Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas

    Tenciono colocar um sistema de aquecimento/arrefecimento em minha casa e decidi-me pelo ar condicionado. É um mundo novo para mim e como os $$ não abundam vinha pedir uma sugestão de marca com bom relacionamento preço/qualidade... só para dar uma noção, vivo numa moradia em Queijas (cave, r/c,1ºpiso e sotao que serve de arrumos). Não tem areas muito grandes, é isolada e pretendo colocar um aparelho no r/c (sala com cerca de 30m2) e no primeiro piso em cada quarto, que é especialmente humido no inverno, as paredes escorrem agua e tenho sempre desumidificadores ligados, e no verao é bastante quente. São tres quartos com areas entre 10 e 12m2.
    São, portanto, 4 aparelhos.

    Eu sei que há uma oferta vasta e por isso reside a minha dificuldade em escolher, mas dou valor a alguns aspectos:
    - que seja classe A, com vista a ser menor a conta da luz no futuro;
    - que tenha a opção de desumidificar e filtros anti alergicos (para ver se me livro dos bolores e dos mofos)
    - baixo em ruido, pois é para os quartos...

    assim de repente é o que me lembro. Haverá alguma coisa jeitosa até 500 euros por aparelho?
    sugestões, dicas, agradeço imenso!
  2.  # 2

    Uma marca que oferece boa relação qualidade preço é a Sansung.

    De todo o modo, se tem assim tanta humidade, provavelmente tem problemas de isolamentos das paredes e/ou janelas, e não é o ar condicionado que lhe resolve isso, apenas minimiza.

    O ar condicionado apenas desumidifica a fazer frio. Ao aquecer, não desumidifica, mas ao ter a casa mais quente acaba por reduzir a humidade relativa o que por certo vai melhorar o problema, mas não sei se vai resolver totalmente, e tem de estar sempre ligado.

    É possível desumidificar o ar atravez de ciclos de arrefecer/aquecer, mas não é confortável.
  3.  # 3

    Boas,

    Boa escolha, mas desumidificar com esse AC esqueça. Vai-lhe arrefecer a divisão. Para diminuir a HR aumente a temperatura. Para desumidificar use o desumidificador, ou um AC portátil. Se preza o silêncio, compre um desumidificador de sílica, que pode deixar a trabalhar à noite, no modo sleep, ao lado da cama sem o incomodar (é o que tenho lá em casa). Também tem ionizador e laundry mode para secar a roupa.

    Na altura estava a pensar instalar na minha casa nova uns inverter A+ da mitsubishi, modelo MSZ-GE salvo erro (tinha mitsubishi na anterior e com 100% satisfação), mas pediam-me à volta de 900€+IVA por máquina 12 000 btu.

    Entretanto apareceu uma promoção no leroy merlin, com 1000€ (IVA inc.) comprei 2 * 9000 btu + 12 000 btu, inverter A+ da marca equation.

    É claro que não tem (nem pode ter) a qualidade e durabilidade dum mitsubishi, daikin, etc, mas dá para as despesas. Têm filtro anti-alérgico e ionizante. Fazem mais 6 db de ruído que os mitsu. Nestes últimos dias da vaga de frio portaram-se lindamente a transferir o calor para o interior, mesmo no período mais frio da noite.

    Para se livrar dos bolores e mofos, tem que conseguir reduzir a humidade (desumidificar com força), ou evitar que condense ( aplicar isolamento exterior ou interior na envolvente exterior).

    Cump.
  4.  # 4

    Pois é Nunno, eu sei disso, já faço grande uso dos desumidificadores, investi em janelas de vidro duplo de batente, enfim, mas a condensação em certas paredes está dificl de me ver livre, são sempre as paredes que dão tambem para o exterior (é uma parede em cada quarto que escorre agua nos dias muito frios).

