
    4 degraus x 0,24= 0,96m (sobram 4cm até ao vão da porta)

    2º Opção: 15 degraus por 0,89m de largura
    15 degraus x 17,6 cm alturas = 2,645m
    9 degraus x 0,247m= 2,23
    3 degraus no canto (0,89m x 0,89cm)
    3 degraus x 0,27= 0,81m (sobram 20cm até ao vão da porta)

    Há quem não goste de colocar o último degrau de cima num nível abaixo do varandim, dizem que é perigoso, mas eu também não tenho muito pé direito se fizer esse degrau.
      forum casa escadas.jpg
  2.  # 2

    No caso de ter 15 degraus, teria que ficar assim...
    Já me disseram que o degrau podia ficar:
    gondinox: cravado com bucha quimica na testa da placa

    Aquilo são aquelas barras em "T" julgo que se chama vigotas pré-esforçadas... mas parece-me que a estrutura fica mais frágil!!! (é para ser em madeira)
  3.  # 3

    a meu ver devia ser assim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  4.  # 4

    ah, e os 1ºs degraus e aqueles em diagonal podiam ser maciços e os outros do lance, podiam ser apenas com cobertor e em consola.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  5.  # 5

    Boa tarde

    Perante a discusão, proponho que a escada com 15 alturas (14 degraus + piso do varandim)
    Assim sendo o degrau tem 18.8 cm de altura por 27.75 cm de largura, o que torna a escada mais confortavel.

    Ficando como mostra o pdf.
    Concordam com este comentário: fsgranitos1
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  6.  # 6

    Mostro também um modelo, para a escada

    Caso esteja interessado, aconselho a visita ao site
    http://www.escamovel.com/escamovel/catalogo/catalogo.html

    Qualquer dúvida, disponha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
      Modelo.jpg
  7.  # 7

    engraçado, pensava eu que as escadas se tornavam mais confortáveis quando tem um espelho alto e menos cobertor e vice versa, tal qual eu propus, e o escamóvel contradiz ao propor o mesmo espelho que eu e aumentado para 27, 75 cm o cobertor.

    enfim lá deve ter as suas razões( experiência).

    por outro lado não sei que "piada" tem ter o degrau de arranque quase em cima da porta de entrada.

    resumindo, não propus a minha solução á toa.
  8.  # 8

    Meu caro Marco

    Comforme os meus conhecimentos, sendo feita uma escada para pessoas de estatura normal, a medida por norma entre a soma do cobertor e o espelho (para ficar equilibrada) deve ter como valo 48 . Assim send,o propomos um degrau mais proximo deste valor, uma vez que a escadas já contem as medidas reduzidas, propondo assim um cobertor maior tendo como valor 46.5 e a sua 43.5.
    Ficando assim mais equilibrada, claro que estamos a falar em termos de medidas e não em relação a estetica (de ter o degrau a 44cm da porta ou a 17 cm da mesma)
    Concordam com este comentário: fsgranitos1
  9.  # 9

    duas vezes o espelho + o cobertor = 63 cm segundo vários manuais. o que é que a estatura da pessoa tem a ver com a relação cobertor/ espelho?
    faça as contas.
    essa do 48 não conhecia, foi buscar isso onde???

    repare que na dinamica, ou melhor para maior eficácia de uma escada quanto maior for o cobertor, menor tem de ser o espelho e vice versa, se investigar a fundo isto verá que tem lógica, tem a ver com o passo.
    quanto ao afastamento da porta, parece-me que não está a ver bem o ganho, mas é lá consigo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  10.  # 10

    Offtopic: Ponte de Lima anda aqui em peso.. ;)
  11.  # 11

    Muito Obrigado ao Marco1 e à EscaMovel eu precisava de discutir isto com alguém e ver desenhos.
    Eu estive a ver o pé direito que teria... no caso do último degrau estar ao nível do varandim e ... é critico, fico com 1,68m na ponta do degrau até ao barrote do telhado que fica quase ao meio das escadas (à medida que se desce, o barrote fica mais distante). Portanto acho que tenho mesmo que desnivelar o último degrau.

    O problema que eu tenho, é com a solidez da estrutura. As escadas que eu gostava de ter são semelhantes às da fotografia #2 (madeira; a ver-se os degraus de lado;... mas sem os espelhos tapados). Mas estou aberto a outro tipo de escadas se houver algum tipo de problema com a segurança. Neste 3º desenho que eu coloco pus uma trave debaixo do varandim para dar segurança, não sei se isto faz sentido ou se alguém usa?!?!?

    Quanto às alturas e cobertores, eu percebo perfeitamente quando o Marco1 propõe menos um degrau junto à porta, mas o problema para mim não tem a ver com o cobertor ...o ideal seria os 28cm mas se tiver 25cm também não me chateio (o meu prédio de 5 andares tem cobertores de 23,5cm). O problema para mim são as alturas, eu morei 1,5 ano numa casa com escadas com 19 cm de alturas (julgo... vou-me informar melhor) e no final do dia aquilo já custa e tenho um ligeiro problema no joelho que de vez em quando doi-me e sinto falta de força quando subo degraus... por isso é que eu prefiro alturas de 17,6 e assim tenho que colocar mais 1 degrau ao desenho que o Marco1 fez.

    Eu sei que perco em espaço na sala e tenho que ter mais cuidado a descer mas fico com subidas mais suaves (vou confirmar os 19cm da casa onde morei)
      forum casa escadas II.jpg
      forum casa escadas III.jpg
  12.  # 12

    ora bolas, tire esse degrau, não há necessidade de o ter. Faça como tem na 2ª figura.
    e chamo mais uma vez a atenção, uma escada mais amiga do corpo humano é aquela em que quanto maior for o espelho menor terá que ser o cobertor e vice vesa, está estudado em termos ergonomicos e motricidade humana.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  13.  # 13

    Repertório de literatura técnica sobre as escadas...( cortesia da biblioteca técnica da minha empresa)
    Penso que com esta documentação seja possivel efectuar um correcto dimensionamento de escadas (que saem fora da norma)
    Aqui vai, para donos de obra, fabricantes e tecnicos projectistas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EcoWill, Sobreiro
  14.  # 14

    Colocado por: marco1uma escada mais amiga do corpo humano é aquela em que quanto maior for o espelho menor terá que ser o cobertor e vice vesa, está estudado em termos ergonomicos e motricidade humana.

    É estranho... mas realmente está em todos os manuais aqui colocados... eu tinha mesmo a sensação que entre 18,8cm e 17,7cm se optava sempre pelo valor mais próximo de 17 independentemente do cobertor, porque me disseram aqui forum que espelhos de 19cm já são difíceis para idosos e crianças. Mas realmente está lá, obrigado.
 
0.0182 seg. NEW