Bom dia... Estive a dar uma vista de olhos nos tópicos com o título "Esquentador ou Cilindro", mas continuo com algumas duvidas, até porque esses tópicos são bastante antigos... Actualmente tenho um cilindro de 50 ou 80 litros, não sei precisar, com a subida do iva passei a pagar de consumo de luz 80€/mês pois tenho o conta certa edp, tenho tarifa bi-horária mas que em 2013 irá terminar. Somos 2 pessoas em casa, a tomar banho diariamente, e de vez em quando 3 ou 4 pessoas mas claro que só duas é que conseguem tomar banho porque se acaba a água quente.Pensei em alterar para o esquentador, pois tenho amigos que têm esquentador(gás natural) e pagam 20€ e de luz não chega a 30€, sei que o gás natural é mais barato que o de botija mas ainda assim não chegam nem perto do que eu pago só de factura de luz neste momento. Queria fazer a experiência, chamei um picheleiro para dar orçamento e é preciso inutilizar o cilindro, pois a água vai para um deposito no sótão e com esquentador tem de ser directa, ver se a tubagem é de cobre, se não for pode rebentar com a pressão, etc.... isto tudo também tem custos... alguém, por experiência própria me sabe dizer se todo o trabalho e gastos compensa?alguém esteve na mesma situação de cilindro para esquentador e já tenha feito contas aos gastos? O gás terá que ser de botija... Obg dmsr
Colocado por: dmsrtenho tarifa bi-horária mas que em 2013 irá terminar
Isto não é totalmente correcto. Actualmente, o mercado liberalizado não disponibiliza a tarifa bi-horária mas, tal não quer dizer que em 2013 continue assim. É possível que a tarifa bi-horária apareça no mercado liberalizado - contudo, é difícil apontar datas ou probabilidades.
Eu mudei de gás para acumulador e notei a quebra no conforto de que fala. A água vem quente no início e depois começa a ficar mais morna. Ao mesmo tempo, é possível que os últimos a tomar banho não tenham a água propriamente quente. Eu que tomava banhos relativamente longos ressenti-me mas, assim gasto menos água.
Em termos monetários, no meu caso pelo menos, a coisa é ela por ela. Pagava 30€~40€ por gás propano (acho eu), tinha esquentador e fogão a gás. Neste momento tenho vitrocerâmica e acumulador e a conta da electricidade subiu mais ou menos na mesma proporção.
Para mim, solução esquentador: vantagens - conforto de utilização, água mesmo quente desvantagens - logística das botijas (no seu caso), segurança e eventuais problemas com a instalação (gases, etc.)
Solução acumulador: vantagens - segurança, logística desvantagens - conforto de utilização, água pouco quente
Admito que a questão da água pouco quente pode ser defeito do "meu" acumulador.
Por outro lado, tem programador horário no acumulador?