    Estive a ver os AC da PANASONIC e agradou-me a linda ETHEREA, alguem tem noção das especificações (BTUs, etc) e dos preços que devo esperar, tanto das unidades interiores como da exterior? Será que uma unidade exterior chega neste caso?
    Areas dos quartos, que ficam no primeiro piso:
    quarto 1 - 10,5m2
    quarto 2 - 12m2
    quarto 3 - 9m2

    Area da sala (r/C)
    sala: 30m2
    •  
      FD
    • 9 fevereiro 2012

     # 5

    Colocado por: deinhacinvesti em janelas de vidro duplo de batente

    Se calhar aqui até fez mal, no que à condensação diz respeito.
    É que assim tirou a condensação dos vidros e passou-a para as paredes...
  5.  # 6

    Nao FD, antes tambem havia condensação nas paredes e além disso entrava frio pelas nesgas das janelas ...agora pelo menos nao entra frio pelas janelas (sentiamos mesmo a corrente de ar!) e as paredes continuam a escorrer mas so em dias muito humidos. Mas isto é uma coisa complicada, de facto. A situação é a seguinte, no inverno tenho sempre o desumidificador ligado e antes de dormir desligo e ponho aquecedores a oleo a funcionar para tornar os quartos confortaveis de se dormir e dormimos com os mesmos ligados no minimo, caso contrario parece que estamos no frigorifico de um talho :P
  6.  # 7

    edit
  7.  # 8

    Colocado por: deinhac A situação é a seguinte, no inverno tenho sempre o desumidificador ligado e antes de dormir desligo e ponho aquecedores a oleo a funcionar para tornar os quartos confortaveis de se dormir e dormimos com os mesmos ligados no minimo, caso contrario parece que estamos no frigorifico de um talho :P


    Pois, mas não se esqueça se o isolamento não existe o desumidificador está a puxar humidade do exterior, sei isso por experiencia, a solução para deixar de ter as paredes a escorrer.
    1- No verão areje bem a casa, e aí sim utilize o desumidificador, mas não em dias de chuva ou humidos,
    2- No inverno aqueça a casa mas não utilize o desumidificador.

    Isso aconteceu comigo á uns anos quando morava num apartamento usado em que os anteriores proprietários utilizavam desumidificador o dia todo, resultado paredes a suar, no 1º inverno as paredes suaram no 2º já não.
  8.  # 9

    Pois, mas não se esqueça se o isolamento não existe o desumidificador está a puxar humidade do exterior, sei isso por experiencia


    No Inverno, numa casa climatizada (Tint=20ºC) só em condições extremas é que consegue ter mais humidade no exterior do que no interior. Para isso acontecer, a HR no interior da habitação tem que estar extremamente baixa. Já ouviu falar da tabela psicométrica?

    a solução para deixar de ter as paredes a escorrer.
    1- No verão areje bem a casa, e aí sim utilize o desumidificador, mas não em dias de chuva ou humidos,
    2- No inverno aqueça a casa mas não utilize o desumidificador.


    Paredes a escorrer água no verão??? Só se houver infiltrações, mas não é com desumidificadores que resolve este problema. Usar o desumificador no verão em dias sem chuva??? Para quê? Não tenho ações da EDP.

    Então não se deve usar o desumidificador no inverno??? Está boa! Hah pois, deve-se usar é no verão.


    Reveja as suas noções pois receio estarem um pouco desfasadas da realidade.

    Cump.
  9.  # 10

    Colocado por: deinhacNao FD, antes tambem havia condensação nas paredes e além disso entrava frio pelas nesgas das janelas ...agora pelo menos nao entra frio pelas janelas (sentiamos mesmo a corrente de ar!) e as paredes continuam a escorrer mas so em dias muito humidos. Mas isto é uma coisa complicada, de facto. A situação é a seguinte, no inverno tenho sempre o desumidificador ligado e antes de dormir desligo e ponho aquecedores a oleo a funcionar para tornar os quartos confortaveis de se dormir e dormimos com os mesmos ligados no minimo, caso contrario parece que estamos no frigorifico de um talho :P


    Boas deinhac,

    O seu procedimento é o correto (Reduz a HR com a temp no quarto ainda baixa e depois aquece o ambiente até atingir a T conforto, reduzindo assim ainda mais a HR). Sem mexer na térmica da envolvente exterior, não vejo melhor forma de evitar a condensação nas paredes.

