Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Colocado por: Pedro Azevedo78Qual a pressão habitual numa canalização de uma vivenda?

    Na minha casa, a pressão do balão do furo está ligeiramente acima dos 4 bar, e já é bastante.
    Nota-se principalmente na descarga da sanita, aquilo quando voltava a encher vinha com uma força, que eu com medo de arrebentar com o sistema, mandei baixar a pressão para os 3 bar, e continua com força, portanto respondendo a pergunta do Pedro:
    Colocado por: Pedro Azevedo78Esse teste a 20bar não é um exagero?

    Acho que é muito exagero, mas também não percebo nada da poda.
    Cumprimentos,
    Carlos
  2.  # 2

    A pressão admissível numa rede predial deve estar compreendida entre 1 bar e 6 bar, mas é aconselhável reduzir esse intervalo para 1,5 bar - 3 bar.
    O ensaio deve ser feito a 9 bar: 15 minutos sem redução de pressão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Azevedo78, electrao, two-rok
  3.  # 3

    o maximo seria ate 16bar com a agua a uma temperatura de 20º da agua! mas isto não é preciso perceber da poda basta pensar que a mordaça da maquina ao prensar se não estiver no sitio certo vai traçar a vedação!!!
  4.  # 4

    o maximo seria ate 16bar com a agua a uma temperatura de 20º

    Porquê?
  5.  # 5

  6.  # 6

    isto para pressões de serviço!

    A pressão referida - 16 bar - não é uma pressão de serviço, é a pressão máxima do material.
    A pressão de serviço lá indicada é de 10 bar - é a maior pressão de serviço a que deve ser exposto esse material. Em redes prediais (residencial) a pressão da instalação não deve nunca exceder os 6 bar; por vários motivos, entre os quais o conforto (ruídos) e a longevidade dos acessórios, é recomendada a pressão máxima de 3 bar.
    As condições de ensaio são as indicadas na legislação própria e são as que referi - são válidas para qualquer tipo de material a usar.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  7.  # 7

    Colocado por: j cardosoA pressão referida - 16 bar - não é uma pressão de serviço, é a pressão máxima do material.
    A pressão de serviço lá indicada é de 10 bar - é a maior pressão de serviço a que deve ser exposto esse material. Em redes prediais (residencial) a pressão da instalação não deve nunca exceder os 6 bar; por vários motivos, entre os quais o conforto (ruídos) e a longevidade dos acessórios, é recomendada a pressão máxima de 3 bar.
    As condições de ensaio são as indicadas na legislação própria e são as que referi - são válidas para qualquer tipo de material a usar.



    eu não li mal! as pressões maximas de serviço veja mais abaixo na pag 5 diz la "A pressão de serviço admitida é de 10 bar para temperaturas de serviço
    entre os 0° C e os 70° C e de 16 bar para temperaturas entre 0° C e 20°C"
  8.  # 8

    Um de nós está a ver muito mal: eu vejo esses valores na pressão max. Quanto à opressão de serviço só é indicada à temperatura de 95º e é de 10 bar(*).

    (*) Não confunda a pressão de serviço do material com a pressão de serviço da instalação.
  9.  # 9

    veja na pagina 5.
  10.  # 10

    Colocado por: j cardoso(*) Não confunda a pressão de serviço do material com a pressão de serviço da instalação.


    não confundi, eu estou a referir apenas e so á pressão de serviço admitida pelo material, agora a que pressão vai andar depois dentro da instalação ja desconheço! mas tenho a certeza que não sera superior á do material!
    mesmo que a pressão da instalações fosse de 16 bar a 20º de temperatura o material tem uma durabilidade de no minimo 50 anos!
  11.  # 11

    .
      Geberit.png
  12.  # 12

  13.  # 13

    Nesse caso tem de avisar a Geberit que tem indicações contraditórias.
    Em todo o caso isso é, como já foi dito, a pressão de serviço desse material, não é a pressão de serviço que se deve verificar numa instalação.
  14.  # 14

    Não tem indicações contraditorias, em cima tem os picos maximos de temperatura 95º a uma pressão de 10 bar, ou seja a tubagem aguenta bem breves picos de temperatura de 95º a uma pressão de 10bar! ou uma temperatura constante de 70º a 10 bar, ou ainda uma pressão de 16bar a uma temperatura de 20º
    Sim como disse em cima isto não é a pressão da instalação, mas uma tubagem que tenha estes valores é sempre bom!
  15.  # 15

    Bem que confusão que aqui vai....
    Eu testei a 20 Bar para ver o desempenho do material, e olhem que estive para elevar para 60 bar.... Mas quando fizer o teste na canalização já instalada, será no máximo a 5 Bar, porque tenho uma misturadora já instalada e a pressão máxima da tipa é de 5 Bar, por isso não vou aumentar.

    No teste que fizemos, colocamos um manómetro no conjunto para indicar a pressão, mas foi colocado um de 10Bar e como era de esperar, ele deu a volta e colou no 0. Ao retirar a pressão, ele já não baixou dos 10Bar, ou seja foi à vida.
  16.  # 16

    É só problemas... À conta desta situação, não posso avançar com a obra enquanto não tiver a certeza que não terei problemas com a canalização...
  17.  # 17

    Mas quando fizer o teste na canalização já instalada, será no máximo a 5 Bar, porque tenho uma misturadora já instalada e a pressão máxima da tipa é de 5 Bar

    Devia fazer o teste com mais pressão - e sem torneiras ou outros dispositivos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  18.  # 18

    Já foram feitos 2 testes. Um logo que acabaram a instalação e outro a meu pedido antes de colocar a betonilha, para ter a certeza que não havia problemas. Nesses testes foi posto à carga a 10 Bar. Foi-me dito que não apresentou nenhuma fuga.
  19.  # 19

    E ambas as vezes ficou à carga até ao dia que coloquei as misturadoras.
  20.  # 20

    Continuação dos trabalhos nos tectos falsos.
    Até agora são dos poucos serviços que só tenho a dizer bem...
    Os extremos na minha obra. A canalização e os tectos falsos...
    ffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff
 
0.2937 seg. NEW