Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    É a primeira vez que escreve neste forum apesar de já o seguir há largos meses. Estou no início do processo de construção da minha futura casa. Já escolhemos o arquitecto, discutimos já com ele mas ainda de forma breve aquilo que pretendemos, temos já um esboço, mas o projecto de arquitectura ainda não começou de forma formal pois estamos à espera que a Câmara disponibilize a cópia da planta de loteamento para o arquitectura trabalhar. Quando tivermos um esboço mais arranjadinho coloco-o aqui para receber críticas! Será uma moradia com r/c, 1º andar, sótão e cave. A área de implantação anda à volta dos 100m2, logo a área total será de cerca de 200m2 mais cave(80m2) e sótão(50m2).
    Do que tenho lido por aqui o custo da construção (preço por metro quadrado) pode osclilar bastante, sendo que em média anda à volta dos 700-800euros/m2 (do que tenho lido...).
    Neste momento queríamos ter uma ideia melhor do custo da construção, se alguém nos pudesse ajudar...
    Sei que há muitos factores a ter em conta mas vou fazer um pequeno resumo do que já está alinhavado:
    -isolamento etics (a espessura não sei, nem o material, mas queremos uma coisa boazinha)
    -paineis solares para AQS e bomba de calor para suporte e possivelmente para climatização, isso ou ar condicionado.
    -caixilhos e vidros também bons.
    -piso flutuante em toda a casa, excepto na cozinha e casas de banho (serão 3, uma social e 2 completas).
    -acabamentos em geral de qualidade média.

    Sei que faltarão aqui muitos dados mas é só para começar a ter uma ideia.
    Outro pormenor importante, nós queríamos ter uma ideia da diferença de preço entre:
    1. Escolher um empreiteiro que nos fizesse a casa chave na mão (como tenho lido aqui :-))
    2. Fazer a casa por administração directa. Temos pessoas na família e amigos com tempo e experiência para o fazer e acreditamos que se poupe algum... A ideia era contratarmos as pessoas à medida que precisássemos.
    3. E ainda se fosse por administração directa e nós ou conhecidos fizéssemos muita coisa por nós próprios, tipo contratarmos apenas alguém para fazer a estrutura, alvernaria e isolamento etics e "depois lá por dentro" fazermos nós boa parte do miolo.
    Sei que vão falar do alvará de construção, algures na família há uma empresa de contrução que nos ajudaria nisso.

    Obrigada pelas possíveis respostas e ajuda!
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2012 editado

     # 2

    Colocado por: anacristinaxxxxsendo que em média anda à volta dos 700-800euros/m2 (do que tenho lido...).

    É isso. Há quem fale em 500€ também, é uma questão de escolher, eheheh...

    Colocado por: anacristinaxxxxnós queríamos ter uma ideia da diferença de preço entre

    É a mesma coisa que disse acima: é só escolher, há quem diga que fica mais barato, há quem diga que não.

    As respostas que procura, não as encontra assim. Vão-lhe dizer que sim e que sopas. E é verdade. Há casos que sim e há casos que sopas. Cada caso é uma casa, cada casa é um caso.

    Em termos muito simples funciona assim:
    Se for chave na mão o preço que o empreiteiro faz inclui a sua comissão, o seu lucro na obra toda. Ou seja, pode pagar a mais entre 5% a 20%, depende do empreiteiro.
    Porém, este empreiteiro tem, normalmente, uma máquina oleada, que lhe permite poupanças e alguns descontos garantidos junto de diversos subempreiteiros.

    Por administração directa, poupa essa comissão mas, tem o preço "normal" nas subempreitadas e não tem uma máquina oleada que lhe pode provocar diversos prejuízos.

    Aqui não há receitas universais.
  2.  # 3

    Colocado por: anacristinaxxxxDo que tenho lido por aqui o custo da construção (preço por metro quadrado) pode osclilar bastante, sendo que em média anda à volta dos 700-800euros/m2 (do que tenho lido...).
    Neste momento queríamos ter uma ideia melhor do custo da construção, se alguém nos pudesse ajudar...


    Isso são coisas que tem de discutir com o seu arquitecto. Deve-lhe dar o orçamento que tem para gastar e ele tem de se comprometer a projectar uma casa que fique dentro do orçamento. Provavelmente vai ter de ajustar o que quer ter com o que pode ter.

    Eu fiz assim:

    - Descrevi o que queria e o valor que tinha para construção.
    - Depois discuti valores, áreas, divisões, etc com o arquitecto.
    - O arquitecto apresentou um documento com uma tabela com a estima de custos da obra, baseando-se no custo médio das casas que tem projectado e que foram construidas.
    - O valor era mais alto que o que eu queria, tive de cortar mais coisas.
    - Finalmente acordamos com o que se ia projectar, avançou-se para o estudo prévio.
  3.  # 4

    Colocado por: FD
    É isso. Há quem fale em 500€ também, é uma questão de escolher, eheheh...