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: deinhac
  10.  # 11

    Sim, e mesmo assim tenho as paredes a escorrer em dias humidos... tento usar o minimo possivel os aquecedores a oleo, pela conta e porque tambem sinto que fazem mal, mas á noite é mesmo inevitavel liga-los no minimo. Tenho um medidor de humidade e marcava no quarto do meu filho 80% de humidade a 14º de temperatura... pessimo ambiente para se dormir. Por isso decidi pelo AC, mas ainda ando baralhada com as diferentes soluções que me foram apresentadas...

    Será a Panasonic (linha etherea) melhor que o Daikin? Foi-me dito hoje que SIM. Pelo menos mais caro é! Que dizem?
  11.  # 12

    aceito pedidos de orçamento para ar condicionado
  12.  # 13


    No Inverno, numa casa climatizada (Tint=20ºC) só em condições extremas é que consegue ter mais humidade no exterior do que no interior. Para isso acontecer, a HR no interior da habitação tem que estar extremamente baixa. Já ouviu falar da tabela psicométrica?

    Paredes a escorrer água no verão??? Só se houver infiltrações, mas não é com desumidificadores que resolve este problema. Usar o desumificador no verão em dias sem chuva??? Para quê? Não tenho ações da EDP.

    Então não se deve usar o desumidificador no inverno??? Está boa! Hah pois, deve-se usar é no verão.


    Reveja as suas noções pois receio estarem um pouco desfasadas da realidade.

    Cump.


    Em primeiro lugar há-de dizer onde é que eu referi que as paredes escorrem água no verão, essa é uma afirmação sua e não minha!
    Desafio-o a fazer o teste, numa casa onde os niveis de humidades são elevados e onde não existe isolamento.
    Contraditório do normal SIM!!
    Mas a realidade é que funciona, pois passo a explicar.

    Tem uma casa com altos niveis de humidade, as paredes que escorrem água estão saturadas de humidade, donde é que ela vem? do exterior claro, o fato de utilizar o desumidificador durante todo o dia apenas vai puxar mais humidade para dentro, o que tem que fazer numa primeira fase é exatamente o que referi, é claro que não vai ficar sem humidade de um momento para o outro, mas se seguir os passos que indiquei verá que no ano seguinte as paredes não irão escorrer mais, e até posso apostar em como isso acontece.

    Se utilizar os desumidificadores durante o dia todo funciona assim tão bem então porque é que as paredes não param de escorrer água? consegue dar outra solução?
  13.  # 14

    Colocado por: Energia LivreTem uma casa com altos niveis de humidade, as paredes que escorrem água estão saturadas de humidade, donde é que ela vem? do exterior claro, o fato de utilizar o desumidificador durante todo o dia apenas vai puxar mais humidade para dentro, o que tem que fazer numa primeira fase é exatamente o que referi, é claro que não vai ficar sem humidade de um momento para o outro, mas se seguir os passos que indiquei verá que no ano seguinte as paredes não irão escorrer mais, e até posso apostar em como isso acontece.


    O senhor acredita mesmo no que afirma?

    Cumprimentos.
  14.  # 15



    O senhor acredita mesmo no que afirma?

    Cumprimentos.


