Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites.

    Como estou desempregado e sem grandes ocupações, pensei em tratar da manutenção de uma casa antiga no monte... é antiga porque as paredes são daquelas quase de metro, de adobes.
    Está toda arranjada e habitável, mas como tem humidade, não ficava mal um sistema de aquecimento central e precisa também de água a passar nalgumas divisões, lembrei-me então de fazer uma planta primeiro, para não perder a noção das medidas e depois então por mãos à obra.

    vi no youtube um curso com 50 e tal lições para o sketchup ( que já visualisei na totalidade e consigo fazer por mim mesmo http://www.youtube.com/playlist?list=PLA594D5BA234BC35B&feature=plcp) e à bocado decidi começar a medir para replicar no computador as medidas... mas deparei com divisões fora de esquadria, do género que tinham uma largura numa ponta da divisão e uma diferente na outra ponta, os ângulos não são todos iguais...

    Consigo ver alguns ângulos de 90º, talvez deva começar por aí não?
    ou devo guiar pelos azulejos do chão?
    Ou desenho indiferentemente?

    Alguma dica, para esta situação?
  2.  # 2

    Não me diga que num curso de 50 e tal lições para o sketchup não lhe conseguiram esclarecer essas dúvidas...

    Pois é... Experimente em vez de sketchup desenho técnico.


    Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
  3.  # 3

    boa noite,

    amigo, isso faz-se com alguma técnica, tire as medidas das divisões incluindo sempre as diagonais e fazendo pontos de transferência de divisão a divisão. depois passe isso para CAD e use as diagonais para fazer triangulações.

    Não é fácil para quem não tem experiência, mas como disse o adarq, que é uma área mais no âmbito do desenho técnico.

    boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Fiel Projectar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcsantosx
  4.  # 4

    lembro-me fazer algo do genero com um nivel optico........ mas para um terreno!
  5.  # 5

    @ adarq
    LOL
    Por acaso também fiquei com essa impressão, quando comecei a tirar as medidas... que não tinham abordado no video as divisões sem esquadria eheh
    lembro-me de ter aprendido a mover o eixo dos ângulos, mas como já encontrei divisões sem nenhum ângulo de 90º, decidi ver se alguém podia ajudar ;)
    E se souber de alguns videos que ajudem a complementar, com desenho técnico, esta minha missão e que queira partilhar, só tenho a agradecer.

    @doisarquitectos
    Fantástico :D
    percebi facilmente as diagonais, mas não sei o que significa "fazendo pontos de transferência de divisão a divisão"... há algum manual ou video que possa consultar ou tenho que voltar para as aulas de "EVT" que tanto detestava? sinceramente era a matéria que mais me incomodava :p
    Agora tenho este projecto e estou disposto a aprender, já me dei ao luxo de assistir a não sei quantas horas no youtube lol e não tenho muita pressa, só vontade de fazer as coisas bem feitas

    @Sergio Rodrigues
    Há uns anos lembro-me de ter ajudado um técnico, que fez o mesmo aqui no monte, mas só fez do exterior...

    Obrigado a todos
  6.  # 6

    Tem que fazer algo do género.
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcsantosx
      Digitalizar0001.jpg
  7.  # 7

    E:
    - Se tiver possibilidades, arranje um distânciometro laser ajuda, especialmente para tirar medidas em altura.- se possivel medir sempre à mesma altura ( as paredes antigas, tem tendência de nãio estarem aprumadas - especialmente as de taipa e alvenaria ordinaria de pedra.
    - Arranje um medidor de angulos (facilita o desenho... porque depois de tirar as diagonais.. vai ser dificil arranjar a geometria certa) eu tenho um igual ao desta foto.
    - CONSTATAÇÃO: Vai ter de contar sempre com cerca de 5/10cm de tolerância... nunca vai ficar perfeito ( só com ajuda de aparelhos de topografia)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcsantosx
      143952.jpg
  8.  # 8

    Com um simples medidor laser e alguma pratica consegue-se tolerâncias menores, mas tb depende do grau de exactidão que necessita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcsantosx
  9.  # 9

    Meu caro,

    a questão dos pontos de trenaferência de divisão para divisão está bem explicado na imagem que o zé da silva colocou.

    boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcsantosx
  10.  # 10

    Grande fórum, parece uma enciclopédia prática ehe :)

    mais uma dúvida e se as divisões forem deste género, como faço os pontos de transferencia?

    O medidor laser e um medidor de ângulos vou pedir ao meu primo a ver que ele consegue trazer emprestado lá da empresa onde ele trabalha, e durante o fim-de-semana tento fazer tudo, porque não vejo mais utilidade para essas ferramentas e estar a comprar para usar só uma vez, emprestado parece melhor.

    A casa está toda arranjada, tem paredes afagadas e tudo, não tem é esquadria, porque de prumo estão boazitas. Por exemplo, no sotão tenho lá 2 quartos e a escada que vai lá pra cima(feita depois) deixaram a escada a comer bocados da parede até ao sótão... dum lado tem uma medida, por baixo da escada tem a parede mais 10 centimetros de espessura, falta medir o resto...
      plant.JPG
  11.  # 11

    Mais ou menos assim...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcsantosx
      plant2.JPG
  12.  # 12

    Exactamente, e além disso além de considerarmos só cantos para marcar pontos, podemos usar um ponto a meio da parede para facilitar a transferência.

    cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcsantosx
  13.  # 13

    Colocado por: jcsantosxmas deparei com divisões fora de esquadria, do género que tinham uma largura numa ponta da divisão e uma diferente na outra ponta, os ângulos não são todos iguais...

    Consigo ver alguns ângulos de 90º, talvez deva começar por aí não?


    como já disseram, tire medidas de pontos transversais
    e o mais importante e infalível use um transferidor à escala 1:1 ou seja grande, pode ser feito simplesmente com duas réguas/longarinas de madeira compridas e um parafuso a uni-las, pegue nesse transferidor e tire o ângulo da parede e transfira-o para uma folha de papel contornado com uma caneta as longarinas, ai pegue num transferidor normal/pequeno e tire o ângulo e pronto tem o ângulo desse canto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jcsantosx
  14.  # 14

    Olá boa noite.

    O meu primo só conseguiu arranjar um transferidor daqueles com um ponteiro/cauda e também um esquadro "moldável" logo repliquei os ângulos todos que encontrei pela casa e verifiquei no transferidor a quanto equivaliam... Como é um transferidor grande, entre os "graus inteiros" tem espaço e então eu imaginei valores do tipo 90,2º e por aí adiante.
    As paredes não estão mázitas como já tinha mencionado, mas nos cantos nota-se muita aldrabice, se tirasse os ângulos de cima a baixo do mesmo canto, era capaz de arranjar mais de 5 medidas para cada canto :s logo tirei todos mais ou menos à mesma altura do chão.

    Como não arranjei ainda o medidor laser, ainda só apontei os ângulos de algumas divisões, depois passo o resto. E se não conseguir arranjar o medidor, tenho que pedir ajuda a alguém para medir as paredes e diagonais todas, pois sozinho não dá para fazer o trabalho com muita precisão.

    Ah e já agora as janelas são da dimensão somente das janelas, ou o aro de madeira das janelas/portas também conta como janela/porta?

    Segue o anexo do gatafunho dos ângulos LOL
    Obrigado pela a ajuda e se tiverem alguma dica, eu vou aparecendo por aqui.
      planta_angulos.JPG
 
0.0165 seg. NEW