    É a mesma coisa que disse acima: é só escolher, há quem diga que fica mais barato, há quem diga que não.

    As respostas que procura, não as encontra assim. Vão-lhe dizer que sim e que sopas. E é verdade. Há casos que sim e há casos que sopas. Cada caso é uma casa, cada casa é um caso.

    Em termos muito simples funciona assim:
    Se for chave na mão o preço que o empreiteiro faz inclui a sua comissão, o seu lucro na obra toda. Ou seja, pode pagar a mais entre 5% a 20%, depende do empreiteiro.
    Porém, este empreiteiro tem, normalmente, uma máquina oleada, que lhe permite poupanças e alguns descontos garantidos junto de diversos subempreiteiros.

    Por administração directa, poupa essa comissão mas, tem o preço "normal" nas subempreitadas e não tem uma máquina oleada que lhe pode provocar diversos prejuízos.

    Aqui não há receitas universais.


    Concordo consigo e faz sentido que assim seja. É o mesmo que já li por aqui de que mandar fazer uma casa pode não sair mais barato do que comprar uma já feita. Eu compreendo isso. Mas se chegar à conclusão de que não consigo poupar dinheiro por administração directa em relação a uma chave na mão, fazemos nós o máximo de coisas! Assim penso que não haverá dúvidas de que sairá mais barato, ou não?
  4.  # 5

    Colocado por: danobrega

    Isso são coisas que tem de discutir com o seu arquitecto. Deve-lhe dar o orçamento que tem para gastar e ele tem de se comprometer a projectar uma casa que fique dentro do orçamento. Provavelmente vai ter de ajustar o que quer ter com o que pode ter.

    Eu fiz assim:

    - Descrevi o que queria e o valor que tinha para construção.
    - Depois discuti valores, áreas, divisões, etc com o arquitecto.
    - O arquitecto apresentou um documento com uma tabela com a estima de custos da obra, baseando-se no custo médio das casas que tem projectado e que foram construidas.
    - O valor era mais alto que o que eu queria, tive de cortar mais coisas.
    - Finalmente acordamos com o que se ia projectar, avançou-se para o estudo prévio.


    Nós não temos um orçamento pré-estabelecido (claro que temos mais ou menos a noção, algures entre 150000euros e 200000euros). Sabemos o que queremos ter, agora só resta saber o que temo de "mandar fazer" e o que podemos fazer nós, de modo a ter a casinha que sonhamos pelo preço mínimo...
    De facto ainda não discutimos orçamentos em concreto com o arquitecto, lá chegaremos. Nisso acho que tivemos sorte pois do pouco que já discutimos parece uma pessoa preocupada com os custos e já nos tentou orientar no sentido de podermos poupar uns trocos!
  5.  # 6

    never mind, li ao contrário. :|
  6.  # 7

    Colocado por: danobrega

    Eu se fosse a si trocava imediatamente de atitude. Um arquitecto não preocupado com custos? Pois claro... quem vai pagar é a Ana. Veja lá se não acaba com um projecto da casa dos seus sonhos que não é de todo exequível dentro do orçamento que tem disponível.

    Tem de deixar bem claro ao seu arquitecto que a casa não pode custar mais do que X +/- margem de erro baixa.


    Acho que não percebeu bem. Eu disse que o arquitecto se preocupava com os custos e não o contrário... :-) e ainda bem que assim é!
  7.  # 8

    Colocado por: anacristinaxxxx
    Acho que não percebeu bem. Eu disse que o arquitecto se preocupava com os custos e não o contrário... :-) e ainda bem que assim é!


    Certo. :D Li ao contrário, peço desculpa.
  8.  # 9

    em que zona do pais vai construir a sua casa.
  9.  # 10

    Colocado por: bicodobraem que zona do pais vai construir a sua casa.


    É no conselho de Cascais.
  10.  # 11

    se tiver interessada posso lhe sugerir formas de construir mais barato ou seja o custo certo para a construçao da sua casa
  11.  # 12

    já agora alguém tem experiência com os tempos de espera com a Câmara de Cascais para coisas que se faziam em 10 minutos, tipo uma fotocópia??? Estou há 3 semanas à espera de uma fotocópia da planta do loteamento...
  12.  # 13

    Colocado por: bicodobrase tiver interessada posso lhe sugerir formas de construir mais barato ou seja o custo certo para a construçao da sua casa


    E quais são essas formas?
    Concordam com este comentário: bicodobra
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ritasa
  13.  # 14

    para essa zona os preços andaram por ai com um projecto minimamente controlado, agora atenção a outros pormenores"" além dos que mencionou que penso estarem dentro dessa ideia de valor.
    esses pormenores são pormenores de projecto como por exemplo de estrutura e arranjos exteriores, esses aspectos podem subir valores.
 
0.0165 seg. NEW