    Tive essa experiência na primeira pessoa.
    Os anteriores donos da casa utilizavam desumidificador dia e noite, no meu primeiro ano as paredes escorriam água, no segundo ano e apos ter feito exatamente o que referi as paredes nunca mais escorrem, nunca utilizei um desumidificador, não digo que não tivesse humidade na casa, mas a esse ponto nunca mais.
  15.  # 16

    Colocado por: Energia Livre
    Tive essa experiência na primeira pessoa.
    Os anteriores donos da casa utilizavam desumidificador dia e noite, no meu primeiro ano as paredes escorriam água, no segundo ano e apos ter feito exatamente o que referi as paredes nunca mais escorrem, nunca utilizei um desumidificador, não digo que não tivesse humidade na casa, mas a esse ponto nunca mais.


    O senhor não isolou termicamente as paredes em questão? Os hábitos de habitabilidade dos donos anteriores eram diferentes dos seus?

    Cumprimentos.
  16.  # 17



    O senhor não isolou termicamente as paredes em questão? Os hábitos de habitabilidade dos donos anteriores eram diferentes dos seus?

    Cumprimentos.

    Era num prédio, e não isolei nada, quanto aos hábitos não faço ideia.
  17.  # 18

    Colocado por: deinhacSerá a Panasonic (linha etherea) melhor que o Daikin?

    pelo menos são iguais, encontrando-se o Panasonic mais barato nalguns instaladores.
  18.  # 19

    Energia livre,

    Você enumerou nos pontos 1. e 2. quais as soluções para deixar de ter as paredes a escorrer, e no ponto 1. referiu-se ao verão, logo...

    Olhe que a experiência por vezes é enganadora. Acredite quando lhe digo que na esmagadora maioria das vezes, numa casa climatizada, há mais humidade no interior do que no exterior.

    Dou-lhe um exemplo: Imagine uma casa com 60% HR no interior e T int. de 20ºC. No exterior estão 10ºC e HR 100% (o ar exterior está saturado de água pelo que começa a "orvalhar"). Acredite que neste caso, há mais humidade dentro de casa do que no exterior, ou seja, se hipoteticamente abrisse as janelas e conseguisse manter a T int. nos 20ºC, reduziria a HR no interior da habitação. E esta hein?!? Gostou deste contraditório?

    Cump.
  19.  # 20

    Colocado por: deinhacSim, e mesmo assim tenho as paredes a escorrer em dias humidos... tento usar o minimo possivel os aquecedores a oleo, pela conta e porque tambem sinto que fazem mal, mas á noite é mesmo inevitavel liga-los no minimo. Tenho um medidor de humidade e marcava no quarto do meu filho 80% de humidade a 14º de temperatura... pessimo ambiente para se dormir. Por isso decidi pelo AC, mas ainda ando baralhada com as diferentes soluções que me foram apresentadas...

    Será a Panasonic (linha etherea) melhor que o Daikin? Foi-me dito hoje que SIM. Pelo menos mais caro é! Que dizem?


    Deinhac,

    Sem isolamento térmico na envolvente exterior, será inevitável evitar a condensação interior - paredes a escorrer. Acredite que a humidade relativa elevada faz mais mal do que os aquecedores a óleo. Durante o dia é importante que ventile a casa, pelo menos durante um curto espaço de tempo, para reduzir a HR e também para limpar o ar dos compostos voláteis que se acumulam no interior das habitações. Deixe as camas "desfeitas", faça-as só à noite, para arejar os lençois e evitar a multiplicação dos ácaros. Elimine todos os bolores e fungos à vista com lixivia diluída em água e depois arege bem a casa. 14ºC e 80%HR realmente não é um ambiente muito saudável para dormir. O seu desumificador está a funcionar em condições?
    O AC não serve para desumidificar no inverno pois vai-lhe fazer baixar a T int, removendo calor do interior da habitação. Compre um AC inverter, o que tiver melhor eficiência (COP/EER). Quando há grandes diferenças entre a T ext. e T int., os AC menos eficientes têm dificuldade em transferir o calor de modo a manter a T int. pretendida.

    Cump.
 
0.0244 seg. NEW